domingo, 10 de julho de 2016

Móveis custam muito dinheiro! A escravidão através de passivos.

Meus caros amigos do milhão, estava aqui a pensar na vida enquanto assistia o jogo de futebol entre Portugal e França (primeiro jogo que assisti em muitos anos), onde Portugal finalmente venceu seu oponente após décadas.

Até que achei legal... Não o jogo em si (ainda prefiro uma boa luta de boxe), mas o clima de amizade no estádio. Teve um show com banda, música eletrónica e coreografia com faixas coloridas. Tinha até gente dos dois times misturados nos mesmos setores. Me imaginei assistindo com a família ou amigos, coisa que infelizmente nunca considerei fazer na cidade em que morava pois era perigoso ir no estádio. Aconteciam brigas e de vez em quando matavam alguém.

Provavelmente assistir um jogo no estádio entrará na minha lista de passeios a se fazer.

Como notei pelo barulho que as pessoas aqui em volta estão comemorando muito, lembrei que certamente todos estão ligados no mesmo canal que eu, e que televisão é um móvel/eletrodoméstico que dificilmente falta em uma casa nos dias de hoje, seja rico ou seja pobre a tevezinha sempre tem (hehe). 

A muitos anos lembro que uma crítica aos "pobres hipócritas" é de que faltava até comida no prato, mas não uma TV poderosa pra assistir novelas e futebol.

De certa forma isso é verdade. Se por um lado os pobres também sentem vontade de consumir e tem todo o direito, por outro lado nunca vão deixar de ser pobres comprando passivos, principalmente a televisão que é o mais inútil de todos. 

Observei em minha própria família como a TV transformou a massa mundial em seres acéfalos, que consideram ideais os modelos imundos de família degenerada e culturas nocivas imbecilizantes. 

Minha mãe não faz outra coisa da vida a décadas. Seu ritual consiste em acordar (as 5 da manhã e ficar na cama preocupada com bobagens) ir ao trabalho as 8h (agora está aposentada), fazer absolutamente nada útil na instituição pública de burocracia escolar, voltar pra casa após ter fofocado muito com outras senhoras que conseguiram uma "teta" melhor que dar aulas em escolas públicas, comer seu pão com manteiga e café preto, e assistir TODAS as novelas, das 18h às 23:30, onde fica desmaiando de sono com a coluna torta no sofá.

O número de pessoas que conheci durante a vida que tinham um ritual parecido ultrapassou 70% com facilidade.

Ela já possui o dobro de tudo, mas quando desgruda os olhos da tela encontra algo na casa que poderia comprar novo. Talvez mais um guarda-roupas além dos 4 que tem na casa para guardar casacos dos anos 80 que nunca mais vai usar? Ou quem sabe um quadrinho para a parede, uma mesinha... 

Muitas pessoas estão sempre renovando um móvel ou outro dentro de casa sem motivo algum, apenas para gastar dinheiro. Este impulso natural deve ser combatido por quem quer chegar mais longe no caminho da Independência Financeira.

Antes de deixar o Brasil tivemos que vender todos os nossos móveis e isso me causou um grande encomodo. Quase todos eram de boa qualidade ou no mínimo decentes, pois ganhamos muita coisa da família e compramos em promoções, comparando bem os preços. Tínhamos alguns móveis antigos, desses que se vendem em antiquários, que valiam bastante dinheiro e sabemos que só teremos coisa parecida o dia em que formos ricos, pois não se faz mais coisa assim. 

Me senti "girando patrimônio", e de certa forma é a mesma coisa. 

Olhando aqui em volta vejo a sorte que tive... Alugamos um apartamento mobiliado e equipado. Aqui em Portugal quase todos os apartamentos vem "equipados", ou seja, com máquina de lavar, geladeira, esquentador à gás para torneira e chuveiro, e fogão.  Mobiliado é quando vem cama, sofá e o resto. Apesar de ter uma loja de catálogos barata (IKEA) comprar tudo representaria um grande gasto. Não precisamos gastar nem em pratos. Somente 50 euros da verificação regular da instalação do gás. 

Li na Internet que mobiliar uma casa representa uma média de 10 a 15% do imóvel. Porque um custo tão alto? Minha teoria é a de que, sabendo que o governo corrupto e populista do PT garantiu crédito através do "minha casa melhor" os preços subiram muito. Além de terem subido naturalmente pois as pessoas são consumistas e burras demais, e não souberam poupar quando a moeda finalmente se estabilizou no Brasil.

Nossa mente é educada para gastar, pois aprendemos que dinheiro é um papel que desvaloriza, porém assim nunca fazemos poupança, que é o que tira as pessoas da merda. 

15% de uma casa popular de 100 mil reais é um verdadeiro absurdo, sabendo que os móveis são todos porcarias de má qualidade. E SIM, se gasta isso, vi uma pessoa que mora em casa alugada gastar 10k em tralhas pra "recomeçar a vida" após sair da casa da mãe. Alguns dos trecos já estragaram, mas os juros ainda estão sendo cobrados. 

Por coincidência o único móvel que tive que adquirir foi uma televisão. Minha esposa achou uma TV de 29 polegadas (tubo) por 60 euros na OlX. Achei cara, mas eu acho tudo caro...

Infelizmente não posso mais levar a vida de poupador hardcore como outrora, e até nem quero, mas para quem precisar e puder, uma dica: quando precisar de algo, deixe para comprar após uma semana. Se continuar precisando após esta semana, espere mais uma! Usava este método durante a época em que poupava 90% do salário. 

Acho que, antes de encher uma casa alugada de entulhos, a pessoa tem "obrigação" de comprar a sua própria casa. Senão, tem que poupar... Comprar só o que realmente precisar pra não torrar dinheiro fazendo a máquina andar. Falei com minha esposa a respeito. Estamos com uma mobília boa (uma ressalva pro sofá, que parece um colchão de presidiário, mas vai ficar aqui por muito tempo, rs). Tem que aproveitar o que for de graça.

O ideal é seguir um conselho do Robert Kiyosaki e só comprar passivos com a renda passiva. Se você realmente precisa de alguma coisa, compre com a renda de seus investimentos, ou com a reserva de emergência. 

19 comentários:

  1. Discordo da maioria dos pontos, vou citar alguns:
    - TV tubo 29': um dos meu maiores prazeres é assistir a um bom filme ou serie com qualidade HD (nao precisa ser 4k). Ter dinheiro e assistir em uma tv de tubo nao faz sentido pra mim.

    - Acho que, antes de encher uma casa alugada de entulhos, a pessoa tem "obrigação" de comprar a sua própria casa: estou para me mudar de casa e andei vendo aps para alugar/comprar. Os preços dos alugueis em minha cidade giram em torno de 0,3% do valor do imovel. Tendo esse dinheiro a vista conseguimos uma aplicacao que cobre o aluguel e ainda retorna mais da metade do valor. Sou jovem, com possibilidade de me mudar de cidade por causa do emprego e/ou estudos. Comprar nao seria uma boa mesmo. Penso que comprarei meu primeiro imovel depois dos 40 e olhe la!

    Sobre mobiliar a casa: para o ap que estou olhando vai significar 4% do valor do imovel. Prezo por uma boa cama principalmente, afinal passo 1/3 do meu dia em cima dela... Gosto de moveis simples, estilo minimalista (acho moveis antigos que se vendem em antiquarios horrorosos). O apartamento que estou para alugar ja vem com armarios embutidos, seria um gasto a menos, ja realizado pelo proprietario.

    Fica ai meus 2 centavos.
    Abracos,
    M1M

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, só uma dica: Atente-se sempre ao IGPM. Muitas vezes pensamos que é só “0,03%” e até a taxa da poupança cobre, mas, ao longo do tempo os preços dos imóveis também vão subir. Abraço

      Excluir
    2. M1M, essa desculpa vale para qualquer coisa. Você pode pegar seus 180k e dizer: "adoro dirigir carros confortáveis, não faz sentido eu comprar um uno mile 99". Concordo que devemos nos dar certos luxos, mas é por isso que a maioria é pobre... Concorda?

      Você está certo pois quase nunca vale a pena comprar uma casa. A regra é clara, se você ganha mais em um investimento + alugando, não faz sentido comprar. Ocorre que existem estratégias para se pagar muito mais barato a casa própria, seja juntando o dinheiro que pagaria nas prestações enquanto mora com os pais, seja construindo, a maioria não presta atenção nisso e acaba jogando dinheiro fora em aluguel a vida toda. Também não esqueça que, caso a casa que você compre seja fácil de alugar pelo mesmo valor da prestação, vale a pena comprar mesmo que você seja jovem e tenha perspectiva de mudar-se, pois é como se tivesse vivido de graça se vender o imóvel pelo preço que pagou.

      Muitos jovens se deram bem comprando casas no Brasil nos últimos 10 anos e alguns até passaram do milhão no mole. Eu mesmo juntei uma boa grana com a valorização de terrenos.

      Se você mora em uma casa de 250 mil reais (casa de classe média) e gastou 4%, já foram 10 mil reais em móveis (note que você foi ponto fora da curva) se gastasse 15% como o VDC seriam mais de 37k. O apartamento em que eu estou custaria isso pelos meus cálculos, porém em euros. Se eu puder receber a casa equipada e mobiliada de graça, estou fazendo bom negócio (apesar da minha esposa reclamar que as coisas não tem a nossa cara).

      A questão é que para maioria das pessoas, ao sair de casa já tem que te deixar no mínimo 10 mil reais no "Ponto Frio"... Por isso NUNCA vão sair da corrida dos ratos.

      Excluir
    3. Na verdade este apartamento custaria uns 80 mil euros, ou 300 mil reais.

      De qualquer modo, valendo a pena ou não comprar um imóvel que você more é sempre um passivo financeiro pois alguma taxa ele sempre tira do seu bolso...

      Excluir
    4. Acho que os imoveis sobem de preço mesmo, mas, na minha regiao nao sobem acima da inflacao a um bom tempo.

      O problema do aluguel, ao meu ver, é alugar um local além de suas possibilidades. Por exemplo, se eu posso pagar 3k de prestação eu nao vou alugar um ap desse valor (que custa entre 800k-900k). O melhor a fazer é alugar um ap por metade desse valor e guardar o restante para investir ou juntar para pagar uma casa sem financiar depois de x anos.

      Ja olhei casas que se pagam alugando, mas na minha regiao os alugueis estao realmente baixos, pois ngm tá conseguindo alugar por causa da crise. Nao vale a pena...

      Excluir
  2. CF, devo alugar um apartamento e comprar muitos móveis. Aluguel está valendo a pena como o cara acima disse. Ainda mais para quem não tem certeza se quer morar no lugar X ou Y, ou ainda não tem dinheiro suficiente para dar uma boa entrada e não ficar preso em 20/30 anos de prestações (acho isso horrível, me dá uma sensação de prisão).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você mora onde atualmente?
      Tente pagar tudo à vista e pechinchar.

      Excluir
  3. Olá CF,

    Quando casei, gastei uns 15% do valor do imóvel ... Não me arrependo.

    Primeira vez que moraria em local diferente, então investi nas coisas melhores, não coisas de luxo caríssimas, mas coisas com maior valor agregado.

    Até o momento, valeu muito a pena, pois gosto muito do meu apartamento.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem jeito, escolher suas próprias coisas alegra o coração. Mas você mobiliou um apto próprio, não?

      Senhores, quero dizer que, se você tem quase 65 anos, tem todos os móveis que precisa e vive de aluguel, ficar procurando coisas pra substituir na casa é burrice.

      Excluir
  4. CF,
    Costumo fazer o seguinte num APP de notas tipo Evernote tenho uma lista, quase uma planilha, de toda bobagem que queira gastar, de um keyboard foda até a sonhada viagem pela Europa pra pegar umas LCR antes que o islamismo e socialistas destruam todas, de tempo em tempo volto lá pra apagar o que não me interesse mais ou riscar oq adquiri.
    Como o M1M disse, sigo o mantra gaste seu dinheiro aonde gasta seu tempo.. Comprei uma cadeira dessas GaYmers caras, sim foi cara, mas a minha coluna agradeceu, oq não acho certo é gastar mil conto em 2 peças de pano pq tem um nome ou um animal gigante nela, e depois vai dormir numa cama que parece um tatame de tão duro...Quando era mais novo passava sempre no caminho da escola por uma casa com a garagem sempre com uma SUV novinha e a casa caindo aos pedaços, pro Chimpa deixar o portão aberto pra ver o carro, valia mais que arrumar a casa..Porra bicho, fui passar 15 dias na casa de uma tia, no segundo dia fui comprar um ventilador, calor mizeravi, o povo de carro e moto nova e nem um ventilador no alto do verão tinham Pqp, quando fui embora deixei o ventilador e metade do valor da conta de energia do mês anterior.
    Não quer gastar com merda, concordo, vamos economizar, ter paciência pra pegar promoções... Agora vamos investir aonde vc gasta seu tempo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saúde em primeiro lugar, e conforto é sim importante. No último dezembro meu ventilador queimou e eu passei o verão todo sem, pois estava a vender tudo. Foi uma PÉSSIMA decisão pois algumas noites nem dormi.

      A uns dias comprei uma cafeteira dessas de coar pó antigas, pois era um sonho de criança. Sempre achei coisa de escritório e não tinha grana para ter. Até podia pegar uma mais moderna, mas achei essa usada bem baratinha.

      Não dá pra passar trabalho. Mas qual o limite disso? Investir onde se passa bastante tempo pode ser uma medida.

      Excluir
    2. Mas o cara do carro top pode estar fazendo exatamente isso... Se ele passa 2h por dia no transito, ele tem que aproveitar o carro msm. A casa em si nao precisa ser das melhores (apenas a cama) pois durante 8h/dia ele vai estar la dentro DE OLHOS FECHADOS. Fazendo as contas:

      2h - transito no carrão importado
      8h - dormindo na cama
      9h - trabalhando
      5h - dentro de casa

      Isso sem contar fds, onde o passatempo pode ser ir ao clube/bar/casa de parentes. Aí que nao vale a pena msm investir na casa. Melhor investir no carro mais confortável mesmo.

      Nao to falando que eu concordo com isso, mas tem logica pensar assim.

      Excluir
    3. Faz todo o sentido mas tem que ser bem ponderado. Se sua grana sustentar, e ainda sobrar algo pra aportar, não tem problema.

      Excluir
  5. É quase impossível não adquirir móveis aqui no Brasil, os mobiliados são muito caros. Um dos meus conselhos se a pessoa morar de aluguel, é comprar o mínimo possível e naquelas promoções baratinhas, mesmo o móvel não tendo qualidade.

    No meu caso, tive móveis bem fuleiros, baratos mesmo, mas nada que prego e martelo não desse jeito. Teve um guarda roupas que desarmei uma 7 vezes e mesmo tendo comprando outro bom desta vez, aproveitei algumas peças dele para fazer outros móveis.

    Se a casa for sua, vale a pena comprar um móvel melhor, para evitar a rotatividade, mas nada absurdo. Assim como viagens, aproveito a baixa estação.

    Alguns que tenho e são bons, já tenho a 7 anos, estou renovando com adesivamento. Vou até fazer um post a respeito.

    ResponderExcluir
  6. Pode me dizer se com renda passiva de R$10.000,00 eu consigo viver como pobre na Europa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em Portugal este dinheiro seria mais que suficiente pra levar uma vida abastada, mesmo com o câmbio atual.

      Excluir
    2. Muito obrigado ganhei minha madrugada. Estou próximo de conseguir esse feito falta só uns 10 anos. Poderia fazer um post sobre esse tipo de assunto, como nunca saí desse país de escravidão, e a maioria é como eu, saber que é possível viver num lugar descente sem precisar de muita grana pode ajudar outras pessoas a caírem fora dessa algazarra que é o Brasil.

      Excluir
    3. Vou tentar Painel. O modo mais fácil, rápido e barato pra quem não tem cidadania europeia é como micro empreendedor.

      Excluir