domingo, 28 de maio de 2017

Filme do mês - Last Man Standing (O Último Matador)

Links dos outros filmes que descrevi:

- O Conde de Monte Cristo
- Fogo Contra Fogo
- Comer Rezar e Amar
Segue o trailer. Não esqueça de assistir ao filme antes de ler o post pois tem spoilers.

Trailer

Last Man Standing

Mais um filme do gênero Neo-noir, pra variar. Gosto muito desse tipo de filme. Os personagens tem personalidade marcante e demonstram uma espécie de Ethos que me inspira.

O filme começa com uma fala introspectiva, como não podia deixar de ser no gênero, de "Jhon Smith" (Bruce Willis) - o nome mais comum e sem linhagem dos USA - onde ele diz estar indo rumo ao México para esconder-se por uns tempos.

A história se passa durante a lei seca. O carro de Jhon acaba estragado em uma cidadezinha poeirenta do Texas dominada por duas gangues rivais de contrabandistas de whisky, onde a lei é corrupta. A fórmula clássica da aventura onde o herói está sozinho no escuro.


Logo no começo, o protagonista sofre ameaças e é agredido por uns gangsters. Quando procura a polícia, o xerife lhe diz que é melhor se mandar.

Primeira lição: longe de casa e sem amigos, tudo fica mais difícil.

Ao invés disso Jhon se hospeda numa espelunca, pois é um homem de violência e enxerga no lugar uma oportunidade de lucro, vendendo seus serviços de pistoleiro fodalhão.

Segunda lição: vá para onde tiver trabalho.
Uma das coisas que gostei deste filme foi que o protagonista se mantém sempre frio e vê tudo simplesmente como negócios. Também que como é marca registrada dos personagens do Bruce Willis, o herói apanha que nem cachorro de rua e não vence fácil.


Depois de matar um dos bandidos pra mostrar que é macho alfa, Jhon é contratado (sem carteira de trabalho) por uma das gangues.

Terceira lição: Seja realmente bom em algo. Eu demorei pra aprender a importância disso na vida. É muito importante ser suficientemente bom em algo que em que você possa achar emprego em qualquer lugar, ou pelo menos sobreviver sem se endividar caso sua atividade principal esteja ruim. Se sabe trabalhar em algo, aprenda outra coisa, e outra, pra sobreviver em qualquer terreno.

A partir dai, o cara simplesmente fica jogando para os dois lados e exigindo mais dinheiro por ser bom de tiro, enquanto manipula e deixa todo mundo nervosinho.

Quarta lição: Trabalhe pra quem pagar mais sempre que tiver a oportunidade (sem fechar as portas atrás de você). Você não deve nada para nenhum patrão. Claro que a vida não é filme de bang-bang, mas como no filme,  entre por pão na mesa e ficar de bem com o chefinho, escolho pão na mesa.

O filme foi escrito pelo Akira Kurosawa, então espere traição após traição. Também tem muitos tiroteios pra quem gosta de ação, e um filtro amarelo pra passar uma imagem de forte calor.

pew pew


Para mim este é o melhor filme do Bruce Willis junto com os dois primeiros Die Hard.

Nota 9

12 comentários:

  1. Não conhecia... com certeza entrou na lista de filmes a assistir.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. [off] vc poderia falar da carpintaria, e onde podemos ou com quem aprende-la? eu procurei senais por aqui mas não tem muita coisa... tem outros cursos que pode me ajudar a quem quer ser carpinteiro ?(tipo torno de madeira)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo, no momento estou viajando, mas prometo escrever um post bem completo com o que sei do assunto. Não tem muito segredo!

      Excluir
  3. Mais um para minha lista pra ver.
    Ainda nem vi o Fogo Contra Fogo. Tá baixado, mas a preguiça de passar pra um pen drive pra ver na TV é monstruosa.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fogo contra fogo e Terminator 2 são os únicos filmes que dei nota 10 na vida. Assista!

      Excluir
  4. CF,

    Nunca tinha ouvido falar nesse filme. Assisti o trailer e me parece muito bom, já coloquei para baixar. Alias, vindo de uma indicação sua tenho certeza que é excelente!
    Assim que eu assistir tento voltar aqui para comentar!

    Grande abraçoo meu caro

    ResponderExcluir
  5. Vou ver CF.
    Vc viu o do Arnold Scwharzeneger? The last Stand?
    Eu gostei!

    ResponderExcluir