segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Qual é o melhor curso universitário?

Amigos, vou dizer qual considero o melhor curso e o motivo. Quem quiser discordar, fique à vontade mas seja respeitoso com as profissões dos outros. O que escrevi reflete apenas minha opinião baseada na observação.

Vocês ja sabem que considero totalmente inutil cursar faculdade a não ser que seja para medicina ou engenharia civil.

Medicina porque o salário é imbativel. Um médico que consiga pagar universidade privada paga o investimento todo em dois anos após formado com relativa folga.

Engenharia é unanimidade aqui na blogsfera que é uma excelente carreira, mas não delimitam qual. Para mim, só a civil serve. Querem saber o motivo?

Eng. Química, mecânica, elétrica, de produção, alimentos, automação e seja quais mais existam por ai podem até valer a pena em relação ao resto das carreiras, mas te limitam a trabalhar como empregado em uma fábrica na periferia industrial de uma grande cidade. Se você sonha em trabalhar em uma fábrica por 14 horas, ficar 2 horas no trânsito e ser empregado como "analista de qualidade" porque o piso que o sindicato inventou é 7 mil reais, tudo bem. Se não, somente engenharia civil vai te abrir um leque grande de opções para levar uma vida legal.

Além disso essas carreiras são muito dependentes da situação econômica e tecnológica do país. Se der qualquer problema é o primeiro a ser demitido e o último a arrumar emprego, porque tem pouco e as fábricas só empregam quando são obrigadas por regulação do setor.

Aliás, formado nessas coisas as pessoas geralmente  dizem "sou engenheiro". O único que parece sentir orgulho é o engenheiro CIVIL.

Essas engenharias limitam 90% dos formados a ser empregado. Engenharia civil te da 90% de chance de ser dono da sua vida, seja abrindo uma empresa, seja construindo casinhas populares e assinando papelada pra alguém.

Alguns falam que engenharia está decaindo. Pode até ser verdade, mas a matemática é um filtro pra 90% da população e sempre será, blindando o mercado. Em relação aos picaretas, isso existe em todo lado.

Eu ia por TI como um bom ramo pois é uma profissão bem diferenciada onde não é qualquer um que exerce, mas já conheci muito profissional da área pobre que vive no meio de computadores desmontados na sala, formatando windows pra velhos por 50 reais e dando pequenos golpes de "sua placa queimou, consigo outra por 300 reais".

Outras profissões não vou comentar pois  pra mim a maioria é enganação. Quase tudo se aprende melhor por livros e na internet. Não tem emprego, salário é o mesmo sendo ou não formado, e as pessoas acabam desesperadas pra passar em um concurso ou virar professor e alimentar a máquina.

O curso que fiz é um dos mais inúteis que existe e um dia falo dele. Talvez não seja mais inutil que esses cursos que a única opção é virar professor de escola e jornalismo, que acho tão ruim que não sei como existe gente que cursa isso.


44 comentários:

  1. Caramba denovo excluí um comentário que foi pro spam. Na aba spam tem "excluir" onde fica o "publicar" da outra aba.

    ResponderExcluir
  2. CF,

    Sou formado em Jornalismo, olha o respeito aí, rs.

    Na minha humilde opinião, os dois únicos cursos que prestam são Contabilidade e Medicina. Vale uma menção honrosa para TI também!

    Com crise ou sem crise, esses profissionais não ficam sem trabalhar, ao contrário de Direito e Engenharia...

    E o Jornalismo, que eu citei anteriormente, também não é tão ruim assim, afinal, vivemos na Era da Informação. Quem vive sem ela hoje em dia?

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho contabilidade um bom curso.
      Ninguém vive sem informação, por isso acho jornalismo péssimo e o salário horrível. Jornalistas não tem mais credibilidade nenhuma.
      O grande problema é que o que um jornalista faz, absolutamente qualquer pessoa sem formação alguma também consegue.

      Grande abraço.

      Excluir
  3. Opa CF,

    "Concordo" com a sua visão quando se pensa em trabalhar estritamente com a profissão (por exemplo, pensando que um médico só atenderá pacientes e um engenheiro civil só trabalhará com construção).

    Mas se pensarmos que mesmo esses 2 casos precisam "ir além" para evoluir (por exemplo, para terem sucesso e abrirem empresas, terão que ter conhecimentos fora do curso), não vejo os demais cursos como ruins, principalmente os de engenharia.

    Eu fiz engenharia elétrica, mas trabalho fora do ramo (prestando consultoria em outros assuntos), diversos amigos de várias engenharias trabalham em consultorias estratégicas ou em grandes empresas. E esse perfil de profissional acaba sendo mais valorizado, tanto pela capacidade analítica como pelo foco objetivo em resolução de problemas.

    Um engenheiro químico que entra numa Unilever da vida como analista de qualidade, trabalhando diretamente com o desenvolvimento do produto, pode tranquilamente crescer e chegar a ser diretor de vendas. Então não concordo com a limitação que o cara ficará no chão da fábrica... Só se ele quiser.

    Os demais cursos (que não conheço tanto), acho que podem ser uma boa forma de fazer networking. Acho que nenhum curso, de fato, ensina o que usamos na vida profissional... O que se aprende é a entender as condições e saber onde buscar as soluções. Além disso, uma universidade pública traz muitos ganhos além do curso, seja no contato com professores e pesquisas ou seja no desenvolvimento de atividades discentes.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo anon, as outras engenharias são excelentes, mas eu me refiro sempre a 90% das pessoas aqui no blog.
      Quantos engenheiros químicos se formam por ano? Quantos a unilever contrata? Quantos estão desempregados?
      Em Dublin conheci uma que passou anos desempregada até arrumar um salário ruim em uma fábrica de papel bem longe de casa.
      Sempre existem as exceções.
      Grande abraço.

      Excluir
  4. Sou dentista 42 anos , 20 anos de profissão e 10M em patrimônio, sendo NADA em herança, 2 pequenos prédios, casas e investimentos financeiros. Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 20 anos ganhando mais de 30 mil reais por mês como dentista? Interessante sua história, se puder fale mais.
      Meus amigos dentistas trabalham em clínicas populares e ganham 10 reais por consulta.

      Excluir
    2. Me especializei logo. Implantes e ortodontia. Sempre vivi com 25% do meu ganho mensal, no máximo.comprei terrenos bem localizados e construí
      em boa época. Assim vai...
      AH , até hj não ganho 30k por mês no consultório, perto disso , mas nao 30k.abs

      Excluir
    3. sim, claro. todos acreditamos. punheteiro!

      Excluir
    4. sua análise foi ótima. Não quer dizer que quem faz outros cursos é um inútil, os cursos que são. uma pessoa pode se dar muito bem tendo feito Adm. mas não por causa do curso e sim porque ele passou no Bndes, ou montou uma empresa lucrativa. considerando os cursos, realmente o que presta é medicina e eng. civil

      Excluir
    5. Dentista deve ganhar bem mesmo. Uma carteira de clientes é um de seus grandes ativos.

      10kk de patrimônio é algo que impressiona mesmo pra essa idade, se for verdade, ainda mais sem ter recebido herança.

      Excluir
    6. Dificil acreditar que um dentista tenha feito 10 milhões de reais em 20 anos,unicamente com trabalho.

      Pelo jeito nosso amigo teve uma grande sorte de comprar imóveis que se valorizaram muito no período, só isso.

      Excluir
    7. Pelas minhas contas foram 30/35% de aportes e 65/70% de juros (valorização etc). O que quero mostrar é o foco é a disciplina.
      E não entendo a dúvida. .Qq cidade pequena tem gente com muito mais dinheiro do que 10M.Apesar de livre financeiramente, estou longe de ser rico de verdade no aspecto financeiro. Mas hj trabalho 20 hs por semana, faço só o que gosto, tenho outros dentistas pra fazer o que eu não quero é ainda me dão um bom lucro. Enfim...acredite quem quiser

      Excluir
    8. Tem muito brasileiro milionário, mas a maioria não chegou lá só com disciplina. Poucos ganham tão bem, poucos acertam num investimento que explode. Poucos recebem herança e poucos mantem ela.
      Não é que eu não acredite, é possível sim. Mas pra discussão não importa em nada, pois a maioria dos dentistas está "matando cachorro a grito". Você é excessão, sr. dentista.
      Não quer dizer que odonto seja uma profissão ruim. É uma das mais legais... mas pra fazer 10 milhões em 20 anos não serve.

      Excluir
  5. É CF, essa aí foi bola fora...

    Eng. Elétrica e Eng. Mecânica sempre estarão pau a pau com Civil, quiçá até mais a frente no quesito de oportunidades, já que são cursos mais difíceis e portanto com mais demanda especializada.

    Encontra um engenheiro eletricista que manje de inglês e programe bem, pra você como o cara tá surfando na expansão do sistema elétrico brasileiro, que é contínua e exponencial. Nem preciso falar também na possibilidade de trabalhar no exterior pelas grandes multinacionais automobilísticas, de eletrônicos e equipamentos industriais...

    Não estou dizendo que Civil é moleza e que não tem emprego, mas essas outras duas estão sim no mesmo patamar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara isso é ilusão. Não tem emprego.
      Claro que os melhores e mais sortudos se dão bem, mas a maioria não.
      Realmente acredito que a civil te de mais chance oportunidades pois tem um mercado bem mais amplo.

      Excluir
  6. Nessa ordem:

    medicina, engenharia (qq uma), direito.

    abç

    ResponderExcluir
  7. Discordo de medicina. Ja foi o tempo em que medico ganhava bem por MUITO TEMPO. Hj um recem formado ganha bem em plantoes. Mas eh inviavel dar plantoes por toda avida. Logo, depois de uns anos, o mesmo trabalhara em consultorio, invariavelmente atendendo a convenios...que pagam uma miseria.

    Acho um MITO falarem que medico ganha bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara vou te responder antes usando uma pitada de falácia da autoridade.
      Tenho parente médico. Tenho amigos médicos. Tenho conhecidos médicos.
      O médico mais podre, preguiçoso e sem especialização nenhuma ganha 15k por mês.

      Excluir
    2. Isso é a verdade do mercado hj.Médicos formados em fundo de quintal, que sempre foram ruins na escola e drogados na adolescência. ...ganham 20 30 40k hj.A demanda é infinita pra essa classe ainda.Consultórios com aspecto ruim , estão lotados, mas já está mudando.

      Excluir
    3. As pessoas fazem qualquer coisa pra ter saúde... o estado sabe disso e faz as pessoas fazerem concessões infinitas. É só mostrar uma criança doente que a sociedade abre mão de liberdade ou dinheiro.
      Isso é tão explícito que as pessoas vão a médicos para se curar de doenças que não tem cura, ou que curam sozinhas como gripe. Pergunte a qualquer médico. As pessoas não estão nem ai se estão tomando placebo, querem algum remédio.

      Excluir
  8. Mercado de trabalho envolve muitos fatores é até difícil fazer uma análise confiável sobre o tema.
    Empregabilidade e qualidade de empregos dependem da região onde se mora, Q.I., cursos adicionais, adaptação a cultura da empresa empregadora entre outras coisas.
    Fato é que ao meu ver ão adianta escolher uma carreira que não tem nada haver com você apenas pra ganhar bem. Quem ganha bem geralmente é quem gosta ou no mínimo está bem adaptado ao que faz, só assim pra ter saco pra aguentar politicagem de empresas, pra ter motivação pra investir em qualificação e em muitos casos esperar anos pra viver o resultado de tudo isso.
    Se não for assim em pouco tem a pessoa está saturada, desanimada, enfim, de saco cheio da profissão que escolhe e assim suas chances de boa remuneração e reconhecimento vão pro saco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. O mercado é dinâmico e é difícil tirar uma conclusão final. Eu só exprimi minha opinião.
      Dos itens que você citou (e tem razão) de um modo geral eles influem pouco. Existem empresas que pagam mais e outras menos, sim, mas pra maioria, ser empregado significa ganhar mal em qualquer setor.
      Outra coisa, quem ganha mais, um médico desmotivado que odeia sua profissão ou um professor de biologia motivado e que ama sua área?
      Em relação à qualificação, deve-se ter cuidado com a indústria do ensino. Como aprendemos no "pai rico pai pobre" qualificar-se EM QUE é o que mais importa. Em ser empregado pra deixar o patrão rico?

      Excluir
    2. Respeito sua opinião e você tem suas razões também.
      O que quiz dizer é que pra chegar a ser o engenheiro que ganha 20k ou médico que ganha 30k é importante que você se sinta bem nessas profissões senão provavelmente não terá a motivação que é o combustível necessário para o desenvolvimento.
      De fato um médico meia boca tem maiores chances de ganhar mais do que um professor de biologia motivado.
      Mas o professor de biologia motivado que ganhe seus 5 ou 6k não terá uma qualidade de vida maior ou mesmo terá condições de influênciar mais positivamente na vida de outras pessoas que um médico mal humorado que não olha na cara dos pacientes e já vai receitando remédios sem se preocupar em fazer um diagnóstico decente?
      O Professor possivelmente chegue a fim do dia com a sensação de dever cumprido enquanto o médico com a sensação de que felizmente mais um dia chato acabou.
      Sei que isso pode parecer um pouco idealizado ou utópico, mas pra mim não é, senão não haveriam tantos profissionais bem pagos insatisfeitos com seus empregos.
      Com relação a ser empregado, é fato que não há como todos serem empreendedores e nem todos tem perfil pra isso e querem ser, então entra as opções de cada um aí.

      Excluir
    3. De acordo, mas o fato é que medicina e engenharias (mais a civil) te dão mais possibilidades, inclusive a de ser mais livre e empreender se for o caso, enquanto a maioria das outras é praticamente uma sentença a buscar um emprego com teto de salário.

      Em certo nível eu partilho de sua utopia mas o objetivo do post foi trazer uma visão prática e generalista dissociada das paixões individuais que todos temos.

      Algumas outras coisas podem ser levadas em conta, como quando (na maioria dos casos) a falta de opções na carreira e salário baixo após alguns anos suprime a paixão.

      Sobre a influência na vida dos outros que você citou, depende do ponto se vista. Uma pessoa que trata bem os outros em princípio influi mais positivamente na vida alheia, mas será verdade neste caso? Uma pessoa doente vai optar 100% das vezes por um medico mal-humorado a um professor de biologia para resolver seu problema. Qual influiu mais positivamente em sua vida?

      Excluir
  9. Os cursos ligados á saude estao garantidos, pois os doentes não faltarão, pois não podem andar no mercado internacional, agora, todas as outras profissões estão condenadas, porque todos os produtos podem vir de qualquer país, e os profissionais estão tramados, não tendo qualquer utilidade, ora os electrodomesticos, automoveis, etc, sao tudo produzidos na Ásia. A engenharia morreu e está enterrada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A situação pode não ser das melhores. Mas sua visão está muito negativa.
      Tem gente se virando bem do jeito que pode ontem, hoje e amanhã.

      Excluir
    2. Garantidos não digo, Jaime. Enfermeiros no Brasil são fodidos. Médicos em Cuba ganham menos que um taxista. Depende do mercado.

      Engenharias em geral só tem serventia onde existe indústria. Minha esposa é formada em uma engenharia ai, e as colegas dela do interior estão fabricando bombom em casa pra não morrer de fome.

      Este é o diferencial da engenharia civil. Ela é boa até no fim do mundo. Todo mundo precisa de casas, pontes, estradas... Também precisam de um engenheiro pra assinar papelada e fazer cálculos. Você não tem o direito de construir sua casa sozinho mais, mesmo que seja um barraco. Tem que ter o aval de um engenheiro civil.

      Excluir
  10. Fala CF,

    A TI é uma boa area, mas dependera da carreira que voce seguira.

    Bons consultores e desenvolvedores SAP ganham bem, alguns Pessoa Juridica ganham acima de 20K mes, e eu conheço um cara assim.

    No desenvolvimento, apesar de eu achar muito cansativo, um programador top podera ter um salario bom entre 6K a 8K, dependendo do tempo de casa chega a 10K.

    Quem trabalha com sistemas, tem que ir para a gestao, foi o que eu tentei fazer e me tornei gerente de projetos.

    Agora, quem se mantem na area de help desk, tenta empreender no ramo de consertar computadores, desenvolver sites, ganha pouco, salvo excessoes, pois na TI temos uma "prostituicao" de preços: Um site que deveria valer 5K, voce encontra pessoas que aceitam desenvolver por 300 reais, desta forma é impossivel competir e conseguir clientes.

    Bom post, polemico rs.

    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente. Eu diria que TI é a nova engenharia, é uma língua que quem consegue falar, está 100 anos na frente.

      Mas é como no mercado da construção: tem o pedreiro, e o engenheiro. Poucos conseguem ser engenheiros, e muitos acabarão como pedreiro.

      Excluir
  11. Sua abordagem é realmente bem realista.

    Mas vejo muito daquele discurso (meio) fatalista que era usado no blog do Pobretão.

    Não creio que exista realmente uma profissão que "garanta" (o macaco bostileiro médio adora essas coisas: "vou fazer isso e vou estar garantido para o resto da vida!”) alguma coisa, ainda mais vivendo na era da informação (ainda bem!), onde praticamente todos têm acesso a essa informação (salve Internet!), mas creio que a Medicina (ainda) goze dessa "imunidade" a crises. Por outro lado, como comentou outro anônimo, essas engenharias de base, como a mecânica e a elétrica, possuem sempre alguma coisa para fazer. Quando a economia vai muito mal, sempre há, por exemplo, necessidade para realizar manutenção em coisas velhas, sistemas elétricos, condicionadores de ar, elevadores, só lembrando de cabeça, precisam disso.

    Mas, eu manjo o que você está dizendo: essa geração de acomodados, que se formou nos anos maravilhosos do PT, começaram a trabalhar em empresas numa economia artificial, sendo analistas, e fazendo coisas que não geram riqueza de imediato (pegue um desses analistas (engenheiros) que ficaram desempregados depois que a crise estourou...) eles nunca fizeram engenharia de verdade, muitas vezes eram o que eu chamo de "engenheiros de Excel", ou seja, ficavam controlando variáveis de processo que muitas vezes somente era consumidas na própria burocracia que era inerente ao sistema.

    Eu entendo o que você fala sobre a possibilidade de engenheiros civis poderem assinar obras e terem, por exemplo, sua própria construtora. Todavia, um engenheiro mecânico também, por exemplo, pode trabalhar por conta própria na área de ar condicionado, especificando equipamentos ou prestando manutenção, para até pessoas físicas (coisas pequenas mesmo, mas, que dão algum dinheiro), assim como um engenheiro eletricista também pode colocar cabeamento de energia ou vender no breaks ou UPS, inclusive tenho amigos que estão se virando com essas áreas, depois que a crise estourou. Não estou querendo convencer você que você esteja errado, só estou dizendo que há algo além de ser “analista engravatado ganhando menos que o piso” e “desempregado da engenharia vendendo bombons”. Entre esses dois extremos há aqueles que geram riqueza de verdade, como os exemplos que dei, e pessoas que geram riqueza de verdade sempre serão recompensadas pelo mercado, pois, afinal, as demandas das pessoas vão continuar existindo, tenha crise ou não.

    Mas acho que o melhor argumento foi o que o outro anônimo comentou: um curso como a engenharia tem como filtro (como você disse) a matemática, algo desprezado por 90% das pessoas, e lidar com matemática, entre outras coisas da engenharia, dá uma capacidade enorme do profissional de resolver problemas. Analisar e chegar a resultados. E quem analisa e chega a resultados, resolve os problemas das pessoas. E as pessoas tendo os seus problemas sendo resolvidos, pagarão por eles. Simples assim.

    E, de mais a mais, ainda que você seja parente e amigo de médicos, você não é médico. Aliás, você, na condição de dar conselhos para os outros, deveria seguir os seus próprios conselhos (afinal, você sabe que só engenharia civil e medicina são a salvação, não?), mas não seguiu. Pelo contrário, como você mesmo disse, fez um curso inútil, que para nada serve. Assim, não creio que você esteja na melhor posição para dizer o que está certo ou errado.

    Mas, eu não quero dizer que você está errado, acho que está certo. Mas queria apontar essas observações.

    Abraços de qualquer forma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu amigo, obrigado pelo comentário.

      O que eu escrevi aqui como disse é baseado na minha observação. São apenas opiniões... Não precisaria ser formado em nada pra elas terem a mesma validade.

      Os exemplos que dei como as colegas da minha esposa que fazem bombom e os médicos são o que fundamentam minhas opiniões, não disse que são a regra, apesar de acreditar que sejam, de um modo geral.

      As pessoas que geram riqueza de verdade que você citou existem em qualquer profissão mas são a minoria na sociedade e este é o motivo do post. Demonstrar que existem, na minha opinião, opções mais seguras e outras inúteis em determinado sentido, em se tratando de curso universitário.

      Sinto muito se soou fatalista como o pobretão. Detesto aparentar isso e sei muito bem que o mundo não é preto e branco.

      Tem gente que ganha milhões por ano, até por mês, e é feliz na minha profissão. Mesmo assim posso dizer que cursar ela é inútil pois pra 99% é.

      Excluir
  12. CF, em breve medicina vai ser a mesma coisa que Direito e Engenharia também, vide o tanto de faculdade que estão abrindo.
    Na boa, o importante é o cara SER FODA no que faz.

    minha opinião, Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola beta,
      Eu duvido. Abrir um curso de medicina é muito difícil, diferente de um curso de humanas, por exemplo.
      Pelo que ouvi falar os próprios medicos são contra e tentam embargar os cursos.
      Outra coisa é que pra um médico, trabalhar no exterior é sempre opção. Muito país bom de viver dá visto pra médicos.

      Excluir
  13. Olá. Este final de ano me formo por uma federal top 5 no Brasil em Engenharia Civil. Junto comigo, mais uns 70. Te digo que mais da metade vai ficar desempregado. Não existe sonho na engenharia civil não. E os contratados são como "analistas" ou "auxiliares" para não receberem salários de "engenheiro".
    Sei que estou no início do caminho, mas vim mais pra contar da minha experiência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ache algum curso que se forme menos gente e seja a prova de desemprego, então.

      Meus amigos médicos reclamam do mesmo jeito da sua profissão. Sempre podia ser melhor e mais justo.

      Excluir
    2. Sim. Quis dizer bem isso... a engenharia civil não está a salvo dos problemas atuais de falta de emprego.

      Excluir
  14. As outras engenharias são boas também, pelo menos pra você entrar no mercado e ter uma renda razoável, já que a barreira de entrada continua alta. Daí pode se acomodar ou fazer outras coisas pra buscar mais dinheiro. Vai de cada um. Concordo que civil há maior possibilidade de fazer dinheiro fora do padrão emprego. Porém, nada impede alguém de contratar outrem com mente de empregado e construir por conta própria.

    Só discordo em relações às crises. A construção civil foi uma das mais afetadas. Construtoras quebrando etc. Muitos amigos ficaram desempregados (tinham bons salário, gastavam tudo e se deram mal) e muita gente recém-formada tá tendo dificuldade pra arrumar emprego e/ou pra receber um salário razoável. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em relação à crise na construção, claro que ocorre, mas ela é a última a ser afetada. O governo faz de tudo pra que a construção não pare pois o desemprego explode na classe mais baixa.
      Isso em teoria.

      Excluir
  15. Rapaiz, falar que estive pensando em profissão esses dias, e até fiz um post contando um pouco da minha vida, de como não fiz nenhum Curso por não saber o que queria... Entrei semana passada pro mundo dos Blogs, e to curtindo muito!!!
    A respeito desse seu post, eu concordo com sua opinião, claro que como o pessoal disse, tudo tem suas excessões. Meu exemplo, em todos os lugares que trabalhei, tive colegas de trabalho que eram formados e estavam no mesmo cargo que eu ( VENDAS ) recebendo o mesmo salário. Aí eu me perguntava: Caraca, esse sujeito gastou uma GRANA, TEMPO, pra estudar e ganha a mesma coisa que eu ??? Claro que não se formou numa USP, UFRJ ou outras universidades de qualidade, mas mesmo assim se formou.
    Porém, hoje eu gostaria de ter subido de cargo, e esbarro na falta de um Curso tipo Gestão Comercial, pra tentar Gerência em alguma loja.
    Muito bom a discussão que levantou com esse post, abç!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na minha opinião, se não for os dois cursos citados, tente fazer a distância. Faculdade é praticamente inútil se você não aproveitar o certificado ou conseguir construir uma boa rede de contatos. O conhecimento em si que se ganha lá é praticamente inútil no mundo real.
      Obrigado pelo comentário, um abraço!

      Excluir