sábado, 25 de abril de 2015

Agiotas do inferno!

Desde bem jovens somos doutrinados a vê-los como bandidos e marginais sem escrúpulos que exploram pessoas. Nada mais errado. Pelo menos nunca vi um agiota correr atrás de alguém para lhe oferecer dinheiro. Pelo contrário, vejo que muitos escondem sua atividade da sociedade. Geralmente são indicados por conhecidos, em um círculo mais restrito.

Pegar dinheiro com agiota não é "errado" nem tampouco imoral. Trata-se de uma transação sem interferência triangular do governo mafioso que quer uma fatia do dinheiro sem fazer nada.

Interessante ver todo mundo aplaudindo os lucros gigantescos dos bancos em que são sócios, quando os mesmos praticam as mesmas taxas, ou maiores que a de agiotas. Na verdade os primeiros banqueiros eram prestamistas pessoa física que tomavam calote toda hora. Os espertos se associaram ao governo e são financiados até hoje através de impostos.

O que todo mundo esquece na hora de contratar um agiota: pega empréstimo quem quer, e tiver crédito.

 Seria este o retrato do Mestre dos Centavos?
 
É normal que o agiota cobre juros, pois caso não o fizesse seu dinheiro seria corroído pela inflação e a pessoa não teria obrigação nenhuma de lhe pagar (geralmente parentes e amigos se aproveitam disso quando pegam dinheiro emprestado). Além disso, os juros que cobram devem ser no mínimo mais altos que outros investimentos já que oferecem maior risco.

Eles cobram juros altos pois enfrentam riscos enormes de não receber seu dinheiro. Quem pega grana com um agiota já está com nome sujo e deve pra todo mundo. No Brasil me parece que até é permitido emprestar dinheiro a algum juro muito baixo, mas nem importa pois deve ser mais baixo que a inflação.

Já que só instituições financeiras licenciadas podem tomar bens legalmente, ou seja, amparadas pela polícia e um juiz pagos com impostos, os agiotas usam de variadas maneiras para receber o dinheiro devido.
É muito importante que o agiota pegue como garantia algum bem, como joias, DUT de carro, imóvel. Alguns pegam cheques ou notas promissórias. Pelo que sei, bastante difícil ferrar um agiota profissional legalmente, e perigoso de qualquer maneira.

Se não houvesse a regulação do governo corporativista corrupto, não existiriam mercados paralelos a fim de preencher com violência necessidades que o governo não preenche, como tráfico e agiotas. Seria mais barato pegar dinheiro pois a concorrência baixaria os juros. 
O preço de algo é sempre o máximo que o mercado está disposto a pagar, e o que baixa os preços é a concorrência.

Agora vamos ao que interessa:



Qual a diferença de um agiota e de um banco? O agiota cobra menos.

"Não é porque existem destilarias que as pessoas bebem wisky; É porque as pessoas bebem wisky que existem destilarias" - Mises

Conclusão:

O estado é inútil, porque é conivente e corrupto e leva as pessoas a acreditar que os bancos funcionam de maneira correta. mas eles tem um certo valor de barganha pra vender investimentos sem lastro. Isso mesmo, você compra ouro de um banco e este ouro nem mesmo existe. Se quiser ouro físico, vai ter que pagar taxas absurdas tanto pra comprar quanto pra vender.

O melhor mecanismo de aferição de qualidade é o próprio mercado. Por exemplo, com o índice de Basileia (relação de lucro x dívida) um prestamista com menor índice tem que oferecer juros mais altos pra captar dinheiro. Com menos regulação e mais concorrência, só os mais eficientes florescem, e os juros se tornam mais baixos porque todo mundo vai querer financiar ao invés de apenas o cartel estatal.

Não financie seus projetos com agiotas pois a taxa de juros cobrada por eles é geralmente alta, mas a taxa dos bancos é ainda mais alta. E o que te deixa pobre é gastar o que não tem.

Esta realidade mudaria substancialmente caso a lei do governo mafioso corrupto fosse modificada e a concorrência aumentasse. Além disso, o agiota teria mais segurança pois o devedor poderia penhorar seus bens.

Abraços.


6 comentários:

  1. Sempre achei engraçado como os bancos ganham dinheiro até mesmo com ficções, tipo quando você compra ouro que não existe e ainda paga taxa de custódia pra armazenar o ouro imaginário!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é absurdo. E eles cobram taxas brutais se você quiser o ouro físico ao invés de um papel vagabundo, pra que se desestimule o mercado de dar importância a este ouro não existir.

      Excluir
  2. Olá C.F
    Esse retrato ai pode ser eu depois dos 60, mas não agora uhahuauhuuhs
    Foi como você disse, agiotagem é um meio normal de se levantar algum capital. Nada mais justo do que tirar os bancos da jogada e ficar com parte dos lucros oras.
    E vamo que vamo.
    Forte abraço

    ResponderExcluir
  3. CF!

    Adorei o texto!
    É exatamente assim que eu penso!

    Parabéns.

    ResponderExcluir