terça-feira, 4 de abril de 2017

Construa uma agenda de contatos

Uma dica boa que recebi uma vez veio de uma tia da minha mulher: ter uma agenda com contatos.

Coisa simples: nome, endereço, telefone, email e data do aniversário. Se tiver algo a mais que considere importante, pode por também, mas não precisa ser um docie.

É importante que essa agenda seja física e não digital, pelo menos pra mim. A chance de perder, nunca abrir, ou ser hackeada se for digital é enorme. A de papel deve-se levar pro resto da vida... A dos tios da minha mulher já deve ter décadas.

No dia que ela comentou a respeito, o tio estava catando o número de um antigo contato profissional muito rico para dar os parabéns pelo aniversário. Todo mundo gosta de ser lembrado, não importa o que gente mesquinha e medíocre pense deste assunto.

Uma coisa que nós fizemos na loja foi prender o cartão de visita dos profissionais com que nos relacionamos, e escrever ao lado todos os serviços que prestam. Pra quem tem empresa é necessário ter uma planilha com todos os seus contatos ou mesmo no software de faturação.

A gente geralmente tem anotados o telefone e e-mail de quem precisa, mas não é muito comum, pelo menos para as pessoas que conheço, cultivar relações e parabenizar conhecidos e quiçá familiares.

Neste assunto devemos tomar a iniciativa. Chega daquilo de felicitar o parente por que por acaso está no mesmo lugar que a pessoa e sua mãe parabenizou primeiro. Devemos ser protagonistas nisso.

Relacionamento é pelo menos 60% nos negócios, dizia um patrão que tive.

13 comentários:

  1. Ótimo conselho. Contato é uma peça fundamental para se dar bem nos negócios!

    ResponderExcluir
  2. Em muitos programas ERP existem módulos específicos de CRM (customer relationship management), procure um bom ou peça alguém personalizar um para sua empresa. Será um ótimo investimento.

    Abraços e sucesso financeiro!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu uso um já pro profissional ,PS. Mas a empresa do software tem acesso a tudo e pode espionar.
      Abraço

      Excluir
  3. Essa ultima frase acabou com todo o sentido do texto:
    "Relacionamento é pelo menos 60% nos negócios, dizia um patrão que tive."
    Embora seja verdadeira, contatos realmente facilitam negócios, negócios serem o principal motivo dos contatos é lamentável.
    Por essas e tantas outras, as pessoas tem tanta dificuldade pra confiar nos outros, porque na realidade sabem que muitos relacionamentos estão baseados no que oferecemos e não em quem somos.
    Quando o cara perde o emprego ou se aposenta ele tem essa realidade esfregada em sua cara, aí não tem status, autoridade nem nada, é só ele com ele mesmo e talvez algumas pessoas geralmente poucas que não estão aló apenas pelo que ele tem a oferecer.
    Entendi o sentido do texto, mas sou ciente que muito disso é ilusão e por isso digo que é lamentável. Tudo é tratado como estratégia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A realidade é meio dura.

      Por outro lado ser querido pelos outros beneficia outros aspectos da vida além do profissional, é evidente.

      Excluir
    2. Deve ser filosofo, pensa muito, produz nada.

      Se não houver divulgação é invisível ao mundo. Ninguém vai descobrir você ou algo se não for conhecido. Simples assim.

      C.F. a vida só é meio dura para quem é filho de bacana, burro que gasta tudo e não sabe como manter a fortuna do pai.

      Para quem nasceu de família pobre e burra a vida é duríssima.

      Excluir
    3. Verdade. Até porque eu acredito que somos 95% resultado do nosso meio, então sem uma base boa é como largar na corrida atrasado.

      Excluir
    4. Não sou filósofo. E pelo jeito você não entendeu o que eu quiz dizer.
      A divulgação é necessária. O que critiquei é querer montar uma rede de contatos baseado apenas em interesses.
      E quando o bicho pega, muitas vezes esses contatos somem.

      Excluir
    5. Não foi meu intuito. Ter uma agenda com contatos, que contenha alguma informação relevante como o aniversário estreita laços pois todo mundo gosta de ser lembrado. Não tem nada de errado nisso. Devemos ser simpáticos e queridos com todo mundo.
      Se seus contatos somem na hora H, é justamente porque a qualidade das relações é fraca, geralmente ocorre com quem não leva a sério o que escrevi no post.

      Excluir