quarta-feira, 27 de julho de 2016

Como funciona o método de poupança extrema e porque ele deve ser experimentado

A algum tempo topei com um Blog americano  chamado Early Retirement Extreme que trás textos e ferramentas sobre chegar à aposentadoria precoce em 5 anos. Pelo jeito existem muitos adeptos dela nos USA e ela se diferencia da if pregada na Blogsfera por se tratar apenas do suficiente para sair da corrida dos ratos e continuar vivendo sem trabalhar ou trabalhar só naquilo que gosta, por Hobbie.

Eu já fui adepto da poupança máxima por um tempo e cheguei a poupar 90% do salário por mais de um ano. Logicamente além de muita força de vontade, tive a oportunidade. 

O que me chamou atenção na filosofia foi a fórmula matemática que é muito simples e faz sentido. Se seus gastos em um ano são 10000 dólares e você consegue fazer 40000, isso significa que você pode manter-se 3 anos no mesmo nível de vida, sem trabalhar. Poder visualizar isso trás uma boa paz de espírito, pois você sabe que de fome já não morre mais nem vai ser despejado. 

Apesar de ir na contra mão do senso comum de que é melhor continuar se qualificando e trabalhando para ter maiores rendimentos a filosofia do blog faz bastante sentido quando não é levada ao extremo. É preferível adquirir ativos geradores de renda ao invés de guardar dinheiro e comer sua renda ao longo dos anos. Mas também não é necessário "começar a viver" depois que os rendimentos dos seus ativos gerarem uma vida super abastada. 

Aposentar-se em 5 anos é simplesmente impossível pra quem não nasceu rico ou ganhou na loteria em qualquer lugar do mundo, mas certamente fazer um esforço por 1, 2 ou 5 anos é possível para fazer um bom colchão.

O que está cada vez mais claro para mim é que, para a sofrida classe média brasileira, fazendo as escolhas certas, é possível juntar uma quantia razoável em 10 ou 15 anos e viver com tranquilidade ou fazer as escolhas erradas e pagar por isso pelo resto da vida. É melhor fazer isso enquanto jovem e sem tantas obrigações.

Escolhas certas estão nas nuances de escolher uma profissão rentável, morar com os pais se possível, manter as despesas baixas, poupar e investir.



15 comentários:

  1. Valeu vou garimpar o site.
    Jota

    ResponderExcluir
  2. Bacana o site! Vou dar uma lida !

    Obrigado pela dica

    Bons Ventos e Mares Tranquilos

    ResponderExcluir
  3. Vc acha possível se aposentar com um patrimônio de 3,3 milhões de reais, casa própria em uma família de 4 pessoas? Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem gente que se aposenta com salário mínimo, então é ÓBVIO que é possível "se aposentar com um patrimônio de 3,3 milhões de reais, casa própria em uma família de 4 pessoas".

      Não é possível, só pode ser troll. Nego larga uma pergunta totalmente genérica. Merece uma resposta totalmente genérica.

      Excluir
    2. Não só é possível como também bom demais ter uma quantia dessas.
      Abraço

      Excluir
  4. Comecei com esse pensamento.
    Primeiro foi juntando para os tempos difíceis que poderia acontecer após eu entrar em uma pós no pensamento de quê: Se eu ficar desempregado tenho tantos meses de margem de segurança que posso continuar pagando sem estar empregado. O que já é o suficiente para eu fazer um networking lá dentro e conseguir coisa melhor.

    Quando ela foi cancelada por falta de quórum (pobre só se fode) meu pensamento já virou exatamente esse.

    Por quanto tempo eu posso consumir essa poupança sem precisar aguentar chefes FDPs?

    Como eu me vi ainda morando com os pais, poucas contas e sem namorada, percebi que seria quase infinito, pois as correções da poupança já pagavam minhas contas e 2 biquinhos de informática no mês de alguma forma deixavam meu patrimônio maior que o do mês anterior.

    Aí veio a 3ª fase. Renda passiva.
    Preciso sair da casa dos meus pais. Ter minha vida. Para isso preciso juntar quanto para ter quanto de renda passiva suficiente para pagar pelo menos um aluguel barato e minhas contas?

    É nessa que estou agora. Sempre odiei trabalhar. Sempre odiei receber ordens de gente estúpida. Sempre odiei as intrigas dos trabalhos de gente nojenta que acha que seu salário vai aumentar fazendo fofocas.

    Obter a IF não é só obter a liberdade financeira. Obter a IF é se libertar de todas a pessoas que odiamos conviver e começar realmente VIVER fazendo o que a gente mais gosta.


    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  5. Olá CF,

    Esta é uma realidade totalmente fora dos padrões Brasil. Em 5 anos, no máximo você estaria ganhando por volta de uns 4K, considerando você jovem e começando do zero em uma empresa.

    Acho que o tempo da aposentadoria é bem por aí mesmo, entre 10 a 15 anos. Estou completando 10 anos na empresa onde estou, e com as demais rendas, eu teria condições de já me 'aposentar' seguindo o post deste blog indicado, mas não faria muito sentido.

    Aqui no Brasil há um tipo de 'Aposentadoria por Períodos', com certeza você deve conhecer alguém que arruma um trabalho, fica o tempo mínimo e faz acordo com a empresa pra ser demitido. Com o acerto e os 3 meses de seguro desemprego, fica 6 meses desempregado, até arrumar o próximo emprego e ficar 6 meses ...

    Abraço

    ResponderExcluir
  6. Poupança extrema é disso que precisarei ano que vem!
    Até lá preciso me disciplinar... Aposentadoria em 5 anos, ganhando o que o Brasileiro, considerando toda carga tributária, é utopia para nós brasileiros ou para a maior parte da população.
    Abraço Cf!

    ResponderExcluir
  7. Olha CF, eu tinha grana para viver 5 anos sem trabalhar de acordo com os meus gastos, hoje depois de todas as merdas da economia nacional e do aumento absurdo da inflação meu dinheiro dá para me sustentar por uns 3 anos. Minhas despesas mensais giram em torno de 1500 temers, seriam 3 anos só no básico.
    Mas como boa parte desse dinheiro está investido, não é um bom negócio eu mexer nele por um bom tempo.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Eu por sorte tenho boa relação familiar, então meus gastos mensais beram apenas 200~500 por mês, com isso consigo aportar não só 100% do salário como ainda gerar mais renda com meus negócios a parte, Atualmente invisto em LCI e CDB, pretendo montar um portfolio na RF de no minimo 100k, e assim começar a diversificar na RV, to com 21 anos e chegando nos 30 se eu me manter disciplinado como agora estarei com um ótimo "bolo fecal" como diz o pobreta.

    ResponderExcluir
  9. Eu ainda sou adepto da semi-aposentadoria.
    O que quero é não precisar trabalhar e não parar trabalhar. Quero não temer desemprego, apesar de ser servidor público. Quero dobrar minha renda com ativos e chegar aos 40 com uma renda liquida mensal acima do 30k mensais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 30k líquido por mês é bem difícil eim? Você deve ter um aporte bem alto.

      Excluir
    2. Nem tanto. Mas até lá serão 15 anos de poupança e investimentos. Tenho 31 anos e desde os 25 que invisto, sou servidor público a 9 anos, mas só consegui um bom salário a 6. Hoje reservo 30% do meu salário líquido mais adicional de férias e metade do 13° para poupança. Meus colegas que estão no final de carreira ganham 16 k líquido e em mais 7 anos chego no topo da carreira e devo está ganhando isso. Logo quando comecei a investir passar, já que o salário alto era novidade pra mim na época, me controlava para passar 3 meses com o salário de 1 mês. Assim gastava um salário e poupava 2 a cada 3 meses. Fiz isso por2 anos e juntei uma grana legal. Mas aí começou a apertar e decidi mudar para o aporte mensal. A verdade é que poupar é bom no fim do caminho, quando vc ver quanto acumulou, mas a caminhada é árdua.
      Eu ganho bem, mas tenho um padrão de vida bem abaixo dos meus colegas. Por isso pretendo diminuir meus aportes ano a ano até zerar aportes e ficar só reinvestindo. Quero viver bem também. Hoje mesmo é domingo, queria sair pra almoçar num lugar legal, ir ao cinema, comer uma comida japonesa, mas se eu for, estouro meu limite de gastos. É foda!

      Excluir
  10. Oi, CF. Dê uma olhada no meu último post, por favor. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou ler.

      Desculpem eu não estar respondendo pessoal, estou pensando em apagar o blog por razões de segurança e privacidade. É assustadora a quantia de informacão que jogamos na Internet e nem sabemos quem vai ter acesso.

      Excluir