domingo, 17 de julho de 2016

A maioria é iludida e nunca vai prosperar - parte 1/2

Na última semana tirei um tempo para pesquisar sobre quais são as novas modas em fraudes e promessas de enriquecimento rápido. Descobri dezenas de jeitos absurdos de como as pessoas são enganadas, ou melhor, se auto-enganam nestes dias de informação vasta e gratuita na Internet.

CF investigando investigando fraudes.


A maior parte do meu conhecimento financeiro se baseou em como não perder dinheiro, mais do que em ganhar, e por isso não fiquei pelo caminho e até aqui estou indo relativamente bem. Como sabem os mais espertos, o que importa é o quanto você consegue poupar.

Notem que a despeito do pretensioso nome deste Blog, eu estou sempre a fazer perguntas e aprender com os colegas um pouco de suas táticas, pois cada um sabe um pouco de um ramo específico. Temos conhecedores de construção civil, negócios, empréstimos, alugueis, FIIs, ações, renda fixa e até investimentos off-shore. 

Para pessoas sem um intelecto ou sorte fora do comum como eu, a velha forma de buscar algo em torno de 1% bruto de retorno, na melhor das hipóteses, é o melhor caminho a seguir quando se trata de produtos financeiros. Não tem nada muito melhor que isso e não adianta se enganar.

Digo isso todos os dias para o espelho. 


Como já disse e volto a repetir, se quer retornos maiores eles estão em negócios (empresas) e imóveis, e quanto maior o retorno, maior o risco.

O que mais me chamou a atenção é que apesar da criatividade e malabarismos dos picaretas financeiros, tudo não passa dos mesmos truques renovados, e eu jamais cairia em nenhum deles (infelizmente quem cai em golpes também pensa assim).



Se quiserem ficar por dentro das fraudes mais comuns em Portugal, recomendo o site fraude.pt com informações importantes também para nós brasileiros.

Venda de apartamentos abaixo do valor de mercado, empréstimos a juros baixos com um desconhecido rei africano, pirâmides de todo tipo são alguns dos esquemas praticados.

Enquanto eu buscava apartamentos para alugar na OLX, várias "oportunidades inacreditáveis" surgiram de alugar imóveis fantásticos de estrangeiros. Bastava "depositar o caução para a viúva rica filantropa que morava na Roménia". 


A conta não fecha

O mercado não dá dinheiro fácil pra ninguém. Você não vai ganhar a vida operando do seu quarto com cheiro de cheetos e principalmente, ninguém, ninguém no planeta Terra fica rico como empregado sem ter anos de experiência, qualificações exclusivas e excelentes contatos, portanto esqueça qualquer empresa que diz sem parar que "seus ganhos dependem de você". Vendedores de verdade sabem disso. 

Mesmo em Day trade de ações (ativo de valor) a média de sucesso é de cerca de 3%. O resto toma ferro e mesmo assim as pessoas acham que são as escolhidas.

Sua chance de ganhar dinheiro como auxiliar de pedreiro é maior que isso. Imagine se você tem alguma chance com Forex.

A coisa mais importante para se ter sucesso em qualquer coisa é passar seu tempo com quem tem sucesso. Por isso quem vende investimentos de 3%, 5%, 10% e até 100% ao mês (!!!) tentam se parecer com o rei do camarote, esbanjando dinheiro e dirigindo carros importados pra enganar otários.

Deveria ser fácil identificar esquemas corruptos assim, já que quem faz grana de verdade não fica mostrando.

Analisando o perfil de Facebook de quem cai nesses esquemas de pirâmide, notei que muitos têm menos de 30 anos, tem um salário de menos de 1500 reais e só tem a o segundo grau como bagagem de vida. Nada de experiências relevantes, empregos bons, nem grande vivência fora da casa dos pais.

Qual a chance de alguém assim encontrar a fórmula secreta da riqueza? Consultando as "5 leis do ouro" do livro O Homem Mais Rico da Babilônia, a chance parece nula. 

Tem algo muito errado nisso tudo e as pessoas não estão se dando conta.

Se vocês conhecem pessoas que cairam em investimentos fraudulentos nos conte nos comentários. 

30 comentários:

  1. O sonho do dinheiro fácil ou da oportunidade única seduz com enorme facilidade!

    Como diz uma frase que não lembro onde li: Todo dia o Pilantra e o Trouxa saem de casa. No dia em que se encontram sai negócio.

    ResponderExcluir
  2. Uma colega que era terceirizada onde trabalho se ferrou com a telexfree.
    Ela tinha aplicado inicialmente pouco mais de 2k e receberia quase 6k em 1 ano em 12 parcelas.
    Só que ela ao invés de retirar o que investiu e reinvestir o lucro, estava reinvestindo os juros recebidos ainda coloca do mais dinheiro. Quando a justiça bloqueou a telexfree ela já tinha gasto mais de 4k e tinha um saldo de mais de 10k.
    O interessante é que ela ganhava 1800 reais por mês e tava juntando dinheiro com telexfree por queria abrir uma loja de produtos naturais.
    Ela tomou calote da telexfree, a empresa dela perdeu o contrato com a empresa que trabalho e ela hoje trabalha de recepcionista em outra empresa.
    Sorte dela ser bonita e ter uma bunda grande. Eu falava tanto com ela que telexfree era pirâmide, mas ela achava que ficaria rica, que conhecia pessoas que já tinha acumulado mais de 200k.
    E ainda tentava me convencer a investir. Eu que não invisto nem em ações por que prefiro ganhar "pouco" mais ganhar sempre.
    Coloquei pouco entre aspas por que ganhar 5 ou 6% de juros reais por ano em títulos de baixo risco como os títulos públicos ou ganhar 8 a 9% numa carteira diversificada de de fii's é uma rentabilidade que considero excelente e que é fácil de conseguir no Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Telexfree foi o maior caso de piramide da história do Brasil que estourou. Muita gente aprendeu, e muita gente se desesperou pra tapar as falhas da ilusão. Até hoje eu vejo uns vídeos de um cara explicando o porquê da empresa não ser piramide, que só servem pra ganhar tempo dos que foram enganados.

      Excluir
    2. E muitos, ainda hoje, tem vergonha de comentar que perdeu dinheiro.

      Excluir
  3. Já vi de tudo aqui no Hell de Janeiro.

    Quando moleque lembro de um camarada que perdeu 500 reais em um camelodromo aqui da cidade ao dar na mão de um experto que ia vender para ele um PS3 barato.

    Nunca mais voltou. Pelo menos esse cara foi experto suficiente e hoje é um bem sucedido empresário.

    CF, andei lendo sobre visto de investidor aí em Portuga. Também vi que muita gente leva cano. Visto D2.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse visto é a melhor chance que a maioria tem e sempre vai ser possível usar ele.

      Ja levei golpes de camelô. Tinha uns na minha cidade que deixavam um monte de filmes atirados no chão pras pessoas escolherem. escolhi alguns e quando cheguei em casa eram outros ou nem funcionavam... Perdi 15 reais.

      O pior é que a pirataria está institucionalizada. Minha esposa comprou um celular da Sony no submarino. Ele tem a câmera horrível e já caíram uns pedaços.

      Excluir
  4. A nova moda agora aqui no RJ é o Hinode. Ela é a nova Herbalife só que de perfumes. Chega a ser triste colegas de trabalho entrando nessa furada, tentando passar imitações de perfumes famosos (tipo one million) por 100 pratas.

    Comprei um só pra ajudar o cara.

    A qualidade do produto? Hmmm, não passa de um bom desodorante com o preço bem acima da média. Não comprei novamente e não compraria de novo. Existem outras imitações muito mais baratas e de mesma qualidade. Se for para enganar vadias, que eu engane com artifícios de pouco valor.

    No mais é isso mesmo que você falou. Velhos golpes com cara nova. Vide o omega-3 que é o óleo de cobra dos tempos atuais(pesquisei viu?! hahaha).

    Abraço!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em 2013 eu me meti com uma tal de "Up! Essência" de perfumes e vendi uns pra colegas de trabalho. É o mesmo esquema de vender perfumes famosos, ganha comissões das vendas de quem você indicou.

      O pior é que vendi meia dúzia bem fácil. Do nada eles aumentaram o valor dos perfumes e começaram a cobrar uma taxa, aí larguei. O cara que me vendeu a ideia parecia um zumbi.

      Hehe o óleo de cobra é foda. Tem em uns programas de fofocas de tarde pessoas fazendo merchan dessas coisas até hoje.

      Excluir
  5. Eu nunca entrei em furada dessa na vida, primeiro porque sou muito pão duro, segundo porque desconfio até de mim, imagina dos outros.

    ResponderExcluir
  6. CF.
    Tenho vc add na minha lista de blogs q sigo, essa semana em minha atualização falei sobre mudanças no blog e dentre elas exatamente sobre esse DINHEIRO extra que tanto roda na internet, sera uns dos meus focos dessa babozeira de dinheiro fácil, meu pai que diz q mal pagador n se importa com o valor da conta e oferecer mais do que vai receber é certeza de no fim o lucro sera prejuízo certo.
    Forte abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, adicionei você também. Não adiciono mais quem não tem meu Blog no roll nem blogueiros chorões que só reclamam de serem perdedores.

      Excluir
  7. E pensar que até hoje tem gente que cai no golpe do bilhete rs

    É lamentável!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Golpe do bilhete kkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Quando eu tinha 8 anos vi na televisão uma reportagem sobre isso e já achei um absurdo, mas não adianta tentar entender. Sempre vai cair alguém nas mesmas porcarias até o fim dos tempos.

      Excluir
  8. Meu instinto de aranha é tão aguçado que só em falar em utilizar meu dinheiro, ocorre um bloqueio imediato na minha mente. Ela se recusa a compreender o que o sujeito está falando, despacho na hora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, sou parecido. Odeio gastar dinheiro e tenho repulsa a empreendimentos duvidosos.

      Excluir
  9. Olá CF,

    Acho que o pior dos golpes que vejo ultimamente são estes cursos digitais, onde o autor enriquece vendendo o sonho de que você fará “R$ 7.000,00 por semana”, ou terá “Férias sem Fim” e vários outros que vemos diariamente.

    Aí o cara que já esta desempregado ou aquele que chuta o balde e pede demissão financia um curso de R$ 4.000,00 em 12 vezes, e ainda gasta muito dinheiro comprando anúncios no Facebook e após gastar uns 5K a 10K descobre que não conseguiu vender nada e perdeu todo o dinheiro investido.

    Na minha cidade já vi caso de um cara que comprou videogame no Mercado Livre e recebeu um tijolo embrulhado na caixa rsrs.

    Numa época quando iniciei no trabalho teve um golpe que envolvia fazenda de avestruz, parece que você investia X reais e comprova um avestruz bebê, aí o fazendeiro tomava conta e tantos meses depois te devolvia 3X reais ... Aí gente pegou empréstimo, vendeu carro, e ao final ficou com mega prejuízo, pois era mais um caso de pirâmide, onde somente os que entraram primeiro (e saíram) ganharam alguma coisa.

    O golpe da loteria também acontece, sempre passa na TV, a pessoa que ‘ganha’, não sabe ler e nem escrever, e pede uma ajuda em troca de dividir o prêmio ... Aí a pessoa enganada, na ganância de receber o prêmio, deposita o quanto o golpista pedir rsrs.

    Eu fico rindo pois tem que ser muito bobo pra cair nestes golpes, como diz o apresentador “Todo dia sai um bobo de casa” rsrs.

    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Promessas de lucro kkkkkkk o golpe mais antigo da humanidade. Por isso gosto do Bastter, ele sempre bate na tecla de que "você não é especial".

      Pois é esse negócio de produtos digitais é curioso. Eu vi com meus próprios olhos um amigo ficar milionário com isso, e me diz que é fácil, mas não acredito e eu seria mais um exemplo do que você citou de quem perde dinheiro tentando.

      A do avestruz é parecida com a do "boi gordo" que quebrou muita gente. Agora surgiu um novo golpe do mesmo estilo que vou descrever na parte 2.

      Excluir
    2. Os tempos aureos dos cursos digitais ja passou. Aquilo ali era uma panelinha de autores, vc tem q pagar uma grana alta por fora pra entrar bem no hotmart ... Conheco um pouco disto.

      Seu amigo ficou rico pq ele era o autor do curso rsrs

      Excluir
    3. Verdade, inclusive prometia lucros, e me disse que apesar das pessoas comprarem, 1% tentava por em prática. As pessoas compram cursos e nem sequer tentam.

      Excluir
  10. E os spams? Desde que a crise mostrou os dentes, minha lixeira de spam vive lotada de emails duvidosos, o desespero tá grande, até pros criminosos.
    Até conheço uma pessoa rica com Herbalife, mas é da primeira geração aqui do Brasa, logo tá lá em cima, ainda que a Herbalife é um caso anormal já que tem até ações na bolsa americana e aquele biliardario Carl Icahn investe pesado. Mas, eu to fora kkkk
    Nunca cai no conto do lucro fácil, isso não existe, por isso sou agradecido pelo que consigo e procuro outras oportunidades

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acabo de receber um spam aqui no blog de opções binárias, que parece ser a última moda.

      Excluir
  11. Ola CF

    Muito bom o post! Já passei e ouvi diversos tipos de fraudes também. Alguns anos atrás eu fui apresentado a um MMN de suco de acai, chama-se monavie. Cara, a apresentação deles é muito legal! Realmente os caras são profissionais em iludir as pessoas. Por um momento eu pensei em entrar nessa, mas daí eu pensei bem e desisti.

    Muita gente acha q bitcoin é piramide. Eu tenho uma boa parte do meu patrimonio alocado nisso. Pensando de modo imparcial, o bitcoin pode vir a ser uma piramide, se um dia ninguém mais transacionar com ele. Oq é possível (muito improvável?) acontecer no futuro. Tem uma citação muito bacana do Satoshi Nakamoto no documentário "Bitcoin - O fim do dinheiro como conhecemos" que fala: "Tenho certeza que em 20 anos ou haverá um enorme volume de transações em bitcoin ou não haverá nenhum." Vamos torcer para que se concretize a primeira sentença!

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tive que ir pesquisar o que era esse Monavie. Lembro que ouvia falar do nome. Eu até não desaprovo Marketing Multi Nível. Acho que as pessoas podem desenvolver habilidades em treinamentos e com mentores de vendas, e não tem nada de errado no sistema de remuneração multi nível. O problema com os que conheço é que o produto é uma porcaria ou serve pra mascarar uma pirâmide. Veja a Herbalife, que é uma empresa séria... Mas dá pra obter produtos melhores e mais baratos por aí.

      Eu acho a tecnologia do bitcoin fantástica. Transferências quase anónimas e ainda desreguladas em muitos países... Da pra transferir dinheiro mais barato. Mas não aposto no sucesso da moeda no longo prazo e acho que ela vai virar cemitério de malandro, não por ser pirâmide mas por não ter valor como as ações de uma empresa produtiva por exemplo.

      Não estou dizendo que não sirva pra especular e diversificar. Mas a maioria de quem aposta num futuro maravilhoso da moeda está neste momento vivendo de favor com os pais, tem perto de 30 anos e joga vídeo game o dia todo.

      Excluir
  12. Já Tentaram me iludir mas enfim nunca cai. Ninguém que possui a formulá magica da riqueza, vai sair por ai contando o segredo. Aguardando a parte 2.

    ResponderExcluir
  13. Conheço muitas pessoas que caíram no golpe do avestruz master . Perderam 50k, 200k, 500k. A empresa era homenageada pelo governador de Goiás, todo mundo queria estar dentro. O prejuízo chegou a 1 bilhão de reais! A lista de credores da massa falida está disponível na internet. O rendimento no início era de 30% em 45 dias! Realmente a pirâmide é um delírio coletivo de riqueza fácil. Ainda hoje Todos os dias surgem golpes como esse pelo Brasil e pelo mundo. E infelizmente sempre vai ter quem caia.

    ResponderExcluir