terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Isenção de impostos e aposentados em Portugal

Por acaso assisti esta notícia falando sobre estrangeiros terem vantagens fiscais em Portugal. É por isso que vejo tantos aposentados franceses aqui, inclusive me chamou atenção por muitos deles serem meus clientes (e dos que mais gastam). Os preços baixos, segurança e o excelente clima em Portugal atraem gente da Europa inteira. Até onde eu sei, aposentados Brasileiros ganham isenções também. Vale muito a pena consultar como ser "residente não habitual", pois em Portugal se vive bem com "pouco" dinheiro e no Brasil, se aposentar com pouco dinheiro é pular da frigideira para o fogo.
 
Já fui à Paris, passei 4 dias lá perambulando pelo centro da cidade e curtindo muito a arquitetura fantástica. Para quem tiver a chance, eu recomendo bastante fazer um tour a pé observando que cada prédio é um monumento, além de ir no castelo de Versailles onde se pode passear por um dia inteiro. Aquilo é pura e simplesmente maravilhoso. Gostei de Paris pois a cidade exala poder e é muito majestosa, e acho que as capitais europeias estão perdendo ou já perderam isso, por favor, nada a ver com Brasília e sua arquitetura comunista horrível.
 
Charles Martel, criador da cavalaria pesada e pesadelo
dos vikings e invasores muçulmanos.
 
 
Dito isso o custo de vida na França é bastante alto pois o país a meu ver, é socialista, e com o passar do tempo as pessoas que não são ligadas ao estado fogem do socialismo e de sua carga de impostos. Também para os níveis europeus, é um país com bastante crime, usuários de drogas e assaltos. Quando peguei o trem do aeroporto até o centro da cidade, passei por vários locais que pareciam a ser nas favelas da grande São Paulo. Combine isenção de impostos, baixo custo de vida e de imóveis (cuidado, isso quase sempre significa níveis altos de desemprego), e segurança, e você tem o país perfeito para se aposentar.

O oposto ocorre, sim. Já conheci aqui muitos portugueses com parentes que vão à França, muito mais industrializada, para fazer um pé de meia. Gosto muito dessa estratégia, de ir para onde pagam mais e investir onde seu dinheiro valha mais. É cortar caminho na vida, principalmente para quem quer comprar a casa própria ou abrir um negócio quando voltar.
 
Em outro post vou contar os verdadeiros absurdos que os socialistas no governo português impõe. Vai ser bom lerem sentados.
 
Pelo que pesquisei, aposentados brasileiros podem pedir residência em Portugal e é até bem fácil. Achei algumas informações neste site. Tire suas dúvidas com o consulado e órgãos oficiais.

Por hoje é isso, e se este for seu objetivo, vá em frente!



30 comentários:

  1. Está aí uma alternativa para quando eu me apresentar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma boa alternativa. Garanto que muitos aposentados brasileiros embarcariam nessa se soubessem que é um processo relativamente fácil.

      Excluir
  2. Grande CF,

    Eu penso o seguinte:

    Se for para (sobre)viver no Bananil, é muito melhor viver em Portugal. O custo de vida aí é surpreendentemente barato, e a segurança, então, nem fala-se...

    Uma vez estava dando uma olhada nos folhetos dos supermercados daí, e fiquei chocado com o preço das coisa. É tudo muito barato!

    A respeito da França, acho um país muito ruim, desenvolvido, é claro, mas não tenho NENHUMA vontade de pisar aí. Totalmente socialista, cheio de frescuras e, como você bem pontuou, uma vez eu vi algumas regiões de lá que dão medo...

    Como falei em outra ocasião para você, não acho a Europa tudo isso.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Europa não é tudo isso mesmo. Depende dos parâmetros. Comparado aos USA nenhum país aqui faz frente. O único que chega perto é Inglaterra.

      Quanto mais tempo um país fica sob governos socialistas, mais perigoso e pobre se torna. A Europa tem grupos muito fortes de socialistas que prejudicam muito seu progresso. A sorte da Europa é que tem socialismo no terceiro mundo também, ou eles estariam fodidos.

      Os preços nos supermercados aqui são impressionantes para vem do Brasil. Chega a ser revoltante como somos explorados nos itens de subsistência aí.

      Excluir
    2. Soube de pessoas que viajaram para a Inglaterra que lá está cada dia mais cheio de muçulmanos, e que daqui algumas décadas ficará inviável fazer turismo lá sem se render ao islã, é verdade isso?

      Excluir
  3. Cara, creio que seria possível pedir a conta na empresa onde trabalho apenas pra receber o fgts, fazendo a rescisão como demissão sem justa causa, ficar uns 3 meses trabalhando na empresa sem carteira e depois ser readmitido de volta.

    O que acha disso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se eu tivesse a certeza de que teria meu emprego de volta, faria, e ainda negociaria com o patrão para receber mais já que ele vai passar 3 meses sem assinar carteira.

      Excluir
  4. Aposentar no Bostil, pera ai, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, aqui aposenta político seus chimpas, e com dois mandatos ainda pra matar vcs de raiva.

    ResponderExcluir
  5. E ae CF! E a crise imigratória? Afetou Portugal também?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Portugal tem indianos e paquistaneses a bastante tempo, além de chineses e árabes pq aqui já foi deles. Mas acho que a crise migratória não afetou muito aqui porque o país é pobre, e muitos imigrantes querem ir pra países ricos onde o governo sustente eles.

      Excluir
  6. Tenho vontade de residir em Portugal quando me aposentar, tenho que ler e aprender mais sobre esse país. A princípio vejo as pessoas falando muito bem desse país, ao contrário do lixo Brasil.Um dia talvez eu consiga, sigo fazendo minhas economias, torcer pra dar tudo certo. Anderson

    ResponderExcluir
  7. Olá CF

    Muito se fala de EUA, Inglaterra, Alemanha, Australia e outros países desenvolvidos para se imigrar. Mas me parece que Portugal é uma boa escolha tbem.

    A facilidade de conseguir uma cidadania é bem maior que nos outros países. E também para se comunicar deve ser bem mais tranquilo. E com esse monte de gente aposentada indo morar aí, vai entrar muito mais dinheiro, aumentando os comércios locais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que todo país desenvolvido é bom de morar. Eu escolhi Portugal pelo custo de vida baixo, transporte decente, segurança, clima e língua. No caso eu ia ter muito menos trabalho de me adaptar... Depois eu vejo o que faço.
      Na minha opinião quem tem a chance de ir pra algum desses países que você citou pra ficar não deveria nem considerar Portugal ou mesmo ficar no Brasil.
      A Alemanha tem o problema da língua e dos imigrantes terroristas como quase todos os países ricos da União Europeia, mas ainda é um grande e poderoso país.

      Excluir
  8. Muito bom artigo, CF. Quem sabe daqui a alguns anos eu me aposente nos Açores.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não fui lá, mas deve ser interessante. Não sei se eles são receptivos com brasileiros como os Portugueses do continente que já estão acostumados.

      Excluir
  9. Olá CF

    Pode explicar uma parte?
    Portugal é assistencialista com os aposentados e a França que é socialista?
    Nao entendi...

    Valeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Após a crise de 2008, Portugal teve que cortar enormemente os gastos públicos e muitos aposentados tiveram suas pensões aniquiladas (isso deve ocorrer cedo ou tarde no Brasil), com direito a gente chorando e esperneando na rua.

      O texto é sobre isenção de impostos para aposentados viverem aqui, não sobre o governo lhe dar dinheiro pelo fato de ser aposentado em seu país. No caso você recebe sua aposentadoria em seu país, mas comprova que seus ganhos lhe pagam o custo de vida em Portugal e pode viver nele.

      A França é um país completamente socialista com carga tributária altíssima (a mais alta dos países desenvolvidos e talvez segunda maior do mundo), por isso os ricos estão indo embora.

      Excluir
  10. Olá CF,
    Bom saber disso. Sempre ouvi falar bem de Portugal. Quero conhecê-lo um dia.

    Vou adicionar seu blog na minha lista. Caso possível me adicione aqui.

    https://cowboyinvestidor.blogspot.com.br

    Abraços.

    ResponderExcluir
  11. Olá CF, mas simplesmente não pode se aposentar aqui e ir para aí (portugal) né? Tem que ter algum vinculo para poder ter o visto de permanencia, não é assim que funciona? Franceses até tudo bem, pois eles são cidadãos europeus, mas latinos, como brasileiros não deve ser assim tão fácil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo jeito não precisa nada além daquela lista, mas é importante confirmar com o consulado.

      Excluir
  12. Somente idiotas e Mortadelas (PTRALHAS) compram carros no Bostil. Idiotas compram por não saberem que com o mesmo valor em países como EUA comprariam um avião com o mesmo valor. Tem ainda que Land Rover significa Terra de Bandidos (corsários) e tem também o Pajero que significa punheteiro. Carros assim só são vendidos por aqui. Já os PTRALHAS compram com dinheiro público roubando então para eles tanto faz. Se você pode ter uma ferrari no Bostil não faça isso com sua família vá morar num país com qualidade de vida e seja feliz. O negócio e aproveitar a burrice dos governantes aqui e dobrar nosso dinheiro e depois ir para um lugar bom. Todo mês, aqui em casa, vivemos com 10% da renda e aplicamos 90% catando até as moedas para investir. É uma oportunidade de ouro para quem quer ter uma vida tranquila podendo decidir se quer ou não trabalhar no futuro. Grande abraço e seu trabalho é muito bom.

    ResponderExcluir
  13. Há requisitos quanto a idade? Se, por exemplo, chegar aos 40 já com a IF garantida é possível dar entrada em Portugal como aposentado?

    Anon Preocupado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei responder!
      Pesquisei e não encontrei se você deve ser "oficialmente" aposentado. Mas amigo, se tiver IF garantida pode morar em qualquer lugar. Ninguém vai te chutar. O problema é arrumar emprego e ter acesso a certos serviços sendo ilegal.

      Excluir
  14. Meu pai tá pra se aposentar, não adianta nem eu mandar esse artigo para ele, o infeliz não vai ler mesmo. Já mandei artigos de isenção de IPVA (ele se encaixa em pelo menos 3 itens da tabela), isenção de IPTU e outras isenções que ele pode pegar por idade. Quem disse que ele leu? Como sempre não vai fazer nada a não ser reclamar pelo resto da vida. Nem pra adiantar a vida dos outros ele serve.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha mãe é a mesma coisa. As pessoas preferem reclamar que abraçar uma vida melhor.

      Excluir