quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Quais são os livros básicos para se aprender a investir?

Dos livros de investimentos mais populares entre os blogueiros de finanças sem dúvidas o mais citado é Pai Rico Pai Pobre, de Robert Kiyosaki. PRPP é um livro excelente, e sua maior marca é lhe dar 3 tapas na cara e ver que você foi criado pra ser um pobre dependente do sistema financeiro, praticamente saído de uma linha de produção de pobretões que trabalham e se qualificam pelo salário ao invés de trabalhar para ficar rico, que passa a vida comprando passivos enquanto deveria estar comprando ativos financeiros. Leitura obrigatória. Eu diria que é um dos livros mais importantes que já li.

Do mesmo autor, recomendo o áudio-livro (e os outros disponibilizados no youtube) "The Secret of the Rich".

Outro livro que gostei bastante foi O Homem Mais Rico da Babilônia. Pelo que pesquisei é o livro de finanças pessoais mais antigo (tem dicas financeiras na bíblia também), montado através de folhetos disponibilizados em bancos pelo autor para estimular as pessoas a poupar e investir. O legal do livro é que ele apresenta através de histórias do mundo antigo, mais de uma maneira o passo a passo pra se tornar poupador. É bem básico mas como se sabe, em relação a investir, o difícil é seguir o básico.



Outros livros bastante populares são Os Axiomas de Zurique e O Investidor Inteligente. Axiomas li duas vezes. Da primeira achei um lixo e da segunda achei interessante. Investidor Inteligente li por cima. É mais focado à ações e o autor foi patrão do Warren Buffet e era admirador do Keynes que eu odeio.

Os Segredos da Mente Milionária também é famoso mas considero auto-ajuda. Achei engraçado quando li porque ele mandava se auto-hipnotizar repetindo: "eu tenho uma mente milionária!!!".

Também são populares os do Gustavo Cerbasi, um grande guru de finanças brasileiro. Mês passado comprei por uma obra dele por 5 reais: "Os Segredos dos Casais Inteligentes" mas ainda não li. Detesto esse papo de "segredos" revelados.

Sem dúvidas o que mais gostei de ler foi "Eu Quero Ser Rico" do Bastter. Baratinho, impressionante como em 100 páginas diz tudo o que você precisa saber pra sair do zero e começar a investir. Primeiro uma parte psicológica que mostra o que existe e o que é ilusão em relação a juntar dinheiro, e uma segunda parte com investimentos tradicionais. O vídeo de mesmo nome, e o "Uma Forma Fácil de Analizar Balanços para Comprar Ações". São praticamente tudo o que se precisa saber sobre investimentos.

Trabalhe 4 Horas por Semana é sobre gerenciamento de tempo e trabalho. Apesar de ter dicas excelentes, já vi se tornar uma armadilha e ferrar a vida de trabalho de um amigo, e outro cara se tornar muito chato após ler. Cuidado.




Acho que essa é uma bibliografia básica pra entender um pouco e se motivar a estudar mais. Não posso recomendar livros mais elaborados nem nada relativo à ações, mercados futuros, etc porque não invisto nisso ainda.

A falta de estudo é tão importante que sua falta vai ser cobrada no futuro. Por isso chego a sentir um pouco de pena de quem nunca leu um livro de finanças pessoais.

E você, qual seu livro favorito do assunto?


15 comentários:

  1. PAI RICO E PAI POBRE abre a mente de muita gente com muita simplicidade

    ResponderExcluir
  2. PRPP é exatamente isso que você disse: um tapa na cara. Se esse livro não abrir os olhos da pessoa, eu não sei o que mais abriria.

    O Homem mais rico da Babilônia também é um ótimo livro para quem quer começar a investir - infelizmente eu li esse livro quando já tinha uma carga de conhecimento acumulada, aí fui lendo com a sensação de "nada de novo", mas para iniciantes é realmente bom.

    Do Gustavo Cerbasi eu li "Adeus Aposentadoria", "Investimentos Inteligentes", "Dez bons conselhos do meu pai" e "Mais tempo, mais dinheiro". O que achei mais útil certamente foi "Investimentos Inteligentes", que tem uma parte inicial também muito interessante para quem está começando a investir, além de um "catálogo" de boa parte dos investimentos disponíveis no Brasil (embora o livro seja mais forte na parte que trata de renda fixa do que a parte que trata de renda variável).

    Boas dicas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre recomendo PRPP. Não é a toa que é um best seller. Vou tentar ler os do Cerbasi depois que ler este que tenho aqui.

      Excluir
  3. Os que li foram pai rico pai pobre, esse abriu minha mente pra realmente entrar nessa vida de investimentos e querer aprender mais sobre renda passiva. Depois li jeito de inveestir peter lynch e comprei o investidor inteligente. Esse último eu ainda nao terminei pq achei a leitura um pouco dificil, tendo q voltar varias vezes pra tentar entender.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bastante denso o Investidor Inteligente. Acho que o cara é o pai da escola de valor e suas observações são bem pertinentes. Vou ler com mais atenção no futuro.

      Excluir
  4. Pai Rico e Pai Pobre.
    " Mas preferem pagar as prestações de suas Mercedes "
    Aqui no Brasil seria: " Mas preferem pagar as prestações de seus gols "

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente. A maioria nem sabe diferenciar passivo de ativo financeiro. Bom, é justamente isso o que o livro ensina e tudo o que se precisa saber pra deixar de ser escravo das contas.

      Excluir
    2. kkk ri alto da sua "tropicalização" da frase pro brasil kkkk

      Excluir
    3. Quando li Axiomas de Zurique eu fiquei maluco! Estava operando mais de 1 milhão na bolsa de valores por dia em transações (vende 30 mil, recompra 30 mil, vende 30 mil de novo) ... Eu acho que durante uns dias eu fui o cliente TOP 1 da corretora, pagando R$ 600,00, R$ 700,00 por dia de tanto trade que eu fazia de variação de centavos ...

      E depois do Axiomas eu comecei a alavancar, quase virei cemitério de malandro ... Fazia 7 trades com lucrinho tipo ganhava sei lá uns 500 reais, aí a ganância falava mais alto eu fazia uns trades nas "X" do Eike e perdia 800, 1000 ... Ai ia recuperar, com raiva nos olhos, perdia mais 2000 ... Felizmente mudei esta estratégia e nao fechei em prejuizo, mas já vi gente que perdeu apartamento em OGX, que perdeu uma vida inteira de trabalho em LLX, MMX da vida ... Vi um cara tambem que perdeu o apartamento num branco Cruz Azul Cruz alguma coisa ... Bom, isto é papo pra bate papo num boteco com porçãozinha e um refrigerante ou cerveja kkk, to meio animdo aqui na madrugada, vou dormir! Abraço

      Excluir
    4. Eu tive a sorte de fazer meus "trades" na roleta (pra deixar meu lado jogador falar), também influenciado pelos Axiomas.
      Fico imaginando como será a vida de um cara desses que perdeu apartamento em OGX. O cara deve sentir raiva do mundo, mas o único culpado foi ele.
      Grande abraço.

      Excluir
  5. "Pai Rico Pai Pobre" foi o primeiro livro que li sobre finanças e de fato ele muda o seu jeito de ver as coisas, acho que todos deveriam lê-lo.
    "Os Segredos da Mente Milionária" achei mais voltado para o lado empreendedor, de toda forma também um ótimo livro.
    Dos livros do Cerbasi li "Casais inteligentes Enriquecem Juntos" e "Investimentos Inteligentes", particularmente achei o "Casais,,," melhor que "Investimentos..." talvez por que li este por ultimo, achei ele maeio basico, um livro mais para quem não tem noção alguma sobre aplicações financeiras, para quem esta começando agora.
    Pretendo ler "O homem mais rico da Babilônia", folhei algumas paginas e parece ser interessante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não li este "segredo dos casais inteligentes" que comprei mas ninguém fala dele, estou receoso de que não vai me somar nada, mas vou ler pra ver do que se trata.
      O Babilônia é um livro acima de tudo bonito, daqueles legais de dar de presente pra alguém que se interessa pelo tema ou mesmo para despertar o interesse. O que o autor escreve são verdadeiras leis: poupe dinheiro e fique rico, gaste e fique pobre.

      Excluir
  6. Cara é impressionante. "O que o Pai rico, pai pobre" ensina não é diferente do que os outros ensinam, o fascinante é o jeito que ele ensina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por isso é um best seller e ficou no topo dos livros de finanças pessoais tantos anos. O autor soube colocar um espelho na frente dos pobres e dizer o que quase nenhum pai consegue.

      Excluir