terça-feira, 21 de julho de 2015

Aportes fracos e objetivo voraz

Vejo pela Blogsfera caras com aportes balísticos, muitas vezes mais de 8 mil reais mensais. Em um blog que acompanho, o cara aporta 20k (!) e odeia sua vida de trabalho. Provavelmente eu também odiaria, pois não me agrada trabalhar, mas imagino que ele viva um sonho: Construir prédios enormes e pesados em conjunto a outros investidores. Que carreira de ouro!

Tempos atrás, quando meu avô estava no hospital. Uma das técnicas de enfermagem que cuidavam dele durante a noite contou sua triste história, uma vez que, por coincidência, seu pai tinha trabalhado como construtor para meu avô. Era uma daquelas típicas histórias de irmão drogado, pais doentes, engravidar cedo, etc.


Quando escuto histórias tristes.


O que me chamou a atenção é que aquela jovem senhora e seu noivo colocavam dinheiro fora em aluguel num lugar horrível da cidade. Com aquela quantia, porque não pagava as prestações do seu próprio imóvel? Obviamente que são inúmeras variáveis, mas qualquer informação ajuda na minha constante pesquisa de mercado. Até que falou que estava pensando em comprar uma casinha, só sua.

Senti que meu avô farejou uma oportunidade. Infelizmente estava impossibilitado de falar em razão da saúde.

Poucas profissões no Brasil despontam para o sucesso e eu não faço parte de nenhuma delas. Sou tão pobretão quanto qualquer outro, com a diferença que estou conseguindo poupar dinheiro. Quando consigo aportar 2k me sinto feliz.

A maneira como consegui dar patadas na pobreza foi através da venda de terrenos. Esta sempre foi a chave para o sucesso de minha família, além de alguns serem maçons. Flipar terrenos, casas populares, chácaras e coisas do tipo deram um poder social inimaginável a quem estava fadado à miséria. E sabe como é, poder social quando bem administrado só aumenta.

Meus terrenos foram vendidos e por um tempo pensei em desacelerar, mas reconsiderei. Achei estranho um comentário que fiz em minha última demonstração de $$$, sobre ter deixado minhas finanças no modo automático. Sou pobre demais para isso!

Tendo como base a fórmula consagrada, ainda que ciente das questões econômicas brasileiras, anuncio meu mais novo projeto.

Meu novo projeto:


Conseguirei transformar suor em ouro?


Comprar um terreno e construir ou reformar uma casa popular para venda. O tempo de execução do projeto são 12 meses. Será que vou conseguir?

Mais informações adiante. Um abraço!


8 comentários:

  1. C.F, gostaria de uma oportunidade dessas na minha cidade, aqui os terrenos são absurdamente caros, só é possível comprar em invasão, o que torna a coisa muito arriscada.
    Como consigo me virar na parte de acabamento, a coisa ficaria um pouco mais barata.
    Você consegue tempo, mesmo trabalhando, para se dedicar e acompanhar a obra ? acho que essa é uma dificuldade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não consigo tempo, mas tenho um tempão de férias pra tirar em momentos estratégicos. Vou comprar em outra cidade, onde vou confiar a um parente o andamento de tudo. O mais difícil vai ser achar uma boa oportunidade, por isso estou vendo com um amigo uma comissão para que ele vá à caça de barbadas.
      Esses terrenos invadidos tem bastante gente poderosa e política metida por trás dos invasores. Tem que ter cuidado.

      Excluir
  2. Conhecimento,

    Que interessante! Vou acompanhar de perto essa história! 12 meses é muito tempo, tem certeza disso? No mais, eu ia adorar saber os detalhes de preço, partes difíceis, etc..
    Eu sempre fico por horas e horas pesquisando terrenos e casas, imaginando as possibilidades de cada um deles. Penso também em flippar terrenos e casas, mas precisa de muito mais patrimônio que eu tenho, e também fico meio que de saco cheio só de imaginar o tamanho da burocracia e documentos, deve ser muito chato pqp.. ITBI registro bla bla bla cartório.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coloquei um horizonte grande. 12 meses é bastante tempo pra construir uma casa, mas não pra achar uma super barbada. Justamente como trabalho em outra coisa, preciso tempo. Vou postando a evolução de todo o processo aqui.
      Em relação à terrenos não tem muita burocracia e costuma ser rápido. Casa tem habite-se e outras papeladas chatas de prefeitura. A questão do terreno é justamente ir atrás, conhecer pessoas, ligar pros anunciados no jornal e dar lances baixos. Os que estão em imobiliária estão com os preços lá em cima.
      E claro, conhecer o local, ter perspectiva de que vai se desenvolver, que não alaga... Na minha cidade atual até tem terrenos e imóveis baratos, mas existe uma máfia que os invade, em vilas controladas por traficantes. Pretendo comprar em uma cidade do interior, onde tenho um parente que ajuda na papelada.

      Excluir
  3. Talvez valha a pena ficar de olho em editais de leilão também. Acompanho com frequência os editais de leilão judicial que ocorrem aqui nas redondezas e sempre tem terrenos, casas e apartamentos.

    Geralmente o leiloeiro público oficial avalia o imóvel levemente abaixo do valor de mercado. No primeiro leilão o imóvel só pode ser arrematado por valor igual ou superior ao da avaliação. Se ninguém arremata em primeiro leilão, rola um segundo leilão onde é possível arrematar por qualquer preço, contanto que não seja preço vil. É nesse segundo leilão que rola a chance de adquirir o bem por valor bem inferior ao de mercado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza vale madruga. Tenho informações de que este ano vai entrar MUITA COISA pra leilão. A primeira avaliação geralmente gira em torno de 60% do valor "real". Infelizmente os tubarões deixam só porcaria para o segundo leilão ou venda direta, mas não tem dinheiro perdido na minha opinião.
      Pessoalmente acho os da caixa mais seguros, pois eles te devolvem a grana se algo der errado...
      No momento estou garimpando qualquer barbada de valor bem baixo. Quero realizar isso como projeto pessoal além da grana, pois a maior parte do meu dinheiro está imobilizado.

      Excluir
  4. Você tem algum imóvel próprio já? Bem, reformar uma casa popular quem sabe de menos trabalho e menos gasto. Ou posso estar enganado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não possuo imóvel próprio.
      Sim, reformar uma já pronta dá muito menos trabalho que levantar uma.
      Existem boas oportunidades mesmo tendo que construir. Não existe melhor negócio que outro.
      A primeira oportunidade boa que surgir, eu agarro.

      Excluir