quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Brasil perde grau de investimento

Como já era esperado, a agência de rating Standard & Poor's rebaixou a nota do Brasil pro nível Junk (bosta). Amanhã mesmo a bolsa cairá, o dólar explodirá e os juros vão aumentar mais, expondo ao mundo como é humilhante viver no Brasil, uma verdadeira maldição.


Obrigado progressistas.

Como isto afeta o Brasil?

Estrangeiros só podem investir no Brasil através de fundos, os quais só investem em países com bom rating. Ou seja, bilhões de reais vão obrigatoriamente sair do país (ainda bem que não é pra Cuba ou Angola desta vez).

O país está quebrado em mais um aspecto, e como todo quebrado, vai recorrer à "financeiras" em busca de dinheiro (captar dinheiro com juros bem mais altos). Obviamente estes juros serão pagos pelos pobres através de mais impostos e pela iniciativa privada que vai produzir menos, e o desemprego vai generalizar. Sempre que você ouvir estes comunistas falando mal de bancos, é demagogia pura. Comunistas amam bancos e grandes corporações. Amam "fazer caridade" e planos com o dinheiro dos outros monopolizando a bondade. O país está oficialmente fodido.

Como isto me afeta?

Juros mais altos farão as empresas cobrar mais caro pra produzir deixando tudo mais caro, e o aumento do desemprego fará o crédito desaparecer. Compradores de imóveis vão sumir, afetando minha estratégia de investir neste ramo. O dólar vai ficar mais caro. Tomarei golpes duríssimos no meu projeto de imigração.



Amigos me perguntam sobre a viabilidade deste projeto, que envolve minha esposa e eu largarmos nossos empregos (ela é engenheira), e eu nem respondo. Já estou em um nível onde ou a pessoa compreende minhas razões ou não.

Nunca pagamos tantos impostos e o governo quer muito mais. Além de provavelmente atacar no imposto de renda (ainda mais maléfico que o imposto sobre consumo) e na transmissão de herança.

Todo mundo já sacou que o o PT é um partido asqueroso e a terrorista Wanda precisa cair ou o país acabará, porém a esquerda não medirá esforços em ficar no poder, usando seus mercenários infiltrados e todo tipo de artimanha através do Foro de São Paulo, portanto estejamos atentos para o que vem a seguir, que não será resolvido apenas no campo político.


Oportunidades

Segundo a lei de Rothchild, deve-se comprar quando houver sangue nas ruas. Apesar de vermos isto literalmente no Brasil todos os dias não é isto o que o investidor lendário quis dizer. Os ativos no Brasil ainda vão baixar muito o preço antes de subir (não tem como saber o quanto), porém o que tiver valor vai deixar muita gente rica nos próximos anos.

A Ibovespa está se tornando barata e os FIIs também. Duas categorias de investimento que um cara como eu espera pra começar a comprar justamente em época de crise. Definitivamente está chegando a hora de agregá-las formando uma carteira poderosa e diversificada.

Muitos (mais)  imóveis serão retomados e vão a leilão e venda-direta. Os tubarões arrematam os melhores mas até nos piores é difícil perder dinheiro (se souber o que está comprando).

O Brasil é o país da renda fixa e é impossível não ter ela na carteira. Títulos com foco em aposentadoria continuam excelentes.


*****

Concluindo, devemos continuar combatendo, trabalhar muito, estudar, diversificar e aguentar as porradas que virão. O mais importante agora é se manter sem dívidas e tentar preservar os empregos.


14 comentários:

  1. Sua esposa tem uma profissão muito boa para fins de imigração. Se eu pudesse voltar no tempo, optaria por engenharia também (ou medicina, que é um curso que dispensa comentários).

    Triste pensar que comprei NTN-B Principal IPCA + 6,32% quando esse título cedo ou tarde chegará a ser vendido a 8%... mas bola pra frente. Tô pensando em aplicar todo o aporte em LFT por um tempo, pra juntar uma boa bufunfa e comprar FIIs descontadíssimos e boas Rendas Fixas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A nova estratégia parece muito boa. Como disse um colega da blogsfera, RF serve pra juntar dinheiro para investir quando boas oportunidades surgirem. Vou fazer parecido.
      Os NTN-B Principal eu levaria até o vencimento sem me importar muito.
      Gostaria que ela continuasse na área dela lá fora, vamos ver.

      Excluir
  2. Mesmo com essas turbulências nunca estive tao despreocupado, estou ate motivado, tenho uma pequena reserva , e agora que sou nanoempresario posso repassar o preço os aos clientes o incrível que agora o turma nem reclama mais .
    Veremos como o mercado vai reagir ....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei que ia ficar mais preocupado, mas é aquela história, coisas que a gente não controla não adianta se estressar. O país vai ficar uma bosta ainda pior, mas fazer o que, vamos tentar ficar ricos e que se foda.

      Excluir
  3. A inadimplencia vai aumentar e os FIIs logo deixarão de ser isentos, duas combinações que vão fuder esse ativo queridinho dos blogueiros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FIIs não devem ser queridinhos de ninguém. Quem tem investimento favorito está errado.
      Não sei se deixarão de ser isentos, mas caso aumente a vacância as cotas vão baixar e isto se chama oportunidade.

      Excluir
    2. Não, isso se chama ajuste de preço pra baixo. Ou será que o mercado é burro e só você o sabidão?

      Excluir
    3. Não Unknown, na verdade eu sou meio burro.
      Como não tenho bola de cristal, mesmo sendo burro vou continuar comprando o que tiver valor e der lucro, em qualquer quadro.

      Excluir
  4. Esta hora de crise é hora de focar nos investimentos, esquecer de ler Infomoney (mais conhecida como Infomanada). Se os FIIs cairem, ótimo! Com meu aporte mensal comprarei mais. Não existe ativo mais seguro que Imóvel, continuo firme na minha construção, no pior dos cenários tenho 2 casas prontinhas e desocupadas, para serem vendidas ou alugadas.

    Nesta fase o mais importante é: FUJA DE DÍVIDAS.

    Nada de trocar de carro com financiamento, nem trocar o apartamento por um novo.

    Muito menos se endividar para obra. Se eu dependesse de financiamento para minhas obras, nesta alta taxa de juros e SELIC a 14,25%, eu pararia a obra, e juntaria o dinheiro primeiro.

    Um abraço amigo e vamos seguir firme nos planos de investimento. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca fiz empréstimos e espero nunca fazer, pra nada. Pagar juros é girar a roda da riqueza ao contrário. Estou líquido pra construir esse imóvel.
      Grande abraço.

      Excluir
    2. Juros nem sempre sao ruins. A minha obra atual eu comprei financiando com banco (emprestimo pessoal) para quitar a vista, pois foi uma grande oportunidade. Um lote de cerca de 170K sendo vendido a vista por 140K, eu paguei 130K. Financiei 30K com o banco a cerca de 3%, pois eu receberia o valor de uma das casas no maximo em 2, 3 meses. No primeiro mes consegui quitar, perdi uns 3K de juros no total, mas valeu a pena pelo lote.

      Isto e algo que so faria nesta mesma condicao, arrisquei mesmo para agilizar a nova obra.

      Excluir
    3. Pois é, cada caso é um caso. Meus familiares sempre usaram crédito em situações parecidas com a que você descreveu, porém em meu caso não tenho o conhecimento prático na área e tenho dinheiro disponível.
      O autor do Pai Rico Pai Pobre também não considera pagar empréstimos ruim. Considera alavancar dinheiro.
      A minha fórmula é lenta, mas pra maioria é mais segura.
      Claro que não se deve perder uma grande oportunidade. Se for preciso pegar um empréstimo, fazer o que...

      Excluir
  5. CF, você acha que numa fase de acumulação de capital é melhor aplicar tudo em LFT para ter uma boa liquidez pra quem sabe agarrar uma oportunidade?
    Lci, lca, também possuem a liquidez boa após uns meses dependendo do banco, o que eu quero dizer é se vale a pena centrar o pouco que aporto por enquanto em ativo da renda fixa com liquidez melhor e conservadorismo maior.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vale ou não a pena não sei dizer, é você quem escolhe baseado nos seus objetivos.
      Acho que não importa o quanto você tenha, tem que diversificar, mesmo que alguns de seus ativos não tenham muita liquidez. Vou falar disso no meu próximo post.

      Excluir