quarta-feira, 15 de julho de 2015

Projeção para a tranquilidade financeira

Não sei exatamente o tamanho do patrimônio necessário para eu viver de renda. Posso dizer que, atualmente, as despesas que minha esposa e eu temos gira em torno de dois mil reais por mês, temos plano de saúde e usufruímos do conforto da modernidade (nível Brasil) - sem carro nem casa própria.




Por enquanto sou saudável e não vejo problemas no modo de vida frugal, porém a velhice trará novas necessidades que afetarão com força a sonhada IF. Também estou me preparando para tempos difíceis após a imigração, onde provavelmente não vou conseguir aportar muito. Felizmente no país onde espero viver tudo é mais barato e de maior qualidade que no Brasil.

Como não sei o quanto será necessário para manter meu estilo de vida atual, junto a um residual para que o principal não seja corroído, minha projeção gira em torno de uns 4k por mês em termos atuais de renda passiva. Este valor nos daria tranquilidade para investir em nosso sonho de sermos empresários.

Assim vou focar meus esforços na meta de 500 mil reais. que me renderiam os 4k a 0.8% por mês. Infelizmente este dinheiro vai ficar investido, à princípio, no Brasil.

Projeção 500k (partindo do meu patrimônio atual):

Aporte
Tempo
1500
8 anos
2000
7 anos
2500
6 anos
3000
5 anos
3500
4,5 anos
4000
4 anos

Não disponho de poder de fogo de 4k para aportar nem mesmo somando os aportes com minha esposa (não contabilizo neste blog o patrimônio dela). A cada semestre vou consultar o ponto onde me encontro e fazer uma análise do tempo necessário para este objetivo. Se eu chegar até o fim do ano com 250 mil me darei por feliz.


O que deve ser feito

Como o projeto imigração inviabiliza futuras ações de impacto através de terrenos e imóveis, devo focar nos seguintes objetivos financeiros de longo prazo:

1. Alcançar o montante  de 500k em 10 anos;
Sim, eu considero a possibilidade de não chegar aos 500k nesta data, e não acho realista este negócio de "quero ter x mil reais em tal data". Mas a título de planejamento é importante.

2. Formar 250k de reserva de emergência para aposentadoria;
Em breve vou descrever minha estratégia, e pra que ela serve. Concomitante à IF, devemos ter a reserva da velhice.
Faça uma reserva para depois dos 50 anos.

3. Chegar ao milhão em 20 anos.
Creio que esta quantia me trará a possibilidade de realizar muitas coisas boas na vida. Terei cerca de 50 anos de idade.

Estes são meus três grandes objetivos financeiros. Agora é disciplina!


6 comentários:

  1. Boa conhecimento financeiro, vejo que você esta seguindo os passos de recompor ativos para custear passivos tanto alardeado nas finanças pessoais.
    Eu acredito que devo chegar ao meu primeiro milhão mais ou menos na data de projeções, embora eu esteja com algumas cartas nas mangas que podem ou não acelerar todo processo, acredito que sempre devemos fazer projeções conservadoras ,assim nos forçamos a expandir nosso capital.
    Estou tranquilo por hora acredito que estou no caminho certo estabelecendo uma lista de passivos corriqueira, sempre que supero um passivo sigo para o próximo da lista, acredito que assim nos motivamos.
    Outra fator importante é que depois de fazer o planejamento não pensar muito nele e ligo o automático fazendo acompanhamento periódicos.
    Acredito que chego aos 250 apenas no final de 2017 veremos o que o futuro nos reserva.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não conto com as cartas na manga para me esforçar mais.
      A partir do próximo ano vou redesenhar meu orçamento, para ir abatendo as contas com a renda passiva como você comentou.

      Excluir
  2. Sua esposa sempre teve esse interesse por investimentos como você tem? Vocês aportam desde que idade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela não tinha por desconhecimento do tema, mas sempre foi econômica. Depois que viu como vale a pena, se tornou uma super poupadora.
      Eu guardo dinheiro a alguns anos. Ela a menos tempo. Como ela é engenheira, já tem um patrimônio parecido com o meu, que tenho uma profissão mais lixosa.

      Excluir
  3. 500 mil em imóveis e 500 mil em dinheiro. Depois disso estarei bem tranquilo.

    ResponderExcluir