terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Porque os pobres não tem acesso a coisas que os ricos têm?

Esta é uma das questões mais antigas da humanidade: a da desigualdade.
Afinal, o que é desigualdade? Desigualdade é a diferença apresentada pelos grupos sociais. Ela é completamente natural e se apresenta de diversas formas, visto que o ser humano se organiza em grupos, e certos grupos prosperam em relação a outros por variados motivos. Combater a desigualdade de maneira artificial, através do estado, apenas gera mais problemas (principalmente em se tratando de economia).

Não pretendo ser maçante em relação ao assunto, pois não é o objetivo do blog dar aulas de ciência econômica ou qualquer outra ciência de maneira específica, mas o fato é que, sempre existirão desigualdades, afinal somos todos diferentes desde o nível genético, e o caso é que a desigualdade em si não é o problema, pois aumentar a igualdade entre as pessoas pode (e provavelmente vai) significar aumentar a pobreza, como todas as experiências socialistas da história comprovam.



É conhecido que a desigualdade causa, tanto por desconhecimento, quanto pelo caráter (mau) natural do ser humano, o aumento de alguns problemas sociais, como o aumento dos crimes, e menor investimento em educação (ou maior investimento em educação doutrinária esquerdista), o que ocasiona em mais eleitores de partidos de esquerda, portanto ela deve, em algum nível, ser uma questão esclarecida.

O problema da desigualdade é que ela serve de muleta. Uma criança que cresce sem ter brinquedos, ou mesmo alimento, roupas ou moradia não acha justo que outra criança tenha e ela não. Isto é compreensível em uma criança, mas em um adulto esclarecido é inaceitável, afinal, outras pessoas não são responsáveis por esta pobreza. Não estamos falando aqui de ladrões, pais irresponsáveis ou do governo.
Novamente: a pobreza é a condição natural do ser humano, e apenas o trabalho duro, economia livre e poupança geram progresso e riqueza. Esta tríade vencedora será melhor explicada no futuro.

"Me deixe lhe oferecer minha definição de justiça social. Eu fico com o que eu ganho e você fica com o que ganha. Você discorda? Então me diga quanto do que eu ganho pertence a você, e porque?"

O livre mercado (que nem é tão livre por aqui) é a única coisa que cria novas soluções para novas demandas, e foi assim que empresários espertos viram no aumento da população uma chance de prover produtos e serviços para os pobres, gerando lucro.

Na sociedade moderna, capitalista, pessoas pobres tem na mão uma poderosa ferramenta: o crédito. O crediário possibilitou ir até uma loja, comprar produtos sem ter o dinheiro à vista, assumindo uma dívida à prestações.

Isto foi maravilhoso tanto para as classes mais baixas quanto para as empresas (mais uma vez o mito de que para alguém ganhar alguém tem que perder foi destruído). Enquanto as pessoas podem adquirir refrigeradores, televisores, alimentos, casas, carros, roupas, ir à praia, e virtualmente qualquer bem fazendo uso de prestações, os empresários tem lucro, investem e criam-se novas tecnologias.

Mas afinal, se os pobres podem consumir produtos que não podiam antes, porque o crédito não acabou com a desigualdade? A resposta é mais simples do que parece. Porque é o mercado quem dá o preço.

Porque alguém que faz apenas R$ 1500,00 mensais pode comprar uma moto 125cc à prestações e não um Camaro 0 km? Porque a dívida comprometeria sua renda e ele não poderia pagar o Camaro. Se ele tivesse a possibilidade de possuir um Camaro sem pagar, o Camaro não existiria, pois não existiria incentivo para produzir Camaros se o mercado não vai pagar por eles. Mais uma coisa que se observou em países socialistas: Sem o livre mercado, vêm a escassez de produtos e até de alimentos.

Portanto a desigualdade sempre existirá, e ela não tem nada a ver com preconceito ou injustiça. Tem a ver unicamente com, absolutamente tudo ter custo para ser produzido, e não só, mas do preço de um produto advir do valor que o mercado está disposto a pagar por ele.


Quer? Compra! (Kiko)

No próximo post vamos falar de como montar um sistema para controle de receitas e despesas mensal, algo primordial para prosperar em qualquer projeto de vida. Lembre-se que não foi a descoberta do fogo ou qualquer outra coisa, senão a capacidade de registrar que nos tirou da idade da pedra.

Até mais!

Um comentário:

  1. Eu sou servidor estadual estatutário, terei de deixar a conta do fgts ficar três anos parada para pegar a grana, você consideraria esse valor como patrimônio, pois mesmo sendo "meu" esse governo fdp via Caixa Econômica não deixam as pessoas fazer o que quiser com a grana. São quase 5k e eu acredito que renderiam mais em TD ou LCI. Para pegar ele antes de 3 anos só pelo judiciário mas acredito que leva tempo e até lá dará 3 anos, fora o custo de advogados.

    Você concordaria em falar o mesmo do texto acima para as policias militares?

    ResponderExcluir