sábado, 28 de novembro de 2015

Casas de container são o futuro?

Recentemente um amigo me perguntou porque eu não comprava um lote e construía casas de container, que estão de tornando populares na região que ele mora. Não soube o que responder, pois não saberia quem compraria uma casa feita com containers, portanto resolvi pesquisar sobre o assunto, já que eu mesmo tive a oportunidade de trabalhar dentro de um container por algum tempo e como as pessoas compram de tudo, pode ser importante estudar a respeito.

A seguir uma análise de alguns critérios segundo minhas impressões:

Conforto
Era desconfortável e incrivelmente quente. Foi necessário utilizar ar condicionado 24h por dia, o que impacta muito no custo da luz. Imagino que no inverno seja bastante frio dependendo da região. Banheiro e cozinha não eram nos containers, tem que adaptar.

Segurança
Fácil de arrombar. Imagino que a solução seja construir dentro de condomínios residencial/comercial cercados.


Condomínios de lata

Espaço
O que eu fiquei tinha 2x4m com teto baixo. Certamente se pode modular em espaços maiores, o que impacta no custo. Eu não me enganaria com as maravilhosas casas de container de luxo que achei no Google. Todo o material parece bastante descartável e se você precisar trocar, vai custar uma nota pois é tudo sob medida.



Enquanto está organizado é bonito.

Mobilidade
Dependendo da casa você pode por na caçamba de um caminhão e ir morar em outro lugar. Para áreas ribeirinhas e que alagam é excelente, pois funcionam bem em cima de plataformas elevadas.

Levando em conta estes itens, uma casa de container pode ser boa. A tendência nos grandes centros é viver em cubículos, isso se observa em locais superpopulosos como Tókio e até São Paulo.

Portanto, creio que este tipo de construção não vai muito além de moradia provisória para canteiros de obras, shows, lanchonetes e lojas, em razão do custo de construção que não é tão mais baixo do que na construção de casas populares quando se considera que eles precisam ser muito bem adaptados para se viver.

Lojas de Container

Para lojas a ideia é excelente. Fácil de adequar para vários tipos de negócio, modificar e transportar pra feiras. O melhor é que cabe em qualquer estacionamento de shopping e posto de gasolina. Dá até pra construir um shopping disso. 





Algo que resolveria os problemas relativos à temperatura e durabilidade do prédio seria construí-lo embaixo de um galpão, o que torna muito interessante para se fazer em uma fazenda. 

Certamente vou ficar de olho na evolução da aplicação de containers na construção civil. Claro que como tudo o que mexe com as máfias existentes no país, o governo pode atrapalhar.

Pra quem trabalha com obras, pode ser interessante comprar o seu para abrigar ferramentas e acomodar os peões.



23 comentários:

  1. Acho que não funcionaria no Brasil, o clima brasileiro não favorecia entre outras coisas como segurança e infraestrutura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os climas do Brasil são um problemão, mas creio que pode ser contornado. Algumas boas aplicações certamente tem.

      Excluir
  2. Recomendo você pesquisar mais, essa semana eu vi uma postagem no FB sobre isso, vi que o custo é inferior e que lá fora está bem avançado, estava com as mesmas duvidas que você.

    Sobre a temperatura vi que tem como fazer um isolamento térmico que deixa a casa com as mesmas condições de casas de alvenaria. Eles tem de fazer um tratamento no conteiner.

    No caso do espaço ai vai do tamanho do contêiner que o futuro morador comprar.

    Postarei aqui os links que li no inicio dessa semana:
    https://www.youtube.com/results?search_query=casa+conteiner
    Leia os comentários:
    http://misteriosdomundo.org/ela-comprou-alguns-conteineres-e-os-transformou-em-uma-mansao-incrivel/

    Eu também fiquei cabreiro como você, mas eu acho que como aqui no Br estamos acostumado com casas de alvenaria somos muito resistentes a inovações,recomendo você pesquisar mais, lembrando que tem muita novidade de fora que são prejudicadas pelos nossos entes estatais como você já apontou e nós da população que poderíamos tirar proveito delas não temos acesso ou conhecimento.

    Acompanhando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante ver que tem gente criando esse mercado nos links que você postou. Não tenho dúvidas que isso vai crescer.

      Excluir
    2. Minha experiência:
      Já tinha vistos vários projetos e fotos de casa container na net. Fiquei empolgado com a ideia pois estou com intenção de construir uma casa em um sítio que eu comprei a 2 anos.
      Fui pessoalmente conhecer os modelos e projetos em uma empresa especializada. Minha opinião?
      Desanimei!
      O custo de manutenção é alto e os materiais empregados não tem uma boa durabilidade. Muita dificuldade em encontrar mão de obra especializada. Por mais que haja isolamento térmico e acústico, esse material não é muito durável e deve ser feita substituição do mesmo de tempos em tempos. Isso implica em retirar todo o acabamento do container, desmontar a casa toda. E isso é inviável.
      Sem contar que se vc precisar vender, dificilmente alguém irá comprar uma casa assim.
      Pode até ser ecologicamente correta, e mais rápida de construir, mas a boa e velha casa de alvenaria, para nós, ainda é a melhor opção.
      Definitivamente não vale a pena.

      Excluir
  3. Ola CF! Meu sogro me falou sobre as casas, mas a minha opiniao e a seguinte: Voce teve que pesquisar na internet para melhor entender como funciona. Esta pesquisa para mim significa que as pessoas deste nicho nao terao boa aceitacao, pois e um tema desconhecido para a maioria, ou seja, dificuldade na venda.

    Acho uma boa ideia para shopping populares, desde que fique dentro de um galpao que proteja do sol ...

    Mas, logicamente, assim que popularizado, pode sim ser uma excelente forma de negocio.

    Abraco

    Viver de Construcao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda é algo muito exclusivo e provavelmente dificil de vender mas vale a pena acompanhar. Acho que seria uma boa opção pra alugar.

      Excluir
  4. Cara a ideia é boa, mas é tendencia ainda, tem muita coisa para adaptar e melhorar. Num mundo onde o numero de pessoas só cresce e todos querem morar e trabalhar no centro casas pequenas são a solução. Eu particularmente não sabia desses contras, sempre bom aprender. Mas é isso, fica de olho, oportunidades surgem assim msm.
    abc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que em razão da alta demanda por espaço, os materiais na construção vão mudar bastante nos próximos 20 anos. Na China já estão "imprimindo" casas em 48 horas. Não sei a qualidade do material, mas é bem interessante.

      Excluir
  5. Texto interessante. Acho que essas casas são voltadas para um fim muito específico. Popularizar será muito complicado, principalmente em um pais tropical e com índice de violência tão grande.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo que é difícil popularizar esse tipo de casa por enquanto, mas imagine seu caso, se você construísse 10 kitnets empilhados de container certamente seriam alugados rapidamente (não sei se ainda compensa no custo).
      Existem locais com alta demanda de casas provisórias, por exemplo perto de uma grande indústria, universidades e em cidadezinhas. Tem gente que passa a semana em algum lugar trabalhando durante a semana e só precisa de um espaço pra guardar suas coisas.

      Excluir
  6. CF,

    Acredito que esse seja um assunto muito interessante, principalmente em tempos de crise.
    Acho que se o custo fosse bem mais barato, e o sonho da casa própria se tornasse algo bem mais acessível, com certeza ia bombar.
    Claro, teriam que ser 2, ou até mesmo 3 containers por casa, pra não ficar algo muito pequeno também. O que vc acha? Tava vendo uma média do preço dos containers e é bem barato! Daí pega uma grana, aplica em tecnologia, isolamento, pra ficar algo confortável, daí faz algo legal por fora, pra nem parecer que é container.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que pra alugar é muito bom. Imagine uma república de containers, ou micro casas de aluguel no próprio pátio de uma indústria...

      Excluir
  7. C.F. existem contêineres com isolamento térmico já para essa finalidade a maioria das clinicas/hospitais públicos "temporários" aqui no RJ são assim. Até as UPAs e UPPs usam esse modelo.

    Agora para moradia, nuca que iria comprar um caixão de metal. O lugar tem que me possibilitar ter na sala o minimo de espaço 2x2 livres para fazer exercício. Se eu ainda estiver vivo quando começarem os cruzeiros espaciais, posso pensar em viver espaços pequenos temporariamente.

    Esse negocio de transformar restaurante em food truck e loja em contêiner está sendo um ótima oportunidade para os grandes empresários, estão deixando de pagar uma cacetada de impostos. Não os condeno, pois na posição deles eu faria o mesmo.

    Um tipo de negócio que estava pesando quando trabalhava em obra era fabricar casas pré-moldadas, o material é caro (os baratos não duram nem o tempo da garantia de obra), mas ela sai muito mais barata pelo tempo economizado no custo da mão de obra..

    Só não coloquei a ideia no papel por falta de dinheiro e contatos interessados. ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. La ventaja innegable de objetos construidos a partir de contenedores es su precio. No se puede negar que las estructuras resultantes son mucho más baratas que los fabricados estándar. Además, podemos estar seguros de que vamos a obtener un aspecto original y moderno. Si está interesado en la construcción a partir de contenedores, le invito a la página http://balticon.es donde encontrará toda la información que necesita.

      Excluir
    2. Sonhador, já vi que no RJ usam muito sessas caixas. Vamos ver com a evolução da indústria o que ela não nos trás.

      Excluir
    3. Vou dar uma lida no seu site Marta, obrigado pela indicação. Fico feliz em ver que vocês trabalham com isso na Europa.

      Excluir
  8. Pelo menos o MST não vai invadir,é muito pouco pra eles.
    Brincadeiras a parte,é uma realidade muito distante dos países emergentes ou subdesenvolvidos,chega a ser uma utopia para a nossa realidade. Porém,nada é impossível né.

    Abraço CF, já tenho passagem obrigatória por aqui! rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita, volte sempre!
      Vamos ver o que ocorre nos próximos 10 anos. Eu estou apostando no crescimento disso ai.

      Excluir
  9. Para negociantes até que é uma boa.
    Sobre moradia própria, você algum dia pensa em morar em casa ou prefere ap mesmo?

    ResponderExcluir
  10. Sei que a postagem é antiga e é certo dizer que de lá pra cá houve mudanças significativas desse tipo de construção. Sugiro uma fuxicada na página do face @ocacontainer para ver o que está sendo produzido no Rio de Janeiro. Um abraço!

    ResponderExcluir
  11. Bom pensar se vai ser moradia definitiva,alugar, ou vender.
    Ocusto chega perto de obra convencional e quase impossível a venda por ser muito especifico,mas será tendencia sim eu mesmo vou fazer uma mas somente porque trabalho com gesso pintura e consigo executar caso contrário não compensaria. pela diferença de 30% no valor se for fazer tudo fica complicado vender é um casamento certo,sem lucro, no meu caso consigo atingir 50% de lucro ainda posso arriscar,pois estou na mesma situação de pedreiro que constroi a própria cas mas ele vende ela bem mais fácil do que eu a minha. Acho ser muito modinha isso,tem vantagem sim e muita mas no brasil não.
    Mas ressalto que é bem melhor casa container que casa madeira ou steel frame em termos de resistencia e durabilidade e manutenção mas a venda é muito ruim. Hoje se constroi uma casa padrão médio a 1200,00m² e a casa container a 900,00m² se são 90 metros quadrados são 108.000,00 contra 81.000,00 considerendo casa container revestida interna (drywal) e externa (placa cimenticia) no padrão americano,bom, e não algumas que estão sendo vendidas a 1000,00 o m² que da até vergonha,outro fator é termico tem que ser lã de rocha, já a manutenção e bem inferior a casa de madeira e alvenaria,pois jamais terão trincas,rachaduras infiltraçoes,e são extremamente resistentes as intemperes,imagina em alto mar tempestades, saldspray, empilham até nove andares carregados...
    Acho que se tiver dinheiro e não depender de finaciamento e não quiser se estressar com manutenção,casa container é a melhor saída se for acompanhada de arquiteto bom e se bem executada...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por seu relato!
      A cultura ai no Brasil dificulta construir com container. Pra falar a verdade eu mesmo prefiro alvenaria.
      Você mora em que região?

      Excluir