terça-feira, 17 de outubro de 2017

Trabalho e segurança em Portugal II

Rápida anedocta.

Aqui em Portugal existem comerciantes que não fazem uso de cartão multibanco em seus estabelecimentos afim de não pagar as taxas abusivas que os bancos cobram pelo aluguel da maquininha (alguns cobram 2% de cada venda além de um valor fixo mensal). Quando tivemos nossa lojinha, pagavamos uns 12 euros fixo por mês e nenhuma porcentagem, pelo menos no primeiro ano de uso seria assim.

Acho isso bastante correto. Que o consumidor pague em dinheiro nesses locais, onde geralmente se negociam produtos ou serviços de valor baixo. Assim também fica mais fácil não prover nota e deixar de dar dinheiro pro governo.

Porém estamos acostumados a usar cartão pra pagar de tudo, e a falta da máquina trás transtorno, principalmente em um país tão cheio de turistas como Portugal. Muitas casas tem um aviso enorme pregado: "não temos multibanco" que poucos veem antes de consumir, principalmente quem é de fora.

Quando chegou em Portugal minha mulher trabalhou em uma casa de vinhos que não oferecia pagamento com cartão, o que ai sim não fazia sentido pois as contas raramente eram inferiores a 100 euros, deixando os clientes putos da vida. 

Minha esposa hoje trabalha em uma sorveteria que também não tem maquininha. Praticamente todos os dias tem que solicitar que algum cliente atravesse a rua para sacar dinheiro. Ela disse que nunca houve qualquer problema. Todos retornam e acertam o valor.

Se fosse no Brasil, certamente o estabelecimento teria vários prejuízos. Não é politicamente correto apontar, mas os brasileiros no geral não são vistos como um povo confiável nem no próprio Brasil nem mundo afora. Isso não é por acaso.

Aliás minha mulher as vezes comenta de pessoas que se fazem de esquecidos no meio de uma turba de clientes na esperança de não pagar... Quem? Isso mesmo, você acertou na primeira.

E quanto aos portugas, os considero no geral pessoas bem corretas, provavelmente pela forte influência católica na cultura. No nosso dicionário tupiniquim isso infelizmente significa ser otário.

Ultimamente tenho treinado bastante para me livrar de meu sotaque brasileiro. Vocês se surpreenderiam como isso trás benefícios no dia-a-dia. Não me entendam mal, sou tremendamente patriota em relação ao bom Brasil materializado pelo Exército Brasileiro e familia imperial, mas só dentro de casa. Não sou o tipo de pessoa que vai pro país dos outros e pendura sua bandeira na janela.

É isso amigos. Esta semana estou meio sem trabalho e talvez por isso um pouco "Mainardi". Vou visitar novamente o Museu do Dinheiro e lhes conto o que vi por lá.

Ah, hoje é o primeiro dia de chuva aqui desde sei lá quantos meses. Disso eu sinto falta.

29 comentários:

  1. Eai CF, como estão os fogos em Portugal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei cara, vejo praticamente só filmes na TV e não leio notícias sobre Portugal. Sei que teve um horrível agora.

      Excluir
    2. Vi agora que em um conselho queimaram 500 casas. Muito triste. Mas também, aqui as casas antigas são todas encostadas, o que além de horrível é perigoso.

      Excluir
  2. Olá CF,

    Aqui também a cobrança é cara. Por volta dos 4%. Só que andar com dinheiro na mão aqui é complicado.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente se o povo fosse armado essas taxas baixariam, pois daria pra andar com dinheiro denovo.

      Excluir
  3. "Praticamente todos os dias tem que solicitar que algum cliente atravesse a rua para sacar dinheiro. Ela disse que nunca houve qualquer problema. Todos retornam e acertam o valor.Se fosse no Brasil, certamente o estabelecimento teria vários prejuízos"

    Perfecto, CF.

    Se fosse num determinado país, ante a ausência da maquininha que possibilite as transações online, o estabelecimento seria multado por um órgão da administração pública, por não se adequar as regras consumeristas, onde já se viu um estabelecimento que não possui maquininha para possibilitar as transações?

    Os clientes entrariam com um processo contra o estabelecimento em virtude da situação vexatória a que foram submetidos, pois onde já se viu o cliente ser obrigado a atravessar a rua para sacar o dinheiro para efetuar o pagamento pelo fato do estabelecimento não ter maquininha, onde já se viu expor os clientes ao risco de vida, pois poderiam ser assaltados ou atropelados no trajeto para efetuar o pagamento no estabelecimento do porco capitalista que só pensa em dinheiro e é tão sovina que não que comprar a maquininha, enfim, os clientes ganhariam uma boa indenização pelos danos morais sofridos.

    O dono do estabelecimento também sofreria processos trabalhistas, pois os funcionários iriam alegar que eram constrangidos pelo patrão para que obrigassem os clientes a atravessar a rua para sacar o dinheiro e efetuar o pagamento, sob pena de ameaça de demissão, dessa forma, além do humilhação fica caracterizado o assédio moral e o desencadeamento da crise existencial.

    Determinados indivíduos que não obedecem as regras sociais, ao descobrirem que o estabelecimento não tem maquininha, ficam a espreita para levarem o dinheiro do estabelecimento e dos clientes que atravessam a rua para efetuar o saque.

    Com isso, por representar um perigo a segurança pública e ser achincalhado pela mídia o dono do estabelecimento seria obrigado a fechar as portas, isso depois de pagar a multa a administração pública, as indenizações aos clientes e funcionários e a colaboração aos indivíduos que não obedecem as regras estatais, assim, após tudo isso, o dono do estabelecimento pode descansar em paz.

    Obs. o meu comentário foi em tom de sarcasmo e evidencia uma situação hipotética, estou explicando para evitar eventuais discussões desnecessárias.

    Abração.

    Anon que comenta por hobby.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Brasil é um filme de terror onde só escapa quem consegue ir embora.

      Excluir
  4. Pois éé cara.
    Eu vou mais além, eu não confio em sulamericano em geral!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os outros povos da América do Sul tem características esquerdistas parecidas com as do brasileiro, o que leva à crimes e subdesenvolvimento.

      Excluir
  5. Não ter maquininha é um tremendo atraso. Todo mundo usa cartão, ora bolas.

    Parece que esse é um mercado de oportunidades aí em Portugal, obrigado pelo insight.

    Anôn Programador/Empreendedor
    IF já em mãos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns por sua postura empreendedora anon. Devemos ter esse hobbie de estudar o mercado e como funcionam os estabelecimentos. Por exemplo ao entrar em uma hamburgueria, perguntar sobre processos e custos de cada disco de carne.

      Excluir
    2. Concordo com o Anon.

      Se vale a pena, ou não vale? Coloque na ponta do lápis o custo financeiro e operacional.

      Excluir
  6. Qd eu tinha loja levava uma relação ambígua com cartão. Por um lado gostaria que 100% das operações fossem com cartão pq isso eliminaria risco, necessidade de troco, bater caixa, etc. Mas é óbvio que o custo disso é muito relevante (o fato de ter que emitir NF não era um problema pq no meu ramo não tinha como fugir disso). No Brasil está cada vez mais barato aceitar cartão, graças à concorrência e às maquininhas compradas e não alugadas (tem até post sobre isso lá no blog).

    Sou um cara que usa cartão pra tudo devido à praticidade e às milhas que são um plus gratuito porém no exterior sempre uso cash devido às políticas de tributação do BR. Qd estive em PT esse ano nem notei isso justamente por usar cash, mas como tem um multibanco em cada esquina acredito ser menos problemático "levantar" dinheiro.

    ABraço!

    Corey

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, ele é muito prático, mas como você disse aqui tem máquina de multibanco em cada esquina ai o pessoal que consome em locais de baixo custo nem se importa.

      Excluir
  7. se puder tire fotos desse museu e compartilhe conosco. abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ano passado quando fui era permitido. Se ainda for posto fotos sim.

      Excluir
  8. Cf, tenho saudades das suas atualizações patrimoniais.

    Pensa em voltar com elas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo,
      Não vejo mais sentido em fazer aquilo. Nem minha família deve saber do meu patrimônio.

      Excluir
  9. Tem um you tuber que mora nos EUA e só sai na rua vestido com a camisa do Brasil. Ele mesmo falou que se sente com um status a mais que os outros, por ser diferente da maioria. Acho isso meio estranho, mas ele faz.

    Ele sente a necessidade dos outros saberem que ele é de fora, quer impressionar. O carro que ele comprou nos EUA está cheio de adesivos do Brasil.

    Haha, não dá pra entender. Ele defende que o Brasil é mais que os Eua, já fez comentários infelizes dizendo que o Brasil lutaria de igual pra igual em uma guerra contra os EUA.

    Sim, se o Brasil é mais como ele fala, porque ele foi pros EUA?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse fenômeno é bem comum. Em Dublin vi muito disso.

      As pessoas parecem cultuar miséria e disfunção, e mesmo assim continuam vivendo em um lugar bom. Tem um capítulo interessante sobre as razões disso na excelente obra "o livro politicamente incorreto da esquerda e do socialismo".

      Eu acho bonitos aspectos da cultura brasileira e valores do povo da minha região natal, mas deixo tudo dentro de casa na terra dos outros.

      Excluir
  10. Pelo que você disse Portugal parece ser um país seguro.
    Como Portugal não está no centro geográfico/econômico/cultural da Europa talvez seja mais fácl manter a ordem.
    Mas diga aí: O que há de melhor e pior em Portugal no seu ponto de vista?
    Já conheceu o interior do país?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Portugal um país é extremamente seguro. Já conheci o Algarve e alguns lugares mais idílicos, mas tenho muito mais a explorar aqui. Vão ser anos visitando castelos e sitios históricos, o país é maravilhoso neste sentido.

      O que há de melhor aqui na minha opinião é o baixo custo de vida, segurança, transporte eficiente e a questão da história e cultura.

      Excluir
  11. CF, ao cartão multibanco vc se refere a crédito ou débito? Ou ambos? Pergunto pois quero visitar Portugal e vejo em muitos sites de viagem pessoal usando cartão de débito para praticamente tudo, relatando que apenas em algumas estabelecimentos não se aceita cartão emitido fora de Portugal. O cartão de débito tem boa aceitação? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que sei aqui não tem aquela coisa de escolher se quer no crédito ou débito, você gasta do que tiver na conta.

      Sim, cartões de fora são tranquilamente aceitos se tiverem uma bandeira internacional. É importante que você fale com seu gerente pra ver se vai funcionar legal aqui.

      Excluir
    2. Meu cartão é ai de Portugal. So tinha ficado na duvida da aceitacao para saber mais ou menos quanto levo em cash. Obrigado.

      Excluir
  12. conhecimentofinanceiro,

    Correto = otário.
    Infelizmente você tem razão, aqui o "jeitinho brasileiro" é mais importante do que a honestidade.
    O mais desalentador é que isso ocorre em todas as classes sociais, parece uma praga que se alastrou pela população - claro que há exceções (e muitas, ainda bem), mas somos mal vistos nos outros países por isso também.

    Seu blog é realmente muito bom, vou adicioná-lo em meu blogroll.

    Abraços,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Simplicidade, obrigado pelo elogio.

      Ultimamente estou com asco desses traços nojentos que já são culturais no Brasil.

      Um abraço

      Excluir
  13. Olá CF,

    Realmente é um choque ver como as pessoas se comportam nos países mais desenvolvidos.

    Fora que o caixa eletrônico muitas vezes fica exposto na calçada e não dentro da agência, com porta giratória e tudo mais.

    Abçs!

    ResponderExcluir