domingo, 30 de abril de 2017

As pessoas que não crescem profissionalmente

Não estou falando de você, atualmente desempregado, nem dos trabalhadores esforçados que não enxergam saída, comprimidos entre seus empregos ruins e a viagem de 2h no transporte público, e sim de quem tem chances e é fraco demais para aproveitar.

Falo de chances no alcance de quase todo mundo. Você tem obrigação de ter uma grande visão pra si mesmo, ou não terá chances na vida.
 
Uma curta estória:
 
Minha esposa passou alguns meses trabalhando em uma rede de restaurantes como "subchefe sei lá do que". No começo foram negociadas as horas e o salário certinho por contrato e com o tempo, assim como o sapo cozido lentamente através do fogo brando, a carga horária e cobranças aumentando, até chegar ao ponto dela ser alocada em outra loja mais longe como gerente e não ganhar nada com isso (sempre digo "cavalo bom trabalha dobrado").

Não estava mais com tempo para nada e se sacrificando pra caramba, apenas pra ouvir babaquices nas reuniões de qualidade onde os gerentes vão. Isso estava prejudicando até mesmo sua saúde e decidimos que ela pediria demissão, principalmente para fazer um curso obrigatório de dois meses para que ela atue em seu ramo aqui, e carteira de motorista. Foi o que fez, deixou todo mundo na mão por os patrões não terem muita ideia de como gerenciar pessoas de modo eficiente (meu post sobre gestão de pessoas).

Não recomendo nada pra ninguém, mas realmente acredito que não se perde mais tempo que o necessário em emprego ruim.

Este post não é sobre como somos "fodas" aqui em casa, e sim sobre como há pessoas que não saem do lugar na vida. Segundo o Arnold Schwarzenegger em seu livro, é cerca de 90% da população.
 
Minha mulher comentou que na empresa há uma pessoa, também brasileira, que está 11 anos em um cargo similar. 11 anos trabalhando perto de 55 horas por semana por um salário ruim... Tem um filho que praticamente não viu crescer. Valeu a pena? É esse tipo de gente que dá má fama aos imigrantes brasileiros, para os próprios brasileiros. Quem sai do Brasil não poupa, não faz um curso, não tem mentalidade capitalista, não vence. Depois volta dizendo que pegou a crise.

Aí temos que aguentar fracassados dizendo que todo mundo que sai do Brasil vem lavar vaso a vida inteira e fingir ser feliz.
 
Esta semana conversei com uns amigos sobre o fato de vermos gente assim em todo lado. Eu mesmo deixei um emprego (contei aqui) quando olhei em volta e vi pessoas ganhando por volta de 1500 reais a dez anos (meu salário era menos de 900). Aquele foi meu primeiro trabalho com carteira assinada depois de formado e já praticamente me abriu os olhos.

Meu amigo, até pedreiro faz mais que 1500 reais. Só tem duas possibilidades de alguém saudável ficar pra sempre neste patamar: não se qualificar, e não ir atrás de trabalho onde ele existir, ficando estagnado na sua empresa. Ou seja, em 5 anos você tem que estar ganhando mais, e assim por diante, e não é por benevolência do patrão.

Brasileiros em geral se sujeitam à condições ruins por tempo demais nos empregos mais do que outros povos por culpa da cultura submissa. Não existe negociação entre patrão e empregado e tudo é regido pela CLT. Nos acostumamos ao sindicato e aos políticos nos "garantirem" o que é certo e errado.
 
Eis a grande novidade: Um patrão não tem a obrigação moral de tratar bem o empregado ou pagar corretamente se este não o exigir nem souber o quanto seu trabalho vale.
 
 
LEIA ESTE LIVRO
 

Desde meu primeiro dia de trabalho seja no que for já calculo como chegar a chefe ou dono de um negócio daqueles  (raramente isso da certo mas não importa).

Como podem não ter ambição? Ambição é a chave do reino.

Você tem que ter fome de sucesso dentro de si. Ganhar dinheiro, conquistar coisas, ser admirado como pessoa, criar valor e cobrar cada vez mais caro por sua hora de trabalho.

9 comentários:

  1. Ambição é a chave do reino, mas a porta do sucesso só abrirá se a pessoa se mexer.

    ResponderExcluir
  2. Excelente reflexão CF,
    No meu trabalho atual há várias reuniões que não resolvem nada. Só encheção de linguiça.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Algumas reuniões são importantes para os gerentes sentirem o clima e passarem as atividades e fatos importantes, mas a maioria é bullshit.

      Excluir
  3. Primeira vez que eu entro neste blog e já dou de cara com um belo post !! tá Add !! sucesso e abraços !!

    ResponderExcluir
  4. Buenas, CF! Concordo... como já disse num post meu: quem tem medo de cagar não come!

    Abraço e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Medo é a característica principal da maioria das pessoas no que tange à fazer dinheiro e crescer. A própria escola nos forma como cagalhões e criminaliza os heróis da sociedade, empreendedores e destemidos em seus campos.

      Excluir
  5. Boa CF, a chave deve ser a ambição mesmo. As vezes acho que sonho demais, mas com os pés no chão, acho que estou no caminho certo.

    abs

    ResponderExcluir