quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Estou sem trabalho e meu gato morreu

A alguns dias contei como quase perdi meu emprego (link) por não me sujeitar ao empreiteiro nervosinho. Acabei passando duas semanas em casa assistindo bons filmes de gangsters e bolando ideias de negócios fáceis e lucrativos, mas obviamente nada útil surgiu disso.

Neste interim um dos nossos dois gatos infelizmente morreu, vitimado por um problema crônico. O pobre azul russo teve uma existência torturada. Nascido num parque da nossa antiga cidade, foi capturado por um pet shop que o usava como bolsa de sangue para outros gatos e segundo a veterinária que lhe fez a eutanásia aqui em Portugal, provavelmente em experimentos satânicos por estagiários/estudantes com testes de dosagem de remédios. Não sabia disso e senti muita raiva.

Nos últimos tempos ele definhou por não se alimentar e vomitar. Foi bastante triste ver o exame que lhe atestou anêmico em um nível inacreditável e que a eutanasia seria uma opção melhor que o tratamento com transfusões caras e que não teriam resultado.

Alguns dias depois minha esposa achou uma filhote da mesma raça para adoção que voltou a alegrar a casa.

Enfim fui chamado semana passada pelo cara que eu ajudo para um novo trabalho aqui na cidade.

Tratou-se de montar roupeiros e cozinhas (eram duas obras do mesmo patrão), onde fiz o trabalho pesado e robótico, até que chegou a um ponto da empreitada mais fino que simplesmente eu não tinha o que fazer.

Não tenho capacidade de fazer carpintaria fina, principalmente em coisas que se deve fazer rápido e que nunca fiz ou só auxiliei uma vez. Não com minha pouca experiência.

Consigo trabalhar instalando chão, portas, vigas, decks... Carpintaria mais tosca. Preciso encontrar um curso que acelere minha compreensão sobre detalhes. Infelizmente os únicos que encontrei aqui são em uma escola no norte do país e exige que eu fique alojado por lá. Como sempre aprendo algo trabalhando e sou pago por isso, fui protelando, mas vou entrar em contato e decidir o que fazer.

Neste momento estou em casa denovo, aguardando dois trabalhos que iniciaremos na próxima semana. Por um lado não me preocupo tanto pois TEM trabalho. Tanto se eu buscar um lugar mais fixo pra ser ajudante, quanto com esse cara que ajudo que tem coisas engatilhadas (um dos trabalhos da próxima semana é para uma arquiteta que já prestamos serviço e tem uma casa inteira para reformar após sair a licença.

Escrevo este tipo de relato aqui para que os interessados nos caminhos do trabalho de peão não-boiadeiro tenham uma imagem mais clara das dificuldades de iniciar em um novo trade.

Tem muito dinheiro e negócios a serem inventados no ramo da construção civil, mas entrando jovem ou não você precisa ter perseverança e aguentar firme (até ter outras formas de renda).

Decidi reconstruir minha biblioteca pessoal, que foi devastada quando vendi tudo o que pude antes de vir para Portugal.

Não consigo ler nada em formato digital. O que eventualmente comprei, li forçado e não reli nunca mais. Pra mim ler livros é uma experiência prazerosa que não pode depender de ligar o computador, que além de demorar mais que pegar o livro na estante e ser incômodo dispersa a atenção.

Além disso posso vender livros impressos que não me interessem mais por uma fração do seu preço.

Em princípio pretendo adquirir uns clássicos de negócios, economia, biografias e algo de carpintaria. Nada muito filosófico.

A cada volume que adquirir farei uma resenha. Fiquem ligados.

15 comentários:

  1. Fala CF que barra perder o bichinho. Perdi dois ano passado e agora só estou com uma. Ficaria muito triste se ela fosse, apesar de ser meio enjoadinha. kkk

    Uma pergunta: O que vc fazia antes de sair do Br?

    Forte abraço e continue na luta !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felizmente essa nova gata é muito legal também. Tem a mesma personalidade... Aliás pra quem gosta de gatos, jamais pegue um que não seja o Azul Russo. Nunca mais vai querer outro bicho.

      Eu trabalhei com Comunicação e Marketing. Fique longe dessa porcaria.

      Excluir
  2. Muito bom C.F. a vida é isso mesmo, bola pra frente!

    Livros digitais só pegou na galerinha cool que vive no mundo da fantasia em que ostentar o aparelho é mais importante que o conteúdo em si. Igual ao livro do Piketty que na época do lançamento foi um dos mais comprados da plataforma cool, mas também o menos lido, pois as pessoas só passavam sumário e largavam de lado (comuna não lê).

    Não há nada melhor que um livro novo. Com sua textura, cheiros e relevos.

    Abraços e sucesso financeiro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá PS, também adoro livros. Melhor tranqueira pra queimar um dinheirinho não há.

      Esse Piketi foi o professor picareta do século XXI!

      Excluir
  3. Curti o kindle.

    Embora não seja possível vender os livros depois, o valor dele já é bem mais baixo mesmo. Além disso, é bem agradável de se ler (bem diferente de um PC).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já tive um Tablet e tentei ler pdfs mas não gostava. Sou um cara de livros mesmo.

      Excluir
    2. Você já teve um kindle paperwhite? pergunto pq tb não sou muito chegado a livros eletrônicos ,mas queria testar esse modelo.

      abç!

      Excluir
  4. Olá, CF!

    Meus pêsames pelo gato. Foi muito burocrático levar gato do Brasil pra Portugal?

    Como disse o Anôn acima, o Kindle é uma boa opção. A tela dele é diferente de uma tela de computador ou tablet. É uma tecnologia que imita com muita qualidade uma página de livro comum.

    É só uma questão de acostumar a ter um aparelho na mão em vez de um livro. Eu particularmente não tive muita dificuldade em acostumar.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Madruga, foi chato trazer os gatos sim. Pedi à minha mulher que escreva um post sobre isso.

      Na questão dos livros, também quero ter uma referência material de quem somos e do que consumimos caso tenhamos filhos. Ter livros disponíveis na prateleira me agrada. Desde pequeno gostava de ler e reler meus gibis. A materialidade me agrada. Coisa de pobre mesmo.

      Excluir
  5. Fala CF,

    Tadinho, sinto muito pelo gato.

    Também acho que é questão de costume a questão dos livros.

    Abraçaõ

    ResponderExcluir
  6. CF

    Sinto muito pelo seu gato meu caro, é sempre uma tristeza enorme perder aqueles que realmente gostam de nós.
    Sobre o emprego não tenho dúvidas que logo encontrará outro, pelo o que você disse o curso de carpintaria seria uma boa, gostei da ideia e não acho que será um mal investimentos.

    grande abraçoo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Burguês,

      Vou fazer uns cursos sim. É a melhor opção pra mim.

      Excluir
  7. Fala CF!

    Quanto ao gato, faço de minhas palavras as mesmas dos colegas acima. Em relação as novas empreitadas, não se preocupe. Você tem a vontade e persistência, então o fundamental está em suas mãos. Só o fato de você largar uma vida aqui e ir para Portugal já fala muito sobre seu perfil.

    E em relação as resenhas de livros, bela ideia!

    Abs!

    ResponderExcluir