segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Criando a aposentadoria

Continuo sem contabilizar no blog o patrimônio de minha esposa, mas nesta semana ela fez um esforço no sentido de criar nossa aposentadoria. É o que já falei sobre guardar um valor além da reserva de emergência e dos investimentos para a IF. Ajudei na escolha e aceito críticas nos comentários.

Comprou R$ 500 em NTNB-Principal para vencimento em 2019 como pontapé inicial.

Próximas compras: NTNB-Principal 2024, ou seja, títulos com vencimento em 8 anos.


Minha esposa e eu aos 50, comemorando a compra do nosso
primeiro carro semi-novo para passear.

Este investimento é particularmente bom para dar certa sensação de segurança. Imagino que mesmo a pessoa que compra mensalmente um valor baixo, como 100 reais, constrói uma excelente reserva para o futuro.

Se acumular 250k e tirar 1% ao mês para complementar a aposentadoria consegue viver modestamente 8 anos com este dinheiro. O mundo mudou, provavelmente vamos ter que trabalhar até morrer, mas uma grana assim segura muito bem até você se arrumar.

Confiar a aposentadoria a um único investimento é perigoso! Diversifique sempre. Para mim, o ideal para a aposentadoria a combinação de renda fixa + compra mensal de dólares.



12 comentários:

  1. Aportar é sempre importante, principalmente para quem tem "olhar futuro".

    Só não pode chegar gordinho viu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esqueci de falar que no mix da aposentadoria é ideal ter também imóveis hehe.

      Excluir
  2. Adiar a compra do carro gera uma grande economia, mas a maioria das pessoas da classe operária nem em sonho pensam em ficar muito tempo sem.
    Eu mesmo tenho amigos e colegas que enchem o saco pra que eu compre um.
    Ai por exemplo se vc fala que quer juntar uns 400, 500 k pra depois comprar um, te chamam de louco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com mil reais da prestação de um carro (não sei quanto é) dá pra melhorar bastante a qualidade de vida ou investir e ficar rico logo, caso o carro não for verdadeiramente necessário.
      Com 20 anos você tem 20k, mora com os pais... É hora de se qualificar e poupar, leia e releia Pai Rico Pai Pobre e não caia na corrida dos ratos.

      Excluir
    2. Sim, morar com os pais é outra grande economia.
      Poder usar o carro deles é melhor ainda. Quanto mais renda eu tiver mais posso poupar, devido minhas condições atuais.
      Eu escolhi ser livre, jamais entrarei na corrida dos ratos.
      Abraço.

      Excluir
    3. O que vc acha da estratégia de usar a renda passiva pra pagar as contas sendo assim se tendo mais força no aporte?
      Se o capital aplicado rende 100 reais em um mês, usar isso pra pagar o que der, pra poder aportar 100 reais a mais.
      Nunca pensei nisso, não sei se é vantajoso, mas é interessante de discutir.

      Excluir
    4. Tanto faz se você usar pra pagar as despesas os rendimentos ou o salário, não?

      Excluir
  3. To gostando do Tesouro Direto, nunca comprei mas ja planejo TD no meu plano de IF, comprar 2 vencimentos para ter renda trimestral.

    Sera parte da IF esta renda, se Deus quiser.

    Abraco

    ResponderExcluir
  4. Também penso muito no futuro, sou uma pessoa simples, meus pais ficam até bravos que não aproveito o hoje, e respondo pra eles que não preciso do que o jovem matrixiano precisa pra viver. Ficar em casa ou aproveitar um tereré com amigos já me bastam. E assim vamos vivendo e aportando. Abraço, logo farei o post explicando as novas leis negras do governo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehe. "O jovem matrixiano". Isso dá um bom título de livro sobre o tradicional completo idiota latino americano.

      Excluir
    2. Rapaz, concordo contigo: "aproveitar um tereré com amigos já me basta".

      Excluir