quinta-feira, 26 de março de 2015

Servir ao exército como meio de sair da pobreza

Historicamente, o exército sempre foi a saída da miséria para uma parte considerável da base da sociedade. Seja na Europa, Ásia, América ou qualquer outro lugar, o jovem saudável sem condições de obter estudo formal acabava de um modo ou de outro servindo ao exército na busca por qualificação, um salário digno ou, pelo menos, um lugar pra morar e um prato de comida.

Hoje em dia isso também acontece. Desde o soldado recruta sem perspectiva nenhuma de ganhar um salário decente até quem cursou uma faculdade com mercado saturado e não se sobressai em nada, a farda é vista como saída temporária ou permanente para muitos.

Sem mais delongas, vou falar de algumas maneiras de se obter um mínimo de patrimônio através do exército.

Resumo das atividades diárias do militar.


1. Você é miserável, passa fome, possui estudo insuficiente, mora num barraco, sua educação (valores) é um lixo e não existe perspectiva alguma de mudança.

Este é o perfil do soldado recruta comum.

Mesmo o perfeito idiota é bom o suficiente para servir ao exército. Bom não, ideal. Existe um jargão conhecido na força que classifica os jovens heróis como "BBBF" (Bem Burro, Bem Forte). Se você tem algum conhecimento de mecânica, cozinha, informatica, construção, contabilidade, sabe dirigir, criar cavalos, ou mesmo não tem a mínima noção de absolutamente nada, você serve para ser soldado. Basta dizer que quer servir.

Existem muitos jovens sem base familiar alguma que podem obter no exército a coisa mais importante para quem quer prosperar: bons exemplos. Para a maioria, aqueles 500 reais (menos que um salário mínimo) são o primeiro dinheiro da vida. Para muitos (infelizmente) é o primeiro dinheiro lícito que entra no bolso.

O que esperar?
Que outro trabalho te paga pra malhar?

Se você acha que "assédio moral de chefes com bafo de café" é sofrimento demais, espere o inferno dentro do exército. Você será praticamente um escravo em seu primeiro ano. Muitas vezes tratado como lixo. Não existe segurança do trabalho. Não existe folga. Não existe hora extra. Não existe horário fixo de expediente. Não existe agradecimento. Quer dizer, até existe, mas não espere, jamais. Espere sofrimento além dos limites do aceitável. tirar muito serviço (ficar 24h guarnecendo o quartel) e faxinando até o sargento cansar (eles são bem resistentes).

Se você não for um marginal desleixado, realmente quiser mudar sua condição, basta ser esforçado e aprender a executar coisas simples para continuar no EB. A partir do seu segundo ano você será um soldado do Efetivo Profissional, isto quer dizer que vai trabalhar em uma seção que tenha mais a ver com o que você sabe fazer. Dito isso, a partir daqui existem os burros (ou mau orientados) e os espertos (ou bem orientados).

Os burros gastam tudo o que tem, pegam empréstimos (milicos são assediados por bancos e financeiras), casam com alguma desqualificada vadia, são punidos toda hora, fazem tatuagem no antebraço e pescoço, tem um ou dois filhos, compram um carro ou uma moto, e recebem um pé no rabo.

Os espertos fazem diversos cursos gratuitos, um curso técnico ou faculdade, se esforçam pra sair cabo ou sargento temporário e sair com sua pecuniária (um salário por ano que ficar no exército) ao final dos 8 anos, ou mesmo estudam pro concurso de sargento de carreira, que é uma barbada.

Como em qualquer carreira, ela é construída desde o primeiro dia. Você pode arrumar "peixes" (contatos) que lhe ajudem ao retornar à vida civil.

O mais importante é que quem quer, consegue pelo menos desenvolver habilidades que farão ter uma vida digna no exército, e isso é coisa pra caramba.


2. Você é pobre, menos de 24 anos, segundo grau completo, sem perspectivas de sucesso em carreira nenhuma.

Este é o perfil ideal pra ser sargento da EsSA.


Sargento carente ao sair da escola.

O concurso é fácil, você vai pra Minas Gerais, fica internado por um ano, passa mais um ano trabalhando em algum quartel, e depois disso faz cerca de 3 mil reais por mês.

O que esperar? Ser tratado como burro, trabalhar demais, tirar bastante serviço no começo, estar sempre cercado de gente burra, bruta e grossa, trabalhar no sol, chuva... No caminho do milhão, nada disso importa.

Estratégia: More no quartel, coma no quartel (você tem direito às duas coisas). O detalhe é que você não é descontado em nada ao almoçar no ambiente de trabalho, nem tomar café da manhã ou jantar.
Além disso o expediente de trabalho é praticamente 6 horas diárias, pois faz parte da profissão fazer academia e exercícios obrigatoriamente.
Sexta feira à tarde não tem expediente, e um ou dois meses ao ano o expediente é só pela manhã pra cortar custos.
Principalmente para pobres e moradores de grandes cidades, estes são bônus aniquiladores.

Não vai precisar comprar nada, nem roupas pois usa farda. Não gaste em nada desnecessário. Faça uma faculdade à distância se possível.
Se gastar 1000 reais por mês e aplicar os outros 2 mil mensais, pegar 3 transferências para algum buraco que lhe rendam 30 mil cada, ao sair ao final de 8 anos (se não quiser estabilizar após dez anos de serviço), terá cerca de 360 mil (contando inflação de 0.4 e rendimento de 0.8 a.m.), mais a pecuniária de 24 mil totalizando 384 mil. Sem contar com os auxílio-fardamento a cada dois anos, adicional de férias, 13º, gratificações, e etc.
Em que carreira você consegue 400k em 8 anos, sem ter faculdade e nem bons contatos? No Brasil são poucas as opções.

Esta é a carreira ideal para quem quer andar de blindado, pular de para-quedas, conhecer o país e fazer todo tipo de aventura tosca que os civis tem como sonho e pagam caro pra fazer durante uma vida. Além disso mulheres adoram dar pra milicos pois acham que eles são ricos e fazem parte de uma instituição importante. Tenho amigos praças que mentem serem majores, coronéis ou qualquer coisa que mulher não tem a mínima ideia da diferença mas acha que é importante e ganha bem.


2. Você tem algum curso superior que interesse ao exército, ou tem 17 anos e está disposto a estudar muito pra entrar na AMAN.

Qualquer das situações você perderá 4 anos de estudo (faculdade ou academia militar), e na AMAN será horrível pois é um colégio interno, mas ao se formar vai ganhar 5 ou 6 mil reais por mês. Também existe a oportunidade de servir no NPOR, onde ao invés de soldado você será aluno, e após o ano básico ganhar bem enquanto seus colegas de faculdade lutam por um estágio. É melhor que AMAN pra quem não quer seguir carreira.

Ao final de oito anos nas condições descritas anteriormente, aportando 4 mil por mês terá uns 500 mil, talvez 600 com as transferências (se for da AMAN), mais a pecuniária de 40 mil. Nada mal ao retornar à vida civil, principalmente se tiver 27 anos...


"Aluguel? Eu moro na vila militar!"

Existem alternativas melhores que outras dentro do exército. Você pode estudar alguma arma combatente e ser vigilante de posto de gasolina, ou pode se formar em engenharia e abrir uma empresa quando sair.

Todas as estratégias expostas levaram em conta não estabilizar, e em 8 anos de serviço dos temporários, mas quem se interessar em seguir carreira militar se aposenta com 30 anos de serviço ganhando mais de 10 paus por mês, e oficial ganha bem se ignorar o ambiente de trabalho, ter 30 chefes ao mesmo tempo, não ter certeza de final de semana e ser mal visto pelos civis de esquerda.

Em outro post falarei do meu trabalho e do da minha esposa, e das alternativas que temos para vencer a maldição da vida no Brasil.

Até a próxima!


*Se quiser conhecer as leis da Guerra na Selva, clique aqui.

88 comentários:

  1. Respostas
    1. Boa noite tenho interesse em servir ao exercito tenho 19 anos 1 metro e 86 de altura sempre quis servir ao exercito porem eu ja fis o alistamento em minha cidade hortolandia que não possui base militar , tenho esperiencia em andar em mata fechada pois morei em interior eu gosto muito de andar no meio do mato e sentir a natureza a minha volta , eu parei de estudar na 8 serie isso me inpede de servir ? oque tenho que fazer ?.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    3. e nesesario ter terminado o ensino fundamental para poder servir tenho 1.87 de altura fiz 19 anos recentemente porem ja me alistei so que quero servir como eu faço e possivel refazer a documentação ou eu posso ir de vontade própria

      Excluir
    4. Eu quero servir mais não terminei os estudos isso me inpede de servir ? tenho 19 anos 1.88 de altura sou saldavel não tenho diabetes nem colesterol nem nada do tipo porem ja me alistei so que quero ser chamado agora vi que vale apena me ire essas duvidas por que todos falam que e necesario ter estudo eu so estudei ate a 8 serie e nesesario eu terminar ?

      Excluir
    5. Olá Iago, te sugiro que procure a Junta de Serviço Militar da sua cidade e pergunte se é necessário ter o ensino médio. Até onde eu sei, NÃO é requisito para ser soldado. Porém, em uma seleção onde o exército pode escolher quem vai servir, provavelmente vai pegar quem tem o ensino médio. Sugiro que na entrevista você fale que não tem a escola, mas sabe usar computador, trabalhar seja no que você trabalha pra que tentem te encaixar em algo.
      De qualquer modo, te recomendo fortemente que termine a escola. É útil para arrumar empregos e seguir se qualificando.
      Boa sorte.

      Excluir
    6. Outra coisa, se você realmente quer ser milico, termine a escola com um supletivo, e ao mesmo tempo se matricule em um cursinho para a EsSA, estude que nem um louco e se torne sargento. Não é difícil passar, você pode tentar até os 24 anos.

      Excluir
    7. Servi o exército, sim, quando tinha 18 anos, sem muitos recursos financeiros, e me orgulho do que eu aprendi lá. Talvez por causa da disciplina e dos bons princípios que aprendi na caserna, posso me considerar um vencedor na área profissional, sempre com muita honestidade e honradez. Talvez você não tenha tido a sorte de servir o exército. Lamento.

      Excluir
    8. Jose Camilo, fico feliz por você e seu esforço. Admiro as forças armadas por variados motivos, principalmente por serem instituições que cultuam bons valores.

      Excluir
  2. kkkk bom post, tenho 17 anos e fiz meu alistamento em julho voltarei a junta pra saber se serei ou não dispensado (quero servir), só n entendi essa parte "pegar 3 transferências para algum buraco que lhe rendam 30 mil cada"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa sorte!
      Essa questão das transferências é uma ajuda financeira que os militares de carreira ganham quando são transferidos. Podem pedir transferência a cada 2 ou 3 anos se não me engano, e para quanto mais longe forem, mais ganham. Dá pra fazer um bom pé de meia com isso.

      Excluir
  3. Tenho 16 anos, pretendo entrar no exército por um amigo meu ter me dito que é possível ganhar 8 mil reais com 22 anos. Precisa fazer o curso para aspirante eu gostaria de saber se você sabe algo sobre isso, sei que terei de estudar, porém não é problema. Moro em SP capital, sabe de algo sobre? Ganhar dinheiro no exército mais rápido possível? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Informe-se sobre como ingressar na AMAN. Fica em Resente-RJ e você fica como aluno interno. Depois se forma aspirante e mais tarde Tenente.
      Precisa prestar um concurso e sugiro estudar muito.
      Não é possível ganhar 8 mil reais com essa idade no exército.

      Excluir
  4. Iai, Tenho 17 anos proximo ano me alisto e quero servir mais tenho medo pois não sei se issu atrapalhara os estudos e tipo to no 2° do ensino medio e quando teminar o colegio quero entrar em uma faculdade mais acho q eu servindo ira atrapalhar e muito a ir as aulas msm a noite..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você conseguir entrar como aluno no CPOR/NPOR pode estudar sim. Se entrar como soldado em um batalhão por ai, pode ter mais dificuldades, pois soldado tira bastante serviço.
      Na minha opinião, vale a pena "perder" um ano de estudos na maioria dos casos.

      Excluir
  5. Post matador CF!
    Não conhecia esses argumentos, para a realidade brasileira o exercito parece ser a salvação mesmo, ainda mais depois de ver que pouquíssimos querem seguir carreira na área.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ninguém mais quer, só fodidos que tem sorte de conhecer que isso existe, ou filhos de militares que crescem no meio. Os salários não são atrativos pra oficiais de carreira, pois eles sempre são alfas mentais e conseguem coisa melhor fora da farda.
      Tenho um amigo que trabalha no serviço militar e vou fazer um post sobre como ser militar temporário do EB.

      Excluir
  6. Muito bom o post CF.
    É uma pena estar lendo isso com 24 anos. Se eu tivesse lido esse post há uns anos atras, hoje estaria bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Posso dizer o mesmo, apesar de eu já estar com 27~33 anos. Se eu tivesse a cabeça que tenho hoje teria servido.

      Excluir
  7. Mim alistei em maio tenho 18 anos e estou no 1°ano a do ensino médio e estou pensando em fazer CPA para concluir o ensino médio isso vai mim prejudicar quando eu já estiver servindo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. Existem muitos soldados que não terminaram o ensino médio. Servindo ou não ao exército, sugiro que termine a escola.
      Estudar vai lhe dar mais possibilidades na vida, sempre tenha um livro por perto e faça cursos para se tornar mais interessante.

      Excluir
  8. Olá, meu nome é Jefferson tenho 17 anos e eu já me alistei no exército, eu tenho esse sonho há 13 anos desde quando meu tio morreu, pois ele também serviu o exército, ele me inspirou nisso, eu tenho a certeza que ele deixou um fruto aqui antes de morrer, pois eu sou o único da família que deseja isso assim como ele era também, enfim, voltando no eu estava falando, eu já alistei no exército, eu vou ter a resposta dia 28 de julho desse próximo mês, e eu realmente estou com muito medo de não passar , ( não é medo, só é substituição de palavra) é que eu mais quero na minha vida é terminar o que meu tio começou, eu prometi que iria seguir os mesmos passos que ele, que se chegasse um dia ele não estiver mais aqui na terra, ele teria a certeza que deixou alguém da família orgulhoso, ter a certeza que alguém séria que nem ele.
    Você poderia me dar uma dica, me dar uma certeza, absoluta resposta, como passar no teste do exército?
    Vou ficar muito grato quem pode me ajudar...! Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, parabéns por sua dedicação! Amigo, não existe certeza absoluta de nada na vida, esta é a primeira regra que você deve entender.

      Entrei em contato com um amigo do Serviço Militar que disse que o que pode eliminar é o teste físico, exames médicos gerais e intelectuais. Tem gente que é eliminada por ter um simples "dente acavalado". As vezes uma "chorada" facilita as coisas.

      Minha dica é que você diga que quer muito servir, e que tenha algo interessante sobre você para apresentar. Sabe usar computador? Algo de mecânica, eletrônica, construção ou já trabalhou em alguma coisa? Gosta de esportes e artes marciais? Sinceramente não sei quais são os critérios... No geral, eles só não querem retardados e vagabundos.

      Excluir
  9. Meu nome é Jefferson tenho 17 anos e eu já me alistei no exército brasileiro, eu queria saber como faço para ter a certeza, absoluta de que eu vou passar no teste, vou ter a resposta dia 28 de julho deste ano e eu queria ter a oportunidade de mim preparar mais, você o comentarista poderia me falar o que é necessário ter e não ter para passar no exército,!? Vou ficar muito grato quem poder ajudar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja educado no dia das entrevistas e testes, chame todo mundo de senhor e diga que quer servir.

      Excluir
  10. - Olá , Boa Tarde Eu Queria Saber Se Essa Conta Com a Tal Remuneração Foi Feita Através De tudo Que o Cidadão Conquista no Exército Ou Ele realmente recebe cerca de $384 mil reais ao sair após 8 anos? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá João, com um salário de Terceiro Sargento, se você for econômico pode sim juntar este dinheiro e até mais em oito anos.

      Um militar não recebe esse valor ao sair. Ele recebe uma pecuniária, no valor de um soldo por ano que ficou no exército (se não estabilizar). Por exemplo: se o militar ganha 3 mil por mês e ficar 8 anos, sai com 24 mil, entendeu?

      Excluir
    2. Sim amigo , obrigado pelas informações

      Excluir
  11. Boa noite.
    Tenho 26 anos e li que posso me alistara carreira militar. Eu recebo algum salário se for selecionada?
    Qual o valor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, você pode servir como Sargento Técnico Temporário ou Oficial Técnico Temporário. Parece que as inscrições estão abertas. Procure na página de sua região militar informações (cada parte do país é uma região militar).
      A partir do ano que vem a Academia Militar vai aceitar mulheres para as carreiras combatentes também.
      Os salários variam. Acho que um sargento recebe uns 3500 reais e um aspirante 5000 por mês.

      Excluir
    2. Tem que ver se preenche os requisitos. Pra STT precisa algum curso técnico que o exército precise e pra OTT alguma faculdade.

      Excluir
  12. Olá,tenho umas dúvidas que ainda não encontrei a resposta exata.
    Eu vou concluir o ensino médio esse ano, mas já fez minha para o exército brasileiro inscrição. A pergunta é: O que irei fazer no exército, tendo só o ensino médio?
    Fiz curso de computação básico e o avançado.
    E também os gastos,já estou pagando a inscrição que é 70$ reais eu irei gastar mais em alguma coisa?
    Eu sou mulher:-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você é mulher e fez inscrição para que exatamente? STT? Tendo só ensino médio não é possível uma mulher servir ao EB.
      Você possui algum curso técnico?

      Excluir
    2. Ou você se inscreveu para a AMAN?

      http://g1.globo.com/rj/sul-do-rio-costa-verde/noticia/2016/05/exercito-abre-vagas-para-mulheres-ingressarem-como-cadetes-da-aman.html

      Excluir
  13. Fiz minha inscrição no EsSa.

    ResponderExcluir
  14. Tenho o curso técnico de Operador de computador.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante. Cursos na área de informática são sempre bem vistos.

      Excluir
  15. Boa noite.
    Meu nome é Rodrigo da Costa Miranda. Eu sou do Amapá, tenho 17 anos e pretendo servir. Eu intendo de computadores, gosto muito de esportes, até os mais violentos, como: Rugby, etc... Me considero intelectualmente inteligente e com baixo QE (quociente emocional), sou muito bom com a matemática e matérias com uso de calculo. Sou saudável. Porém, porém nunca trabalhei, pois realmente é só estudo de dia, tarde e noite, até de madrugada!Eu sou muito baixo (1,60m) e um pouco fora de forma. Isso dificulta na hora da seleção?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adriano, se calhar consulte a Junta de Serviço Militar de sua cidade. Segundo a página do exército, 1,60 é a altura limite : http://www.exercito.pt/sites/recrutamento/Paginas/PerguntasFrequentes.aspx

      Sugiro que na entrevista fale sobre você como comentou aqui e sobre sua vontade de servir.

      Excluir
    2. Adriano? Meu nome é Rodrigo. rs Mas, obrigado pela "dica". Dei uma olhada no site e vou tentar treinar um pouco sobre o que eles pedem na prova física.

      Excluir
    3. Desculpe meu erro Rodrigo. Boa sorte!

      Excluir
  16. Olá eu queria sabe quando servi o exercito quanto tempo a pessoa fica fechada no quartel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem um período de internato onde o recruta ou aluno não sai do quartel pois recebe muitas instruções. Não sei exatamente, depende do quartel e do curso. Pergunte na junta de serviço militar da sua cidade ou em algum quartel quanto tempo costuma ser o periodo de internato.

      Excluir
  17. Boa noite, minha dúvida é: Fui colocado pra servir, eu entro ganhando algo? Fico quanto tempo lá? Há a possibilidade de crescer? Como será minha rotina de início??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você vai receber soldo sim. Se lhe chamaram, o período deve ser de um ano. Dá pra crescer, mas você será militar temporário. Se você gostar do exército, sugiro que estude e passe na escola de sargentos ou na AMAN.
      Sua rotina será bastante puxada e vai ter muitas instruções, depois vai ser designado para alguma seção do quartel e trabalhar nela.

      Excluir
  18. Olá tudo bem? Tenho 18 anos, Eu fui selecionado para servir o exército, mas ainda farei os exames, eu sou estudante de logística e trabalho em uma construtora, ganho muito bem lá, Na sua opinião é vantajoso eu ir para o exército? EU SEMPRE TIVE VONTADE, mas não quero ir para passar necessidade tenho minhas despesas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei dizer se é vantajoso pra todo mundo, desculpe. Cada um tem sua realidade.
      Pessoalmente acho que é uma experiência única pra sua vida.

      Excluir
    2. Servi,e estou pronto para servir se preciso for,assim como os bravos soldados da FEB que lutaram bravamente contra os nazistas,e só mais uma coisa meu sangue é verde oliva.

      Excluir
  19. Ola.. me chamo jucinildo tenho 18 anos...
    Me alistei e quero servir ao exército...
    Mas na minha cidade não tem quartel..
    Oq devo fazer...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei. Você se alistou em uma cidade não tributária ou em uma que tem quartel? Ligue pra junta de serviço militar e pergunte lá. Boa sorte.

      Excluir
  20. Tenho 17 anos e só faço 18 em junho do ano que vem Eu me al isto quando e quero saber se eu vou ser patenteado depois do primeiro ano quero seguir carreira . É o lance da remuneração e anual ?? Quanto e?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se aliste no ano em que completar 18 anos.
      Se quiser seguir carreira militar, se informe na Junta de Serviço Militar pois tem diversas maneiras.

      Excluir
  21. tenho uma dúvida. quanto ganha de início e quanto e a remuneração? ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure na internet, não sei mais. Os valores do post já estão desatualizados.

      Excluir
  22. se o cara usa óculos não pode servir ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode hoje em dia sim. Antigamente o exército pegava só os mais saudáveis e não tinha choro.

      Excluir
  23. ola eu queria saber quando eu for servir eu vou corta o cabelo e vou passar 1 ano com cabelo cortado? queria saber isso ai

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Sim, se você servir vai ter que usar corte militar e cortar regularmente.

      Excluir
  24. Qual a média para passar na essa?
    É muito dificíl passar na prova?

    ResponderExcluir
  25. Ola. Eu min chamo jeferson tenho 17 anos vol pro nonu ano. Eu queria saber se minha sere atrapalha em alguma coisa. E se quando agente entra tem que paga alguma coisa pela farda ou viagem. E o procedimento nos exames e entrevista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei dizer se atrapalha, estou por fora dos critérios de seleção do Exército.
      Não precisa pagar farda. Se você entrar como soldado recruta não paga viagem nenhuma. Não paga exames nem entrevista.

      Excluir
  26. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se atender aos critérios, pode! Acho que tem que ter até 24 ou 26 anos.

      Excluir
  27. É meu amigo, sua matéria é bastante útil para informar quem não tem conhecimento algum da área militar, não sei sua relação com as forças armadas mais prova de maneira alguma serviria para qualquer função na área militar, se acha que um militar não pode fazer faxina ou ser tratado de forma cruel durante seu treinamento prova que vc é um fraco, vc disse tudo sobre economizar e ganhar dinheiro e que quem se proprõe a isso é burro ou marginal tudo isso porque vc não teve capacidade para servir, tinha completado estudos, minha família tinha boas condições financeiras, até habilitação já tinha e fui voluntário pois sempre achei que um homem de verdade serve ao seu país e quando passamos tudo isto no treinamento a maneira como somos tratados é porque se necessário vamso para uma GUERRA não passeio no parque, e se pensa que Brasil não vai para guerra veja um pouco da ida do Brail ao Haiti e verá que foi uma guerra pois estive lá, antes de comentar algo comente o que viveu de verdade naõ especulaçõe, um abraço de seu amigo Paraquedista do Exercito Brasileiro Artur.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Arthur,
      tem algumas partes escritas com humor e exagero que não condizem exatamente com a realidade das Forças Armadas.
      Admiro muito sua disposição em servir a pátria e considero vocês militares heróis de verdade.

      Excluir
  28. Olá. Eu já tomei conhecimento de onde vou servir, eles deram um papel junto ao CAM que pede um exame de tipagem sanguínea e uma conta corrente do banco da minha preferência. Será que isso é uma certeza que já vou servir ?
    Fiz 19 anos esse ano. E só terminei o 2° ano do ensino médio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não posso lhe dizer com certeza, mas imagino que, se requisitaram essas informações você vai servir a pátria.

      Excluir
  29. Cara Eu Lhe Desejo Os Parabéns, Amei Sua Pagina, Amo o Exercito Tambem, E Estou Alistado, Amanha Irei Ver a Resposta Se Entro Ou Não, Ancioso, Exercito Na Veia... Ass: Gustavo Pinheiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Gustavo, aproveite cada dia se servir e sinta orgulho pois você é um herói de verdade.
      Caso não sirva da pra tentar ser sargento ou oficial ainda, ou mesmo um cidadão exemplar como civil.

      Excluir
  30. BOA NOITE, MEU NOME É ALISON TENHO 18 anos , E GOSTARIA DE TER UM CONHECIMENTO SOBRE O EXÉRCITO, POIS FUI ME ALISTA E CHEGANDO LÁ FALEI QUE NÃO QUERIA SERVI O EXÉRCITO! , COLOQUE NÃO NO PAPEL , MAS AÍ CONVERSEI COM OS MEUS FAMILIARES E ELES ME DEU UNS CONSELHOS , E EU QUERIA SABER SI TEM COMO EU SERVI MESMO TER COLOCADO NÃO NO PAPEL !!!! E OUTRA PERGUNTA TO ESTUDANDO TUDO CERTINHO MAIS ESTOU NO 2 ANO ! Será que atrapalha ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alison,
      Vá na Junta de Serviço Militar (onde você se alistou) pra tirar essa dúvida.

      Excluir
  31. Se eu tivesse uma capacidade fisica melhor e fosse hetero eu tentaria entrar no Exercito sem duvidas. Melhor lugar para uma pessoa sem pespectivas ter salário, teto e comida.

    Infelzmente eu sou homossexual e não tenho muitas forças (não tem essa história de alimentação adequada, tem que comer o pouco que tem,pobre e humilhado demais, sem amigos e já passo por muito sofrimento e pressão aqui em casa, nunca fui feliz).
    Tudo isso me faz ser fraco demais e eu tenho é medo de passar no alistamento. Imagina como deve ser um tratamento que alguém lá como eu recebe? Deve ser infernal, e eu não teria capacidade nenhuma de passar nas provas de resistência. Isso em vez de fortalecer iria é potencializar minha vontade de suicidar.
    É um beco sem saída pois eles podem colocar nota sobre orientação sexual no Certificado de Alistamento. Isso seria o ápice da humilhação.

    Eu acho que depois de terminar o Ensino Médio eu coloco um fim na minha vida, só para não ter que envelhecer sofrendo, nada eu posso fazer para mudar essa situação.
    Não posso e não me deixam trabalhar, estagiar, fazer cursos, estudar inglês, estudar para um concurso, estudar para o vestibular, nem sou apto para o exercito. Até um simples mendigo tem mais chances que eu. A única coisa que eu faço (e posso fazer) é estudar, e apesar de ser um excelente aluno por notas, isso não muda nada, só piora com insultos, isolamento, me chamam de arrogante e chato mas não sabem por o que eu passo.

    Quem é lascado e vence na vida tem ao menos é normal sexualmente, tem uma família normal, não tem uma mãe e um irmão como o meu.

    E antes que digam que eu só sei me vitimizar e chorar e deveria fazer cursos, eu já tentei ter metas, fazer um projeto de vida, mas não adianta, não tem como colocar em prática.

    Tanta gente lutando pela vida e eu aqui, inútil, vivo.

    Não me digam por favor que é para procurar ajuda pscicológica porque isso não é rebeldia, e se eu tivesse dinheiro para pscicologo eu compraria cuecas novas.

    Eu não vejo mais nenhuma solução para mim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe a sinceridade, mas se você acordou vivo já venceu. O resto é com você.

      Você está usando um computador com internet... Tem gente que nem isso tem. Ninguém precisa de cuecas pra nada. Tente fazer algum serviço qualquer ou peça que alguém lhe dê cuecas. Pede pra algum vizinho, sei lá, faça alguma coisa.

      Você nem sabe se é apto ao serviço militar ou não. Está apenas inferindo coisas. Seja positivo. Não importa a dificuldade, você é capaz de vencer na vida.

      Muita gente em pior situação que você venceu, e é neles que me inspiro.

      Excluir
    2. É sempre assim...Tenho que escrever uma parede de textos para explicar minha situação, para ver se entendem...Ainda não entendi, ainda acham que eu quero aparecer inventando miséria e tentando achar uma dica, luz, apoio, sei lá, ser escutado.

      Eu ainda quero saber como posso lutar e pensar positivo. Se fosse só arranjar um serviço (se me deixassem e se eu pudesse eu realmente arranjaria) eu não estaria desesperado desejando morrer todos os dias...

      Tem um blog que eu detalhei minha história em alguns comentários...não vou deixar link pois vai pensar que é fake tentando ter acessos...

      Mas é sempre assim. A cada dia vejo que não dá mais para fazer nada...Eu só sei reclamar, inventar e aumentar minha história na internet né...

      Eu ainda fico igual um louco contando minha história para vários blogueiros, sites de apoio, e só recebendo paulada da maioria, me chamando de reclamão, fake, mentiroso, eu não quero nem preciso de pena de ninguém, só preciso de um apoio, incentivo, dica, sei lá. Mas eu compreendo, na situação em que eu vivo não dá para tentar aconselhar muito. E eu não perco tempo digitando até porque, para digitar um comentário desses levo pouco tempo, não precisa de concentração e silêncio para escrever um comentário desses. Eu olho é em um celular e não num computador. Até meu fone de ouvido está quebrado (nem precisa dizer que é barato porque eu sei disso mas não temos dinheiro para comprar um agora).

      Eu não me mato agora pois nem recursos para isso tenho, e se tentasse, teria certeza que ficaria acamado.

      Ninguém iria sentir falta de mim mesmo.

      Mas deixa eu terminar o Ensino Médio. Aí eu encerro minha vida de qualquer jeito. Dá para aguentar mais dois anos de sofrimento, desespero e humilhação. Deixa as pessoas que tem uma situação pior do que eu vencerem...

      Excluir
    3. Entre em contato com o Centro de Valorização da Vida.

      Excluir
    4. É...sou tão azarado que nem o CVV dá para acessar meu celular e nem tem como eu ligar pois ñ tenho privacidade. E do que ia adiantar? Eles só repetem o que você fala, não ajuda coisa nenhuma.
      Não tem jeito não.

      Excluir
    5. Eu não sei como dar um jeito meu amigo. Não sei como. E não diga "Aprende" que eu não estou lhe desrespeitando para ser irônico comigo.
      Não é coisa da minha cabeça não. É a realidade mesmo.

      Excluir
    6. Ta bem então. Uma pena que não posso lhe ajudar em nada.

      Excluir
  32. se fosse feito hoje suponho que seu post teria várias correções. a carreira de sargento melhorou muito. os exames de admissão ficaram mais concorridos e, consequentemente, o nível dos sargentos subiu. o sargento não é um bacharel, mas é tecnólogo, podendo chegar à oficial. os adicionais por curso operacional são de 15% à 20% do soldo e podemos dizer que com a democratização do ensino superior, muitos bacharéis demoram anos depois de formados para encontrar um emprego fixo que tenha um padrão que se assemelhe a carreira de sargento!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem razão.
      Pessoalmente considero a carreira de um sargento melhor que 99% das profissões.

      Excluir
  33. Ola, me chamo Isac e fiz 18 anos em junho, fui me apresentar hoje no serviço militar e não sabia oq fazer, aí na última entrevista eu disse que queria servir e me encaminharam para uma prova no CPOR já amanhã. Eu queria saber se eu passar nessa prova, eu vou entrar como soldado ainda? Pq ele disse que msm se eu não passar eu ainda iria para o serviço comum, algo assim. Poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Isac, se você cursa faculdade pode ser a sorte de ser aluno do CPOR, o que é excelente.
      Porém também pode acabar servindo como soldado recruta, no CPOR ou mesmo em outra OM. Amanhã após sua prova vão lhe dar mais informações.

      Fique tranquilo que vai dar tudo certo.

      Excluir
  34. Olá eu tenho 17 anos é vou fazer 18 em agosto esse ano ainda,vou começar o terceiro ano do ensino médio, e queria me alistar queria saber se posso servir como recruta se eu passar nas etapas e continuar estudando e terminar o ensino médio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As Forças Armadas exigem dedicação exclusiva. Isso quer dizer que nada vem antes delas.
      Porém vai depender do seu comandante ser liberado ou não.
      É importante conversar a respeito com o pessoal durante as etapas do recrutamento.

      Excluir