terça-feira, 22 de agosto de 2017

Vantagens injustas

Olá amigos, hoje trago um assunto importante que tem a ver com fazer dinheiro e ficar rico.

A maneira mais rápida e certa de se fazer dinheiro, não é simplesmente tendo um curso superior ou aptidão em alguma arte, e sim possuindo uma habilidade em que exista forte demanda para ela.

O verdadeiro problema que maioria das pessoas enfrenta em uma sociedade capitalista é que elas simplesmente não tem nenhuma habilidade diferenciada. Geram pouco valor com o que produzem e isso as torna propícias a perder o emprego para quem faça a mesma coisa cobrando menos ou para uma máquina.


Isso posto, a coisa mais importante que podemos descobrir (quanto mais jovem melhor) são que habilidades exclusivas possuímos, assim encontrando nossas vantagens injustas no ambiente em que vamos atuar.

Quando jovens, muitos de nós escolhemos carreiras pouco lucrativas por falta de boas referências. Como não possuímos habilidade alguma, já que habilidades em geral vem com experiência na tentativa e erro, optamos por fazer uma aposta no futuro baseada unicamente no que achamos ter alguma afinidade.

Um bom exemplo é quem cursa administração sem possuir uma empresa ou ter trabalhado em uma. Porque diabos alguém faz isso quando o salário médio pra formados em administração é tão baixo?

Escolher carreiras com o mercado de trabalho saturado, uma vez que não tenhamos diferencial algum, se deve ao meu ver por sermos protegidos pela escola e em nossas casas até o que se convencionou ser idade adulta (pelo modo como se vestem e falam, hoje a idade adulta deve ser pra lá de 30 anos).

Não existe cobrança progressiva por resultados ou pelo desenvolvimento de habilidades, até que simplesmente a vida lhe cobra, em geral após a faculdade, e ai você não vai saber fazer nada. Nem cortar grama.

Os pais hoje deixam na mão da escola a responsabilidade de educar pra vida e se relacionar com pessoas. Depois da escola? Está livre pra internet, videogame e vagabundagem pelas demais horas do dia. Não existe cobrança de comer na mesa com os familiares, acordar no horário, vestir-se de acordo com sua idade, ser respeitoso e admirado pelas pessoas, ter capacidade de discutir assuntos (o que exige ler) nem por aprender coisas úteis e buscar ocupação. Enfim, não existe cobrança por disciplina e superação.

Os pais acreditam que ir "bem" na escola é o suficiente. Já os filhos, enganam os pais fingindo serem inteligentes, sabendo inglês de videogame, sendo mestres da informática, debatedores de facebook, analistas de opinião de youtubers... Tudo autoengano.

Eu sei como é isso. No "meu tempo" era com outras coisas, mas fiz exatamente igual à maioria que hoje é fodida e não tem diferencial.

O que falta nisso tudo? A cobrança por desenvolver habilidades e grandes vantagens em relação aos colegas. Aos filhos dos outros, que vão concorrer com o seu por um emprego ou pelos mesmos clientes.

Ouvimos muito "criança tem que brincar e estudar". Na verdade crianças, levando em conta suas capacidades, tem que fazer o que os adultos fazem, ou deveriam fazer. Adultos também brincam e estudam, a única diferença é que existe cobrança por resultados e por não desperdiçar tempo o dia todo. 

Agora vamos falar de aproveitar as vantagens que possuímos e gerar retorno com isso.

A própria moça do canal "me poupe" usa como vantagem sua beleza e irreverência para cativar seu público (isso é comum em meios onde praticamente inexistente diferenciação entre os profissionais pois quase qualquer um é capaz de executar as atividades mesmo sem ter faculdade). Nos comentários dos videos existe uma infinidade de pessoas dizendo o quão ela é bonita. Isso não ocorre nos canais dos homens, mostrando que ela tem uma vantagem neste sentido para explorar, pois não existe dúvida que pessoas bonitas alcançam posições melhores e ganham mais. Pesquise por aí. 

Meu ídolo de infância, Arnold Schwarzenegger, descreve como utilizou seu físico como vantagem para sobressair-se no meio artístico. Sua habilidade de dizer barbaridades e coisas marcantes para chamar a atenção, seu conhecimento de carpintaria para reformar casas, seus amigos fortes desempregados para contratar mão de obra barata, seu hábito de ler e estudar para conhecer os detalhes do mercado imobiliário na Califórnia, sua etnia para impressionar os americanos que gostavam de coisas europeias, seu conhecimento de artes, esportes e militarismo para iniciar conversas, o domínio da matemática para negociar e um monte de outras habilidades, que usou como vantagem injusta sobre outras pessoas, enquanto delegava o que não tinha capacidade.

Cerca de 30 anos atrás saber inglês era uma vantagem enorme, hoje devemos achar outras coisas pois todo mundo sabe inglês (quem sabe mandarim ou árabe como terceira língua faça sentido).

Eu tenho amigos militares e assim tive acesso  a vender coisas através deles para centenas de outros militares, através da relação de confiança que eles levam muito a sério.

Foi uma vantagem injusta em relação a meus concorrentes. Aprendi essa na concessionária de automóveis em que trabalhei e o chefe mantinha relações com os comandantes para contratar os melhores milicos temporários que dariam baixa em breve. Com isso pegava gente com algum histórico, boas habilidades básicas (que jovens geralmente não tem) e disciplina, que não reclamava do trabalho. Em troca, um vendedor seu (ex militar também) tinha acesso para oferecer condições vantajosas na compra de carros, acesso a mailing, etc. Uma vantagem injustissima na região pois ninguém mais tinha. Não era nada ilegal nem comércio proibido dentro das OMs, apenas mais acesso e confiança de pessoas que não costumam comprar nada de desconhecidos.

No último post citei como o simples fato de saber dirigir e ter carta pode ser uma enorme vantagem em relação a quem não tem.

Tenho um amigo que trabalha em um banco e pode usar isso pra aprender tudo sobre leilões de imóveis. Trabalha poucas horas por dia e tem tempo de correr atrás do resto. Isso é uma vantagem enorme em relação ao cara normal que trabalha das 8 às 18h e não tem tempo nem de ir ao banco no horário de almoço ou de visitar imóveis.

Aqui em Portugal tem brasileiros que arrendam apartamentos e transformam em pensões. Acho que 99% dos brs procura essas pessoas quando chega ou ainda antes por ser o modo mais fácil de arrumar um teto temporário. Não precisa ter o primeiro grau pra empreender nisso e eles ganham mais que muita gente (se incomodam bastante também). No caso deles, ser cidadão aqui é uma vantagem injusta.

As vezes dentro da própria empresa que você trabalha pode haver alguma habilidade que pode ser valorizada. Um exemplo simples: quem trabalha em armazéns aqui ganha mais se souber dirigir empilhadeira.

Geralmente ter mais tempo de empresa é uma vantagem para alcançar cargos melhores, independente do que a geração xpto pense. Porém também trabalhei em um lugar onde a gerente de vendas, que trabalhou a vida inteira lá, estava com seu cargo ameaçado por não ter faculdade. O chefe disse que isso era inadmissível (pessoas mais jovens, com as mesmas capacidades, melhores currículos e dispostas a ganhar menos estavam surgindo na empresa). Independente disso ser certo ou não, cabe a você identificar o que é valorizado no seu meio e aproveitar isso de alguma forma.

No fim é pra isso que serve um MBA, para dar habilidades gerenciais para não-administradores.

As vezes você tem uma vantagem enorme para aproveitar e não sabe, mas basta alguma visão. Eu tenho familiares com know how de construção pra aproveitar (infelizmente estar em Portugal me prejudica nisso). As vezes não tem habilidade ou vantagem em nada, pois nunca fez nada na vida ou é burro demais. As vezes mora no fim do mundo governado por oligarquias e não tem qualificação e relacionamento mínimos pra aproveitar alguma vantagem, mas não adianta reclamar.

Quando falamos que nada trás mais sucesso que andar com pessoas de sucesso, é porque isso de algum modo se mostra uma vantagem enorme, seja aprendendo com os melhores, aprendendo algo que não está disponível pra maioria, entrando em negócios e cargos exclusivos, etc. 

O fato é que a única coisa que vai deixar rico é se diferenciar de algum modo, desenvolver habilidades e aproveitar vantagens injustas.

39 comentários:

  1. Muito bom CF!

    Precisamos encontrar meios de nos diferenciar mesmo. Só a questão das crianças que acredito sim que devem aprender responsabilidades, mas de uma forma que não percam sua essência.

    ResponderExcluir
  2. Belo texto. O problema é a cultura socialista-comunista que destrói nossos jovens. Sou professor e tento mostrar que a escola não tem grande importância no futuro mas além de não ligar a mínima os jovens estão cada vez mais achando que o governo deve mantê-los com bolsas de tudo que é tipo. Preciso estudar para tirar parte do meu patrimônio do Brasil, pois acho que o real entrará em colapso mais cedo ou mais tarde e ter dinheiro aqui no futuro será como ter dinheiro na Venezuela no presente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Professor e não é de esquerda? Poser! haha

      Só estudei em escola pública a vida inteira, e Mio Dio...Esquerdismo puro, um filme do Che Guevara por mês nas aulas de história, a sala dos professores com um monte de adeviso "fora Alckimin" e por aí vai...Cada dia criam uma nova geração de acéfalos vitimistas que obviamente votarão na esquerda e pedirão mais Estado.

      Excluir
    2. Cada dia meu na escola foi um dia perdido. Não aprendi nada útil. Na verdade saí mais burro.

      Você está certo em diversificar, Painel. O Brasil não respeita poupadores e investidores.

      Excluir
  3. Concursos culturais são uma forma de ganhar as coisas. Tem pessoas que se dão bem com isso, ganham prêmios e tal.

    ResponderExcluir
  4. CF, me responde uma coisa: O que você faria se fosse Frank Underwood por um dia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não cheguei a assistir essa série. Tenho uma enorme dificuldade de passar do segundo episódio sempre que tento acompanhar uma nova.

      Só consegui assistir The Sopranos e Mad Men até hoje.

      Excluir
    2. Deixa eu mudar minha pergunta então: O que você faria se fosse uma pessoa com muita influência e poder, por um dia? Digo a nível mundial.

      Excluir
  5. Você que trabalha com ferramentas, qual ferramenta você gostaria que fosse inventada para agilizar/facilitar algum trabalho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para os materiais construtivos atuais já tem tudo. Se costuma dizer que hoje a ferramenta trabalha sozinha...

      Prefiro não ir muito fundo nesse caminho pois já tem gente criando isso que você falou. Se chamam robôs e vão acabar com todos os empregos.

      Não sou contra nem a favor, não estou nem ai. Mas sei que os poderosos vão empurrar renda mínima mundial, cotas, protecionismo e um monte de babaquice de esquerdista desmiolado quando isso acontecer.

      Se você quer empreender, existe sim lugar pra inventos e depende do modo como se usa a ferramenta em determinado local. Por exemplo, você pode criar um martelo com um imã no cabo, para que o profissional pegue com mais facilidade pregos. Ou uma caixa de ferramentas com alto-falante, recarregador de celular e sei lá o que... Essas coisas já devem existir, mas não ai no seu local e você pode criar sua marca e produtos. Observe como as pessoas trabalham e como seria possível elas fazerem mais fácil e rápido.

      Excluir
  6. Tocou na ferida hein C.F. hahaha
    Só fiz adm por falta de instrução mesmo. Se eu soubesse, nunca que teria feito uma faculdade.


    Muito bom o post, só verdades!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiz uma porcaria também. Nem precisa faculdade pra trabalhar com ela.

      Obrigado!

      Excluir
  7. Quem estuda economia de verdade pode resumir este texto em duas palavras " Agregar valor". A diferença das pessoas ricas para algumas menos abonadas gira em torno destas duas palavras citadas anteriormente.

    Agregar valor = Ganhar dinheiro
    Habilidades são bem vindas no processo de agregar valor, porém uma habilidade é dita valiosa quando agrega valor na vida de outras pessoas, ou seja quanto mais dependente do seu serviço as pessoas ficarem mais rico você tende a ficar.

    Existe diferentes níveis de habilidade e obviamente nem tudo se resume ao termo agregar valor.
    EX: Digamos que você possua uma habilidade restritas no mercado " Nicho de mercado", você pode até não estar agregando muito valor de um ponto de vista generalista, porém naquele nicho de mercado suas habilidade são extremamente valiosas e requisitadas.

    Quanto mais exótica for sua habilidade, e quanto mais requisitada no mercado melhor. Não custa lembrar que não adianta possuir grandes habilidades quando na verdade existe 1 milhão de pessoas com mesmos skills que você operando no mercado.

    Você pode ser um ótimo advogado: Mas existe inúmeros advogados com mesma habilidade que você.

    Pode ser um ótimo investidor, mas existe naquele mercado inúmeros investidores com as mesmas habilidades que você.

    Pode ser um ótimo empreendedor etc , mas sem habilidade únicas no mercado você é apenas mais um na multidão.

    Todos exemplos que você citou no seu texto tinha em comum alguma habilidade exótica ou única.

    Abraço









    ResponderExcluir
  8. Acho que uma grande vantagem "injusta" que temos, é poder viver nessa cidade que respira crescimento, progresso e otimismo a cada dia.

    A população de São Paulo viveu uma grande bolha de 89 à 92...Votaram em uma populista que nada entende de gestão e modernidade nas eleições de 88, e condenaram a cidade ao atraso nesse período.

    Mas eis que a esperança volta em 1992: um político experiente, sério,realmente comprometido com as classes menos favorecidas enfim consegue vencer o mal, é eleito e a cidade volta a sorrir!

    Nos últimos 4 anos vimos a criação do PAS, plano de saúde que é exemplo pra todo o país e humilha o SUS, com atendimento de qualidade e aprovado por mais de 90% dos paulistanos. A criação do CINGAPURA, que está acabando com as favelas da cidade e dando condições dignas de moradia aos que nas favelas viviam. A criação do LEVE-LEITE, alimentação de qualidade que todo mês os estudantes da rede municipal levam pra casa (5kg de leite em pó), que nosso querido ex-prefeito servia aos visitantes de seu gabinete, afirmando a qualidade do produto.

    Tudo isso, além da criação e modernização de dezenas, centenas, milhares de ruas, avenidas e túneis. Quando eu passo pelas Av. Águas Espraiadas sinto um orgulho enorme de ter feito a escolha certa nas duas últimas eleições.

    Ano passado, sem maiores dificuldades Pitta foi eleito, com as bênçãos de Dr. Paulo e a vontade da população exposta no lema de campanha: NÃO DEIXE SÃO PAULO PARAR! E não parou! O PT levou uma surra e nunca mais vai governar nossa cidade.

    Pitta ainda está no começo de seu mandato, temos enfrentado algumas turbulências mas se acalmem: ainda há muito por fazer e será feito! Se nosso querido Dr. Paulo ser (e vai)eleito Governador ano que vem, a cidade e o estado em sintonia vão sentir o progresso pulsando no coração de cada paulista e paulistano.

    Aguardem: tem muito mais apartamentos do Cingapura, muito mais atendimento de qualidade no PAS, muito mais dignidade as crianças pobres com o Leve-Leite e a ampliação da informática nas escolas.

    VIVA MALUF! VIVA PITTA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pqp, é o anon Preso em 1996, do blog do Pobreta!

      kkkkk esses comentários dele são loucos, racho de rir

      Excluir
  9. Cada um tem que jogar com as armas qje tem kkk.

    Belissimo post.

    Abraçao

    ResponderExcluir
  10. Saudações, CF

    Excelente post. Eu nasci com o dom da oratória. Cresci ouvindo de colegas e professores o quão persuasivo e assertivo me tornava quando começava a discorrer sobre os mais variados assuntos. Era para eles o possível futuro advogado, juiz, político, filósofo e etc.

    Poderia, certamente, ter trilhado os caminhos por eles apontados, mas passado alguns anos descobri que sou o que mais detesto: um falastrão.
    O mundo possuiu e ainda possui falastrões em demasia: Júlio César, Hitler, Lenin, Churchil, Kennedy, Luther King, Lula, etc. No decorrer da história alguns poucos atuaram de forma benéfica e outros foram responsáveis por afundar o mundo na mais completa desgraça.

    Diante da turba atual de intelectualóides, sofistas e "smooth-talkers" resolvi partir para a área oposta: exatas. Hoje não falo mais nada, apenas sento e resolvo cálculos. Minha área é uma que pode ser automatizada no futuro, mas não me importo. Sempre preferi trabalhos braçais, manuais a planilhas de Excel, tenho um interesse em marcenaria e pretendo muito em breve fazer um curso - Reconheço as diferenças entre ela e carpintaria. No seu ponto de vista, acha interessante tanto nos quesitos procura e remuneração?

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Eu não sei como é no Brasil, mas o ramo da construção civil em geral é sim, lucrativo. Como em tudo, existem campos mais lucrativos que outros.

      Na marcenaria a questão da concorrência é bem maior. Você vai competir com outros marceneiros e também com uma Ikea da vida. Porém da pra ficar rico fazendo móveis planejados se você for bom e atuar em um grande centro, que é onde tem mais dinheiro. Demora alguns anos pra isso e é necessário comprar suas ferramentas e talvez uma carrinha pra levar as coisas até o cliente.

      Eu sugiro que você não desanime e faça sim o curso, e estude bastante por apostilas e youtube, além de praticar em casa trocando fechaduras e fazendo coisas simples. É mais um trade que você vai saber trabalhar.

      Excluir
    2. E por que não usa sua habilidade com oratória para tentar tirar uma grana?

      Há muitos falastrões sem conteúdo e conhecimento ganhando horrores com palestras e com venda de cursos online sobre assuntos que nem eles dominam, rsrs.

      Sou funcionário público mas não confio no Estado, veja o que aconteceu na Grécia. Sou do tipo de pessoa que acredita que quem domina um ofício braçal nunca passará necessidade. Há muitos pedreiros e marceneiros que têm vida melhor que professores, policiais, administradores e advogados, rsrs.

      Um abraço fraterno,
      Don Lobo.

      https://negociosdonlobo.blogspot.com.br/

      Excluir
    3. Nunca vai passar necessidade é um pouco de exagero. Dependendo da região o peão se vira pra por comida na mesa, pois não tem atividade econômica.

      O grande problema pra quem trabalha com as mãos é o avanço tecnológico. Já aconteceu antes... As pessoas são substituídas por robôs o tempo todo.

      Mesmo assim você está correto em uma coisa, profissionais auto-empregados não tem teto de salário. Se trabalharem em algo com boa demanda ficam ricos rápido. Já um policial não fica rico nunca se não for corrupto, pois tem teto de salário.

      Um abraço

      Excluir
    4. Obrigado, CF.

      Farei o curso assim que resolver umas pendências e montar meu colchãozinho. Gosto da minha área, mas pretendo aprender marcenaria, nem que seja para me ocupar quando a distante IF chegar. Moro no Hell de Janeiro (não por muito tempo), há procura com toda certeza, mas a demanda também deve ser grande...

      Don Lobo, já pensei nisso, mas não vejo alternativas de explorar este dom senão de forma desonesta.
      Desde um suposto empreendedor que vende cursos online por aí, mesmo sem nunca ter tocado um negócio na vida à um Karnal, que destila todo seu ideário de forma mansa e isenta a seus acéclas pseudointelectuais de facebook. Ambos são desonestos, de modo distinto, mas são.

      A moral é algo que me limita. Tentar ser desonesto me transformaria naquilo que mais abomino.

      Abraço aos dois!

      Excluir
  11. Excelente abordagem CF! O problema é que as pessoas às vezes tem preguiça ou simplesmente desistem na primeira tentativa que der errado, pois é mais fácil se acomodar do que descobrir qual é o seu diferencial. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. Pra desenvolver alguma habilidade e identificar onde se tem vantagem é necessário persistir sempre.

      Excluir
  12. Fala CF,

    Gostei do texto. É isso ai, diferencial faz todo sentido. Para mim, conforme postei em meu blog, o meu diferencial em relação aos meus companheiros de trabalho era de que meu LinkedIn estava atualizado e em inglês, o que fez que eu conseguisse trabalhar no exterior. A vaga aqui estava aberta fazia 6 meses até que eles me encontraram hehe

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante. Ser profissional de computação também é uma vantagem injusta em relação à maioria das pessoas hoje em dia. É quase uma engenharia no mercado de trabalho pois se trata de conhecer outra "língua" ainda exclusiva.

      Excluir
  13. Entendi o conceito que você passou no post e concordo com suas ideias. Porém, convém prestar atenção num detalhe: nossa educação esquerdista programa o nosso cérebro pra pensar que não existe justiça sem igualdade. Que algo só é justo se é igual pra todo mundo. E que qualquer coisa que represente alguma vantagem, será uma "vantagem injusta". Isso é um péssimo cacoete mental, porque a realidade não funciona dessa forma. E pensar assim tende a drenar nossa energia nos deixando revoltados com coisas básicas da vida, sobre as quais não temos nenhum controle. No momento em que eu aceito que os seres humanos são diferentes, cada um com suas circunstâncias diferentes de vida, o caminho natural é analisar essas particularidades e buscar a melhor forma de gerar algum valor a partir disso. Sem ficar achando injusto que outro tenha melhores capacidades, ou melhores condições financeiras na família em que nasceu, ou tenha nascido num país melhor, etc. Veja o que você fez, por exemplo, de sair do Brasil: isso seria impossível se ficasse estagnado se lamentando como é injusto que outros tenham nascido em Portugal. Não é questão de justiça ou injustiça, é simplesmente como as coisas são. E o que podemos fazer é tentar melhorar nossa vida a partir das ferramentas que temos a nossa disposição. Forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Esse e negócio absurdo de igualdade é exatamente pra manter a massa burra e pobre. Os comunistas pregam a destruição da família, menos a deles. Pregam comunismo na economia, menos pros regentes do país, e por ai vai.

      No mundo real aquele que identifica e se aproveita de alguma vantagem vai emergir vencedor, até o fim dos tempos.

      A educação que recebemos na escola só deixa mais burro mesmo.

      Um abraço!

      Excluir
  14. Fala CF

    Em relação a oportunidades, também depende muito do perfil da pessoa. Um exemplo: finansfera. Ela está aí, cheia de informação, cheia de pessoas com conteúdo para oferecer. Está ao alcance de todos. Metade do planeta tem acesso a internet, mas são poucos que buscam se inserir nestes meios de conhecimento.

    Concordo com sua opinião, apenas acrescento a vontade da pessoa em se inserir em certos meios onde ela passará a ter vantagens competitivas.

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem a vontade pra dar uma direção, a pessoa fica à deriva, mesmo que tenha um monte de vantagens ela nem tenta se diferenciar.

      Valeu!

      Excluir
  15. De certa forma eu aproveito uma vantagem "injusta" no meu trabalho. Eu sou formado adm(curso inútil), contabilidade e cursei 2 semestres de análise de sistemas.
    Por ter facilidade com sistemas sou o único no meu setor que domino os sistemas. Com isso eu consigo barganhar treinamentos, sou substituto do meu chefe e sempre consigo negociar folgas.
    Todo faço 2 ou 3 viagens a trabalho para fazer treinamento. Ganho diárias, me qualifico e ainda conheço mulheres de outros estados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pessoal com conhecimento em TI tem vantagem sobre pelo menos 90% da humanidade no dia - a-dia.

      Excluir