sexta-feira, 2 de junho de 2017

Voltando do Algarve

Olá amigos, acabo de retornar da região do Algarve, de uma cidade de praia muito bonita de lá. Pra quem é do Brasil, nada de extraordinário, tirando que não tem arrastão. 

Fiz junto a um crew de carpinteiros mais dois decks em uma espécie de bar. A cada dia aprendo pra caramba. Desta vez até levei umas mijadas de um carpinteiro mestre nervosinho. Até que estava demorando, pois neste ramo é briga toda hora. O pior é que sou ossudo pra brigas, mas não pude retrucar pra não prejudicar o carpinteiro que eu trabalho junto e arruma trabalhos com esse cara de vez em quando. 

Tem um outro ajudante, já meio coroa, que leva mijadas humilhantes toda hora. Tenho pena dele. Não é por cometer erros, que até os experientes profissionais cometem... É pra encher o saco de alguém mesmo. No caso desse cara suspeito que, por ele ser mais velho, com filho pra sustentar e por morar na pequena cidade de onde são esses outros carpinteiros, não pode se dar ao luxo de mandar à merda o patrão barrigudo nervosinho ou põe em risco a comida da família.

Ai estão duas importantes lições: não viver em cidades sem emprego, e não ter filhos antes de estar tranquilo financeiramente... Ou meu amigo, você se tornará um proletário.

Como é ruim depender do emprego. O ser humano é muito parecido com um lobo, que não hesita em atacar com força máxima a presa que demonstra fraqueza. Eu acredito que quanto mais dependente você for, mais vão te abusar e explorar.

Por isso eu sempre digo (pra mim mesmo pois nada neste blog é conselho): escolha uma profissão que não te condene a ser empregado pra sempre. 

Desta vez me ralei. Nas duas últimas semanas carreguei muita madeira na areia. Lembrei de músculos que não usava a anos... Na primeira semana trabalhei de pés descalços, porém nesta tive de usar calçado de segurança com 2kg de areia dentro. Nas próximas é trabalho perto de casa, por sorte.

Portugal é um país antigo, mas vive de turismo e a construção civil em áreas de veraneio é aquecidícima. Na estrada anotei sitios históricos que pretendo visitar no futuro, como construções medievas e uma fortificação romana.

Valeu a pena pois conheci dois lugares novos (um badalado e outro mais calmo) que vou avaliar com minha mulher para o dia em que nos mudarmos para uma praia. Nosso projeto para os proximos 3 a 5 anos.

Além disso trabalhamos 11 ou 12 horas por dia pra terminar as empreitadas, uma vez longe de casa, e por dia bebia cerca de 6 litros de água.

Estou moído, mas essas horinhas a mais vão compensar. Carpintaria pesada definitivamente não é pra homem velho e não sei como tem tanto alcoólatra no ramo da construção civil: Tem cara que bebe desde o café da manhã, hoje penso que seja pelo efeito analgésico.

O post sobre a profissão sai daqui a um tempo. Não adianta eu falar aqui o que se acha no wikipedia. Impressionante a velocidade com que aprendo e executo os trabalhos, crio soluções pra seguir em frente... Não que seja ciência de foguete. Só precisa de: boas ferramentas, matemática de primeiro grau cursado em escola municipal, coordenação motora, noção de espaço, resistência alta ao stress e constituição física cavalar.

Minha mulher arrumou outro emprego, de 32h semanais bem pertinho de casa. Era o que eu queria. Não se perde tempo em empregos ruins pois a vida é muito curta. Depois falo mais disso.

Dito tudo isso, é importante lembrar que ser saudável e ter um emprego é praticamente uma bênção. Eu sempre digo pra se mandar de onde não tem trabalho, mas muita gente infelizmente não consegue uma colocação. Vi mais de um grupo de pessoas que pareciam imigrantes (ouvi línguas africanas e do leste europeu) em volta das obras, tentando identificar o chefe pra oferecer seu serviço. Sorte que em obra quase sempre se acha alguma coisa.

Neste final de semana pretendo escrever mais alguma coisa. Fiquem ligados.

Um abraço! 

16 comentários:

  1. Que fim levou seu negocio?

    Largou mão de vez do empreendedorismo?


    Trabalhei vários anos em Construção civil,Metalurgia
    e como Vendedor de cartões

    Neste ramo é corriqueiro encontrar peão fodido alcoólatra.

    Outra questão importante:
    Não da para se fazer de coitado ou vitima da sociedade, na época de bonança de nossa economia conheci muito peão que ganhou rios de dinheiro.

    Até peões vagabundos do meu serviço ganharam rios de dinheiro entre os anos 2002 - 2012 , época que nosso governo inflou a bolha imobiliária tupiniquim com crédito sub-prime ala brasiliana.

    Tinha peão de obra que só de bico tirava mais de 5 mil líquido a.m. , fora o salário principal.

    Agora pergunto aonde foi para todo este dinheiro?
    Respondo : Boa parte Gastou todo dinheiro com bar, puta e drogas.

    Há muito tempo atrás apelidei um peão velho de meu antigo serviço com um ilustre apelido " bartira"

    Sinônimo de Bartira: Tudo que ganha o bar tira KKKKK


    Não custa lembrar que este ramo é cíclico: Tem épocas de bonança e grande construções seguido por épocas de vacas magras.

    Para saber hora de pular fora quase sempre fico de olho no agregado monetário, inflação, emprego e carteira de crédito imobiliária.

    Na bonança você deve ganhar o máximo que poder , pois adiante sempre vem uma crise causada pelas distorções do crédito direcionado.

    Se possível invista dinheiro que ganha em outro ramo ou guarde para quando vier uma quebradeira.

    Na crise podemos comprar terrenos e contratar mão de obra por preço de banana.


    Pedreiro, carpinteiro etc ganha mais em Portugal do que engomadinho de escritório?

    Boa sorte em sua jornada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkk Bartira, foda! Rachei de rir MD!

      Estou nesta fase ai que você comentou. Nao sei ate quando minha renda permanecerá alta, então, estou aportando o máximo possível rs.

      Legal sua historia, daria boas postagens!

      Excluir
    2. CF,

      Vai ficar malhado, este é o lado bom de trabalhar com músculos e força rs.

      Estou aqui em Lisboa neste sábado, mas rumarei a outro país, estou aqui em conexão.

      Me confundi um pouco ao falar com portugueses, é muito estranho pra mim um europeu falar a minha lingua.

      Meu cerebro deu bug aqui, agradeci ate falando "gracias" kkk.

      Abração

      Excluir
    3. Olá Mestre, resolvi fechar a loja por ela não dar lucro ainda e surgir uma oportunidade de vender o estoque... Aproveitei. Eu havia criado um EMPREGO pra mim e não um NEGÓCIO.

      Logicamente não desisti do empreendedorismo pois eu sou um homem de negócios. Como disse aqui, meu principal objetivo neste ramo é o aprendizado, não só em algo que eu goste, mas em algo lucrativo. Quero me tornar um verdadeiro mestre de obras para controlar minhas obras no Brasil (este é o grande problema na minha família, a falta de controle no processo). Além disso cheguei a tal "IF relativa", então posso me dar ao luxo de trabalhar no que der na telha.

      Li seus relatos sobre os anos de operário e gostei muito... Queria saber mais a respeito se tiver o que contar.

      Conheço relativamente bem o ramo da construção. Cresci em uma família com engenheiros civis/loja de material de construção. Infelizmente me afastei do ramo por pressão dos meus pais e outras decisões erradas. Eles sonhavam que eu também fosse um advogado porta-de-cadeia como meu pai.

      Não sei exatamente sobre os salários, mas me afastei totalmente de trabalhos sem futuro em escritórios. Na construção tenho trabalho pro resto da vida, a quantidade que quiser, em qualquer lugar do mundo. Com minha pouca experiência, chego em qualquer obra ou marcenaria em qualquer lugar e peço uma colocação de ajudante e consigo.

      Acabou o desespero de sair abaixo do sol com currículos embaixo do braço atrás de empregos de 1500 reais e retornar de noite com a derrota estampada na face.

      Em meu ramo de formação eu faço o mesmo salário que alguém sem formação alguma e estou preso no 8h - 18h, e depois de velho ninguém mais me contrata (fora que sou ruim pra caramba nela). Isso se deu desde que, com o lucro da venda de uns terrenos anos atrás, sem esforço algum, fiz o dinheiro que ganharia em um ano inteiro de salário bruto.

      Geralmente os salários de pedreiro pelo que sei giram de 700 a 1000 e poucos euros, o que não é ruim. Se o casal trabalha (e tira uns 1500 por mês) sobra dinheiro e a qualidade de vida aqui seria de uns 5k no Brasil.

      Uns fazem mais pois fazem trabalhos na França, Alemanha, Inglaterra... E estão sempre fazendo algum bico. Alguns Br que conheci vieram em uma onda migratória vários anos atrás buscando dinheiro. Muitos desses são ferrados hoje pois não cuidaram da poupança e acharam que bonança era eterna. Outros vieram fugindo da violência no Brasil e aqui encontraram paz. No Portugal não tem tanta grana mas tem paz.

      Carpinteiro ganha um pouco mais, principalmente porque quando o cara é bom, tem suas ferramentas e uma carrinha, trabalha pra si próprio por empreitadas, como esse cara que eu sou ajudante. Eu como ajudante de carpintaria tiro uns 800 Euros. Tem pedreiro contratado que não tira isso. Posso me dar ao luxo de negociar parte das empreitadas pois não preciso de contrato nem nada, e o cara ainda paga o seguro contra acidentes pra mim e transporte.

      Além disso depois de um tempo você começa a gerenciar uma equipe e subcontratar, podendo reformar casas inteiras (não acho que exista lugar do mundo com mais obras que Portugal por m2).

      Excluir
    4. Hahaha VDC, só a pouco tempo me familiarizei com o Português deles, agora está fácil, mesmo assim pergunto o significado de palavras que não usamos.
      Já estou voltando a ficar forte, e me cuidando muito pra não sobrecarregar as costas e articulações. Não vou me prejudicar pelo trabalho.

      Voa viagem, um abraço.

      Excluir
  2. Você tá com um linguajar muito marxista CF haha brincadeira

    É isso aí, velho. Daqui a pouco você começa a atuar nesse ramo de forma independente. Construção civil se lida com gente muito ríspida, mas faz parte, o que importa é não tolerar isso pra sempre. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, eu odeio Marxismo e amo o capitalismo. Espero não passar essa imagem pútrida de comunista nunca!

      Estou feliz. O objetivo é esse, ganhar liberdade pra trabalhar quando quiser e não por obrigação. Tenho certeza que este ramo me trará isso.

      Grande abraço

      Excluir
  3. Olá CF,
    Parabéns pela sua jornada.
    Essa comparação do lobo e o ser humano foi legal. E isso é verdade.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi uma lição que aprendi anos atrás em uma briga na rua. Aparentou fraqueza vira caça. O homem só é mais um animal.

      Abraço

      Excluir
  4. Opa CF! Quais as praias que vc conheceu no Algarve? Dizem que é muito bonito por aí.
    Eu queria ir em Sagres, Faro, Albufeira, Vila do Lobo, Quinta do Lago (onde Ayrton Senna morava)...

    Grande abraço! Continue no aprendizado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prefiro não dizer, mas no Algarve tem praias lindas pra todos os gostos. Eu prefiro as mais isoladas e com mais vegetação que as badaladas.

      Nosso projeto agora é mudar pra uma praia nos próximos anos.

      Obrigado Frugal, um abraço.

      Excluir
  5. Positivamente surpreso pela sua coragem, determinação e visão realística do cenário.

    Estou aguardando seus novos relatos CF. Cheguei aqui através de algum post do VDC, e gostei muito do que vi.

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pela visita TR.

      Falso orgulho apenas prejudica. Gosto muito da virtude da coragem.

      Excluir
  6. É C.F. o álcool é analgésico mesmo. Lembro-me muito bem de quando eu saía de meu trabalho em loja logo depois de descarregar caminhão para as baladas. O álcool me ajudava a manter no tuts tuts a noite inteira, acabava o efeito do álcool era tanta dores nos joelhos e pés que se pudesse não sair da cama no dia seguinte eu não sairia.

    Saudades daquela época, eu não tinha noção da realidade, trabalhava ganhando pouco, mas não precisava malhar e nem chegar em mulher, já que meu físico era invejável. Agora é só pança e repulsa. hahaha

    Abraços e sucesso financeiro!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também sinto a diferença de 10 anos atrás. Me sentia indestrutível.

      Como levanto peso certinho pra não me machucar o que mais sofre são os joelhos e pés também! Com eles não tem jeito. Estou tomando centrum na esperança de ter nutrientes pra que as articulações não se degenerem tanto nos próximos anos, ou chego destruído aos 40.

      Excluir
  7. Que legal !! está ficando muito tempo fora de casa?

    ResponderExcluir