quarta-feira, 1 de abril de 2015

Atinja suas metas

Projeções, cálculos, gráficos, tabelas... Muito trabalho. O indescritível sofrimento diário daquele que, como que por um milagre que facilmente se confunde com maldição, descobriu as ferramentas necessárias para escapar do sistema de empobrecimento e escravidão. Mas apesar de tudo, é um caminho sem volta.

O sofrimento é forte, mas desistir não é opção.

A escalada para o milhão é feita das seguintes etapas:
- Reconhecer que ser pobre é uma condição inaceitável.
- Qualificar-se um mínimo.
- Trabalhar muito e viver frugalmente.
- Poupar tanto quanto puder.
- Investir sem parar.

Para chegar no topo não basta ter um grande objetivo, é também muito importante seguir metas.
Sigo um sistema de metas de R$ 10.000,00. Assim, tanto no começo quanto no final do caminho é mais fácil bater a meta e manter-se motivado. Fiz um quadro com 50 quadrados com "10k" escrito, e risco um deles cada vez que bato a meta.
Não importa se demorei 1, 2 3, 10 meses pra poupar os próximos 10k. Importa esforçar-se ao máximo e ignorar o resto.
Se pra você for muito fácil juntar 10k, que sua meta seja maior. Se for difícil, faça uma tabela com metas de 1k e esqueça o resto. Só se preocupe em bater a meta.

Ao alcançar cada vitória, ela deve deixar de ter qualquer significado. Não veja a si mesmo como alguém que possui x mil reais, mas alguém que ainda não atingiu a próxima meta.

Não existe almoço grátis otário. Continue cavando.

Seres humanos são bastante irracionais e buscam justificativas espúrias para sua condição. Quer dizer, é bem difícil juntar um milhão, mas relativamente fácil juntar 10k.
Quanto ainda falta, quantos anos vai demorar, que seu salário é baixo demais, que você sofre demais para poupar, de que é mais fácil acertar na loteria, etc. Quem cultiva estes pensamentos jamais vai chegar no milhão. O problema é que a única maneira de juntar um milhão é aportando mensalmente (ou sempre que puder), investindo e juntando patrimônio e esquecendo o resto.

Tudo bem, alguém ganha na loteria e fica rico, mas alguns milhões de apostadores se tornaram mais pobres para que isto ocorra. Uns recebem uma enorme herança, outros compram ações lixo e ficam ricos, mas são um em um milhão. Portanto métodos patéticos de usar dinheiro só levam à ilusões e devem ser ignorados.

A maioria não vai ficar rica, é verdade. Existem "n" motivos pra destruir seu sonho. Mas o maior motivo das pessoas não se tornarem ricas é porque não seguem estratégia alguma e colocam dinheiro fora. Simples assim. Faça um simples exercício: imagine quanta grana você teria se tivesse juntado 10 reais por mês desde os 10 anos, a juros da poupança, e mais tarde, quando começou a ganhar mais, 20, 30, 40, 50, 100, 200, 1000, 2000, a juros um pouco maiores. Aquele apartamento financiado em 30 anos provavelmente já teria sido pago à vista, mas a grande verdade é que somos educados a ser pobres imbecis que sabem de tudo, menos do que realmente importa quando o assunto é dinheiro.

Se mesmo assim você não tem a mente treinada para encarar os 40 anos perdido no deserto até ser livre, o pulo do gato é mais simples do que parece.

A lei de ouro é: Quem tem o ouro, faz a lei.

Você provavelmente já conhece a mágica dos juros compostos e sua ação brutal em relação ao capital ao longo do tempo. Utilizar esta ferramenta a seu favor é providencial para enriquecer, tanto porque seu dinheiro trabalha por você, se multiplicando, quanto porque a inflação come sua poupança se você não aportar em investimentos rentáveis.

Mas a questão deste post é a pura e simples "lei da atração da grana". Quanto menos dinheiro as pessoas tem, mais recorrem a empréstimos, pagamentos parcelados e juros. Do modo oposto, quanto mais dinheiro você tiver, mais juros vão incidir sobre seu capital, e mais bons negócios vai atrair.

Sim, mais bons negócios vão aparecer para multiplicar seu capital. Você começa sem nada, pobre. Aos poucos se qualifica e consegue um emprego melhor e junta mais dinheiro.

Disso todo mundo sabe de um modo ou de outro. Afinal, "todo mundo" começa sem nada, trabalha a vida inteira e acaba com uma casinha, um carro e dois filhos pra sustentar até depois da faculdade, nas CNTP.

O problema é que a maioria tem a mente de perdedor conformado e aceita este destino. Caso desenvolva seu "gênio financeiro", a história vai mudar.


Sim, o acaso existe. Você pode lutar a vida inteira contra o sistema e terminar um pobretão, ter câncer, enfarte, ser roubado, o país se tornar comunista, etc. Assim como pode ser um vagabundo desapegado esquerdista, ganhar na loteria e ficar milionário. Mas isto não importa em nada.

Voltando ao ponto, dinheiro chama dinheiro e bons negócios. Posso citar inúmeros casos de gente que começou sem absolutamente nada e ficou rico. Claro que existem ainda mais casos de pessoas ricas que ficaram pobres (pra ver como fortunas viram pó se não houver trabalho em mantê-las - mais um argumento sem sentido dos esquerdistas contra o capitalismo é detonado).
Vou citar alguns exemplos em minha família.

Anos atrás, um garoto miserável de 12 anos veio sozinho de algum país na Europa, onde era apenas mais algum pobretão imundo, sem chances se se sobressair (o típico imigrante). Pagou sua passagem trabalhando como faxineiro-escravo. Chegou no Bostil, estudou técnicas de comercio e tornou-se mascate (trabalhar com vendas possibilita que pobres sem educação alcancem bons salários). Participou de uma revolução e outra (lembrem do post sobre o exército), comprou terras e ficou rico criando gado.

Outro cara não tinha nada além de sua boa reputação e um saquinho de moedas de ouro que não valiam muito. Ao invés de casar com uma analfabeta e ter 6 filhos, comprou um pequeno lote de terra desvalorizada com árvores em cima. Vendeu as árvores para lenhadores, loteou, vendeu os terrenos, comprou chácaras, loteou, construiu casas nos terrenos, construiu vilas e ficou rico.

Por ai vai...

Anos atrás eu não tinha nada além de educação pública esquerdista e fundamentos técnicos de pobretão desqualificado. A fórmula fatal para a miséria. Ao fazer uma auto análise profunda do porque eu simplesmente não conseguia obter a vitória esmagadora através do mérito, vi que o que eu tinha era o mesmo que todos tinham a oferecer. Escola pública mal cursada, ilusão de valorização através de coisas que empregados fazem, nenhum conhecimento de economia, etc. Dei três tapas na cara e resolvi estudar os segredos de pessoas de sucesso.

Arnold Schwarzenegger é meu ídolo desde a infância e sua história é fantástica.

Estudei, quebrei a cara várias vezes e continuei aprendendo sempre, flipei uns terrenos, poupei muito... E finalmente estou no caminho da vitória. Na verdade não importaria se eu tivesse 10k ou 100k. 10 anos ou 70 anos. O que importa é que agora que sei o que tem e o que não tem a ver com dinheiro, o dinheiro vem mais fácil pro meu bolso. Eu simplesmente preciso de menos dinheiro pra fazer mais dinheiro.

Sempre tente aprender mais, desenvolver habilidades variadas, e sempre tente encontrar novas formas de fazer dinheiro com tudo, agregar valor às coisas e lucrar com seu tempo e esforço. Além disso, preocupe-se em bater suas metas de poupança e esqueça coisas fora de seu controle.

Quanto mais dinheiro você tiver, melhores negócios e oportunidades de lucro surgem. Esta é a regra que nosso cérebro de macaco demora mais tempo para compreender, e por isso a maioria falha antes mesmo de começar na estrada do milhão.

3 comentários:

  1. Ótimo post C.F
    Eis ai uma grande verdade,dinheiro atrai dinheiro!
    É essa a nossa luta, é nisso que temos que nos apegar e seguir sempre a diante. Estou começando a trilhar meu caminho agora.
    Espero que um dia eu chegue lá!
    Abraço e sucesso

    ResponderExcluir
  2. "Fiz um quadro com 50 quadrados com "10k" escrito, e risco um deles cada vez que bato a meta."

    Haha, faço a mesmíssima coisa, só que com uns parâmetros diferentes. É um bom método.

    ResponderExcluir