sábado, 29 de abril de 2017

Filme do mês: O Conde de Monte Cristo

Olá amigos, dia do artigo sobre um filme que eu recomende ou não. O de hoje com certeza é muito recomendado.

Se quiser ver as outras análises clique nos links abaixo, e não esqueça de assistir ao filme antes de ler o texto pois contém spoilers!

Fogo Contra Fogo (link)
Comer, Resar e Amar (link)
Quatro Irmãos (link)
O Troco (Link)
Sem Limites (link)


 
O Conde de Monte Cristo

Trailer


Este filme de 2001 (tem duas versões mais antigas) é baseado no conto fantástico de Alexandre Dumas (mesmo autor de Os 3 Mosqueteiros) e posso dizer que sem dúvidas é um filme emocionante do começo ao fim. Se você gosta de estudar a técnica do cinema recomendo também o making off.
 
Quem é pobretão esforçado e se sente injustiçado pela vida (Pobre Sofredor continue lutando com bravura) provavelmente vai identificar com facilidade essas questões no protagonista Edmond Dantes, um jovem de classe baixa que sobrevive ao inferno em vida.

Dantes (se pronuncia Dantê) era um cara normal, de coração puro, católico, conservador e trabalhador, noivo de uma gata classe média, que era marinheiro em um navio mercante. Certo dia o capitão de seu navio fica muito doente em alto mar e eles são obrigados a aportar na ilha de Elba, onde o ditador francês populista Napoleão Bonaparte estava aprisionado sob a lei inglesa. Na noite em que seu capitão morre, Napoleão pede ao analfabeto e ingênuo Dantes que ele entregue uma carta a um amigo (a carta continha planos para sua fuga).
 
Ao retornarem à Marselha, na França, o dono da empresa de transportes marítimos parabeniza Dantes por, mesmo tendo posto em risco o navio e sua valiosa carga, ter tentado o impossível para salvar a vida de seu capitão e é feito o novo capitão do navio Pharaon. Isto significava que agora Dantes ia poder aportar e alcançar a Independência Financeira um dia, e era digno para casar com a moça de boa família, desejada por seu amigo aristocrata Fernand Mondego.

A gatíssima Mercedes e Edmond Pobretão.


Mondego era um hábil espadachim e metelão irresponsável.
 

Puto da cara por não ter se tornado capitão, o imediato Danglars junta-se à Mondego, que vai ao magistrado corrupto Villefort (o típico petista) da cidade e abre o bico sobre a carta de Napoleão que Dantes iria entregar. Chamado na frente do "homem de preto", Dantes abre o bico sem ao menos consultar um advogado sangue-suga. O magistrado lê a carta, a queima, e acredita que dantes é ingênuo sobre o assunto, mesmo assim lhe envia ao Castelo D'if (sua masmorra é aberta à visitação hoje em dia), para que pague pena perpétua por alta traição.

Porque destruir uma prova tão importante?

 
Na cadeia Dantes fica louco de solidão e por levar surras dos guardas, até que um padre, posto na cadeia anos antes à mando de Napoleão brota no chão de sua cela por ter passado anos cavando para o lado errado.

Dantes e Abade Faria

 
O padre é um personagem muito legal. Ele foi militar e para sua vergonha eterna, queimou uma igreja com gente dentro por ordem de seu oficial. Para se redimir virou religioso e secretário do "imensamente rico" Conde Espada (nome poderoso), porém foi aprisionado por Napoleão para que contasse onde estava escondida a vasta fortuna do já falecido conde.

Acho fantásticas as cenas passadas na prisão, e emocionante quando o padre barganha com Dantes sua ajuda em troca de conhecimento. Prepare o lenço para quando Dantes pergunta se aprenderá a ler e escrever.

Dantes aprende economia, matemática, línguas, educação erudita e finalmente, artes marciais. Praticamente tudo o que um homem precisa aprender na vida.

Por um acidente o padre morre, mas antes revela um mapa para o tesouro do Conde Espada, para que Dantes o use para o bem e não para sua vingança. Dantes consegue escapar de modo totalmente inusitado e acaba conhecendo piratas e ganhando um servo fiel.

Algum tempo se passa e Dantes encontra o tesouro, tornando-se o homem mais rico da terra. Determinado a se vingar, ele decide se tornar um Conde para se aproximar dos poderosos que o traíram, e adota Monte Cristo como seu nome, local onde estava escondido o tesouro.

Conde de Monte Cristo em sua versão sacana e sem tempo pra palhaçada.
 

Ao retornar ele decide atacar as fraquezas de seus inimgos. cobiça financeira, liberdade, família... Gosto muito da cena onde ele visita seu antigo patrão para colher informações, hoje um homem velho e pobre por ter sido traído por Danglar, que diz não ter tido sorte financeiramente vida a partir da prisão de Dantes. Dantes larga um saco de ouro na mesa e fala: "sua sorte acaba de mudar".

A partir de então Dantes executa seu plano, prende, agride e mata quem merece.

Arruinado pelas dívidas e com a honra ferida pela cornitude, Mondego desiste de fugir
e volta pra porrar.

Dantes fica com a mulher, que havia casado rápido com Mondego já grávida pra não ficar em desgraça. Ele também compra e desativa o Castelo D'if e vive feliz para sempre.
 
A história é cheia de lições valiosas: Na vida nada é garantido e você deve fazer o máximo para melhorar em todos os sentidos, ser prático e acumular conhecimento útil. Que dinheiro e poder são importantes, assim como outras instâncias na vida do homem.

Também que as vezes a gente passa anos cavando pro lado errado.

Que um homem precisa de amigos, e principalmente, que ter pena de sí mesmo leva invariavelmente à derrota.

Nota 9,5.
 

12 comentários:

  1. Filme excelente, já assisti muitas vezes. Gosto da cena em que ele chega de balão na festa que planejou quando retorna para Paris.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Na minha opinião, melhor filme que já assisti. E já vi muitos filmes.
    Só achei meio forçado a mulher aparecer no final para explicar quem era o pai do garoto e tal.
    Mas tá valendo, visto que não havia nem telefone fixo na época. kkkk

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tinha exame de DNA... Ficou factível que o garoto era filho de Dantes quando a Mercedes disse ao marido que mentiu que o filho nasceu prematuro. Acho que por isso ela tolerava as traições, pois também foi safada ao casar com um cara que detestava, mas era rico.

      Excluir
  3. Vou assistir!!
    A última recomendação (fogo contra fogo), foi foda mesmo.
    abs.

    ResponderExcluir
  4. Cara se você curtiu o filme, voce tem que ler o LIVRO!!!
    É muito melhor!

    Por exemplo, esse final tosco de ele voltar com a mulher não existe, ele arruma outra, uma bela beldade.
    Leia o livro, e delicie-se. É sensacional!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certamente um dia vou ler. Na época que quis comprar não encontrei. Li "Os três mosqueteiros" e "vinte anos depois" do mesmo autor, ambos excelentes.

      Me disseram que no livro ele MATA a Mercedes.

      Excluir
  5. já vi esse filme umas 20 vezes, não seguro as lágrimas, é muia emoção.
    com relação ao livro fiquei curioso,com certeza eu lerei, obrigado pela dica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom! Ler clássicos é muito importante.

      Obrigado pelo comentário

      Excluir