terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Sua obrigação fiduciária consigo mesmo

Estou lendo um livro (faz algum tempo que comentei, ainda não terminei...) fantástico chamado Me.Inc (Você S.A) de um dos meus ídolos da adolescência, Gene Simmons da banda Kiss.



Desnecessário descrever quem o cara é. Se não conhece use a internet.

Trata-se de uma autobiografia repleta de conselhos úteis e anedoctas de um cara saído da pobreza extrema, direto pro topo. Bem parecido com o livro do Arnold Schwarzenegger que já falei aqui.

O diferencial desse é ter uma parte "me.inc" onde o autor descreve como construiu sua riqueza e sua marca (você mesmo é sua marca mais importante, ele diz) e uma segunda parte "you.inc" com conselhos diretos para se alcançar o sucesso. 

Não espere enrolação, os conselhos são todos diretos, funcionam e foram testados. Ademais, nada ali segue o politicamente correto. Aliás, Gene não perde a chance de meter o pau no lixo politicamente correto seja onde for, entrevistas dele são sempre interessantes.

Como não terminei não vou fazer uma resenha mais completa, mas volto a falar dele por aqui.

A parte que quero falar é sobre um conceito que ele repete muito no livro, a "obrigação fiduciária consigo mesmo". Quer dizer que você tem total responsabilidade por aprender coisas úteis.



Ninguém mais além de você deve aprender sobre finanças, orçamentos, pricing, marketing, administração, línguas, "people skills", e o resto que a escola não ensina.

Alguém que lhe paga pouco por você não saber que seu produto vale mais não está sendo desleal com você. Você está, diz o autor. Você tem a obrigação de pesquisar tudo sobre seu produto, e sobre o que mais importa na vida, e ninguém mais. Trata-se de assumir total responsabilidade. Não tem que esperar que o governo te ajude, a obrigação é sua.

Não é auto-ajuda, nem um livro técnico. São observações que focam em ensinar o leitor a lucrar mais dinheiro durante a vida, sem blablabla.

Daqui a 18 dias acaba o ano e é uma boa hora pra fazer uma reflexão do que aprendemos e ainda precisamos aprender pra nos dar bem e ganhar dinheiro. Este ano eu mudei de pais e abri uma empresa.

A dificuldade deste projeto é talvez a maior que minha esposa e eu enfrentamos pois temos muita coisa nova pra aprender todos os dias. Fico esgotado, da medo, mas a responsabilidade total é só minha.

13 comentários:

  1. Parece realmente muito foda o livro, vou ler!

    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bom. Queria ter tido os conselhos do livro antes de iniciar a vida adulta.

      Excluir
  2. Sempre achei que a escola desconstrói o indivíduo, ele aprende vícios e perde as virtudes e tradições. Quase tudo de útil que aprendi foi por conta própria. Infelizmente, o home schooling é proibido no Brasil e temos que sujeitar nossas crianças à doutrinação e vícios que estão presentes em todas as escolas em menor ou maior grau.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Grande CF, como vai? Fiquei curioso, vou dar uma lida. Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Olá madruga, tudo certo e você?
    O livro é muito legal. Tente achar digital, mais barato. Ou ler e dar de presente de natal hehehe

    ResponderExcluir
  5. Olá CF, também fiquei curioso... Não tem versão em Bananês não né? HAHAHA

    Tem versão pra Kindle, vou conferir, valeu pela dica!

    Abraços e Suce$$o!

    ResponderExcluir
  6. Não achei... comprei digital na saraiva

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  7. Não estou ganhando comissão.
    http://www.buscape.com.br/eu-s-a-gene-simmons-8568432204


    Namoro esse livro há tempos, infelizmente por estar ferrado financeiramente não tenho tempo para "perder" com material não objetivamente pensado no curto prazo. O RJ está um lixo para emprego e para o estado ser empreendedor é pior do que bandido.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Força nos estudos PS. Torço pra que você saia da merda, do jeito que for.

      Excluir
  8. Fala CF,

    Pela sua narração parece ser um bom livro.

    Anotado.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu amigo,
      O livro é muito legal. Leitura rápida, com alguns socos na barriga.

      Excluir
  9. Olá CF,
    Que bela dica de livro!
    Li amostra gratuita no Google Pley Livros e gostei tanto que acabei comprando a versão digital.
    Adicionei seu blog aos meus favoritos.
    Bons investimentos!

    ResponderExcluir