sábado, 15 de abril de 2017

Animais de estimação custam dinheiro

Quero aqui falar um pouco das despesas que um animal trás e porque é tão importante ter experiência com eles antes de decidir ter um filho.
As pessoas não prestam atenção em determinados passivos por causa da cultura e valores sociais e familiares. Quase no mundo todo, ter animais de companhia é um hábito comum, e cada vez mais as pessoas consideram animais no mesmo status que pessoas.
Não que isso seja um fenómeno novo. Na antiguidade foram feitos até cerimônias oficiais com luto e tudo para cavalos de guerra que morriam, dada sua importância na sociedade. O cavalo, e não outro, é o animal mais importante na história humana. Esteve presente em todos os momentos da nossa história, na construção, transporte e defesa das sociedades. Além de ser um bicho fiel e bastante inteligente, quando se quer xingar alguém de bruto as vezes se usa o adjetivo "cavalo". Como se a selvageria não fosse inerente também ao homem, e determinado nível de adestramento seja necessário a todos.
Nos exércitos, o cavaleiro e a cavalaria eram sinônimo de status, não só porque o guerreiro montado tinha uma vantagem enorme contra alguém à pé, mas porque manter um cavalo era muito caro (e ainda é).
Cavalos sim são os melhores amigos do homem.
Hoje com o espaço urbano diminuto, e o empobrecimento geral das pessoas diminuiu o número e o tamanho dos animais de estimação que cada família costuma ter. As leis e regulações proibindo certos animais úteis em razão do odor e do barulho na zona urbana contribuiu pro empobrecimento e afastamento do homem da natureza. Hoje você não pode ter um pequeno galinheiro no pátio, mas pode transformar seu terreno em um verdadeiro lixão a céu aberto e ouvir música alta até a madrugada que as autoridades públicas muito provavelmente nada farão. Também não se pode criar umas carpas numa caixa d'água por causa daqueles ficais que as prefeituras empregam pra encher o saco das pessoas quando aparece um surto de dengue.
Com o advento da internet de alta velocidade as amizades humanas estão cada vez mais afastadas, por mais que a gente mantenha contato com o "melhor lado" das pessoas através dela. A maioria dos seres humanos é chata, e remediamos isso com alguma "eugenia" nos animais, produzindo-os em laboratório do jeito que se adapte melhor às necessidades e carência das pessoas. Que outra necessidade tem um cachorrinho minúsculo, que mal se move e é totalmente dependente, senão suprir uma enorme carência de utilidade que o dono sente? A pessoa é tão inútil e desvalorizada que precisa ter alguém mais fraco pra cuidar... Cheguei a presenciar absurdos como ver pessoas empurrando carrinhos de bebê com o cachorro em cima.
Criatura horrenda.
Lembro que quando criança, muitas famílias tinham cães poderosos para proteger sua propriedade e alegrar o coração. Os custos disso hoje são proibitivos. A ração é mais cara que comida de gente. Ninguém mais complementa com restos de comida (que hoje no Brasil está racionada para muita gente) e os gastos com veterinário são altíssimos. Além da cultura do "cão de raça ou nada" que se instalou no Brasil, ou seja, pra ter um cachorro grande hoje você tem que desembolsar uma puta grana, ou se contentar com adotar o cão que achar, geralmente cães doentes e inúteis na defesa da casa (sou a favor de adotar animais mesmo assim).
Não tive cães na infância pois era pobretão. Também acho eles mais sujos, fedorentos e causam mais prejuízo que gatos, os quais considero mais auto-suficientes e graciosos... O que não lhes tira o status de animal inútil para os dias atuais, afinal minha casa felizmente não precisa ser protegida de ratos e baratas.
Falei um pouco dos meus dois gatos de estimação (aqui), mas não comentei o quanto já gastei com eles. Um teve que tirar um olho estragado, e para nossa má-sorte o outro comeu seus remédios e quase morreu por intoxicação nos rins. Nisso tudo gastamos uns R$ 1000,00. Teve mais tarde a viagem para Portugal, que umas amigas se dispuseram a trazer sem cobrar, mas tive que pagar umas taxas, caixas de transporte, vacinas e exames caros, arranhador, brinquedos, tela de proteção nas janelas, e a ração que deve dar uns € 20,00 por mês. Ou seja, nada disso havia sido contabilizado no meu plano para ter Independência financeira.

De 2015 pra cá devo ter desembolsado mais de 5 mil reais com eles.
Na questão de quebrarem e desorganizarem o ambiente, até que os meus são educados e tranquilos, mas não é nada incomum que gatos destruam completamente o sofá e derrubem coisas frágeis pelo prazer de vez espatifar. Ou seja, assim como um filho na casa, a vida útil das coisas diminui bastante.
  
Pessoas consumistas compram cães de raça por milhares de reais. eu tinha uma colega de trabalho, que vivia de salário em salário, mas tinha um bulldog de 6k que tinha que ficar no ar condicionado pra não morrer.
Outra coisa comum que precisamos conviver no Brasil é com visinhos que tem aqueles cachorrinhos que latem o dia inteiro. Se você tem um destes, senhor (a), você é um imbecil.
 
 
Conclusões
 
Não coloquei os gastos com os bichos no papel, mas devia ter feito. Pra quem esperava não gastar nada com dois simples gatos, já gastei uma pequena fortuna.
 
Na nossa cultura é inaceitável se alimentar de animais de estimação, lembre disso pois eles não são um investimento.
 
Se é para ter um animal e não passar tempo junto, não brincar, nao dar comida decente e água limpa,  não respeitar, nao observar se está doente e levar ao veterinário, é melhor não ter. Com crianças é igual. Cheio de crianças sendo criadas pelos avós, pois os pais não tem tempo e condições.
 
Continua válida uma dica que dei uma vez, antes de ter filhos tenha animais de estimação por pelo menos 5 anos pra se acostumar com o trabalho e os gastos.
 
Você que tem animais gasta muito com eles?
 

15 comentários:

  1. Ótimo texto. Sinceramente eu não gasto muito, apenas com ração e alguns remédios que eu mesmo aplico quando eles passam mal. A minha família tem o hábito de criar cães a muito tempo, então gastos com veterinário são quase nulos.
    O que ajuda é o fato dos meus cães não serem raça pura, então raramente eles passam mal. O que eu digo pras pessoas é o seguinte:
    Animal a gente tem que criar com amor, é igual filho, tem que dar atenção, alimentar, cuidar, e etc. Mas compensa. É bom demais chegar em casa e ser recepcionado com algumas lambidas de amor verdadeiro.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Animais são mesmo um ótimo ensaio sobre como se relacionar com familiares e pessoas em geral.
      Cães vira-lata são mais inteligentes e resistentes, enquanto as raças de laboratório são fracas e completamente dependentes. Não sei como a humanidade faz força pra desenvolver coisas ruins.

      Excluir
  2. Uma das melhores coisas da vida e levar a namorada para andar a cavalo pelo campo. Acompanhado pela matilha de cachorros. Este role só acontece para quem tem terras e dinheiro. Uma boa parte da população perdeu as suas raízes e riquezas. E ainda creio fielmente que a maior riqueza fora a saúde é um pedaço de terra. Não preciso ir regularmente ao mercado pagar R$ 5,00 por um pé de couve. Não tenho animais morando comigo atualmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O homem precisa de atividades junto à natureza, até mesmo pra exercer sua masculinidade.
      Viver longe dos grandes centros é complicado pra jovens no mundo atual, mas não consigo ver pessoas mais felizes e de mente maos tranquila que aquelas que vivem no meio rural.

      Excluir
  3. Grande FC! Feliz Páscoa para toda a família em Portugal!

    Eu tive vira-lata qnd era pobretão. É um cachorro muito bom de ter, era um bom cão de guarda, brabo, latia pra qualquer maluco que colocasse a cara no portão.

    Se eu morasse em casa de rua hoje em dia queria ter 2 pastor alemão. O melhor cachorro do mundo na minha opinião, mas como vc sabe está impossível morar em casa de rua hoje em dia. Casa de condomínio é muito caro, não pode ter muro e nem criar cachorro solto, daí o pessoal compra esses minicachorros que não servem pra segurança.

    E quer saber? Já tão invadindo condomínio fechado por aqui, não tem mais jeito, quadrilhas especializadas em assaltar condomínio de luxo que a casa custa R$1 milhão. É brincadeira isso.

    Eu tenho dois cachorros de médio porte, num apartamento de 60m, mas não tou nem aí, eu gosto deles, dá despesa boa, mas fazer o quê. Bem melhor do que ficar sozinho, e quando vou passear com eles a mulherada cola que é uma beleza.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como pode o Brasil ter chegado a um nível de violência em que morar em uma casa na rua, mesmo com cães de guarda, não significa segurança?

      Também considero pastor alemão o melhor cão de todos.

      Pois, no fim os animais se tornam parte da família. Eu não me livraria dos meus mais, são quase como filhos.

      Boa Páscoa.

      Excluir
  4. Eu já tive cachorros quando morava na roça. Hoje não tenho, pois moro na cidade. Quando eu voltar para roça vou criar uns vira-latas. No meu ponto de vista. Cachorros da zona rural são bem mais felizes, lá eles não vivem presos e tem espaço de sobra para ir e vir.

    Hoje tem até plano de saúde para cachorros. O gasto é muito alto para quem mora na cidade que criam cães e gatos.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pretende voltar a morar no interior?

      Agora um dos meus gatos está com sarna. Não tenho ideia de como pegou pois eles não tem contato com outros bichos. Mais gasto...

      Excluir
    2. Sim, quando eu atingir a IF eu voltarei. Meus pais tem terra. Então, fica bem melhor, não precisarei comprar. Acho que a vida no interior é bem mais tranquila, a cidade grande é muito tensa.

      Acho que animais da cidade ficam mais doentes do que da roça, raramente vejo animais (gatos e cachorros) doentes por lá.

      Excluir
  5. Um aquário de peixes seria legal na minha opinião. Pra quem mora em apartamento é uma excelente opção pra deixar o ambiente "mais vivo".

    ResponderExcluir
  6. Aquário eu gostaria de ter, além de deixar mais vivo o lugar como um ap não faz tanta sujeira!

    Sempre tive a curiosidade de ver como é a rotina dos peixes em baixo da água rs.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante; Deixa a casa bonita um aquário, concordo.

      Excluir
    2. Aquário deixa bonito mesmo. Um aquário bonito as vezes custa caro e dá tanto trabalho quando outros animais, mas pra quem tem grana vale a pena.
      Um parente da minha mulher tem uma loja de aquários, ele mesmo monta, instala tudo... é legal.

      Excluir
  7. Mais um texto excelente! Eu particularmente gosto de cachorros, tenho um que é meu companheirão, aqui é sossegado em questão de assalto, mas como ele dorme no terraço da frente é uma proteção adicional para nossa cara.
    Nunca tinha pensado sobre tudo isso o que você disse sobre o cavalo. Hoje em dia eles são tão distantes de nós...

    Valeu CF!
    Bons ganhos e um grande abraçoo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Burguês
      Estamos muito distantes da natureza e de nossa essência masculina.

      Excluir