quinta-feira, 7 de julho de 2016

Mudança de casa, computador pifado, fechamento mensal

A cerca de uma semana e meia atrás, uma parte da placa-mãe do meu laptop responsável pelo carregamento entrou em curto e mandei arrumar. O problema é que peças da Dell tem que pedir pra vir da Inglaterra e o cara que mandei arrumar parece meio duvidoso... De qualquer modo ainda estou aguardando a reparação.

Eu que tento ser livre da voracidade tecnológica confesso que nos últimos dois anos nem vi a dependência que desenvolvi. Deixei de praticar artes marciais (por 10 anos treinei todos os dias) e comecei a usar televisão pra assistir reality shows que comecei a gostar, geralmente ligados à negócios como Trato Feito e O Sócio. 

Aqui em Portugal acabei redescobrindo a televisão, objeto asqueroso que faz o cérebro derreter, pois comecei a assistir caras escavando ouro, comprando containers ou vendendo tralhas e gosto dessas coisas. Sempre me orgulhei de não ser escravo de seriados  como Game of Thrones e essas outras "novelinhas", não por serem ruins, mas porque os idiotas que falavam disso perto de mim eram chatos demais pra aturar.

O whatsapp também. Ano passado cheguei a sair de um grupo de trabalho com muita bravura e raiva de escravos de celular, mas hoje tenho usado dois grupos de amigos brasileiros pra bater papo e compartilhar coisas que humilham esquerdistas pela distância que uma mudança grande causa na vida, usamos essas coisas para aproximar da família.

Foi bom ter observado isso e vou corrigir. O que observei é que sem o PC a vida fica complicada até pra uma simples pesquisa. Celular quebra o galho mas não é a mesma coisa, muito menos funcional e da mais trabalho usar... Você se sente amarrado e também perde tempo por estar com a porcaria do WhatsApp na mão. 


O Apartamento Novo

Mudamos para um apartamento excelente, gigante, arejado, vista desafogada e da pra ver rio Tejo a mais ou menos 1km de distância. É reformado e espaçoso, além é claro, de barato. Na minha cidade natal um apto de 1 quarto deste nível seguramente custaria 1500 reais de aluguel.

Ano passado algum colega blogueiro contou como as casas no Brasil são porcaria em qualidade relativo às dos USA, e realmente... Tem uns programas na TV de reformas (casas em Las vegas de 50k dólares FODAS) e outro sobre alugar a casa ideal (geralmente pra um casal) que custam 1500, 2k dólares por mês e eu estou vivendo em um apartamento de mesmo nível! Uns tios ricos da minha mulher tem um parecido que custou 800k na nossa cidade. Compartilho isso pela alegria que estou sentindo, principalmente porque a maioria da minha vida passei em CASEBRES em vilas. 

Conseguimos isso em razão de dois fatores, sempre esgotamos as possibilidades procurando, e nisso minha esposa tem o mérito pois ela garimpa muito (também quando busca emprego), e também por de uns anos pra cá estarmos com uma puta sorte em tudo.

Pode ser que seja um modo diferente e mais positivo de ver a vida, mas é visível que conseguimos acertar muito em nossos projetos, desde o Brasil, e vemos os outros brasileiros batalhadores fodidos sem conseguir as barbadas que conseguimos rápido, como a cidadania, poupar dinheiro, achar lugar bom pra morar, emprego (a cidadania ajudou a arrumar emprego com contrato) e por aí vai, é uma bola de neve. 


O Brasil está uma merda

Tenho acompanhado as notícias do Brasil, pqp que país fodido.

Eu gosto de muita coisa no Brasil, e tinha decidido ir embora para buscar uma qualidade de vida melhor. Essa desculpa sempre me pareceu o suficiente, mas não sei se, diferente da Irlanda (em breve posto sobre minha experiência lá, peço paciência aos amigos interessados) minha experiência aqui foi boa demais ou se o Brasil foi engolido por um buraco sem fundo durante o governo do PT, mas a questão é que o que tem ocorrido não parece ter tido precedentes. Pessoas pacíficas morrendo sem motivo, sendo exploradas, humilhadas, espancadas... Da pra entender muito bem porque muito gringo tem nojo do Brasil.

Aqui é seguro a ponto de andar a uma da manhã em qualquer vila que você nunca, jamais vai ser assaltado, em contraponto tenho visto matérias na TV Record sobre pessoas assaltadas múltiplas vezes, carros blindados, golpes (aqui também tem) e fogo nas ruas... Isso me dá certo asco. Até comentei com a esposa que, apesar de jovem, não tenho mais estômago pra isso.

Óbvio que falo isso hoje, daqui de longe... Se estivesse no Brasil teria que ter estômago como qualquer outro e Foda-se. 


Madruga - ser empresário vale a pena? 

Mudando de assunto, o Seu Madruga (depois coloco o link do artigo) escreveu um excelente texto sobre as vantagens e desvantagens de ser empregado e empresário que logo vou comentar de modo mais adequado, principalmente por que quando li discordei da postura dele e hoje posso dizer que ponderei mais e ele ter razão nos pontos que apresentou, tanto que repensei minha postura agressiva de abrir  um negócio aqui (é fácil, a questão não é a dificuldade) pela qualidade de vida, que irei considerar muito mais daqui pra frente. 

Antes eu era um animal que trabalhava e fazia bicos sempre que possível poupando ao máximo. Agora quero um pouco mais de qualidade de vida, pois aqui tenho sem esforço uma vida que seria cara demais no Brasil. 

Outra coisa é que até o fim do ano estou "de molho". Só terei minha estadia legalizada através do reagrupamento familiar em novembro. Até lá, só empregos sem contrato (subempregos) ou abrir empresa, e disso tudo falarei logo. Não sei por que diabos vi uma brasileira que chegou depois de mim (ajudei ela a arrumar um quarto pra ficar) marcar na imigração pra uma data mais perto! Pqp... 


A Brasileira Maluca

Impressionante como as pessoas são IMBECIS e colocam os pés pelas mãos. Vou dar um exemplo bem específico dessa mesma menina aí. Ela estudou na mesma faculdade que minha esposa,  e de algum modo acabamos conhecendo através de conhecidos que souberam que nos viriamos pra Portugal assim como ela.

A mulher tem um apto no Brasil com 3 GATOS dentro, ao invés de receber 900 reais de aluguel pois não tem onde os deixar. Quer trazê-los, além de custar dinheiro Isso custa tempo. Tem que mandar uns exames de sangue para São Paulo pois só um laboratório é "qualificado". Isso demora 90 dias e ela nem mandou fazer. Mesmo assim comprou duas gaiolas de 600 reais cada!!!!!!!!!! Eles podiam vir do mesmo jeito em gaiolas imundas de 100 reais. É simplesmente um custo de oportunidade enorme.

Não sei se esse tipo de babaquice é "coisa de brasileiro" e não creio que seja mas certamente é coisa de débil mental. O pior é que a mulher passa o dia todo falando no celular com um cara da Suécia que nunca viu nem por foto, e fica enrolando ela de maneiras malucas... Nem sei o que dizer, só queria falar a respeito pois achei absurdo demais.

O caso dela é comum, vir achando que é barbada arrumar qualquer emprego e viver dele como milionário no primeiro mundo dos sonhos... Ela veio como turista e com visto de turista não é permitido trabalhar (ela marcou na imigração pois vai tentar dar migué que é empreendedora...). Isso não vai dar certo e a grana dela está acabando, por que ela não vai arrumar emprego de pedreiro nem ser escrava em algum boteco sem contrato. Chega a dar pena de quem não se prepara antes de mudar de país! 


O Trabalho do CF e o Fechamento

Não estou preocupado com minha situação...  Se fossem outros tempos eu estaria perdendo cabelo, batendo perna no sol atrás de qualquer emprego. Felizmente tenho uma boa reserva e nossa renda passiva no brasil cobre nossas despesas, portanto na pior das hipóteses ficamos no "zero a zero" (o que é sempre ruim).

Resolvi baixar o valor de venda do kitnet e espero tirar só 1.200 reais ao mês mais ou menos com o investimento de 70k. O momento está péssimo até pra imóveis baratos e resolvi me livrar. Qualquer atualização conto aqui. Ao vender o kitnet, se eu apontasse em renda fixa o dinheiro nossa renda passiva explodiria para valores interessantes.

Não posto mais valores e um dos motivos é o que tenho visto acontecer com o blogueiro Viver de Renda. O cara tem que justificar suas contas, ou a macacada começa a formular todo tipo de teoria maluca como se ele tivesse que se explicar. 

Fora isso tudo tenho feito alguns bicos na minha profissão de formação. Alguém arrisca um palpite do que eu faço pra viver? Vai ter um post exclusivo sobre o que fiz de faculdade e como definitivamente não valeu a pena. 

Assim como o post anterior, ao pegar meu computador da arrumação eu configuro este aqui.

Um adendo: sou grato pelo que conquistei e por ter sido ajudado por muita gente na vida. O que não dá pra confundir é uma "obrigação" que as pessoas veem em você de ajudar a "filha da tia da vizinha" que veio fazer pós graduação aqui, ou o "primo do amigo do tio" que mora na cidade do lado. Até minha mãe fica me sugerindo ir conhecer alguém totalmente irrelevante que ouviu falar que também veio pra cá. Isso é muito idiota e irritante. As pessoas acham que tudo se resolve com você indo lá, pegando na mão do desconhecido e ajudando como puder, e se você achar ruim está sendo egoísta.  Eu nem sei porque tento entender como os outros pensam kkkkkkkkkk. 

Um abraço! 



30 comentários:

  1. C.F.

    Convivo com gente idiota 99,9% do tempo. Se eu fosse ficar puto com todos a minha volta eu teria que comer uma cartilha de Magnésia bisurada todos os dias.

    Então tento relevar tudo, fazer igual a um chimpa abrindo os dentes pra todos. E não se importar com a burrice dos outros.

    E não ajudo ninguém que não tenha me ajudado. Quanto mais idiota mais acha que você tem a obrigação de ajudar.

    Prefiro ser chamado de mesquinho do que ter que desprender recursos para uma pessoa que não irá pagar seus débitos comigo.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha mãe é a maior propagandista de favores, ela espalha pra todo mundo tudo da minha vida e sugere que eu ajude todo mundo. Ela acha que pariu o papai noel...

      Cara uns tempos atrás fui no consulado brasileiro e uma idiota estava tentando furar fila o tempo inteiro, reclamando que "brasileiros metiam a faca nas costas", que ela era coitada e outras baboseiras. Abusando das pessoas pacíficas da fila, que acabaram deixando ela se meter mesmo tendo chegado atrasada. Ae foi "pedir informações" no balcão e acabou resolvendo o problema dela antes de todo mundo! É o típico jeitinho fdp.

      A uns dois dias fui ao Banco do Brasil e uma velha se meteu na minha frente no caixa eletrônico, já dizendo que estava esperando a mais tempo.

      Essa cultura de exigir favores é ridícula!

      Excluir
    2. Puts, lembrei de uma do primeiro semestre de faculdade. Uma professora queria obrigar os alunos a ir fazer palhaçadas aos sábados de tarde pra crianças carentes, e disse que ia me tirar nota quando me neguei. Não tenho nada contra, mas estudava e trabalhava e queria cuidar da minha vida sábado de tarde... No fim ela voltou atrás quando ameacei denunciar ela. Cultura latina patetica da obrigação de favores e de não valorizar o trabalho dos outros.

      Excluir
  2. CF,

    1) Parabéns pelo apartamento. Consigo imaginar sua felicidade e satisfação de conquistar este conforto após muitos anos de trabalho. Você fez por merecer.

    2) A questão da segurança tem sido um verdadeiro tormento para mim. Nesta última semana estava justamente refletindo sobre isso. No Brasil, vivo com um sentimento de medo constante. Se ando na rua de dia, estou 100% do tempo atento a quem está andando na rua próximo a mim, olho várias vezes para trás, se algum estranho está a minha frente atravesso a rua, e coisa do tipo; se estou dirigindo a noite e paro em um semáforo, instintivamente ligo meu alerta e olho nos retrovisores, se uma moto se aproxima já engato a primeira etc. Na rua de minha casa, em um bairro de classe média (média mesmo, não é média baixa), apenas no último mês fiquei sabendo de um estupro, três assaltos, dois furtos a carros estacionados e um homicídio. Minha conclusão é de que não vale a pena, para alguém que tenha dinheiro o suficiente, morar em um lugar como este. Estamos sempre preocupados conosco e com as pessoas que gostamos. Simplesmente não temos tranquilidade.

    O grande problema para mim, como já mencionei anteriormente, é que vejo meus pais como meus dependentes. Sair deste lugar horrível e deixá-los sozinhos seria um tanto egoísta e eu poderia vir a me arrepender amargamente no futuro. Não sei... Mas acho que se continuar lendo seu blog acabarei pulando fora daqui, rs.

    Novamente, parabéns por suas conquistas!

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segurança foi uma das coisas que mais pesou na nossa decisão, principalmente por minha esposa ter que trabalhar em lugares longe e perigosos de ônibus. Dias antes de eu partir esfaquearam um cara no meu bairro. A gente até se acostuma de ouvir coisas assim no Brasil, mas não devia. Eu sempre portava meu canivete pra não morrer desarmado caso chegasse minha hora.

      Certo dia eu parei para pensar e disse "isso não está certo, não pode ser a rotina da minha vida".

      Você tem uma desculpa bastante válida, mas não tire do seu radar a migração, mesmo que seja daqui a 30 anos, nunca decrete um veredito final pra sua vida.

      Um abraço

      Excluir
  3. Você acertou na loteria em encontrar uma companheira de verdade e está sendo sua ponte para a Europa.

    Você deve encontrar pessoas que eram de sua convivência diária. Afinal tu nem se estabeleceu de verdade e já terá que ajudar outros? Que façam um colchão de segurança antes e aventuras mirabolantes1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha mulher é uma grande companheira, e realmente foi determinante para realizar esse grande projeto.

      Cara, imagine a situação: "a prima do tio da vizinha da empregada da minha avó quer ir morar aí. Ela podia ficar na tua casa até conseguir algo né? Aí tu ajuda a fazer os documentos blá-blá-blá". Até parece que vou ajudar gente assim... Cada coisa absurda que eu nem sei como as pessoas chegam a considerar.

      Excluir
  4. Olá CF,

    Olha, não sabia que você era praticante de artes marciais. Numa briga então, você tem boas chances de não apanhar, certo?

    Na minha fase rebelde ultimamente, onde liguei o ‘foda-se’, já me envolvi em dois episódios que poderiam gerar briga, pois cansei de aguentar desaforo calado, fui pra cima, peitei, e se fosse pra ir pra porrada eu iria. Cansei de ficar sempre sendo o bonzinho que perde os direitos p/ evitar confusão. Se eu tivesse pelo menos um curso de defesa já me ajudaria a me defender ... Estou meio revoltado ultimamente.

    Esta série de Ouro, se for uma dos EUA, gosto pra caramba, mas só assisto mesmo quando por acaso esta passando na TV a cabo.

    Gosto de ver a galera no limite, investindo pesado, não sabendo se os lucros irão cobrir os gastos, e os problemas para manusear máquinas pesadas. Já pensou isto aqui no Brasil? Você ter uma mini-mineradora, é quase impossível.

    Bacana a notícia do apartamento novo, muito bom.

    Quantos anos você tem, ou a faixa? Já é da casa dos 30 também?

    A menina citada representa 95% da população: Gastos altos sem motivo, pega um visto de turista, acha que vai chegar aí, vai usar o jeitinho brasileiro e conseguir o visto de permanência. Não há planejamento algum, é o ‘vai na sorte mesmo’.

    Sobre os valores, ficaram algumas lacunas no crescimento do VR, mas, o que eu tenho a ver com isto? O cara posta o que ele quer.

    No meu caso, tenho certeza de que, se eu vender as casas abaixo do VP que eu coloquei, um monte de moleque irá dizer “olha lá, inflou o patrimônio com preços irreais e bla bla bla”. Não tenho paciência pra isto também não rsrs.

    Abraço e sucesso aí nos Portuga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Artes marciais e defesa pessoal sempre somam. Faça uns meses de boxe pra ter uma base, VDC, não vai se arrepender.

      Sim, é aquela série dos USA. Eu também curto muito aquela pressão do tudo ou nada que aqueles empreendedores passam. Sobre o Brasil tem um documentário excelente sobre a Serra Pelada, recomendo!

      Tenho de 28 a 32 anos. Hehe se algum conhecido meu esbarrar no Blog vai me identificar fácil.

      Excluir
  5. Cf, vc tem algum e-mail? Gostaria de enviar algumas dúvidas que tenho sobre um empreendimento e como vc falou em um dos artigos anteriores sobre um negócio escalável e global queria perguntar a ti. Abrçs

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde. Tenho cidadania portuguesa. Gostaria de me mudar para Europa em busca de uma vida melhor. Alguma dica de como começar esse planejamento? Sou engenheiro, gostaria de continuar atuando na minha área.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você deve pesquisar sobre como validar seu diploma aqui. Pelo que sei, existe um acordo que reconhece seu diploma através de análise curricular, bem fácil. Só não sei se é fácil achar emprego, já que existem muitos engenheiros portugueses.

      Eu sugiro ter no mínimo seis meses de contas pagas aqui antes de vir, e um ano de contas pagas no Brasil caso tenha que voltar.

      Procure pesquisar onde tem mais demanda pra sua área. A da minha esposa é alimentos, e a maioria das fábricas fica em cidades específicas.

      Se você já tem cidadania, seu caso é infinitamente simples... Uma coisa chata aqui é alugar imóvel sem fiador. Teria que achar alguém que aceite um caução maior.

      Faça o seguinte: ligue para imobiliárias e empregadores como se já vivesse aqui pra sentir como tudo funciona.

      Excluir
  7. Parabens pelo blog! Já estou acompanhando aqui...

    SObre o ap em Portugal, oq vc considera barato? 400 EUR/mes?

    Ano que vem, se td sair como planejado, será minha hora de partir tb!

    Boa sorte no Velho Mundo!

    Abraços,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado, vou adicioná-lo no roll.

      Depende onde você quer morar, se é kitnet, 1, 2 ou 3quartos. Se for pra morar bem localizado na capital do país é sempre mais caro. Meu apto de 1quarto é 425 euros, estamos a 100 metros do metrô. Um igual na cidade do lado custaria 300 ou menos. Aqui também tem uma diferença, muitos apartamentos vem mobiliadas e equipados (Maq lavar, geladeira, fogão). Outros não vem com nada e a renda pode ser mais baixa, mas você terá que comprar tudo como no Brasil. Outra coisa é que ninguém exige que tu entregue o apto pintado e pra mim isso é ótimo.

      É realmente difícil dizer, de uma olhada na Olx ou no sapo.pt. Em lisboa você compra um apto de 100k euros e em uma cidade a 30 km um apto melhor custa 50k.

      Também tem uma diferença alta de aluguel por pequenos detalhes. Um apto numa rua bonita é 500 euros, e outro igual, a 500 metros com terrenos baldios volta custa 400.

      Meu plano é me aposentar e ir viver em uma praia. Qualidade de vida excelente e imóveis absurdamente baratos.

      Excluir
  8. Não que seja seu problema, mas a Suécia virou a capital do estupro da Europa, graças aos coitadinhos "refugiados" e islâmicos afins, os próprios paquistaneses que já tão mais tempo na Europa tem uma rede de exploração de mulheres brancas(claro!)... Então se o cara for sueco mesmo é só um coitado que já sofre (Suécia é o país da "experiência feminista") e ta fugindo das suecas feminazis, agora se for um imigrante da África ou Oriente médio, essa louca ta indo pra uma coisa pior que deportação em Portugal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho acompanhado o que tem ocorrido na Suécia. Aquele país acabou por culpa do politicamente correto.

      Minha mulher já disse pra ela ter cuidado pois até hoje o cara nem sequer mandou foto, nem usa no WhatsApp. Negócio muito obscuro. Pelos meus cálculos é 98% de chance dela se dar mal.

      Logico que ela dá todo tipo de desculpa pra acreditar nas próprias mentiras, aí fica difícil.

      Excluir
  9. Você tem muitos post, poderia me dar umas respostas(pra me resumir algumas coisas)?

    1. Trabalha e trabalhava do que?

    2. Idade?

    3. Como tu foi parar em Portugal?

    4. Qual o salário mínimo de um sub-emprego?

    Quando eu tiver tempo, lerei o blog, mas por enquanto não dá.

    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  10. Ola,
    1. Contarei em breve mas no momento estou desempregado.
    2. Tenho entre 28 e 32 anos.
    3. Leia um resumo num post do mês passado.
    4. Depende, de 400 a 700 euros.
    Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  11. CF,

    post muito legal, eu ia perguntar quanto custa seu aluguel, mas vi que você já respondeu que são 425 eur.
    Eu também ia dizer com o que você trabalha, mas to cansado de acertar tudo já, vou dar a chance pros outros! kkk
    To aguardando o post do filme ein!
    Percebo pela sua escrita que você ta bem feliz mesmo, fico feliz por você! É uma pena que tenha parado de postar o patrimonio, pois é uma informação muito útil pra os leitores, mas eu entendo seu ponto.

    Bons ganhos e um grande abraçoo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O do filme sai semana que vêm.
      Duvido acertar meu trabalho... Vou fazer um pool pra ver se o pessoal se interessa em palpitar.
      Estou feliz e minha mulher diz estar feliz, coisa que já não dizia mais onde vivíamos pois era meio perigoso e feio. Isso é muito bom.

      Tambem tenho medo que o governo ou algum maluco me encha o saco se descobrir quem eu sou se eu ficar revelando patrimônio... Vagabundos esquerdistas adoram processar pessoas pacíficas e eu poderia me tornar um alvo. O que posso dizer é que conseguimos sair da corrida dos ratos, não somos mais escravos do emprego. Aí daqui pra frente é só alegria.
      Abraco!

      Excluir
    2. Abre uma enquete!

      Excluir
  12. Olá CF, ainda sobre o que escrevi no meu post:

    Imagina se só existissem duas opções de investimento no mundo: uma renda fixa protegida pelo FGC que rende exatos 0,7% ao mês, e uma renda variável que pode desvalorizar indefinidamente mas a valorização máxima é de 0,7%.

    Não fez sentido escolher essa renda variável, certo? Já que existe um investimento muito mais seguro e que rende a mesma coisa!

    Abrir uma empresa visando ganhar pouco é a mesma coisa que escolher a renda variável do exemplo acima: enquanto existiam opções bem mais seguras, você opta pela mais insegura de todas, pra no fim das contas ganhar a mesma coisa que as pessoas que escolheram opções seguras.

    Exemplo prático: atualmente estou ganhando a mesmíssima coisa, as vezes menos, que minha amiga que é técnica numa repartição pública!

    Enquanto ela pode acordar 11h, trabalhar de 12 às 18 e voltar pra casa esquecendo que o trabalho existe, eu faço 9-10h por dia e precido fazer dinheiro o suficiente pra pagar 6 mil em despesas fixas da minha empresa pra só depois ver se tem lucro pra distribuir!

    Isso vale a pena? Acredito que não. Só vale a pena se você tem uma perspectiva de ganhar um belo dinheiro, e no meu caso eu acredito nessa perspectiva.

    Claro que cada situação tem que ser analisada individualmente. Por exemplo, não sei o que você pretendo por aí, menos ainda sobre como as coisas funcionam em Portugal. De repente você tem uma ideia que é a galinha dos ovos de ouro, e nesse caso eu espero que meu post não tenha te desestimulado de alguma forma.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu pensei exatamente no exemplo que você deu, justamente porque nunca investi na renda variável.

      Pensei em uma coisa que o kiyosaki disse, que queria criar um negócio e não um emprego abrindo uma empresa. Eu tenho medo de simplesmente acabar criando um emprego pra mim, tão sugado e com mais problemas que teria como empregado.

      Se fosse 1 ano atrás eu estava com outra cabeça. Talvez tenha deixado de lado abrir empresa agora, mas vou continuar empreendendo e criando valor de outras formas.

      Excluir
  13. Grande CF,

    É isso aí, evoluindo cada vez mais e melhorando a sua situação. Meus parabéns!

    Falando sobre mim, eu não AGUENTO mais morar no Bostil...

    O meu sonho de consumo seria imigrar LEGALMENTE para os EUA, porém, você sabe muito bem como é difícil...

    Levando isso em conta, estou considerando, com bastante atenção, Portugal.

    Já fiz algumas pesquisas sobre formas de imigrar legalmente para lá, entre elas o suposto Visto D2.

    Esse visto existe mesmo? Fora ele, qual seria a forma de imigração com o melhor custo-benefício?

    Não sou nenhum zé e disponho de algum capital para aplicar nisso.

    Lembrando que estou em busca de QUALIDADE DE VIDA. Todo o resto é secundário.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  14. Sim, meu amigo, existe e é um sonho possível. Inclusive pode aplicar-se desde o Brasil. Não é que nem aquelas porras impossíveis de se qualificar que vemos em outros países.

    Eu sugiro que tire dúvidas no consulado português, e em uma instituição chamada Investiment Lisboa, que fica dentro da associação comercial mais antiga da capital do país, onde fui tirar minhas dúvidas sobre como proceder para abrir uma empresa. Eles prestarão toda a ajuda necessária, garanto a você.

    A associação comercial foi fundada quando o Brasil deixou de ser colônia de Portugal, por empresários que desejavam manter o comércio entre os dois países, portanto tem uma ligação muito próxima convosco.

    Proceda com isso e se tiver uma dúvida específica eu vou atrás pra você.

    ResponderExcluir
  15. Não vou chutar em quê vc trabalha (ou trabalhava). Ainda não. Preciso reler os posts antigos e ver se acho alguma pista.

    Só quero compartilhar uma história sobre isso das pessoas nos "pedirem" pra ajudar os outros. Um tempo atrás, meu pai me contou a história de um rapaz que tinha passado em dois vestibulares. Passado muito bem, por sinal. Um dos cursos que ele passou foi o mesmo em que eu me formei. Aí meu pai me explicou a situação do menino, que a família dele era humilde, que eles não tinham muito dinheiro, que seria difícil custear o moleque longe de casa e blábláblá. Detalhe que meu pai nem conhecia o menino. Ele ficou sabendo da história pq o padre da cidade contou pra ele.

    Resumindo, meu pai queria que eu ligasse pro menino pra dar conselhos pra ele sobre a vida. Que falasse do curso e ajudasse ele a escolher. Aí eu falei: "Beleza! Passa meu telefone pro menino. Se ele quiser saber alguma coisa ele me procura." Meu pai achou ruim!!! Falou que o menino era humilde, "falava baixo", entre outras características "de pessoa humilde". E que eu devia ajudar ele.

    Falei: "Pai, tô totalmente aberto para ajudar o menino. Se ele quiser algum conselho, ele que me procure. Não vou ligar pra uma pessoa que não conheço pra oferecer um conselho que ele não me pediu."

    O resultado é que o menino nunca me ligou e eu não sei o que ele fez da vida. Brasileiro é engraçado nesse ponto. Sempre querem se meter na vida dos outros, mesmo não sendo convidados. O mais engraçado ainda é quando querem envolver terceiros que não tem nada a ver com isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caramba, me vi nessa história.

      E também tem outra coisa. O que é de graça, ninguém valoriza. Tem que aprender/conquistar tomando porrada.

      Excluir