quarta-feira, 16 de agosto de 2017

A terrível sensação de estar quebrado

Olá amigos, vocês já devem ter notado que tenho postado a cada dois dias. Isso se deve em virtude de eu ter acumulado um monte de posts semi-prontos, portanto vou continuar no ritmo por uns dias.

O post contém alguns palavrões. 

Esses dias estava lendo o blog do meu amigo HenriqueCimento, onde ele escreveu, contando sua situação: "estou quebrado.". Não consegui deixar de rir pois ficou um pouco caricato. A expressão, pra nós brasileiros, tem uma conotação de "fim da linha". Fosse assim seria o fim da linha pra maioria de nós.

Lógico que o cimento está estruturando seu plano e não aceitou ser um quebrado pro resto da vida (fiquem ligados no blog dele).

As expressões "I'm broke", "he's broke" e "you're broke" são bastante usadas no inglês americano. Ouvimos elas em quase todo filme e certamente em todos os que tem a ver com finanças. Eles são sem dúvidas um povo que liga mais para sucesso financeiro e profissional como medida de felicidade, e a despeito dos supostos problemas que psicologos e coitadistas atribuem à esta cultura, é sem dúvida algo que faz as pessoas se esforçarem e progredirem.

Porque acredito nisso? Porque uma pessoa coitadista, que acha culpados externos (tirando o governo) pra seus resultados não chega longe. Isso é facilmente observável. Nossa cultura latina, hoje "marxizada" é assim.


Não estou pregando que a solução pra tudo se limite a ser positivo, ainda que isso seja importante, nem que dinheiro é a principal coisa da vida. Estou dizendo que é uma merda ter a imagem de si mesmo como quebrado sem perspectivas. Eu fui bem pobre, mas em especial após me formar na faculdade minha imagem de mim mesmo era uma bosta, pois a vida estava me apontando pra direção da "vida de trabalhador" (proletário moldado pela escola). Tive muita sorte até aqui, mas tudo dependeu de eu não ter aceitado minha condição em primeiro lugar.

Lembro de que pedi demissão do meu salário de R$880,00 e dias depois estava em uma pensão horrível em outra cidade, procurando outro emprego pra me sustentar e fazer MBA (ainda bem que desisti dele).

O brasileiro em geral aceita sua condição, como se fosse natural pertencer a uma casta, e que quem é responsável por melhorar sua vida (dar condições de trabalho, saúde, transporte, moradia...) é o governo. Fica pra sempre na corrida dos ratos, não só financeiramente mas também culturalmente.

Desde criança questiono algo que ainda não encontrei resposta:

Se você mora numa favela controlada por perigosos bandidos;
Se você mora no sertão onde não tem água nem emprego;
Se você mora em uma grande cidade e perde 4 horas por dia para ir e voltar do seu emprego horrível;
Se o Brasil é tão merda...

Enfim, se você não tem escolha,

Porquê não vai embora?

Você pode ser pobre num lugar mais rico e fácil de viver também, sabia? Tenho um amigo que foi ser garçom em festas e recepcionista de uma pousada de praia, dentre outras coisas. Enfim, empregos que tem em qualquer lugar. Aproveitou a juventude de maneira independente, comprando suas coisas, fazendo amigos, transando muito (hauhaua), enquanto muitos amigos nossos ficaram na antiga cidade minúscula que todos odiavam, dando a volta na quadra de carro pras mesmas mulheres rodadas verem, trabalhando nas mesmas empresas/órgãos públicos que os pais.

Poderia ter chegado bem mais longe se fosse poupador, mas bem, pelo menos agora esse amigo tem sua firma de pintura residencial. 

Não custa lembrar que eu não dou conselhos pros outros. Este blog serve pra eu falar comigo mesmo!

Se o cara está quebrado não adianta fazer a mesma coisa que lhe tornou um quebrado. É preciso ser o que os gringos chamam de "grinder" ou "hustler", trabalhar que nem um louco e poupar muito. Ignorar os amigos e namoros sem saída. Aprender a fazer dinheiro com alguma coisa... Revendendo carros, sei lá. Uns caras no meu tempo de faculdade levavam muita bebida na frente das filas de festas e faziam um dinheirão (pra época).

O pior é que a gente acha que quando é jovem é mais difícil por não ter experiência mas isso é a maior ilusão, pois a única experiência que se adquire de verdade é em ser empregado, e mesmo assim você vai se cagar quando procurar um emprego novo e ter que aprender coisas novas.

Quando se é jovem é bem mais fácil testar e aprender coisas diferentes, e muitos ainda podem contar com os pais pra dar comida e teto. Além de tudo jovens tem mais energia!

Os pais são ativos valiosos pros jovens pois poupam tempo e dinheiro. Quando você tiver que cozinhar e pagar aluguel sua energia é drenada, pois ao invés de ver a poupança crescer vai trabalhar pra pagar contas e fazer tarefas domésticas no tempo livre.

Rale pra caramba, poupe todo o dinheiro que puder e não gaste em absolutamente nada. Esqueça carros, festas, namoros. Apenas poupe e invista tudo. Não até ficar rico, mas pelo menos até deixar de ser um quebrado.

37 comentários:

  1. Brasil tem a cultura da pobreza por herança cultural católica que prega que só os pobres entram no céu.

    O huebr não sai da favela por causa da família, água e luz grátis e programas sociais que no asfalto custariam fortunas.
    O chimpa sertanejo não sai do sertão por causa de esmolas do governo. Vá ao nordeste e verá a quantidade bizarra de bancos de fomento que existem. A prefeitura paga o caminhão pipa, o coroné dá a cesta básica do mês e etc.
    4 horas no trânsito é miopia social que imobiliza a pessoa saia do emprego de merda e não permite procurar se esforçar para procurar algo melhor ou empreender.

    Sim o Brasil é uma merda.

    E concordo com tudo que você escreveu.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ai um belo dia você acorda nesse mar de lama e vê que não tem saída, a não ser começar do zero aos 35 anos sem a promessa de vitória, ou continuar levando uma vida horrível.

      Não da pra dizer que seja uma decisão fácil. Principalmente pra quem tem família e laços.

      Excluir
    2. Eu vou meter o pé pra BUENOS AIRES ano que vem, até o fim do ano espero juntar uns 5k pra me manter inicialmente em algum cafofo ou hostel lá...Tô fazendo espanhol pelo duolingo, mesmo que trabalhe em sub-emprego (o que já faço no Bostil) enxergo essa cidade argentina com uma qualidade de vida melhor do que o interior nojento que moro.

      Excluir
    3. Boa sorte.
      No mínimo a experiência no exterior vai lhe fazer crescer muito e abrir novas oportunidades que você ainda nem imagina.
      Eu costumo dizer que quem mora fora do Brasil, quando volta, entra em depressão e não se adapta mais. Passa o resto da vida pensando em migrar em definitivo.

      Excluir
  2. Aproximadamente 5~6 meses atrás quando "acordei pra vida" e percebi que precisava fazer algo para sair da pindaíba em que vivo ha anos comecei a pesquisar na internet sobre finanças pessoais e encontrei seu blog.

    Me identifiquei muito com seus pensamentos e de certa forma eles ajudaram a mudar meu mindset e enfrentar o árduo e desmotivante início da vida de poupador.

    Comecei a ler as postagens em ordem cronológica desde a primeira em 02/2015 e hoje após alguns meses consegui chegar na mais atual.

    Enfim, você tem sido uma inspiração para e vez ou outra me pego fazendo uso de algumas afirmações suas ao dialogar ou debater fianças com alguém.

    Obrigado! Bons investimentos !

    Matheus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz com seu relato, obrigado amigo, e seja muito bem vindo.

      Excluir
  3. Fala CF,

    Descobri seu blog através do Gordo Tetinha, vou acompanhar. Da uma passada no meu também, tem posts diferentes.

    Abraços do BnA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, vou ler seu blog sim.

      Uma curiosidade: você descreveu a Bíblia como um dos melhores livros para si, porém cumprimenta os leitores do seu blog com uma saudação islâmica.
      Você segue alguma religião?

      Um abraço.

      Excluir
    2. Saudação islâmica? Essa praga já está chegando forte no HueBR mesmo, era só o que faltava. Espero que se concentrem somente no RJ que já é culturalmente parecido e adequado pra terroristas.

      Excluir
  4. Complicado demais colega. Muitos se sujeitam a se conformar com uma vida sem ganho, luta e perseverança. Igual o pobre sofredor falou: aqui prevalece a cultura do coitadismo, do comodismo e da pregação da pobreza.

    Mudando de assunto: CF, voce saberia me dizer como que coloco no lado direito do meu blog o blog do pessoal que acompanho? Ater agora nao consegui fazer isso. Sou novato e meu blog tem pouco tempo. Depois me acompanha lá e se puder me ajudar de como fazer isso ficarei grato. Abraço do Gari.

    http://gariadvogado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Iae lixeiro, te adicionei.
      Vai na sua conta do blogger, depois em layout, e inclua na aba da direita ou esquerda do layout o "gadget lista de blogs".
      Vai mexendo que é só assim pra aprender essa coisa.

      Excluir
  5. CF, qual é a sua definição de pessoa não quebrada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      O que é um cara quebrado?
      Pra mim é alguém sem grana suficiente pra fazer nada que não seja trabalhar pelo dinheiro que entra, e usa o salário todo pra pagar as contas. Isso se tiver emprego.

      Não estou falando de renda passiva, mas de uma quantia que possibilite investir e crescer. Uma certa possibilidade de crescer, ter perspectivas. Quem não tem perspectivas de crescer nem dinheiro está quebrado.

      Alguém que não tem dinheiro pra fazer um curso, ou comprar um sapato pra uma entrevista de emprego está quebrado.

      A pouco tempo a blogsfera estava cheia de quebrados, hoje tem vários caras com 20, 50, 100 mil reais e isso lhes trouxe um mar de possibilidades.

      Excluir
    2. Excelente pergunta.

      Excluir
  6. Não faço ideia de quanto se gasta num namoro por mês. Me falaram que num namoro não existe risco da mulher engravidar, o que acha disso? Por causa dos preservativos e tal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Namorando você gasta de zero a muito, depende unicamente de você.
      Sobre os riscos da gravidez é melhor consultar um médico.

      Excluir
    2. Gasta-se 3000 reais por mês num namoro. E n tem risco da mulher engravidar. Por causa da camisinha e tals. Te falaram a informação certa çin.

      Kkkkkkk é cada comentário...

      Excluir
  7. Já ouvi aqui na blogosfera que é fundamental ter um carro para se desenvolver. De que não faz diferença ter 20k ou 10k, por isso quem tem 20k deveria comprar um carro de 10k ao menos.

    Pela questão de aparência tudo isso, como se a pessoa tendo um carro ela será vista como mais responsável.

    Quem pode usar carro dos pais não vale a pena comprar carro tão cedo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carro no Brasil é um ralo de dinheiro.
      Acredito que só deve ser adquirido se for necessário pro trabalho. Sem dúvidas você é visto como mais profissional, principalmente se tiver um carro apropriado ao seu trabalho. Mas ai eu pergunto, qual é seu trabalho?

      Excluir
    2. Um Corsa Sedan 2000 já passa uma impressão de responsável no trabalho, já que é um carro simples, de estilo "tiozão" e nenhum moleque descompromissado e que só quer carro pra putaria vai ter um exemplar deste.

      Excluir
    3. sobre carro,acredito que as pessoas devem ter sim. Porém nada de carros zeros,carros de 30k,30k .
      o que tenho hoje em dia e garante meu conforto é um Palio 97, ar ,direção, GNV . não paga IPVA , mecânica facil, qualquer um meche, peças baratas. e nao tenho seguro. comprei na época por 7 mil ,gastos mensalmente com ele é só o combustivel,se usar.

      Excluir
    4. Palio GNV? Putz, carro que eu saiba é pra aliviar o sofrimento masculino, não ampliá-lo. Vc nunca vai poder pegar qualquer mulher com mais de 55kg kkk

      Excluir
    5. kkkkkkkkkkkk 55 kg? Tá aí uma boa desculpa pra não pegar gorda.

      Excluir
    6. "Já ouvi aqui na blogosfera que é fundamental ter um carro para se desenvolver"

      Aonde voce leu isso parceiro? Se não for para trabalho ter carro além de não te desenvolver vai é te levar ao buraco mais rápido.

      Experiência própria, pode acreditar, os parceiros aqui não me deixam mentir.

      Abç

      Obs: Excelente postagem CF.

      Excluir
  8. Eae CF,
    Pois é, a galera é acomodada.
    Tenho conhecidos que trabalham para um empresa que está com dificuldades em função de má gestão. Com isso toda a equipe recebe o salário com atraso de 60 dias. Vivo pensando que se fosse eu, teria metido o pé e procurado outra emprego, quiça outra área de atuação, mas a galera lá permanece firme, pense que são mais de 30 colaboradores e apenas 5 saíram diante do panorama caótico.
    Reclamam mas não fazem nada para mudar ou progredir, aí é difícil.
    As pessoas são assim, querer permanecer na zona de conforto, mesmo que a realidade seja uma merda, impera e lei do menor esforço, kkkkkk..
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra mim gente assim não é adulta. É criança. Ficar esperando acontecer é característica infantil.

      Excluir
  9. O povo vive na matrix, acredita em tudo. Ainda bem que eu saí pelo menos dessa. Estou fazendo de tudo para investir pesado e sair dessa corrida dos ratos.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Iae cowboy, nos conte mais causos e sobre sua ligação com o meio rural.

      Excluir
  10. Para mim, acho que o único jeito de sair da condição de extremamente fracassado é quando fizer 18 anos sair de casa, e ir (de carona, pois dinheiro de passagem não dá para ter e minha família não tem e não iria deixar eu ir ou me apoiar) para qualquer cidade grande arranjar qualquer ocupação que não seja uma atividade criminosa. Ou eu faço isso ou vou continuar fracassado e me jogo na frente dos caminhões.

    Tento não chorar ao ver a pobreza aguda que me encontro, até tenho a humilhação de usar 2 cuecas porque elas estão velhas e frouxas, nem me deixam e nem posso trabalhar agora.Agora o dinheiro está sendo disputado entre água ou comida. Só um salário mínimo. Ser um bom aluno só me faz sofrer, eu me esforço para ser um bom aluno apesar de tudo e ainda dizem que eu sou arrogante. Eu me desespero. Eu não me conformo. Ou então eu trato de passar num concurso público de prefeitura, mesmo que pague uma miséria, mas é melhor do que nada, nem que eu vá morar em pensão, favela. Parece radical mas ou eu faço isso ou eu me mato, porque jamais eu vou ficar velho vivendo numa vida humilhante como a minha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa coisa da cueca me lembrou eu mesmo. Também passei anos usando as mesmas cuecas pequenas, furadas e com elástico frouxo.

      O que eu posso te falar, cara...

      Seja durão e vença. Nunca desista.

      Excluir
    2. Quando eu era pequeno na escola vira e mexe tinha dia de médico lá ou algumas atividades que exigiam tirar o calçado...Já passei cada vergonha por meia furada. Hoje quando vou pra faculdade ainda penso nisso, imagina se acontecesse d'eu ficar sem tênis do nada lá...haha pobre é foda, pensa em cada idiotice por traumas passados.

      Excluir
    3. Foi a apenas uns 4 anos atrás que decidi não tolerar meias explodidas no guarda roupas.
      A vida inteira usei meias num estado vergonhoso. Parte por eu ser pobre, parte por eu ter me acostumado a vestir mal.

      Tem coisas que eu não quero nunca mais passar na vida.

      Excluir
  11. Cara ... valeu pelo post ... Sou um fudido kkk ... Se vc quiser ler meu blog veja https://ephodion.wordpress.com/ valeu xará. To sempre lendo seus posts. Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beleza, te adicionei ai no canto e vou ler seu blog. Um abraço.

      Excluir
  12. A pobreza do brasileiro não é só material é mental também.
    O brasileiro médio pensa muito pequeno, se contenta com muito pouco.
    O Brasil será eternamente pobre. Com o povo que nós temos, a elite e classe política, game over.
    Isso não significa que individualmente não podemos vencer. Eu tento não ser um medíocre de classe média, que se enche de dívidas, passa o mês pendurado no cartão e viaja pra fora pra tirar fotinha pra postar no face, como a maioria das pessoas que conheço.
    Um colega do trabalho comentou comigo esses dias o quanto está apertado. A mulher está desempregada. E ele tem 2 filhos na escola, paga financiamento da casa e de um dos 2 carros. O cara foi pra Disney no ano passado. Como pode? E me crítica por que não troco de carro e nem celular. Meu carro é um polo 2009 que comprei 0. Tá com 200k mais tá quitado não me dá muita despesa e me atende muito bem. Meu cel tem 3 anos, não tá lendo cartão de memória depois que cai na água. Mas fora isso tá funcionando bem. Mas as pessoas acham que a felicidade está em se endividar.
    Seus textos são muito bons. Fazem a gente parar pra refletir.
    Essa galera de ensino médio aprenderia muito mais lendo textos assim que perdendo tem sendo doutrinada nas escolas. Não que a educação formal seja dispensável mas muitas das coisas que se estudam não serve pra nada na vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anon, ia agradecer pelo elogio que fez a meu texto, mas extendo o elogio pela descrição fiel que você deu da realidade, principalmente na questão do ensino. Se eu tivesse dado bola pra escola hoje estaria quebrado. Não se aprende quase nada útil lá.

      Quanto ao Brasil é um país que gosto muito e sou tremendamente patriota (não nacionalista) e por isso me entristece o fato de que o Brasil é um péssimo país de se viver, com péssimas perspectivas e é uma verdadeira fábrica de retardados.

      Excluir