terça-feira, 27 de junho de 2017

As quatro técnicas básicas do carpinteiro

Amigos, a partir desta semana vou criar as etiquetas "carpintaria" e "construção civil" para ficar mais fácil para quem quer acompanhar o assunto e minha evolução neste trade.

Se você se interessa por construção civil precisa não só ter noções, mas dominar absolutamente as quatro habilidades que vou citar a seguir. Existem algumas maneiras e ferramentas variadas de se obter o efeito desejado dependendo da situação, mas vou me ater as mais usuais.

Sugiro fortemente que estude no youtube dicas e macetes das ferramentas, pois sempre temos algo novo à aprender. Vamos lá:


1. Medir.

Sempre lembro da frase: "não se pode administrar aquilo que não se pode medir". Medir é a técnica mais básica da construção. Medimos distâncias, comprimentos, espessuras, volumes e tudo mais que se precise trabalhar. Aqui vamos nos ater ao domínio da fita métrica, também conhecida no Brasil como "trena". Lembro que durante minha infância, meu tio Engenheiro não saia de casa sem a sua pendurada no cinto e hoje eu sinto a mesma necessidade. Geralmente carpinteiros e pintores usam fitas de 5 ou 8 metros (pintor precisa para dar orçamento). Pedreiros também precisam de fitas de 30 metros para demarcar terreno.

Hoje em dia também existem medidores de distância à laser bem interessantes, mas nada substitui a fita métrica. Eu sugiro uma larga, de pelo menos 2cm e de preferência 2,5cm e de boa marca.


Para marcar é necessário manter seu lápis bem apontado e uma caneta marcadora para alguns materiais. Um boa dica é "medir duas vezes para cortar uma". 

2. Nivelar

Não existe nada pior na construção que algo fora de nível. Tudo tem de estar nivelado a cada passo antes de prosseguir ao próximo, caso contrário as coisas não encaixam.

Nível se refere ao ângulo entre dois pontos na horizontal (apesar de ser comum chamar prumo de nível, como veremos à seguir). Para isso se usa um laser de traçar, mas principalmente o nível de bolhas (spirit level). Antigamente os pedreiros verificavam o nível com uma mangueira. Muitos ainda utilizam  a técnica, mas está caindo em desuso por não ser 100% precisa.

Nivel à laser é muito bom para vários tipos de trabalho, mas considero 3 níveis de bolha indispensáveis. Um nível médio, de 50 ou 60cm, um nível de 2 metros para coisas maiores, e um nível torpedo para coisas pequenas ou verificações rápidas.

Jamais derrube ou aperte o nível pois ele perderá a precisão. 

3. Aprumar. 

O prumo se refere ao nível na vertical. Uma parede deve estar em prumo para não cair (a não ser que seja dessas desenhadas para serem curvas por um arquiteto sádico) mas no geral devem estar totalmente retas, assim como outros objetos.

Para se verificar o prumo se utilizam o nível de bolha ou... O prumo, que é uma ferramenta muito antiga e precisa, com um pêndulo que deve ficar à face do que se quer manter em em prumo.


Eu sugiro ter um prumo na caixa de ferramentas, por mais que usemos o nível de bolha bem mais. O prumo pode ser usado em objetos maiores, como paredes de vários metros. A sugestão que ouvi é que para cada metro, o pêndulo deve ter pelo menos 250 gramas, então faça as contas. O meu tem 700 gramas, portanto posso medir o prumo de algo de até 3 metros.

4. Esquadrejar

Tudo o que tiver ângulo reto em relação a outra coisa deve estar totalmente em esquadro, seja na vertical ou na horizontal. O esquadro é uma das ferramentas mais usadas na construção, mas infelizmente por existir muita mão de obra porca, vemos muita coisa fora de esquadro numa casa. Todo carpinteiro carrega um esquadro de 25 ou 30cm no cinto e eu carrego dois pois comprei um Speed Square americano que facilita muito minha vida com a madeira.

Em minha próxima viagem ao Brasil vou soldar uns ferros e fabricar o maior esquadro que já se viu (um verdadeiro framing square enorme) para deixar claro aos operários que trabalham com minha família que estou chegando e a conversa vai ser outra quando eu estiver no terreno. O defeito da minha família é a falta de cobrança e zelo com o acabamento, o que afeta a qualidade e valor das obras e isso está com os dias contados.


Uma maneira simples de se verificar o esquadro de uma estrutura é a regra 3 x 4 x 5. Pode ser verificado com a fita métrica. Ou seja, se você medir um lado com 30 ou 60 cm, o outro deverá ter 40 ou 80cm para que o vertice maior tenha 50cm ou 1 metro. Se bater nestas medidas, está em esquadro.

Muitos trabalhos devem ficar absolutamente precisos, mas alguns outros podem ter uma tolerância de 2mm pois não se nota e consumiria muito tempo arrumar.

A qualidade do material afeta a precisão e pode exigir mais habilidade dos construtores. Não adianta entregar um molho de tábuas completamente fodidas pro carpinteiro e exigir trabalho bem feito, ou tijolos tortos e mandar o pedreiro levantar uma parede reta. Por este motivo sou a favor de que o cara que manda passe por suficientes situações práticas para exigir de modo realista, mais ou menos como no Exército.

Estas 4 técnicas básicas são usadas desde a construção de uma casinha de cachorro até o prédio mais alto do planeta. Ninguém nasce sabendo e exige alguma prática para se ficar bom, mas o que realmente faz a diferença é o caprixo e atenção aos detalhes.

É importante manter sua marca gravada em suas ferramentas para evitar que sejam "confundidas" e sumindo (e nem isso é garantido). Cuide muito bem delas.

Mesmo dominando essas quatro técnicas o profissional deve ter acesso à uma cópia da planta e poder consultar o engenheiro ou arquiteto sempre que necessário, pois o profissional não pode parar de produzir para ficar esperando pelos outros.

6 comentários:

  1. E com relação à preparação física? Pelos seus relatos vejo que precisa ser forte para carregar materiais ou levantar toras. Um cara raquitico daria conta? Seria mais indicado fazer um tempo de musculação antes de iniciar no ramo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, carpintaria exige que você fique o dia todo em pé, subindo escadas e se agachando, além de erguer e carregar objetos pesados. Eu acho recomendável sim estar preparado fisicamente.

      Alguém completamente fora de forma não consegue ser eficiente na carpintaria ou construção em geral.

      Dá pra treinar sozinho, mas numa academia sob supervisão profissional talvez se obtenham resultados mais rápido.

      Porém você não precisa ser uma máquina nem um burro de carga. Tem que aprender a trabalhar sem se machucar, e jamais fazer algo que ponha em risco sua saude (falarei mais disso).

      Mas tenha em mente que nenhum obstáculo importa quando você quiser fazer algo.

      Excluir
  2. CF,

    Muito bacana. Apesar de ter conhecimento sobre instalações elétricas e hidráulicas e saber manejar razoavelmente ferramentas (pelo menos sei me virar em problemas), sobre construção o meu conhecimento é quase zero, apesar de achar muito interessante. E hoje em dia, com a disponibilidade de informação de qualidade, só não aprende quem não quer. Quando tiver tempo disponível, é algo que talvez venha a fazer (como hobby).

    Tenho um avô, do interior, que é simplesmente impressionante na carpintaria. Tem cerca de 90 anos, e os estábulos que já o vi construindo sozinho exigem uma técnica apuradíssima: ele constrói o estábulo inteiro (e de dimensões grandes) desde a derrubada da árvore, e sem bater nenhum prego (pelo menos não vi nenhum), apenas através de encaixes. Isso exige uma precisão milimétrica nos cortes e alinhamentos, e vê-lo construindo sozinho, com toda esta idade, é algo que realmente impressiona. A casa em que ele vive, também foi ele que construiu sozinho, com o auxílio apenas dos filhos dele (no caso, meu pai e meus tios).

    Acho inspirador que você tenha entrado nesse meio e esteja "colocando a mão na massa". Um chefe que não domina a técnica não tem autoridade nenhuma para cobrar o empregado.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hidráulica e elétrica são os dois temas que estou negligênciando por falta de afinidade, mas o básico preciso aprender. Hoje como você disse, só não aprende quem não quer! Na internet tem tudo pelo menos pra dar uma boa base.

      Admiro muito pessoas como seu avô, trabalhadores que fazem coisas grandiosas e tem ethos de trabalho duro. Ele certamente domina bons encaixes. Por curiosidade uma ferramenta que ele deve usar muito é o formão, talvez minha ferramenta para madeira favorita.

      Obrigado amigo, um abraço.

      Excluir