quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Quais são seus pontos de referência?

Neste artigo vou escrever o que você precisa para obter sucesso em qualquer coisa na vida. Simples assim mesmo, sem rodeios nem enrolação. Recomendo que o leia inteiro. É parte de minha filosofia, portanto se ao final achar que o que escrevi é bobagem, nem precisa mais vir ao blog. Se você acha que quem venceu na vida teve sorte, pode ir embora.

Todos nós temos diversos pontos de referência de sucesso desde que nascemos, e as vezes nem temos consciência de quem eles são. Começa com nossos pais, depois professores e colegas na escola, amigos, personalidades e ídolos. Isto é natural e ocorre querendo ou não. O que devemos fazer é nos questionar as razões pelas quais admiramos as pessoas, e se elas estão de acordo com nossos objetivos para nossa própria vida.

O exercício deve ser frequente. Pergunte-se quais são seus pontos de referência no trabalho, no dinheiro, na felicidade, nos esportes, enfim, em todos os campos da vida. Como eu sempre digo, é muito importante tomar nota, fazer registros. A diferença entre o ser humano moderno e o homem das cavernas não foi o fogo, a roda ou a agricultura, mas a tomada de registro para contabilidade.

Antes de mais nada, não se trata de copiar pessoas, mas de se cercar de bons exemplos, de sucesso. Esta é a característica que observei em todas as pessoas de sucesso que já vi. Algumas nem sequer tinham qualquer talento, mas todas estavam cercadas com as pessoas certas. Exemplos são tão necessários, que antigamente as pessoas atravessavam o mundo pra aprender algo com alguém que valesse a pena. Pessoas de sucesso são cheias de ídolos, pode ter certeza disso.

Já notou que todos eles tem fotos de seus ídolos espalhados nas academias, frases inspiradoras anotadas na parede e seus objetivos em um papel colado no espelho, enquanto as pessoas pobres e que nunca fizeram nada tem vergonha desse tipo de coisa? Isso acontece porque elas dão bola pra aquele colega de trabalho ou familiar que solta uma piadinha por causa do seu fundo de tela ou objetivo declarado, que sejam diferentes do que é comum naquele ambiente. As pessoas de sucesso simplesmente não se importam com isso.

As pobres sentem vergonha de se excederem. Deixam pra um próximo estágio. Elas tem em seu inconsciente algo que lhes diz: "vou agir como administrador quando receber o diploma da faculdade" ou "vou agir como chefe quando tiver um cargo de chefe na carteira de trabalho".

Meus ídolos de infância eram personagens de filmes.


Comece anotando diversos campos, e atribuindo exemplos que admira em cada um deles. Pode ser alguém que você conheça, ou alguém que admire de outra parte do mundo (talvez até mesmo um personagem), se não tiver esta pessoa em seus círculos. por exemplo:

Relacionamentos com outras pessoas - João da Silva
Eficiência no trabalho - Pedro
Motivação - Will Smith
Esporte/Luta - Mike Tyson
Família - Vó Cecília
Maneira de se vestir - James Bond
Maneira de se comunicar - Silvio Santos
Matemática - Professor tal
Perícia em direção - Pessoa tal
Conhecimento em mecânica - Pessoa tal
Conhecimento em programação - Maria
Vendas - Carlos
Política - Ronald Reagan


E por aí vai, Mas este é o primeiro passo e recomendo que sejam ponderados pelo menos uns 10 campos que lhe interessem. Pergunte-se da experiência destas pessoas nas áreas em que relacionou. Como eles chegaram a ser seu ponto de referência lá? Foi por sorte? Disciplina? Inteligência? Por trabalhar 15 horas por dia nos seus objetivos? Pelos lindos olhos azuis?

Assim vai ficar mais claro se a pessoa que você admira condiz com o que você declara ser de sucesso naquele campo.

O mundo é igual a um ambiente selvagem. Uma matilha de lobos fortes é confiantes, enquanto resta ao coelho correr de medo e se esconder em buracos. Se você está bem vestido, com amigos vencedores parece que tudo dá certo não? Se você está sozinho, cagado, sem dinheiro e fedorento tudo dá errado e até sua sombra repele as pessoas.


O segundo passo é o que vai exigir mais trabalho pois envolve auto questionamento, por isso é importante escrever. Se você só pensar, seu cérebro vai fazer força pra esquecer ou ignorar fatos que lhe façam se sentir mal.

Hoje o assunto não é aquilo de dar o máximo de si, trabalhar que nem um louco por seus objetivos e fazer mais do que os outros fazem. Isso é apenas o básico para qualquer coisa que você realmente deseja. O assunto hoje é com quem você se cerca, com quem se relaciona.


Busque um circulo de amigos poderoso.


Pergunte-se como são suas próprias experiências nestas áreas, são boas ou ruins? Se são ruins, é provável que você não esteja suficientemente cercado de pessoas de sucesso. Não importa o quanto você se esforça, vai falhar se estiver rodeado de perdedores, pessoas negativas e burras. Simples assim.

Agora sim, no terceiro passo, não adianta só ter ídolos, mas por a mão na massa.

Eu realmente acredito que se você seguir seus exemplos por tempo suficiente, vai se moldar a eles, por isso é tão necessário escolher exemplos com cuidado. Querendo ou não, seu ambiente é importante. Duas pessoas competem: uma tem parceiros e amigos grandiosos, que sabem produzir resultados e o outro não. quem vai se dar melhor? Por mais que eu saiba que o cara que tem amigos fortes é apenas mediano, aposto nele.

Se você acha que não vai conseguir se relacionar bem, está enganado. Dificilmente você vai encontrar um campo onde não consiga se infiltrar. Por isso que eu não gosto do governo. Ele serve pra regular e ajudar os seus, atrapalhando a livre associação entre as pessoas, mas este não é o tema agora. E como qualquer coisa na vida, você pode aprender técnicas e se desenvolver com a experiência. Não é porque você não consegue falar em público hoje que vai ser assim daqui a 1 ou 2 anos. Um dia você nem sabia escrever, e hoje provavelmente é capaz de escrever um livro inteiro.

Na maioria das vezes, pra se conseguir algo nem é necessário dinheiro, mas sim se meter onde exista gente que faz o que você almeja. Se você não sabe fazer alguma coisa, se matricule em uma escola, não porque lá ensinam a fazer, mas porque tem gente que sabe fazer. Se quer compor músicas, frequente lugares onde compositores frequentam, se quer aprender sobre carros, frequente oficinas mecânicas, faça cursos... Conheça quem sabe fazer bem e ande com eles.

Simplesmente exclua agora, neste segundo, as pessoas que atrapalham em seu sonho e substitua-as por alguém melhor. Atenção, não estou lhe dizendo para ignorar ou tratar mal quem não lhe é útil. Mas de considerar apenas conselhos de pessoas que realmente tenham sucesso. Existem pessoas fodidas que foram abandonadas, e mesmo assim tiveram sucesso em dar um lar, estudo de qualidade e principalmente valores a seus filhos. Aprenda com isso. Sucesso se apresenta em incontáveis formas.


Seja diferente da massa anencéfala.

Porém se seus amigos são fodidos, seus familiares ignorantes, professores burros, trabalha em um lugar onde nunca vai prosperar, mesmo assim a culpa de ser um fracassado não é de ninguém mais além de você. Afaste-se de amigos que pensam pequeno, ignore conselhos de quem não tem sucesso (são os que custam mais caro), planeje mudar de emprego quando for possível, etc.

O mundo é como um quadro pronto para ser escrito, você só precisa começar a desenhar, colocar no papel sua ideia e estudar uma maneira de tirar ela de lá para ficar rico. Todas as pessoas de sucesso que conheço falharam diversas vezes antes de suceder. Todos os perdedores não falharam nunca, ou uma ou duas vezes no máximo. E o que é falhar? As pessoas acham que é perder dinheiro, quando dinheiro é a menor parte da equação. Se você recebe um "não", é só estudar uma maneira de chegar ao "sim", ou simplesmente seguir em frente, o tombo nunca é grande demais para prosseguir.

Por isso eu acho que aprender a vender é uma das coisas mais importantes na vida. Receber "não" é como um passo a mais até seu objetivo. Você pode até saber quantos metros tem que caminhar, mas nunca quantos passos vai ter que dar, por isso é importante ver o "não" como mais um simples passo.

Pare de reclamar, de se vitimizar, e deixar bobagens que você mesmo inventa atrapalharem você de realizar seu sonho e deixar essa vida medíocre. Se você é pobre, se seu problema é disciplina, amigos negativos, corpo fraco, familiares que lhe maltrataram, isso importa em que de agora em diante? O que você vai fazer pra virar o jogo e construir a vida que sempre quis? Vai ficar chorando no quarto ou reclamando na internet?

Se olhe no espelho. Você tem orgulho de si mesmo? O que fez você escolher ser o que você é ao levantar hoje? Já se perguntou porque quem se forma em uma universidade famosa quase sempre tem sucesso mesmo tendo o mesmo conteúdo na uniesquina em que você estudou? Por causa da qualidade dos relacionamentos.




O mundo vai girar e você vai ficar parado? O que vai fazer pra abrir sua empresa, passar naquele concurso foda ou arrumar um emprego melhor? Aprender inglês? Ter uma casa linda ou um carrão? Viver de renda? É tão difícil? Se for, é porque vale a pena tentar. Coisas fáceis qualquer um consegue. Se você não sabe em quem se espelhar, onde quer chegar, é fraco mentalmente ou fisicamente, espera o que? depender da sorte?

Leia tudo o que puder na internet, faça muitos cursos, se matricule na academia ou em uma luta, vá em lugares onde circula gente empreendedora.

O mundo não está nem ai pra você ai escondido, faça algo por você mesmo. Do momento em que se abre os olhos até a hora de dormir são milhares de coisas pra lhe atrapalhar. Vai deixar? Coloque no papel seu objetivo e o que é necessário para completá-lo. Descreva metas e o que for necessário para destruí-las, e fique rodeado de quem já conseguiu.


11 comentários:

  1. Ótimo post, reforça muito bem o que abordei na minha ultima postagem sobre o brasileiro ser acomodado. De fato, não vou me acomodar enquanto não garantir uma grande renda por mês, estou fazendo de tudo pra isso, abrindo 4 negócios diferentes, apostando na diversidade e no nicho virtual, é até bom que essa massa BR continue assim porque podem virar consumidores do que eu fornecer.

    Abraço CF

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você parece ser um baita empreendedor. O caminho é este, ter negócios cada vez maiores e jamais se acomodar.

      Excluir
    2. Estou trabalhando duramente, dia e noite para isso, conforme as coisas forem andando eu relato minha experiencia com os novos negócios em meu blog!

      Excluir
  2. Na empresa onde trabalho eu escutei a seguinte frase: "Só to aqui ainda porque preciso dessa merda desse salário, uma dia há de aparecer coisa melhor" Ciclana com 8 anos de empresa ganhando 1,3, 1,4k.
    Não podemos esperar o tempo passar e ficar reclamando do que não temos.
    Eu até hoje não vi alguém enriquecer pelos simples fato de deixar o tempo passar para ver o que acontece.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa mulher já é material permanente do escritório... Logo vai ser confundida com um móvel qualquer.

      Excluir
  3. Excelente post!
    Gostei do artigo, principalmente por me identificar com uma questão específica.
    Trabalhei 4 anos no mesmo setor e ano passado mudei para outro setor.
    O perfil dos meus colegas atuais são completamente diferentes.
    No setor que trabalhava antes a maioria tinha cargos de nível médio. Uma galera com 30, 40 anos e trabalhando como assistente. Uma galera estagnada. Só pensavam em farra, próxima festa. As conversas giravam em torno de futebol, carnaval, final de semana. E toda sexta era "de lei" tomar uma na saída.
    O setor que trabalho atualmente é mais técnico. A maioria são engenheiros. É incrível a diferença. A galera conversa sobre projetos, investimentos, estudos. Na primeira semana o chefe me chamou pra conversar. O cara é totalmente pra frente. Ocupa cargo de gerência, ganha uns 15k.
    Disse que temos sempre que buscar evolui, que eu deveria continuar estudando e buscando crescer.
    O pessoal conversa sobre as viagens ao exterior, todos ou falam inglês ou estão aprendendo.
    Trocar de setor me estimulou a voltar a estudar. Onde trabalhava antes a maioria ganhava salários na mesma que eu. Hoje no setor sou o que ganho menos, tenho o carro mais simples e moro de aluguel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por seu relato. Você deve sempre estar cercado dos melhores. Se a pessoa só se cerca de lixos, praticamente é a culpada por seu fracasso.

      Excluir
  4. Bem parecido com meu último post.

    Resumindo a importância do bom network.

    Atraia pessoas que te tragam algum beneficio e se afaste de quem apenas quer te atrasar.

    ResponderExcluir
  5. Ótimo texto,

    Ter um bom network com pessoas ativas e "pra cima" em termos de negócios é muito importante.

    Ficar rodeado de pessoas acomodadas é um atraso de vida.

    A outra coisa é aprender a VENDER.

    Brasileiro é medroso ou tem vergonha dessa palavra.

    Todo mundo precisa saber vender, nem que seja "se" vender.

    Abçs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vender é uma das coisas mais importantes a se aprender na vida! Todo profissional, de qualquer área precisa aprender um pouco sobre marketing e vendas.

      Andar com as pessoas certas é a regra número 1 para se obter sucesso!

      Abraço!

      Excluir