sexta-feira, 14 de abril de 2017

Feriados te deixam pobre 2 - Sexta Feira Santa

Bom dia amigos, hoje é sexta-feira santa segundo a tradição católica e pessoalmente considero o feriado religioso mais importante de todos. Se quiser ler meu artigo anterior sobre feriados, clique (aqui).

Pra quem não está familiarizado com a história, sexta-feira santa, ou sexta-feira da paixão é a data em que Jesus Cristo foi espancado até a morte por ameaçar o poder do estado em um território que na época era dominado pelo império romano e administrado pelos judeus. Foi julgado e condenado a apanhar como um bandido comum e pregado em uma cruz para morrer sofrendo lentamente.

Cena do filme "a paixão de cristo"

Apesar de eu ser um estudante amador de religiões, não me considero uma pessoa religiosa, porém considero rituais extremamente importantes para a formação espiritual e moral do ser humano. Além disso minha esposa foi criada segundo as boas tradições conservadoras da Igreja Católica e não nos sentimos mal em dar algum cuidado à mensagem judaico-cristã a qual nossa civilização é baseada.

Concordo com o Pondé

Deste modo considero a data importante para observarmos que Jesus nazareno foi um verdadeiro homem de guerra o qual se importava mais com o bem geral das pessoas que com sua própria vida e hoje é um dia triste. Neste dia é importante não consumir álcool (estou louco pra beber uma Cergal de 60 cêntimos o litro mas vou me controlar kkkk), nem música, nem buscar prazeres efêmeros para sentir uma fração da dor deste mártir e evoluir como ser humano. Quem é mais fiel não deve comer carne.

Aqui em Portugal, por ser um país católico não se trabalha hoje e isso nos deixa pobres. Não só pela loja estar fechada mas porque estou trabalhando com um carpinteiro também  (logo falo desta nova aventura) e as obras todas ficam paralisadas. Por um lado vejo isso com raiva pois, apesar das pessoas poderem guardar o dia para observar seus erros, muitos vão é curtir o feriadão e ficar mais pobres. Até porque tem muitas pessoas de outras religiões aqui ou que estão cagando pra sexta-feira santa e só se importam com os chocolates da Páscoa.

Também vejo trabalhar como algo que alegra a vida se este trouxer condições de enriquecer. Mudei minhas opiniões a respeito disso nos últimos anos e é um tema para um futuro post.

Bom feriado a todos, reservem ele para refletir sobre questões importantes, e um abraço virtual do CF.



15 comentários:

  1. Esse cidadão do vídeo é gay? Que retardado,dá gosto ouvir um babaca desses falando, e o cigarro, deveria trocar o c.. de lugar, colocar ele na boca.

    ResponderExcluir
  2. Já faz um tempo que acompanho o blog mas nunca comentei. Fiquei curioso acerca desse final:

    "Também vejo trabalhar como algo que alegra a vida se este trouxer condições de enriquecer. Mudei minhas opiniões a respeito disso nos últimos anos e é um tema para um futuro post."

    No aguardo pelo post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Riva,
      Não tenha muita expectativa. De vez em quando faço afirmações até bem óbvias do tipo "trabalho é muito importante" que podem ser tiradas de contexto fácil, então reservo um post inteiro pra explicar o que penso, mas não é nada que vá mudar o mundo.

      Excluir
  3. Na macroeconomia feriados sao prejudiciais, freiam o desenvolvimento do pais.

    Hoje tambem estou sem fazer nada, é um dia que tento ficar atoa mesmo, respeitando o feriado.

    Aguardaremos o proximo post.

    Abraço e bom feriado CF

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses dias um anônimo pediu um post sobre Adam Smith, e aqui vai muito do que se precisa saber sobre a obra do mais influente economista da história:
      Por o indivíduo não poder lucrar com seu trabalho, o país se torna pobre. Qualquer estímulo à feriados é um ataque ao capitalismo e à liberdade individual.
      Grande abraço

      Excluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá FPI,
      já disse aqui no blog que não libero propagandas de outros blogs que não tem o meu no blogroll e postam pouco.

      De qualquer modo obrigado pelo comentário e volte pra bater papo.

      Excluir
  5. Fala, CF, tudo bem?

    Concordo plenamente contigo sobre feriado empobrecer.

    Acredito que empresários sentem isso na pele com uma intensidade muito maior do que um celetista ou funcionário público (aliás, acho que funcionários públicos via de regra sequer têm motivo para se preocupar com esse tipo de pensamento).

    Minha empresa permaneceu fechada hoje, por conta do feriado, o que significa que não terei nenhuma novidade interessante, nem fecharei nenhum contrato interessante, nem nada.

    Apesar disso, ainda assim tive que pagar aluguel pelo dia de hoje, bem como todas as despesas de manutenção da empresa, embora não tenha utilizado a infraestrutura nesta data em prol do meu próprio enriquecimento.

    Eu LITERALMENTE fico mais pobre no feriado, pois pago por uma infraestrutura sabendo que neste dia não terei retorno.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chega a revoltar. Feriado fica na conta do empresário.

      Excluir
  6. E o Brasil é um dos países que mais tem feriados. Parece que quanto menos capitalista um país é, mais feriado ele tem. Vi que na Venezuela o ditador cortou alguns dias de semana de trabalho pra economizar grana. Acho que o pessoal só tem trabalhado 3 dias por semana, afinal o que só sobrou ali foi o funcionalismo que não arrecada dinheiro pro estado. Mesmo esses que ainda tem um "emprego", não recebem praticamente nada, já que a inflação dizimou o poder de compra e gerou a carestia brutal (sem produtos no mercado). Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Venezuela é um balde de lixo sob um ditador sanguinário. Não podia ser outra coisa senão um esquerdista maldito.

      Excluir
  7. C.F. se quer faturar até em feriados, mude o foco de seus negócios, mas te digo o seguinte: trabalhar para divertir os outros é a coisa mais chata que existe e às vezes nem compensa a aporrinhação.

    Realmente quando se tem muitos feriados arrebenta com qualquer um, mas quando não é prejudicial é bom para relaxar, dá uma folga para o cérebro e às vezes sem querer, acaba que pensamos como resolver um problema que parecia insolúvel em um momento que estávamos mais atarefados.

    Abraços e sucesso financeiro!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Iae PS, pois é, o jeito é aproveitar pra por a cabeça no lugar e descansar.

      Sucesso

      Excluir