segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Filme do mês Shot Caller

Olá amigos, mês passado tive preguiça de resenhar um filme mas volto com o quadro este mês, e pela primeira vez falarei de um filme recente ao invés das velharias que eu tenho costume de ver e rever.

Trata-se do filme Shot Caller*, acho que ainda sem tradução no Brasil. Assista ao trailer e cuidado com os spoilers. Cuidado se você for sensível pois o filme é um pouco violento.

*shot caller é o chefe de uma gangue, que manda os outros membros executarem trabalhos para o grupo.

Filme de cadeia

Jacob é um cara qualquer com uma carreira legal no mercado financeiro, esposa e um filho. Enfim tudo perfeito e sensação de invencibilidade. Numa bela noite sai com sua esposa e um casal de amigos, onde se envolve em um acidente de trânsito e seu amigo morre. Jacob é processado pela mulher do amigo e vai parar na cadeia por admitir culpa no acidente como seu advogado recomendou. Ao contrário do que o advogado promete, Jacob é condenado a vários anos de pena em uma penitenciária estadual (geralmente mais perigosas que as federais).

Em sua primeira noite preso, Jacob presencia um homem ser atacado e estuprado. Decidido a manter seu brioco intacto Jacob mete a mão na cara do primeiro vadio que lhe enche o saco no pátio e mostra que não vai ser mulherzinha de ninguém. Isso chama a atenção dos supremacistas brancos que o aliciam a entrar na sua gangue imunda. Neste momento Jacob comete o erro de sua vida e aceita em troca de proteção.


Lá dentro Jacob descobre que vai mofar por vários anos e é abandonado pela esposa. Também pra de escrever para seu filho acaba por se tornar um bandidão da pesada todo tatuado.



O tempo passa e após ele cumprir sua longa pena, é obrigado a fazer trabalhos sujos fora da cadeia para sua antiga gangue. Ao sequer pensar em se negar pra perseguir uma vida decente, lhe dizem que sua esposa e filho morreriam.

A merda vai escalando a um ponto que Jacob fica de saco cheio de tudo, abandona a ideia de vida normal e finda por voltar pra cadeia apenas pra matar o chefão de seu bando e se tornar o novo "shot caller".

Segundo depoimentos pode ocorrer de se dar mal mesmo com quem tenta ficar longe de problemas. Uma coisa comum é ter que carregar uma arma ou defender seus amigos em caso de brigas generalizadas, e ai você pode acabar tendo que passar o resto da vida numa jaula.

Este filme foi bastante esperado por quem estuda ou tem alguma ligação com essas coisas de cadeia. Achei um grande filme e bastante realista (até onde sei) e que também consegue passar uma fração do stress que é ir pra um inferno daqueles, porém na realidade americana.

Tem dois canais no youtube se você quiser saber em maiores detalhes como uma prisão americana funciona: "afterprisonshow" e "fresh out". Cadeia não tem glamour nenhum e este filme foi feliz em mostrar isso, e em como a vida muda numa fração de segundo.


14 comentários:

  1. Fala CF!

    Pelo trailer e também pela sua resenha, me pareceu uma ótima opção. Sou adepto dos filmes realistas em detrimento de ficção.

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostei! Ele é realista sim, espero que goste.

      Eu gosto bastante do estilo neo-noir nesse sentido.

      Excluir
  2. Saudações, CF.

    Obrigado pela indicação. O filme foi lançado recentemente, viu em alguma sessão de cinema aí no velho mundo? Verei assim que puder.
    O visual do Nikolaj Coster me lembrou o do Ryan Gosling no filme "The Place Beyond The Pines" (O Lugar Onde Tudo Termina, na Banania)- um filme muito bom e pouco conhecido de 2013. A trama deste não trata de prisão, mas sobre um motoqueiro que para prover ao filho recém nascido, promove uma série de roubos a banco. Um filme sobre corrupção, luto e arrependimento. Fica a indicação. O único porém é que após o arco do primeiro protagonista ser concluído, o filme perde um pouco o passo e torna-se um pouco moroso, ainda assim, vale a pena ser visto.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, vou assistir sua indicação com certeza! O Shot Caller assisti no computador. Achei por ai...

      Aqui o cinema é barato. 5 euros, mesmo assim vamos pouco pois temos vários canais bons de filme. Infelizmente eu penso que, se é pra arriscar, arrisco ver algo de graça em casa e acabo indo só em filmes que realmente espero.

      Abraço!

      Excluir
  3. Valeu pela indicação, tb tenho costume de sempre rever filmes. Vou tentar ver esse filme.
    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Me lembrou meu antigo colégio. A única diferença é que as diretoras e os professores não tinham armas.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que o seu foi pior mas lembra os meus também. Armas, drogas e gangues, tinha tudo, até shot callers.

      Excluir
  5. Grande CF!
    Pela resenha feita por vc parece ser um grande filme.
    Assim que tiver oportunidade, pretenso assistir.
    Bons investimentos!

    ResponderExcluir
  6. Por curiosidade, você já acompanhou futebol em alguma época de sua vida?

    Tenho um colega que está tão fissurado com futebol que segundo ele, vai tentar se aproximar de jogadores famosos pra tirar vantagem deles.

    Não sei como que o cara vai fazer isso ai. Quero ver ele chamar os jogadores pra sair, é só o que faltava mesmo...Nunca vi nada igual no meu circulo social, de pessoas que querem algo surreal a todo custo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anon, nunca sequer assisti uma partida de futebol inteira na vida.

      Quanto a seu amigo, já que é pra sonhar é melhor sonhar alto.

      Muita gente convida pessoas famosas pra conversar por não ter nada a perder e consegue. Esses tempos um cara convidou o dono da revista Forbes, bilionário, pra almoçar e o cara foi bater um papo. É difícil mas tudo na vida é.

      Excluir
  7. Alô cf, boa noite.
    Quando poe o link do henriquecientnk por favor. Busquei por esse nome no Google mas apareceram outros (Como estou no celular não sei se ele está na sua lista de blogs da direita, pois não tem essa lista quando se vê pelo cel).

    Estou gostando mt dos seus posts, me identifico pq quero mudar carreira tmb e vc está abordando mts temas q ja me perguntei tmb. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Clique ali embaixo dos comentários em: "visualizar versão pra web" e poderá acessar o blog dele na barra da direita ou na de cima do meu blog.

      Se não conseguir avisa.

      Obrigado, amigo!

      Excluir