sábado, 7 de novembro de 2015

Poupando 90% do salário

Um exemplo pra todos os poupadores em dificuldades. Um funcionário do Google mora em seu caminhão, toma banho e carrega baterias na empresa.. O motivo disso tudo não é querer ficar rico através da frugalidade extrema, mas não pagar juros de um financiamento. Mesmo os juros dos USA que são baixíssimos. Juros te deixam pobre quando o lucro do que eles geram não for maior.




A história me lembrou o Anon das Casas de Aluguel, que vive frugalmente, já conseguiu construir 10 kitnets e em breve vai viver de renda.

No começo deste blog eu disse que consegui poupar por um ano e meio 90% o meu salário. Esses caras que ainda vivem com os pais tem praticamente obrigação disso.

Que coisa difícil, não? Ele achou um modo de conquistar seus sonhos e aceitou pagar o preço. Logicamente a idade dele ajuda, mas olhe a sua volta a quantidade de pessoas que nem sequer sabe o preço do que gostaria de ter na vida. Uma coisa é "querer ficar rico". Outra é "ter um milhão de reais até 2015" e saber exatamente o que é necessário para isso.

Eu gosto deste tipo de coisa. Você monta um projeto, e executa ele da maneira mais eficiente possível antes de partir para outro. O próximo passo é poupar para fazer uma viagem pelo mundo (ganhando em dólar e gastando em moedas-lixo fica mais fácil).

Poupar pra ficar rico é parecido com aquele ditado: "se você acertar com um machado 1000x o tronco de um carvalho em locais diferentes, nada vai acontecer. Se acertar no mesmo lugar, o tronco cai". Seja qual for o objetivo financeiro, ele tem solução e quanto mais você tenta mais aprende maneiras de solucionar.

A maioria de nós que ganha menos de 1500 reais sabe que é impossível ficar rico com isso, por isso desiste. Mas cada um tem sua realidade e com esforço suficiente ela é moldada à apresentar soluções ao longo do tempo.

Se você tem uma visão, trabalhe 18 horas por dia até completá-la. Trabalhe de garçom, pedreiro, segurança em festa infantil e outras coisas até juntar grana, pague uns cursos e ganhe melhor, ou vá chorar na PQP esquerdista vagabundo.


17 comentários:

  1. Você já sabe esta história, mas vale repetir: Quando eu, numa conversa informal, citei a alguns colegas que economizava no mínimo 80% a 90% do salário, fui taxado de pão duro, mão de vaca, virei chacota né?

    Mas este é o caminho ... Agora eu digo, me casei, e não vi tanta diferença ainda em relação a quando eu morava com meus pais não, pois eu já pagava na casa dos meus pais internet + tv a cabo (pacote mais básico) e pago o seguro do carro do meu pai ... Afinal, não custa ajudar a quem tanto me ajuda.

    Agora que mudei transferi a internet + tv a cabo (meus pais não gostam e nem usam) e posso dizer que pago a mais apenas a conta de energia elétrica mesmo (o condomínio eu já pagava também, apartamento estava vazio e eu não queria mais alugar).

    Então aquele papo de "casou, acabou! Dinheiro nunca mais", não é verdade, ainda mais que minha esposa me ajuda em tudo, na parceria.

    Viver simples é encurtar o caminho da IF, digamos que o milhão seja um passo deste grande projeto chamado Viver de Renda.

    abraços CF

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VDC compartilho da mesma opinião. Olhe meu caso, tenho tudo para não ter $$... Casado, esposa atualmente dona de casa, 2 filhos pequenos, funcionário público que ganha pouco e ainda pago uma pensão da época da juventude.

      Falta pouco para eu vencer, sei disso. Como falei em meu último post... uma IF de 8k para mim, que já vivou uma vida frugal, está ótimo.

      E mais, quando solteiro não tinha nada, só o salário. A esposa foi quem me levantou e ainda hoje sou taxado de mão de figa, pelos colegas e até pelos inquilinos.

      Ps.: Sou muito feliz e tenho qualidade de vida.

      Excluir
    2. No meu caso minha esposa ganha mais que eu e também poupa... Só tem me ajudado.
      Essa é a questão. Tem gente que quando tem a chance, poupa 90% do salário e tem a manada que gasta 90% além do salário rs. Quando casa é a mesma coisa, se for como a manada vai se dar mal.

      Excluir
  2. Vou fazer um post sobre empreendorismo, pra abordar as diversas maneiras de se tentar fazer coisas diferentes pra ganhar dinheiro, quem tem um minimo conhecimento financeiro e se planeja para o futuro, mesmo nas mais adversidades BR's que fodem os jpbf, dão um jeito pra poupar e tentar uma vida melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótimo, pois estou a fim de abrir um negócio e tudo ajuda.
      Acho que no pior dos casos eu faço o dobro do meu salário tendo meu próprio negócio, mas mesmo que faça a metade disso já valeria a pena.

      Excluir
  3. Se possível, faça um post sobre IF. No meu caso somos 4, qual seria uma renda passiva ideal. Não devo parar de trabalhar, só diminuir o passo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou fazer em breve o que considero o ideal na minha situação. Na verdade pelos termos do Robert Kiyosaki já atingi a IF, ou pelo menos sai da corrida dos ratos.

      Excluir
    2. Interessante, este eu quero ver CF! Eu não tenho um plano X da IF, sei lá, só estou aumentando meu patrimônio para não precisar de trabalhar quando eu cansar de tudo.

      Excluir
    3. Mesma coisa aqui. Daria pra parar de trabalhar e viver como um verme vagabundo pro resto da vida, mas não almejo isto.

      Excluir
  4. Alguns dizem que alcançariam a if com 500k, se for ver em cidades interioranas morando com os pais, até dá, se bobear até um carro daria pra manter nessa situação. Isso depende do que a pessoa quer fazer depois da if, como ela vai usar o tempo livre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra você ver como isso é reliativo. Dependendo da cidade e das necessidades da pessoa, até com menos de 500k dá pra parar de trabalhar. Mas pra que? Ano que vêm terei 500k, mas não me vejo parando de trabalhar ainda.

      Excluir
    2. O sonho do milhão fala mais alto, também não me vejo parando de trabalhar com 500 k, eu até poderia parar sim, mas nós temos capacidade pra ir além.

      Excluir
    3. Sim cara, imagine. Você tem chance de ganhar 3k passivo e ficar assistindo seção da tarde ou até seriados babacas na netflix, ou seja, sobreviver, ou optar por seguir a vida e realmente viver em cada momento.

      Excluir
  5. Eu vi na tv a historia de um frentista americano que no final da vida conseguiu juntar 1milhao de dolares. Aqui no brasil msm mostrou no globo reporter um cara que era ambulante na praia e conseguiu ir comprando casa e alugando e hj tinha apartamento em copacabana. Não tem mistério, é disciplina e persistencia, o problema que isso é dificil de manter. Tomamos porrada mas temos que aprender a nos levantar, estabeleça uma meta e siga até alcança-la . Trabalhe 8,10,15 hrs! Vai compensar qd alcançar aquela meta, a partir dai coloque outra! Se voce ganha 1500 e começa a ganhar 5000, pq vc nao mantem o padrao dos 1500 de vida? A maioria aumenta o estilo de vida e vai começar a achar 5000 pouco também. Não é facil, se fosse teriamos milionarios em toda esquina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sempre observo que nos USA o pobre só é pobre se quiser (na maioria dos casos) porque as regras de trabalho são frouxas, diferente daqui. Ou seja, se o cara quiser trabalha em 3 empregos e leva uma vida de classe média ou poupa dinheiro.
      Como você disse, se você tem um sonho, trabalhe 16 horas por dia até conseguir.

      Excluir
  6. Muito bom seu blog. Você não gosta muito de funcionário público e eu sou um mas não fico com raiva eu também não gosto da maioria. Se alguém conseguir trocar ir para os EUA legalmente sem salário nem garantia de emprego por meu salário de R$7000,00 mensais aqui no Brasil deixo a oferta. Estou quase chegando na IF mas não tenho condições de morar em outro país o que seria meu sonho. Sair dos países bolivarianos deve ser prioridade de qualquer ser humano honesto. Sou funcionário público, cumpro com minhas obrigações mas vejo colegas vivendo de atestados e curtindo a vida e isso me deixa PUTO mas nada podemos fazer. O que me deixa feliz é ver pessoas que ganham várias vezes o que eu ganho e vivendo do limite do cheque especial. Enquanto eu trabalho por prazer eles trabalham por obrigação. Bons investimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Painél, odeio a mesma maioria que você citou, não todos. Quando ler aqui no Blog sobre esta corja, saiba que me refiro a eles.
      Abraço e obrigado por ler o blog.

      Excluir