quarta-feira, 16 de março de 2016

Casa própria é passivo financeiro

Já casou de ler sobre este tema na internet? Não tem problema, agora é minha vez de falar sobre o assunto.


"Sua casa é um passivo financeiro".

Quando Robert Kiyosaki, autor do Pai Rico Pai Pobre fez esta afirmação anos atrás, a mídia fez uma verdadeira guerra, acusando quem pensava assim de maluco, já que os bancos sempre vão classificar seu imóvel, assim como seu carro, como um ativo.

Segundo ele, seu próprio pai (o pobre) ficou indignado pois considerava sua casa seu maior ativo, assim como a maioria de quem é pobre faz a vida inteira.

Quem afirma que sua casa é um ativo está convenientemente te enganando. A diferença entre um ativo e um passivo é que:

ATIVO
Coloca dinheiro no seu bolso
PASSIVO
Tira dinheiro do seu bolso

Claro que sua casa pode valorizar, aliás, dependendo do quanto você pagou, a tendência é exatamente esta. Porém, enquanto o dinheiro estiver saindo do seu bolso para pagar as prestações, luz, água, telefone, reparos, IPTU, condomínio, etc, ela vai ser sempre um passivo.

Tudo bem, digamos que você construiu ou comprou a casa em que mora por 100k e hoje ela vale 250k. Se tornou um ativo por ter valorizado? Não! Continua tirando dinheiro do seu bolso todo o mês, a não ser que você venda ela.

- Ah, mas eu não pago aluguel... 
CONTINUA SENDO UM PASSIVO FINANCEIRO.

-Ah, mas eu só gasto 100 reais por mês ao invés de 1000.
CONTINUA SENDO UM PASSIVO FINANCEIRO.

É ótimo morar no imóvel próprio e sair do aluguel. É chave para enriquecer manter seus gastos baixos. Mas continua te dando fluxo de caixa negativo. Imóvel só é ativo quando está alugado e entrega lucro maior que todas as despesas no seu bolso, ou quando você o vendeu valorizado, tratando-o como um investimento.

Warren Buffett comprou sua casa em 1958 por 31 mil dólares e hoje ela vale cerca de 2 milhões. Uma valorização impressionante e bastante inspiradora. Tenho certeza que, ter morado sempre na mesma casa fez ele poupar dinheiro que teria girado nas mãos de intermediários e em impostos. Ele conseguiu isso pois seu "negócio" sempre foi global, ou seja, ele não dependia de um emprego em um bairro próximo para viver (falaremos disso em um próximo post).




Uma coisa que ferra os pobres é comprar uma casa financiada em 30 anos, ficando refém de um emprego lixo para pagar as prestações da casa. Empregados não tem um negócio global, por isso são escravos do salário.

A chave em imóveis é comprar barato, ou seja, comprar um imóvel que mantenha e aumente de valor ao longo do tempo. Como fazer isso? Pelo que sei duas coisas são imperativas na questão do valor: Localização e emprego. Imóveis valem mais quando a cidade tem empregos, assim como quando são bem localizados, perto de avenidas de rápido acesso, lojas, universidades, shoppings, etc. O contrário deve ser observado. Se construírem uma favela por perto, se livre da bomba.

Não é difícil aprender a comprar bons imóveis (aqui vale o que falei um bom tempo atrás: quanto mais dinheiro na mão melhores oportunidades surgem). Acho que é como qualquer outro investimento. Um ano de estudo e, depois de estudar bastante e consultar quem sabe do assunto, efetivamente comprar algo é o caminho.

Dica: Tente não pagar juros. Pagar juros na casa própria é o mesmo que pagar um aluguel pela sua dívida. More com os pais e junte dinheiro para sua casa se possível. Quanto mais poupar, menos juros paga.

Minha opinião é a de que, já que a casa é um passivo, ela deve ser paga o mais rápido possível, e para isso não existe caminho mais rápido que a construção.

Nem todo mundo pode, mas construir sua casa é o ideal, pois corta uma dúzia de intermediários. Aqui cabe a velha máxima de que, quanto mais educado financeiramente, menos gasta e mais rico fica. Infelizmente nas grandes cidades, só será possível construir em vilas afastadas e as vezes perigosas.

Também tem outras maneiras de pagar rápido, uma delas é o consórcio a qual preciso aprender mais a respeito.

Uma estratégia antiga que ainda é válida é a de disponibilizar uma parte da casa para aluguel, para cobrir os custos. As vezes um quarto (não acho boa ideia), as vezes uma garagem, as vezes ter uma loja embaixo da casa. Na praia tem gente que mora em um barracão e aluga a casa no veraneio. Penso nisso para quando construir a minha. Isso vai tornar sua casa própria um verdadeiro ativo financeiro.

---------------------------------

Kitnet

Tenho visitado meu kitnet para acompanhar a reforma. O pedreiro parece bom, e é um senhor educado. A síndica do prédio é uma pessoa asquerosa, com uma verdadeira carga negativa e sempre reclamando de tudo. Antes de eu comprar, quando fui sondar o imóvel, ela quis proteger os antigos moradores (invasores) e não me dava informações... Hoje paguei 100 reais do condomínio do mês, e ela não perdeu a chance de acusar meu apartamento de ter uma infiltração em um cano que sai para o corredor. Realmente tem algo meio úmido por ali, parece bem pouca coisa, mas tem que quebrar a parede. Já falei com meu pedreiro para conversarmos sobre este serviço assim que a reforma terminar. Imóvel é assim, tem que aguentar os problemas que surgem.

Estou dando 100 reais por dia para ele, e ao término de tudo entrego o valor total do serviço. Ele mesmo insistiu que eu só pagasse no final, por isso me parece de confiança. Ele certamente é pobre e estava precisando do serviço, por isso estou entregando os R$ 100,00 diariamente. Hoje lhe levei um garrafão de água e dois pacotes de bolacha para que não passe tanta necessidade enquanto trabalha. Ainda tenho que comprar uma pia e torneira para o banheiro, e ele vai colocar por 70 reais. Está indo tudo como planejado, mesmo assim fico chateado pois obra é bom mas é uma merda.

Estou um pouco estressado vendendo meus móveis a preço de banana para logo ir embora do país, mas não tem jeito, é o grande projeto da minha vida. Já dei os 30 dias para entregar meu apartamento e arrumei um lugar para ficar mais um tempo até partir. Preciso pintar o imóvel em que moro, terminar a reforma do meu e colocar à venda, com uma procuração para que algum parente faça a venda.

---------------------------------

Brasil


Depois dos protestos (manifestação é eufemismo) O lixo do PT, inimigo do Brasil, blinda o Lula nomeando-o para um ministério. O que mais me preocupa é a tal "guinada à esquerda" que já estão anunciando. Não é por ideologia, e sim por desespero. Governos desesperados tomam medidas desesperadas, e a da esquerda é sempre o populismo econômico. Usar as reservas internacionais vai deixar o Brasil totalmente vulnerável e afugentar qualquer capital do país. Baixar os juros na caneta para estimular o consumo vai falhar e destruir a economia, causando a hiperinflação. Não me preocupava tanto com o futuro deste país desde o tal "decreto bolivariano" que felizmente falhou. Se não houver o impeachment em um mês, se esses caras conseguirem o que pretende, o país vai sim, ser destruído.

O dólar já disparou e vai continuar subindo. Continuo apostando no Dólar a 5 reais até o final do ano, e se o PT não for detido, a Venezuela nos espera. Hoje um dólar é mais de mil bolivares. Se isto ocorrer com o real, será uma grande lástima.


13 comentários:

  1. Ola CF.

    A obra do seu apartamento indicada pela sindica (vazamento), penso que seja responsabilidade do condominio, verifique bem isto para nao pagar pelo condominio.

    Sobre seu pedreiro, muito cuidado. Voce fez um contrato de inicio e fim, determinando as atividades? Por que voce esta pagando 100 reais por dia CF, voce tem que pagar ou ao final da empreitada ou semanalmente / quinzenalmente conforme andamento da obra.

    Alem disto, acredito que voce nao esta pegando comprovante de pagamento assinado, se o cara entrar na justica do trabalho depois, e um grande problema, e eu digo por experiencia propria, mesmo com todo este controle ate hoje um processo trabalhista que comentei no meu blog nao foi encerrado, apesar de nao estar no meu nome estou ajudando neu tio, principalmente por que eu que pagarei a multa e encargos trabalhistas, se o juiz assim decidir.

    Abraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, é coisa do meu apartamento mesmo. O cano de água da pia da cozinha é na mesma parede do corredor do prédio, a responsabilidade é a do proprietário pelo que sei.
      Ele não vai entrar na justiça não...

      Excluir
    2. CF, mas não custa nada se proteger.
      Nem preciso vir aqui e começar a listar casos de "ele não vai entrar na justiça" que acontecem todos os dias.
      Abs!

      Excluir
    3. Confia não cara, o cara que me acionou também era totalmente "do bem", "gente boa". Vou jogar dinheiro fora pagando este infeliz.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  2. Amigo boa sorte para você. Esqueça esse lixo de país.

    Esse povo tem o que merece.

    De agora em diante, só vou reforçar mais ainda meus freelas em dólares. Por mais que sejam centavos hoje. Amanhã poderá valer rios de dinheiro.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu compro dolar desde que estava 2,57, e mensalmente, desde 3,30. Não existe limite para a destruição do dinheiro com a esquerda no poder.

      Excluir
  3. Se formos seguir esta lógica, quase tudo que nós pobre normais possuímos materialmente é um passivo. Inclusive viver é um passivo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A lógica é simples e está correta. Seus kitnets alugados são ativos, a casa em que você mora não.
      Se é mais barato ter sua casa própria ou alugar, é outra história.

      Excluir
    2. Ativo num conceito mais amplo não é só o que dá lucro, maus também o que reduz despesas.

      Se eu fosse alugar um outro imóvel com as mesmas características minhas e com a vantagem de adequa-lo exatamente ao meu uso, gastaria muito mensalmente.

      Outro exemplo é minha moto, o que economizo em relação ao carro e ao próprio transporte público, chega a ser absurdo além da qualidade de vida no ganho de tempo.

      Excluir
  4. Casa própria é escolha, uma pessoa que tenha já uns 450,500 k pode até optar por adquirir um imóvel mais simples pra ela morar a vista ou então usar a renda passiva pra bancar um aluguel, ou ainda viver com os pais pre sempre. Eu acharia ruim por exemplo juntar 100 k e comprar um imóvel pra mim morar, parece que a alternativa melhor que eu tenho é viver com os pais e se for pra investir em imóveis que seja pra alugar, construir e não pra mim morar.
    A não ser que eu ganhe um apartamento ou casa pra morar sozinho rs...Se não é complicado mesmo, a liberdade só vem com renda passiva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu penso em adquirir muitos imóveis ao longo da vida para alugar, mas nenhum para que eu more. Acho que vou alugar sempre e pagar o aluguel com minha renda, para ter mais mobilidade de viver onde quiser.

      Excluir