terça-feira, 3 de novembro de 2015

Copie os melhores na cara de pau

Aposto que este post vai gerar polêmica e confusão, mas vamos lá.

Existem na vida fórmulas consagradas para se obter sucesso em qualquer coisa e claro que na questão financeira é igual. Por mais que não exista uma maneira certa de ficar rico, existem maneiras que colocam as chances do seu lado neste sentido.

Se você é empregado e ganha 1500 reais dificilmente vai ficar rico se continuar ganhando isso pro resto da vida. Neste caso trabalhar é pra pagar as contas, e você vai ter que se qualificar (valer mais pro mercado) arrumar um emprego melhor, e claro, poupar, investir e fazer negócios, que é o que deixa rico.

A maioria das pessoas não fica rica porque não copia quem já o ficou. É isto amigos. Temos pouco tempo de vida para reinventar a roda. 95% das pessoas é medíocre, e 5% se excedem. Ande com esses 5% e exclua o resto da sua vida. Somos a média das pessoas com quem mais passamos tempo.

Você é a média das pessoas com quem mais passa seu tempo.

Quando você quer comer um prato especial, compra os ingredientes certos e segue uma receita. Sua barriga não quer saber se você seguiu uma receita ou a inventou, quer saber do resultado. Vista-se como uma pessoa de sucesso, fale como elas, aja e pense como elas.

Se na escola você tivesse copiado as melhores práticas dos melhores alunos, seria um dos melhores alunos.

Se você quer cortar caminho pegue um papel e uma caneta e descreva a pessoa de maior sucesso no seu ramo de trabalho e anote como ela chegou lá. A mesma coisa com seja quem for que você admire, e copie o que a pessoa fez. Nos business chamam isso de "benchmarking" - comparar-se com os concorrentes e copiar o que o outro faz melhor.

Quer um exercício? Selecione o website de 5 concorrentes de um mesmo mercado e faça uma tabela com todos os atributos. Descreva o que for bom e o que for ruim na navegação dos sites. Em qual a leitura é mais agradável, qual é mais bonito, qual é mais fácil de achar o que se procura, tem melhores informações, cores, contatos. etc. Fácil né?

Agora faça a mesma coisa entre seus colegas de setor no trabalho: Qual se veste melhor, se comunica melhor, é mais confiável, mais qualificado, comprometido e demais características que achar necessário, e copie, sempre tentando melhorar 0,1% por dia.

Sempre que vejo alguém ganhar dinheiro com algo me pergunto se posso fazer igual e o quanto isso vai me custar de esforço e tempo de aprendizado, mas a verdade é que quem está disposto a trabalhar 15 horas por dia pelos seus sonhos aprende rápido e faz qualquer coisa.

O que se faz numa faculdade senão aprender as melhores práticas de uma profissão? Tenha esta prática em seu dia a dia e vai notar o resultado.


23 comentários:

  1. CF, veja (se ainda não viu) um filme de 1999 chamado Piratas do Vale do Silício. O filme casa muito bem com seu post, pois dá um foco especial nesse lance de copiar/aprimorar as ideias alheias.

    ResponderExcluir
  2. Seu texto e fala exatamente oposto do que o ultimo que o corey indicou mais também acredito que temos poucos gênios que conseguem realmente inovar eu procuro o tradicional mesmo e não reinventar a roda. Boa semana abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é amigo, não se trata de tentar copiar a personalidade de alguém, mas de reconhecer fórmulas e caminhos a cortar. É como colocar as chances a seu favor, por exemplo, quem tem mais chance de ficar rico, um médico ou um jornalista? Agir de um jeito ou de outro em determinada situação? E por ai vai.

      Excluir
  3. Acredito que conhecimento e prática são importantes, por isso sempre vamos ter pessoas melhores que nós ao nosso lado para que possamos aprender e pessoas piores para que possamos ensinar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certamente você deve se desenvolver sozinho, mas existem estudos que demonstram ser uma verdadeira "lei" que o fator número 1 para se alcançar o sucesso entre centenas de milhares de pessoas ricas pesquisadas foi que seguiram certas fórmulas de sucesso ao invés de tentar reinventar a roda.
      Se todos os dias copiarmos as melhores práticas dos que nos cercam, a vitória chega mais cedo.

      Excluir
  4. Grande CF, você disse tudo! E isto até se aplica em um dos meus últimos posts.

    Quando decidi voltar aos projetos digitais, minha antiga fórmula não funcionava mais ... Todos me copiaram e virou algo comum...

    O que eu fiz? Peguei um dos melhores marketeiros e segui as boas práticas, em outras palavras, copiei mesmo, e funcionou muito bem.

    Quero melhorar meu visual. Encontrei um salão que acertou o corte do meu cabelo, me sinto bem ao cortar lá, e agora vou gastar uma grana p/ me vestir melhor. Não que eu ande de qualquer jeito, mas posso me vestir melhor, com roupas novas. Acho que depois de tanto esforço eu mereço, e principalmente, este será um investimento para buscar novas posições e melhoria do salário.

    Concordo plenamente em não inventar a roda, estou contigo nesta ideia!

    Abraço

    VDC - ViverdeConstrucao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muita gente é dogmática a ponto de não compreender que esse conceito não tem nada a ver com deixar de aprender e se desenvolver. É puramente científico isso de que copiar as melhores práticas vai trazer os melhores resultados.
      Abraço.

      Excluir
  5. Totalmente de acordo. Cada vez fica mais difícil inventar a roda, deixa isso para algumas mentes que nascem de século em século.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todo o nosso sistema é baseado em reinventar a roda. O máximo que se consegue é chegar até a roda, com muito mais tempo e esforço.

      Excluir
  6. Ótimo texto, CF. Tento seguir isso, mesmo que inconsciente no dia a dia... No meu ambiente de trabalho e contatos pessoais não tenho muitos colegas com mentalidade de investimentos financeiros. Esse foi um dos motivos da criação desse meu blog. Abrir a mente e "imitar" os melhores para atingir meus objetivos nessa área.
    Cabe a cada um também ter seu senso critico para saber separar os bons dos ruins. Muitas vezes estão "disfarçados" rsrs
    Seguindo...
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente. Você sempre deve se colocar no ambiente mais favorável a desenvolver seus objetivos. Não adianta nada querer aprender sobre medicina, cercado de filósofos.

      Excluir
  7. Respostas
    1. Não, mas obrigado pelo comentário. Encontrei na internet e vou ler.

      Excluir
    2. Perguntei Pq essa frase de destaque no meio do seu POST está presente no livro. Vale a pena ler.... Dá para se inspirar...
      Abraços

      Excluir
    3. Acho que essa frase é de conhecimento comum hoje em dia. Não sabia da existência deste livro, mas certamente vou ler.

      Excluir
  8. Aperfeiçoar o que já foi feito é um caminho como você mesmo disse.

    ResponderExcluir
  9. Resumindo, seja simples e objetivo. Coletando histórias e atributos de sucesso.
    Por isso estou opando a seguir alguns blogs que retratam o dia a dia da vitória de cada, para eu replicar na minha vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ser prático e eficiente são duas das características mais desejáveis. Eu também, estou me cercando do que há de melhor e que seja replicável e eliminando o resto.

      Excluir
  10. Mais do que correto,para mim,o maior exemplo disso é a warner bross,com os looney tunes,uma cópia praticamente fiel da Disney rs; Só que conseguiu se equiparar ou até passar a concorrente.
    Nem sempre comento,mas sempre dou uma olhada,já frequento essa blogosfera a um bom tempo. Me senti constrangido em não seguir vocês rs Tive que fazer uma conta pra seguir ,muita qualidade nos posts.
    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa muito obrigado pelo elogio, isso incentiva muito a continuar com o blog. Grande abraço.

      Excluir