quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Meu primo dedicado foi demitido

Tenho um primo mais jovem que se sobressai pela educação e esforço no que tange a trabalho. Desde criança ajudou seu pai no trabalho rural e também meu falecido avô, por morar perto da sua loja.

Apesar de nunca ter levado a escola muito a sério, acabou se tornando técnico, e mais tarde bacharel em administração. Desde cedo trabalhando, desenvolveu talento para vendas (uma habilidade importante e admirável) , e a cerca de três anos obteve um salário decente em alguma coisa de visitar clientes e distribuir produtos de uma multinacional em uma região de nosso estado. Aquele tipo de trabalho que dão pra coroas que precisam sustentar a família ou jovens comprometidos que se sujeitam a ficar longe de casa uns dias por semana.

Naturalmente por falta de conhecimento em finanças pessoais, optou por sacrificar uma fatia de seu salário em um MBA (se pelo menos fosse em finanças ou gestão de projetos seria melhor) em Marketing, acreditando que isso seria bem visto pelo mercado. Mancebos corporativos são de certo modo como crianças, que aprendem copiando os pais. Se matriculam num MBA por ver que o chefe fez isso anos atrás.

Durante todo esse tempo notei, pelo que ele comentava, que dois chefes identificaram nele as características certas para expremer todo seu potencial antes dele se dar conta.

Ele até teve uma promessa falsa de promoção interessante (leia aqui como gerenciar pessoas). 

É comum no mundo dos escritórios ficar tempo a mais, fazer aquela viagenzinha, mudar a data das férias ou as vender por necessidade da empresa, representar a empresa naquele evento chato sem ganhar nada, fazer aquela visita usando seu carro próprio e gasolina... Um monte de coisinhas convencionadas como obrigação do empregado no Brasil, que tem medo de ser demitido ou mal-visto em seu ambiente por não vestir a camisa.

Ontem mesmo o patrão da minha esposa pediu "um pequeno esforço que não custa nada" pela empresa, no grupo de conversas criado exatamente para este objetivo, de se cadastrar num site de avaliação usado por turistas para avaliar e comentar positivamente sobre a empresa, chamando os amigos e parentes para o mesmo, e que pra dar credibilidade devem avaliar várias outras empresas antes (os comerciantes adoram esse tipo de site aqui). Pode Arnaldo? 

Se fosse comigo eu responderia após seu textão: "não". Sou o cara mais monossilábico que conheço na Internet. Com a revolução causada pela Internet no telefone, o trabalho te acha em qualquer lugar na forma de um favorzinho (leia aqui como lidei com isso)

Esta semana este primo foi demitido num downsizing inesperado (pelos peões) e está arrasado, amaldiçoando a empresa e preocupado com a mancha em seu currículo.

Claro que fiz minha parte e lhe expliquei que cada dia trabalhando para os outros é um dia perdido. No fim do mês você tem que ter ficado mais rico, não melhor formatado à uma matéria da revista Exame.

Ao ser atingido com as perspectivas que apresentei ele se defendeu usando uma espécie de Sindrome de Estocolmo do proletariado.

Considero isso na idade dele resultado dos anos de doutrinação da escola e mídia. Ao longo do tempo alguns conseguem enxergar a verdade após sofrerem suficientes desilusões. Muitos não.

32 comentários:

  1. Eu vim para a iniciativa pública justamente por não gostar desses 'favorzinhos".Imaginei eu que estaria livre na esfera pública, especificamente em uma instituição militar, mas aí que me enganei.Parece que no militarismo isso é ainda maior, eles usam a desculpa de "dedicação integral e exclusiva" para pedir esses "favorzinhos" a todo momento, e o que é pior, além da "queimação" no serviço ainda pode rolar uma punição.
    Essa cultura é nojenta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Felipe,
      Conheço muito bem como funciona nas FAs, e sei do que você fala, da famosa peixaria.
      Porém, diferente do senso comum neste caso, não creio que lá seja pior, pelo contrário. O regulamento é o mais antigo, sempre, e ai quem sabe onde pisa está até mais amparado que no mundo civil.

      O que vi muito é que as pessoas não conhecem ou não sabem fazer valer sua voz por lá, dentro das regras, claro. Isso em se tratando de punição. No caso da queimação você está certo. Não precisa muito pra parecer insubordinado e ficar na esquerda de alguém.

      Sugiro que você ande com o RDE e o RISG embaixo do braço, e releve algumas coisas mais brandas, afinal Forças Armadas são pra tempo de guerra, onde não existe espaço pra discussão. Abusos existem em qualquer lugar e como o regulamento é muito rígido, as vezes a gente acha que os seres humanos embaixo da farda deveriam ser robôs e jamais abusar.

      O diferencial das FAs que me faz defendê-las neste sentido é que ninguém é obrigado a estar lá. Eles tem um mantra muito interessante: "se está ruim vai embora". Sou um grande admirador disso.

      Grande abraço e volte sempre. Gostaria de ver mais milicos aqui.

      Excluir
  2. Eu seria frustrado se trabalhasse pros outros e não economizasse nada!

    Trabalhar para os outros e economizar é menos ruim. Trabalhar para si e economizar seria o ideal.

    Abraço amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante comentário. Não sou contra a qualificação, mas formar patrimônio vem antes na minha opinião, pelo menos uma reserva boa. O brasileiro no geral aposta todas as suas fichas no sistema de ensino falido e cursos superiores inúteis, e isso é um grande erro. Esperam pra ganhar dinheiro depois de um próximo curso ou promoção que nunca vem.

      Já o casamento, filhos, financiamentos e contas vêm, tão certo quanto a morte.

      Excluir
    2. Eu fiz o comentário mas nem percebi que foi como anônimo.

      Pior ainda é quem aposta as fichas em cursos superiores inúteis financiando esse curso! Sem garantia futura de que poderá pagar um dia.

      O cara já sai da faculdade endividado com a própria faculdade. Parece piada mesmo.

      Excluir
    3. Financiamento estudantil é uma piada de mau gosto.

      Excluir
  3. CF

    Nunca ame sua empresa como se ela fosse sua, pois você nunca sabe quando ela te deixará de te amar.

    Seu primo vai demorar pra aceitar a realidade - se é que um dia aceitará - pois a doutrinação é de extrema importância para a formatação das crenças que ele carrega.

    Não tento mais mostrar para as pessoas comuns as opiniões que fogem do mainstream. O sistema é MUITO bom em conduzir a massa. E eles defendem arduamente o próprio sistema que eles são meros peões.

    É por este motivo que escrevo no Termos Reais: apenas para quem quer ler. Ninguém chega até o blog forçado. Chega porque quer mudar, quer aprender, quer sair da Matrix.

    Assim como seus leitores. Abs amigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu site é muito bom.
      Se eu falasse com minha família o que escrevo no blog, voltaria a ser o ovelha negra. Desisti.

      Excluir
  4. Vejo esse caso como algo normal. Ser demitido ou não depende de vários fatores. Não é legal ver boons profissionais perderem seus empregos, mas todo mundo deve ter consciência que emprego não é pra vida toda e ninguém prometeu a ele que assim seria.
    Emprego é algo temporário, sempre. O que acho lamentável são as situações que algumas pessoas se sujeitam para ser bem vistas em seus empregos como um pouco de tudo que você citou em seu post, acreditando que essa é a fórmula perfeita para o sucesso, até que uma dia vem uma crise, uma contenção de gastos, troca de chefia, aparece um funcionário mais qualificado, ou uma funcionária gostosa e seu emprego já era.

    Se a empresa não é sua não existe 100% de segurança no trabalho, mas parece que muitos se esquecem disso.
    Outro erro a não ser que a pessoa seja apaixonada pelo seu emprego, é viver seu emprego, etar plugado em trabalho o tempo todo.
    Geralmente pessoas assim quando são mandadas embora ou se aposentam simplesmente não sabem o que fazer da vida, porque a vida era quase que 100% trabalho, emprego, empresa, carreira etc.
    Muitos mal participaram da criação dos próprios filhos.
    Equilíbrio e realismo devem ser fundamentais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo. Pior que esse primo sempre foi muito profissional, a ponto de desistir de suas paixões (principalmente mexer em carros). Minha família tem. Um histórico de não saber o que fazer sem trabalho. Meu avô que é o grande exemplo por lá (meu também) trabalhou de graça por muitos anos após se aposentar, e começou aos 9 anos por vontade de ter dinheiro como os adultos.

      Excluir
  5. Espero que ele consiga logo emprego

    Espero que ele tenha uma reserva de emergência, para o ajudar neste caso.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado e bem vindo.
      Eu também espero. Acho que ele tem uma reserva sim.

      Excluir
  6. Meu caro,
    sei bem come é isso, passei por algo parecido e parece que o mundo vai acabar. Pelo menos essa situação nos amadurece. Qnto a mim, a empresa só receberá de mim mais dedicação/ideias e empenho se me valorizar, caso contrário vai receber de minha parte apenas mais do mesmo.

    Abs
    EQRP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola,
      É realmente difícil não termos perspectivas.
      Um abraço EQRP

      Excluir
  7. É a triste realidade.

    Jovem: Deve trabalhar, mostrar serviço, criar network e buscar formas de ser promovido, para aumentar o aporte. SEMPRE deve poupar.

    Mais velho, tipo eu: Buscar trabalhar menos e ser mais político (coisa que estou tentando fazer). Não dá para ser burro de carga. Somos apenas um número.

    Ainda bem que eu acordei a tempo. Eu era este cara que sempre fazia as coisas a mais pela empresa sem ganhar nada.

    Hoje a empresa pra mim serve apenas p/ um único e exclusivo propósito: Me pagar um salário que usarei para comprar a minha carta de alforria em parcelas mensais: A IF!

    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você está certíssimo descrevendo os dois períodos. Não é justo mas é a regra do jogo, pros dois lados. Nada passa de relações de poder.

      Excluir
  8. Olá CF,

    A pessoa tem que estar preparada para uma possível demissão. Nada é garantido. O problema é que as pessoas confiam demais.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É como a falácia so jogador. Acreditar que os próximos resultados vão seguir o padrão anterior.

      Abraço!

      Excluir
  9. Você com esses textos nunca será monossilábico meu amigo. Eu aprendi cedo a não depender do meu emprego. Eu sou professor, funcionário público e independente financeiramente, ou seja, se eu parar de trabalhar manteria meu nível de vida para o resto dela (não que seja grande coisa). Me mostre um professor no Brasil nas minhas condições que te mostrarei um unicórnio. Grande abraço e eu sim sou monossilábico, eu nunca me acho capaz de escrever nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Painel, me refiro às respostas que dou nesses casos. Aqui no blog sou falador.

      Bom saber que você fez sua parte e sempre lutou duro.
      Grande abraço!

      Excluir
  10. É aquela coisa né, não adianta ficar fazendo a mesma coisa sempre, esperando resultados diferentes. Chega um momento na vida que o cabra tem que aprender...

    Ótimos textos, CF! Tirei um tempo pra ler alguns de seus textos antigos e gostei muito!

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo cumprimento, isso é motivador.

      Tem coisas que o cara tem que aprender pra seguir em frente. Caso contrário fica só patinando a vida inteira.

      Excluir
  11. Isso é a consequência nociva. A causa é que o governo brasileiro fecha o mercado pra poucas empresas, economia pequena, o sujeito fica com medo e tem de fazer coisas que ele normalmente não faria, tudo para manter o raro emprego.

    Nos meus tempos de EUA, saía de uma empresa e já fazia entrevista noutra no mesmo dia. Isso dá segurança pra não aceitar qualquer coisa, qualquer pedido fora do normal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será se isso vale para amior parte dos EUA ou apenas algumas cidades ou Estados?

      Excluir
    2. Concordo Anon.

      Os USA são o melhor país do mundo e não existe pareo.

      Excluir
    3. Anon2, logicamente não é para todo lugar. Existem até capitais completamente falidas nos USA, geralmente aquelas governadas pelos democratas a décadas (o PT dos USA) como Detroit.
      Mas pode crer que lá é um país onde na maioria dos lugares quem realmemte quer acha trabalho.

      Quem eu conheço que já teve a oportunidade de ir pra lá não ficou uma semana desempregado.

      Excluir
  12. MBA em Marketing? Pura enrolação. Eu me formei em Adm e Contabilidade. Se pudesse voltar no tempo teria feito spmente contabilidade. Adm e suas áreas deveriam ser cursos tecnólogos. Não há nada a se estudar em Marketing que não se aprenda em 2 semestres na faculdade.
    Quer fazer MBA? Vai pra área de finanças, controladoria, auditoria interna, gerenciamento de projetos, etc.
    Boa sorte pro seu primo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você disse tudo. Administração deveria se resumir a meia dúzia de cursos curtos.

      MBA em Marketing para mim parece mais um passa-tempo de quem não sabe o que fazer e quer algo fácil e pago pelos pais, ou faria algo obviamente melhor aceito no mercado. Esta é apenas minha impressão e pode não condizer com a realidade.

      Excluir
  13. Legal e ver o cara de mba trabalhando pro cara que nak tem diploma, as vezes acontece.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MBA é o caminho mais rápido pro desemprego ou pra ser empregado de alguém que nem tem faculdade.

      Excluir
  14. Sem Contar que várias empresas mesmo as grandes fazem coisas erradas, tanto é que já ganhei 2 processos trabalhistas e um terceiro está em curso, infelizmente não tenho veia empreendedora, mas chego lá

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Empresas fazem merda. Mas no Brasil a justiça do trabalho é um antro esquerdista que protege empregados muitas vezes mentirosos. Fica no zero a zero.

      Excluir