quinta-feira, 15 de junho de 2017

Oportunidade de visitar os USA

Boa tarde amigos, vim ao blog escrever um pouco neste feriado de Corpus Christi escutando o bom e velho Metal do mal.
 
Esta semana estamos instalando portas em uma obra e hoje não era possível trabalhar por lá. Incrível como agora estou familiarizado e sem receio de errar no trabalho, tomando o devido cuidado com o material.
 
Como disse aqui admiro muito os carpinteiros americanos. O modo de trabalho deles é diferenciado e sem dúvidas mais eficiente. Por conta dos vídeos que assisto sobre o ofício adquiri um cinto de ferramentas (o meu é bem básico, não tem muitas alternativas em Portugal) e minha produtividade aumentou 500%, sem falar nas articulações que eu poupo por não ter que me abaixar toda hora pra buscar alguma coisa. Meu cinto possui o que mais se usa:
 
Lápis, caneta marcadora, dois punções, martelo, bate-linha, fita métrica, x-acto (estilete), um pequeno escopro, esquadro, e pregos ou parafusos que esteja usando. Posso pendurar de tudo dependendo o trabalho, e mesmo assim me fazem falta mais bolsos. Me arrependo de não ter comprado o de dois sacos, mas quis começar pequeno. Mesmo assim vou adquirir o "coldre" para parafusadeira à bateria que já me fez bastante falta. Também me faz falta um pequeno nível torpedo para ter no cinto.
 
Encomendei através de um amigo (Não tenho conta no Ebay) um Speed Square dos USA, pois não temos aqui (pasmem). Pedi no sistema métrico e isso sem dúvidas vai aumentar minha velocidade e precisão. Se você trabalha com madeira precisa de um.
 
 
Pense nisso como uma calculadora financeira, o Photoshop ou o Excel da carpintaria.
 
 
Como sou ajudante, o cara que trabalho tem todas as ferramentas (incluindo elétricas) que precisamos ou compra antes de iniciar algum serviço que precise. Posso usar tudo dele, mas algumas coisas prefiro ter meu mesmo. Tive muita sorte pois vejo como é duro ser peão para uma empresa. Mesmo assim não fico mais desempregado... Arrumo emprego em qualquer obra ou marcenaria caso precise. A vida toda tive medo de perder meus empregos lixos difíceis de achar e não tenho mais. Sou um homem livre.
 
Tenho alguns posts engatilhados mas não tenho tido muito tempo pro computador pois chego quebrado em casa. No máximo dou uma olhada na corretora e faço alguma transferência. Estou focado em ações e escuto alguns áudio-livros, mas não tenho estudado muito além da carpintaria. Provavelmente só lerei os próximos livros ao buscar uns que comprei, no final do ano ai no Brasil, quando pretendo visitar a família (= - R$ 3400,00).
 
Voltando ao tema do post, hoje um amigo do Brasil, antigo colega de trabalho, entrou em contato dizendo que um amigo dele gostaria de tirar umas dúvidas sobre vir morar na Europa. Lá pensei na bomba. Desde que morei na Irlanda, perdi a conta de quantas vezes perdi tempo respondendo um monte de perguntas para pessoas que jamais vão sair do Brasil por, no fundo, falta de coragem. Logicamente fui educado e permiti que o rapaz me adicionasse no aplicativo de papo furado.
 
Para minha surpresa, o cara está terminando a cidadania italiana dele, só falta ir à Itália, como fez minha mulher. Fica mais fácil pois é difícil falar para as pessoas que, ilegal aqui tem muita dificuldade de arrumar um emprego, principalmente se for "gente de escritório".
 
Continuamos batendo papo e ele disse que morou duas vezes nos USA e estudou TI lá enquanto trabalhou na construção civil, e que ano que vêm pretende ir novamente. Ao saber um pouco sobre mim através de nosso amigo em comum, o que fiz no Brasil e que agora estou na carpintaria, disse que tem amigos brasileiros nos USA e seria fácil me arrumar um emprego por lá.
 
Fiquei entusiasmado pois sou apaixonado pelos USA e tremendamente admirador do Ethos americano, além da oportunidade de trabalhar no que eu gosto.
 
 
Os USA salvaram o mundo do nazismo e da expansão soviética.
 
 
Hoje, com minha idade e condições aqui em Portugal, não trocaria a qualidade de vida em Portugal por ser ilegal nos USA. Não tenho mais 20 anos nem sou solteiro sem nada a perder. Nos próximos anos pretendemos adquirir uma modesta propriedade em uma praia aqui e curtir muito a vida. Felizmente (sou muito grato por tudo o que conquistamos) não precisamos navegar na incerteza de anos atrás.
 
Assim, poderia ficar até 6 meses para não extrapolar o tempo legal de visita e não ficar queimado com a imigração, e retornar, apenas pela experiência. O dinheiro pelo que pesquisei e me foi dito compensaria.
 
A possibilidade de abrir um negócio nos USA através da cidadania italiana de minha esposa nunca foi descartada, apesar de ser muito remota. Olhando pela janela vejo que conquistei o que sempre quis até aqui.
 
No fim do ano estarei no Brasil visitando a família e os amigos e vou conhecer melhor esse cara ai. Apenas quis dividir isso com vocês pois é o tipo de oportunidade que não aparece fácil.
 
 

13 comentários:

  1. Legal, CF. Que bom que você aceitou conversar com o cara, mesmo com a alta possibilidade de ele só vir com papo furado. Às vezes, as oportunidades vêm de onde a gente menos espera.

    CF, e investimentos financeiros aí em Portugal? Já estudou o mercado acionário daí? A transmissora elétrica Energias do Brasil (código na B3: ENBR3) é, na verdade, portuguesa. Boa empresa. Ela se chama EDP aí e controla a de cá. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Tento não tratar ninguém mal. Todo mundo precisa alguma ajuda. Só dou uma reclamada aqui de vez em quando hehe. Você está certo, as oportunidades surgem assim.

      Ainda não estudei ações europeias. A EDP presta um bom serviço aqui em Portugal, e isso é raro no mercado de energia aqui, mas não sei como são suas finanças. Pelo que sei é controlada por vários investidores internacionais, e acho isso bom.

      Por enquanto vou diversificar em ações apenas no Brasil. Se for pra investir fora, sem dúvidas as melhores empresas são americanas na minha opinião. O resto sofre muita influência de blocos econômicos imundos.

      Excluir
  2. C.F. na primeira visita já dá pra você conseguir o social security (1° cartão de crédito pré-pago[gaste pra muito,aumente o credit score] 2° consegue um normal]) e abrir uma empresa. Vai e volta como turista mesmo. No segundo visto já é possível dá entrada no green card, afinal de contas você já tem uma empresa e funcionários no país.

    Agora tentar como empregado já fica difícil mesmo. Só fazendo um PERM exclusivo pra sua pessoa (tem que eliminar qualquer possibilidade de contratação de um americano).

    Se tudo der certo em 2 anos vira um American citizen.


    Abraço e sucesso financeiro!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante estratégia. Não vale a pena abrir empresa lá por enquanto. Pelo que vi custa 70k dólar pra italianos, e isso consumiria uma parte grande do nosso capital.

      Acho que se eu não extrapolar os 6 meses e ir de vez em quando ja vale a pena. Por enquanto nosso foco é Portugal.

      Abraço amigo

      Excluir
  3. Nossa simples heim pobre sofredor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A maioria dos processos é relativamente simples... Tem que ter grana, coragem, e se encaixar de algum modo.

      Excluir
  4. Parabéns pela dedicação a sua nova profissão e pela evolução.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado cowboy. Nos próximos 10 anos vou dedicar-me à carpintaria. Estou muito feliz.

      Excluir
  5. Você pretende expandir sua área de atuação para outros países europeus ou a barreira de língua é um ponto a ser considerado?

    Gratificante acompanhar sua jornada, CF.

    ResponderExcluir
  6. Olá TR,
    Não que eu pretenda, mas eventualmente isso pode ocorrer. Um dos empreiteiros que prestamos serviço faz trabalhos por todo o Portugal e também pela França. Geralmente são viagens curtas, se fica em um hotelzinho decente e pagam almoço e jantar em restaurante, além de pagarem um pouco mais.

    Pra mim não faz muito sentido ficar longe de casa por uns poucos euros a mais. Eu iria pra não rejeitar o trabalho. Se fosse por minha vontade só iria a outros países à visita...

    Claro que posso negar, mas o cara que sou ajudante conta comigo e por enquanto sou dependente dele justamente para não cair na mão de um empregador que me obrigue a ir nas bocas podres toda hora como esse empreiteiro que citei faz com seus empregados.

    Pretendo trabalhar aqui em Portugal, em minhas futuraa obras ai no Brasil, e nos Estados Unidos. Agora coloquei na cabeça isso.

    ResponderExcluir
  7. Acha difícil entender o sotaque de Portugal? Parece que falta dicção quando os portugueses falam, eles pronunciam muito mal a língua portuguesa.

    Parece que ninguém se toca!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou te dizer uma coisa que percebi sozinho e ninguém compreende. O Português tem muita influência do árabe. Na verdade os portugueses expulsaram os arabes daqui, mas mantiveram muitas influências, e uma delas é o "sotaque" anasalado.

      A maior diferença entre o Português de Portugal e o do Brasil é que os portugueses pronunciam as palavras dando ênfase nas consoantes, e nós nas vogais.

      Portanto, você vai ver um brasileiro dizendo a palavra "brAAAsIlEEEIrO" enquanto o Português dirá "brzlãiro", tipo árabe.

      Depois de uns meses você acostuma. Aliás, deixei de tentar falar português e falo "brasileiro" aqui.

      Acho engraçado quando alguns portugueses mais velhos colocam uma vogal inexistente no final das palavras, como "fazeire"(fazer), ou "andaire" (andar). Eheh

      Excluir