domingo, 27 de agosto de 2017

O Brasil vai quebrar?

Olá amigos, 

Alguns dias atrás vimos um juiz ganhando 500 mil reais em um único mês e ainda dizer que "não estava nem aí". Surreal. Isso deveria acender o sinal vermelho pra qualquer poupador/investidor no Brasil.

Com o colapso iminente das contas públicas o governo federal não para de socar funças na do pagador de impostos.

Engraçado ler nessa matéria (link) falando que existem servidores em funções desnecessárias, como datilógrafos. Nosso país provê uma blindagem tão forte aos funças que inventa programas de demissão voluntária ao invés de demitir logo e aliviar pro pagador de impostos.

Minha maior preocupação é com a refoma da previdência. Se passar, duvido que seja na magnitude necessária pra que o país não quebre de vez.

Se isso acontecer, provavelmente a inflação vai destruir a moeda e os títulos do tesouro. A bolsa também, ações são ativo real mas os papéis vão lá embaixo. 

Tenho pensado em transformar parte do meu patrimônio em kitnets para aluguel, e as migalhas que sobrarem tirar logo do país.

E vocês, tem algum plano caso ocorra o pior?

65 comentários:

  1. Olá, CF

    Já pesquisou sobre bitcoin? Foi o que preservou o patrimônio de muitos Venezuelanos.

    O país terá 500bi de déficit em 2020, rsrs. Está à caminho da falência e em trâmite de privatização de várias estatais (coisa boa para nós).

    Hoje tenho uma porcentagem significativa do meu patrimônio em criptomoedas.

    Um abraço fraterno,
    Don Lobo.

    http://negociosdonlobo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lobo,
      Já tive bitcoins sim, até colei prints dos resultados dos meus trades certa vez.
      Não sei pra onde o btc vai mas acredito que esteja numa enorme bolha.

      Ainda prefiro imóveis.

      Grande abraço!

      Excluir
  2. Eu sinceramente não sei o que fazer num caso de quebra generalizada mais eu certamente vou continuar comprando meus FII, talvez aumente um pouco a participação em acoes , e vou também mantendo os 20% de tesouro , a não ser que o brasil vire uma Venezuela ou uma somalia … ai só pedindo asilo nos EUA mesmo...
    Eu tenho um limite para aportes, vou parar de aportar quando meus rendimentos forem maior que meu custo fixo e depois cada vez vou aumentar meus ativos reais como imoveis ou mesmo empreendendo
    veja essas noticias da vontade de sair daqui mesmo que for chile paraguaí ou argentina que se continuarem assim vão sofrer com imigração dos vizinhos

    A cada ano, o custo do Poder Judiciário vem aumentando para a população do país. Em 2015, cada brasileiro desembolsou R$ 387 para manter o Judiciário, 31% a mais que em 2009 (quando custava R$ 295 por habitante, com valores corrigidos inflação..

    https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2016/10/17/judiciario-fica-mais-caro-e-leva-13-do-pib-juiz-custa-r-46-milmes.htm

    http://folhacentrosul.com.br/comunidade/12363/funcionamento-da-justica-do-trabalho-custa-r-17-bilhoes-o-dobro-do-que-paga-a-trabalhadores


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Judiciário mais caro do mundo e é um lixo.

      Não sei como é pra ir pro Chile mas este ainda é o melhor da América do Sul, principalmente pela previdência ser privada.

      Excluir
    2. Por isso é melhor ser funça e ganhar rios de dinheiro....
      Brasil é uma piada...nsobre funcionalismo publico, só a grecia ultrapassa a gente...
      Abraco

      Excluir
  3. é está tenso o negócio, hoje maioria da minha reserva tá no tesouro, aos poucos estou aportando em RV, mas é pouco ainda. Vi recentemente o VIver de dividendos falando sobre a quebra do país e porque ele não investe em TD. Até pensei em investir em ações nos EUA, mas ainda não tenho os conhecimentos suficientes, então vou manter os aportes em RV no BR mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho bastante tesouro também. Os USA também estão próximos de uma grande crise alguns dizem, mesmo assim investir em empresas americanas me parece um bom negócio. O problema são os custos proibitivos...

      Excluir
  4. Ci, estou começando a comprar kitnets agora,
    vou começar em comunidades carentes, vejo pessoas ganhando em torno de 1,3%/mês nesse tipo de investimento. Mas se for atuar em comunidade carente tem que conhecer o pessoal de lá ou morar no local, é perigoso comprar algo em algum lugar que não conhece ninguém.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara neste momento nem estou tão preocupado com o rendimento e sim com acumular/preservar patrimônio. Se eu achar algo que me pague 0,7% am já está bom.

      Excluir
  5. Eu não acredito que o Brasil vá quebrar, só é uma fase ruim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não reformarem o sistema podre quebra sim.

      Excluir
    2. Ah, mas isso uma hora ou outra vai acontecer, só demora um pouquinho até acertaram quanto cada um vai receber de suborno para aprovar.

      Excluir
  6. Olá CF,

    A coisa está feia para o Brasil. Eu invisto em RV aqui, mas ainda não tenho outra estratégia. Penso em investir em outro pais, mas não tenho capital suficiente.

    Se você quiser ver salários altos é só entrar no portal de transparência do TCU, lá sim que a coisa fica séria.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou dar uma olhada, mas recém comi e tenho medo de vomitar.

      Excluir
    2. Que isso cara, dei uma olhada lá e na folha de Junho tinha ativo ganhando 150k bruto e aposentado 260k bruto... Mudei pra Julho e foi mais ou menos a mesma coisa, sendo que a maior parte dessa remuneração vem de "indenizações"...

      Quer saber, tomara que essa merda quebre mesmo, pois por bem isso não vai parar não!

      Abraços e Suce$$o amigos!

      Excluir
    3. Por bem não muda nada mesmo. Isso é um absurdo sem tamanho.

      Grande abraço.

      Excluir
  7. Nao invisto e nunca investirei no governo brasileiro, ta louco. A questão é se a reforma da previdência não passar, ai voce vai ver a economia afundar. E olha, o Temer ta fragilizado, acho que vai postergar essa reforma.

    Eu vou começar a investir em ações e reits americanos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se essa reforma não passar este ano mesmo rebaixam o Brasil, a grana some e não volta mais em razão do aumento da dívida. Mas não da pra esperar bom senso desses políticos vadios.

      Excluir
  8. Relaxa. Vão fazer uma reforma da previdência de 5 em 5 anos e o barco segue navegando porcamente, mas não naufraga. De qualquer forma, pra se sentir mais sossegado, diversifique em ativos com correlação inversa ao Brasil e ficará tudo bem. Bolsa americana (não é um bom momento agora), ouro, imóveis e terrenos noutro país. Nada de bitcoin, só entro em investimento secular.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que tem que arrumar agora ou em 5 anos Brasil fica um lixo igual a Venezuela.

      Excluir
  9. Eu acho que vou virar professor e tentar fazer universidade de educação na Rússia ou na Ucrânia, eu saio do Brasil e me esqueço de família, pobreza, tudo que eu deixei no Brasil.

    Aí depois eu emigro para outro país desenvolvido.

    Sei lá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando amadurecer a ideia volte aqui e nos conte!

      Excluir
    2. Certo!

      Ajeitando uns últimos detalhes para oficialmente considerar essa opção como possível.

      Pensando até em começar um blog para contar essa experiência.

      Excluir
    3. Leste europeu é muito bom, mas Rússia eu não encararia não. Língua filhadaputa de difícil, fora as gangues espalhadas pelo país inteiro pra espancar estrangeiros (imagina um latino lá kkk, vão sofrer na Copa ano que vem).

      Prefiro ir pra qualquer outro país que era parte da URSS, que hoje na grande maioria odeiam o comunismo e têm apresentado boas taxas de crescimento dos anos 90 pra cá. São limpos, civilizados e de baixíssima violência.

      Excluir
  10. Não, o brasil não vai quebrar, isso é intriga da oposição.

    ResponderExcluir
  11. Cara se não fizer a reforma, aí sim que o brasil quebra. O governo estima que se continuar com os mesmos gastos irá quebrar até 2020, isso sem contar com uma possível crise vindo de países como EUA, China e Japão.

    Eu já faço minha parte, não alocando um centavo sequer em TD.

    Cirão da massa está vindo aí, para ligar as impressoras e botar a economia pra girar. hahahah

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois de resolver (ou não) a questão da previdência ainda tem as eleições. A festa da democracia, como a mídia diz.

      Se algum esquerdista vencer o brasileiro vai empobrecer como jamais imaginou.

      Excluir
  12. Senhores, primeiramente peço desculpas por utilizar esse canal para explicar que tive imprevistos quanto ao blog, haja vista que este foi suspenso temporariamente em decorrência de comentários ofensivos de anônimos que estão buscando desativar nosso reduto.

    Segundo, agradeço a colaboração e a presença de todos vocês e solicito encarecidamente que divulguem essa notícia.

    Estou buscando solucionar esse imprevisto. Desculpe o transtorno.

    ResponderExcluir
  13. E imaginar que um monte de gente dizia antigamente que o Brasil era o país do futuro, pois é o futuro chegou e não é nada bom !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Brasil tem um potencial incrível e tinha um fururo brilhante, mas esse pessoal de esquerda faz de tudo pra destruir um país. São verdadeiramente asquerosos.

      Excluir
  14. Cara o problema do Brasil não é o baixo clero do funcionalismo público.

    O problema são os altos salários do legislativo e judiciário. É mais podemos esquecer dos malditos comissionados.
    Se eliminar 99% dos comissionados e abaixar em 50% os gastos com bolsa terno,moradia etc já elimina uma necessidade da reforma na previdência por uns 8 anos.

    O problema do Brasil não é falta de dinheiro
    O problema do Brasil são os furos no orçamento do governo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O baixo clero não existe. O que você chama de baixo clero tem um peso enorme no orçamento, muitos benefícios, salário mais alto que na iniciativa privada e tem o emprego blindado.

      O problema são muitos problemas e eles fazem parte do problema sim.

      Excluir
  15. C.F

    É duro a vida de brasileiro, o pior que é assim desde o descobrimento e não temos perspectivas de melhora.

    O que fazer num ambiente assim?

    Sinceramente não sei, mas sei que tem pessoas que se adaptam e conseguem rios de dinheiro aqui. Não sei como, mas quero me adaptar a essa cultura para poder sobreviver melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. Pra gente esperta o suficiente o Brasil é uma mina de ouro. Quem vende as coisas certas se da bem aí.

      Excluir
  16. Temos estado demais atrapalhando e explorando a iniciativa privada, o que emperra demais o desenvolvimento da economia. Não é a toa que os países mais liberais no tocante à economia são também os mais ricos.

    ResponderExcluir
  17. Conhecimento! Obrigado por colocar o link do meu blog no seu site! Eu prontamente coloquei um link para o seu também!! Apenas peço a gentileza de colocar o link da raiz do site
    https://ephodion.wordpress.com/
    Ao invés do link do post direto pois assim as pessoas podem ver outros! Igual eu fiz contigo!
    Um abs boa sorte e estarei te acompanhando,

    Um abraço!!!

    ResponderExcluir
  18. Ah relaxa rsrs agora que vi, tem os dois. Obrigado por adicionar o link para o meu miserável blog, muito bom o seu blog. Abs

    ResponderExcluir
  19. A questão já nem é mais se vai ou não. É quando o mercado vai se dar conta que quebrou. Meu chute é que vai perceber quando os candidatos da eleição do ano que vem que liderarem as pesquisas serão os populistas, nada de discurso de reformas.

    Mas, mesmo assim eu ainda fico otimista no médio e longo prazo, nessas horas de desespero que é hora de fazer grandes fortunas, acho que vamos ter boas empresas a preços bem baixos.

    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou bem pessimista com o futuro do Brasil. País anticapitalista está fadado ao fracasso.

      Excluir
  20. Não vai quebrar! Esse mimimi é antigo.
    Vcs vão continuar dando duro para nos manter... Hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você deve ser um blogueiro pobre que estuda pra concursos e fantasia ter um ótimo cargo público.

      Excluir
    2. Esse ae deve beber muito leite de texugo, CF kkkkk

      Excluir
    3. Sem dúvidas. O próximo passo é atacar a obra da Ayn Rand enquanto mama do estado.

      Excluir
    4. Já estudei muito e conquistei meu lugar ao sol.
      Agora parem de ser invejosos e corram atrás dos seus objetivos sem invejar as conquistas alheias.

      Excluir
    5. Decorou um monte de baboseira e conquistou seu objetivo de vida? Pra mim você é um fracassado.

      Conquistar o "lugar ao sol" significa que você valoriza sobreviver ao invés de viver a vida. O ideal dos velhos e doentes.

      Não tenho inveja alguma de funcionários públicos e acho sim que pode ser uma saída pra juntar dinheiro. Admiro pessoas que lutam por seus objetivos. Mas cuidado com seus ideais de fracassado. Queira sempre mais.

      Excluir
  21. Seria prudente investir em outros países. Bitcoin é interessante fazer o hold de algumas moedas, não mais que 10% do seu patrimônio.
    Quando chegar no fundo aqui, você monta umas posições interessantes :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala capivara!
      Dd onde você tirou o número mágico de 10%?
      Arriscar 10% em btc é muito arriscado pra mim. Num caso desses prefiro dolar e euro.

      Excluir
  22. e sobre ouro fisico se não me engano é em torno de mais ou menos 25k uma barrinha com todos os papeis... Voce acha que vale a pena possuir algumas em caso de quebra?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não posso recomendar nada por motivos jurídicos, mas prefiro imóveis à ouro. Ouro sempre foi valorizado na história da humanidade, mas prefiro imóveis pois eles geram renda residual.

      E depois, digamos que haja o Apocalipse e voltemos a alguma forma de mercantilismo, é melhor saber plantar alface que imobilizar dinheiro em ouro hoje. Outra coisa, na minha opinião quem tem ouro precisa ter armas e segurança também.

      Nada aqui é recomendação de investimento.

      Excluir
    2. Não, é possível comprar 1g de forma fácil pela ourominas e você pode revender pelo valor de mercado, desde que não rompa o lacre que o contém. Tenho um pouco (uns 8k em reais). Imóveis é o capital maior. Ouro você pode levar de um lugar pra outro em pequenas quantidades. Diversifico. Quanto maior for meu patrimônio, maior a necessidade de proteção.

      Não precisa ser apocalipse. Imagine a crise de 2008, por exemplo. O ouro se valorizou enquanto derretia tudo no Brasil e nos EUA. Como o CF disse, recomendo estudar e não se basear em dicas. Há ótimos livros, inclusive dos conselheiros do kiyosaki. Pra mim, é o ativo mais conservador que existe, mas tem volatilidade forte. Quem sabe um dia abro um blog pra escrever um post mais completo detalhando as características desse tipo de investimento.

      Anon dos metais preciosos

      Excluir
    3. Interessante anon.
      Realmente, até antes do kiyosaki promover aquele cara do crew dele que fala de ouro ele recomendava comprar ouro e prata. Ele diz comprar prata a muitas décadas, aliás, desde quando trabalhava na xerox ou bombardeava vietcongs.

      Acho que ele é dono de uma mina de prata ai na América do Sul.

      Meu avô costumava comprar moedas de ouro. Qualquer dia falo disso.

      Excluir
    4. Se voltarmos a época do mercantilismo quem deter mais ouro será o mais rico, simples.

      É preciso ter alguma moeda de troca e o ouro voltará a ser essa moeda. Por isso tenho um pouco de ouro (no valor de 20k) quando a próxima crise capitalista chegar.

      O capitalismo é um sistema contraditório, os capitalistas querem a maximização dos lucros pagando o mínimo possível aos trabalhadores já estes querem ganhar o máximo possível.

      Ambos estão opostos nessa batalha que dura desde o começo desse sistema nefasto que leva o mundo a escravização.

      A qualidade de vida nos países centrais no capitalismo só foi possível por causa do medo de ver seus países serem "socializados". Depois do fim da união sovietica, você vê a deteriorização da vida do proletariado dos países centrais.

      Imigração desenfreada na europa/Eua (Mão de obra barata), Facilidade no ingresso de universidades( oferta e demanda muitos formados a têndencia são os salarios se achatarem) Queda dos sindicatos, automação das industrias fazendo com que trabalhadores que antes ganhavam 8k na indústria disputem vaga com seus filhos por aquele emprego merda que paga 10 dólares a hora.

      Fora a escravização pelo dinheiro, corrida dos ratos, consumismo, deteriorização das relações sociais e etc.

      https://voyager1.net/economia/adam-smith-sobre-a-reforma-trabalhista/

      https://voyager1.net/politica/25-imagens-mostram-que-nao-vivemos-no-melhor-dos-mundos-possiveis/

      https://voyager1.net/mundo/eua-regridem-e-maioria-de-sua-populacao-ja-vive-no-subdesenvolvimento/

      MHD

      Excluir
    5. No mundo do mad max ninguém está nem ai pro ouro assim como em varias sociedades por ai na história. Mas digamos que se valorize o ouro, o estado vai tomar seu ouro como já fez no passado. Não que eu seja contra diversificar.

      O capitalismo não é contraditório, as duas partes concordam em trocar algo usando propriedade e capital pacificamente. Qualquer coisa além disso faz parte do sistema que a sociedade instituiu com suas leis e agentes. Capitalismo possibilita o aumento da qualidade de vida dos pobres pois substitui as castas pela meritocracia.

      No final você veio com o que considero papo furado de esquerdista, ai não posso comentar.

      Excluir
    6. Eu, anon dos metais preciosos 16:47, discordo e repudio veementemente o comentário do anon 00:02. Só quero deixar claro pra que ninguém se confunda.

      O ouro foi a moeda escolhida livremente pelo mercado, pelos capitalistas. O governo que usurpou o sistema monetário e tirou o lastro com o tempo. As consequências, as crises, são pelo intervencionismo, não pelo maravilhoso capitalismo o qual atribuo minha qualidade de vida.

      Excluir
  23. Acha que podem confiscar a poupança e as aplicações de renda fixa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles podem confiscar qualquer coisa na hora do desespero. Aliás o sonho dos governos é que as moedas sejam 100% digitais pra controlar as transações e o volume.

      Excluir
  24. Pessoal da cooperativa queria que eu abrisse conta com eles, pra virar cooperado e tal, fazer uma conta corrente pra pagar uma taxa, me mostraram consórcios, financiamentos, taxa do cartão de crédito...É isso que eles mostram.

    Bem no fim só vou abrir uma poupança no sicredi, já tenho contas no BB, caixa e itaú e nenhuma é pra uso corrente. Só pra poupança e aplicações.

    Só a poupança não pago nada de taxa pra abrir ou usar, só mesmo taxa de retirada ou de transferência bancária, que todo mundo paga.

    ResponderExcluir
  25. O que acha da ideia de enterrar o dinheiro? Igual fazia Pablo Escobar.

    ResponderExcluir
  26. Só a diversificação salva, CF. O problema é encontrar algum ativo que não esteja supervalorizado neste momento para fazer aportes... Eu tenho comprado ETFs de mercados emergentes.

    Abraços,

    IOTR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Não sei escolher bons etfs, tenho que estudar sobre isso.

      Excluir