sábado, 4 de março de 2017

Feriados te deixam pobre

Este texto vai levantar um pouco de polêmica em razão da nossa cultura.

Esta semana tivemos o feriado de carnaval aqui, que, apesar de ser bem menor que o do brasil, além de não ser feriado oficial, esvaziou as ruas da cidade a ponto de parecer um dia de domingo.

Enquanto caminhava pra abrir a empresa me impressionei como tudo estava diferente. As poucas pessoas que vi estavam tranquilas e felizes, sem carros nas ruas e o ar parecia mais puro. O clima estava perfeito, e isso é ótimo para meu ramo, mas já sabia que o oposto esperava. Em feriados e finais de semana as pessoas consomem bem menos aqui na área.


Contorno isso em parte por também vender através da internet, e vendendo pra idosos que levam os cachorros pra fazer cocô na calçada por ninguém estar olhando (essa nojeira é totalmente comum em Portugal).

Foi aí que pensei, pela primeira vez com profundidade o quanto os feriados atrapalham as empresas, que com ou sem feriado tem que pagar as contas incluindo empregados, e como o Brasil é cheio de dias off.

Como diz o artigo abaixo, o Brasil tem 12 feriados nacionais!

12 dias pra coçar o saco, porque ninguém comemora nada. Aliás com o Brasil do jeito que está, as pessoas deviam ter vergonha do carnaval, que serve pra lavar dinheiro e imbecilizar a sociedade.

Esses 12 dias são a ponta do iceberg. Temos tambem folgas do tipo "aniversário da cidade", além de outras malandragens comuns como "emendar" o feriado com o final de semana e dar moleza em dia de jogo de futebol. Lembro que na escola liberar os alunos em dia de jogo era totalmente comum, e este absurdo só não é maior porque não se aprende nada útil na escola.

Quando minha mãe dava aulas em uma cidade próxima à nossa de colonização alemã, ela comentava como tudo era diferente, pois não tinha feriado e eles pareciam trabalhar em dobro. Não por acaso, era a cidade mais rica e industrializada da região, além de exportar futuros engenheiros, onde as outras pareciam exportar apenas estudantes de direito, letras e comunicação para a universidade da região.

Lembro que nos últimos anos eu sempre calculava para não tirar férias caso fosse perder feriados e trabalhar menos. É bem verdade que o sistema em que estamos inseridos nos massacra e qualquer oportunidade de descanso é vista como ouro. Isso se dá pela qualidade de vida ruim que nosso país nos oferece. Muito trabalho por baixos salários, insegurança e trânsito ruim causam um desespero onde qualquer esmolinha ajuda.

Mas os convido a pensar o quanto esses dias de trabalho a menos significam em prejuízo para a economia, impactando na riqueza individual.

Quer comemorar a proclamação da independência? Comemore trabalhando pra se tornar independente. Tiradentes? Faça como homenagem um trabalho informal pra não pagar imposto.

Finados? Honre os entes que partiram após o expediente, eles ficariam orgulhosos.

Até "dia do trabalho" é feriado, mas que coisa ridícula!

Naquele livro do Gene Simmons que recomendei aqui ele exercita sobre como temos dias de folga durante o ano: 104 dias são final de semana, juntando os feriados dá 1/3 de dias sem trabalho. Não estou dizendo para não descansar, afinal é com qualidade e não apenas quantidade que se faz dinheiro, mas reservar 1/3 do ano pra descanso poda suas chances de riqueza, principalmente de quem ousar ir além do salário.

Não faça feriado, nunca. Pelo menos até se se tornar rico.

17 comentários:

  1. Muito bom artigo, CF. Eu sempre tento pelo menos estudar durante esses feriados.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aprender algo todos os dias é bom!
      O que a gente não pode é deixar de analisar a situação individual. A maioria trabalha bastante, mas passa a vida trabalhando naquele horário normal e descansando no resto... se tiver a chance pra aproveitar o tempo livre e crescer tem que agarrar.

      Excluir
  2. Sou Carpe Diem e sempre serei, invisto apenas o necessário para ter uma fonte de reserva para imprevistos, olha que ela já está bem gorda.

    No mais gasto tudo...Aproveito a vida e não deixo para depois. o DINHEIRO ganho pode e deve ser gasto com os prazeres mundanos, que mente doente que acha que pura acumulação de capital é um bem em si mesmo.

    Aproveite a vida e cuidado para não morrer "quase milionário". É chavão sim, mas é valido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem tá cagando regra é você, não o CF. Não sei se percebeu. "Mente doente". Pqp

      Excluir
    2. Que nada, esse post é só um conselho. No fim do dia você segue fazendo o que servir pra você.

      Pra mim não serve ser carpe diem e pra maioria também não se quiser ficar rico um dia.

      Excluir
    3. Acredito que o ideal não é ser Carpe Diem, o ideal é sim viver a vida aos poucos, mas também investindo.

      Óbvio que não dá pra fazer ambos ganhando um salário de merda, no entanto se ganhar razoavelmente bem também não precisa dedicar tudo a N.S. do Aporte, é preciso viver também, nesse buraco brasileiro estamos sujeitos a morrer de uma hora pra outra.

      Excluir
    4. Segurança é vital pra ficar rico. Não dá pra viver preocupado se vai ser assaltado ou levar um tiro. Veja meu caso, se neste momento eu sofresse um assalto na loja, teria que fechar as portas, e no Brasil isso seria bem mais provável de ocorrer. Aposto que muitos empreendedores tem que se preocupar com segurança e somar aos custos iniciais de abrir um negócio, e por isso nunca abrem.

      Cada um deve definir a elasticidade desses conceitos. De maneira geral eu concordo com você em aproveitar esta nossa curta vida, mas para mim vale mais a pena pagar o preço antes e curtir mais depois. Não consigo aceitar ter uma vida medíocre de classe média baixa brasileira (na minha opinião, pobres) para sempre. Prefiro aportar ao máximo até pelo menos ter o luxo de perder o emprego e não morrer de fome.

      Quanto mais tempo você "atrasa" a IF, mais próximo fica de um espiral de onde não tem como escapar. Com os anos os financiamentos, estabilidade no emprego e filhos vêm, aí fica mais difícil.

      Excluir
  3. Nada contra, mas não serve pra mim.
    Dinheiro é sim pra gastar no que te deixa feliz... A maneira como se leva a vida financeira vai de cada um.
    Da minha experiência pessoal, as pessoas mais "carpe" que conheço são todos fodidos financeiramente e em geral mais fúteis. Se para você funciona bem, força.

    ResponderExcluir
  4. Acredito que o ativo mais precioso que temos é o tempo.

    Quem não valoriza adequadamente o tempo acaba pagando o preço. É possível ignorar a realidade, mas não é possível ignorar as consequências de ignorar a realidade.

    Concordo com seu posicionamento CF! E este livro do Simmons é animal!

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua resposta explica o que o anon ali parece não ter compreendido. Não adianta tratar exceção como regra.
      Um abraço

      Excluir
  5. "Mas os convido a pensar o quanto esses dias de trabalho a menos significam em prejuízo para a economia, impactando na riqueza individual."

    Não! Tenho que discordar fortemente, pois tirando o micro empresário da biboca da esquina que muito mal tem 1,2 empregados, os feriados não atrapalham nem um pouco os outros ao ponto de "diminuir a riqueza" individual.

    Até concordo que agora que você é patrão deve pensar de outra forma, mas o fato de já ter vivido aqui te faz entender o porquê de ser obrigação do brasileiro aproveitar cada brecha pra descansar. Esse país é uma merda total e a esmagadora maioria dos patrões são exploradores.

    ResponderExcluir
  6. Com menos produção e menos comércio em geral a população empobrece. Se a biboca da esquina não vender o suficiente o empregado vai pro seguro-desemprego curtir um feriadão... Neste sentido esses feriados todos só deixam as pessoas mais pobres.

    Feriado é o mesmo que um imposto invisível pra uma empresa, assim como a inflação. Quer dizer, nos dias que tem feriado, você está pagando por contas e não lucrou com isso.

    ResponderExcluir
  7. CF,

    Mais um post excelente!

    O Bananil é uma piada, digno de risos sobre qualquer aspecto que você analisar. Veja essa "festa" chamada Carnaval por exemplo, o prejuízo que não deu para os empresários, que deixam de vender e não podem sequer DESCONTAR esses dias dos salários dos seus funcionários.

    Mas o pior de tudo, ao menos para mim, são os feriados religiosos. O Estado não é laico? Então porque tem essas porcarias de Corpus Christi, Nossa Senhora, etc?

    Eu não tenho religião, não acredito em Deus, e nem por isso existe um feriado para os ateus. Ou seja, dois pesos e duas medidas...

    Feriados nacionais tinham que ser APENAS a independência, e a proclamação da república das bananas, muito embora ela tenha sido feita por meio de um golpe.

    O resto?

    Corta tudo!

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feriados são ridículos... Cada um que comemore e pague por suas ações. No Brasil a sociedade inteira paga. Muito bem dito sobre os feriados religiosos.

      Excluir
  8. A grande questão é... Será que um empresário reclama do Natal e da Páscoa do jeito que reclamou dos outros feriados?
    Ou será que esses que são feriado ultra consumistas são bem vindos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, para o comércio estes são feriados úteis, até porque geralmente caem no final de semana.

      Mas me diga,
      E os empregados reclamam desses feriados? Não quando ganham comissão e horas extras em dobro.

      E os desempregados, reclamam pela necessidade de mão de obra aumentar de modo tão gigantesco? Claro que não.

      Não parece uma comparação justa com um feriado onde o empresário é obrigado a pagar pro empregado ficar em casa, nem com o fato da pessoa não ter chance de fazer dinheiro se não for de algum "clube especial".

      Excluir
  9. O que temos de tomar cuidado são os extremos...Nem ter o couro arrancado pelos patrões e Governo, como na China - e se reclamar vai preso pois lá o país é comunista e não democrata... nem ter profusão de feriados por qualquer coisa, a chave está no equilíbrio.

    ResponderExcluir