segunda-feira, 9 de março de 2015

Adição de ativo - Dollar

Hoje (antes tarde do que nunca), adicionei dólar americano na minha carteira.
Comprei US$ 1000,00. Por mais que moeda estrangeira não seja um investimento, mas sim uma reserva de valor, é altamente recomendável ter uma reserva em dollar para proteger o poder de compra de sua família em tempos de crise. Historicamente as moedas da América Latina são um lixo e, sendo a inflação galopante a maior arma do governo contra os pobres, não depender tanto das políticas do Banco Central corrupto que imprime dinheiro sem parar pode ser boa ideia.

Reagan não dava mole pra esquerda.


Infelizmente cheguei atrasado (?)... Queria ter começado no ano passado, quando o câmbio estava em R$ 2,20, mas estava mantendo minha grana líquida para comprar um imóvel.

Desculpas, mesmo que verdadeiras, não adiantam nada, assim como quando tive um PALPITE anos atrás de que as ações da Cielo (ainda não sabia nada sobre análise de balanços) se valorizariam muito e cometi a cagada de comentar com alguns amigos, os quais não sabiam porra nenhuma de dinheiro e acabaram me desencorajando (no fundo eu me desencorajei). Resultado: fiquei paralizado.

Mesmo assim me considero com sorte por não ter encontrado alguém para dar dicas na época. Quando não se sabe o que fazer com seu dinheiro, a pior coisa que pode acontecer é encontrar alguém que saiba. Se você encontrar, fuja correndo e veja se ainda está com sua carteira.
E quando se investe por palpite, sem comentários.

VOCÊ é responsável por suas atitudes perante o seu dinheiro. Se você errou, errou sozinho e não deve tentar achar outros culpados.

A "dor" de entregar 3300 na mão do cara da agência de câmbio foi forte, maior do que em qualquer investimento que eu já tenha feito, pois ver uma quantia maior de papel saindo de sua mão, para que uma menor entre, trás certo sentimento primal de perda. Mesmo que isso seja irracional. Quem acha que o importante é saber a hora certa de comprar, dificilmente vai ficar rico.

Provavelmente vou sentir um pouco desta perda nos próximos meses enquanto a cotação do dollar se aproxima da lua. Pra quem já morou fora, é o mesmo que ficar convertendo valor de euro ou dollar achando que um sanduíche está custando 10 reais ao invés de 3 euros. Por isso é tão necessário ter um sistema para diminuir o risco de tentar adivinhar o futuro ou quando algum ativo está baixo. Seres humanos não preveem o futuro, por isso a maioria compra caro e vende barato.

Pretendo continuar comprando um pouco mensalmente até a metade de 2016, quando pretendo emigrar. Depois vou realinhar os objetivos.

Creio que o dollar se valorize até perto de R$ 4,00 ainda este ano com a crise econômica e política que enfrentaremos.
Não há força na terra que vire a mesa pro Brasil, pelo menos nos próximos dois anos. Mesmo que alguma medida inútil do governo fosse um freio, a própria especulação seria o gatilho na escalada ao infinito do dollar aqui na latrinolandia.

Na busca implacável de um patrimônio colossal.


2 comentários:

  1. Respostas
    1. Acertei! Ganhei bastante dinheiro nele nos últimos meses. Ainda vou revelar no meu post antes de partir do Brasil um trade de dolar que minha família fez.
      De qualquer modo sempre recomendo comprar de 10 a 100 dólares todo mês.

      Excluir