sexta-feira, 13 de maio de 2016

Comércio europeu, a séculos lucrando por copiar.

Como toda pessoa que vai para outro país, me sinto impressionado ao fazer coisas simples como ir ao supermercado. Não por faltarem produtos no Brasil, como a garota do vídeo abaixo descreve ser em Cuba, mas por haverem coisas diferentes para consumir.

Viva o capitalismo selvagem.


Realmente pareço um refugiado olhando, manuseando e até cheirando os produtos (característica de latino-americano), descobrindo e imaginando suas aplicações com um sorriso enorme no rosto, enquanto velhas me observam como a um animal exótico.

Outra coisa que me causa espanto é catar um produto qualquer como enxaguante bucal que no Brasil é uma fortuna e dizer "que barato!" toda hora. Quando chego na gôndola estou cheio de produtos das marcas mais baratas e comprados em promoção, e as pessoas da fila e até a caixa me olham e não dão a mínima pois muitos europeus também fazem isso (sim, dá pra ver nos olhos de alguns que me vêem como o imigrante chato e pobre), porém no Brasil eu não só seria visto como o miserável como os produtos da faixa mais barata de preço são claramente uma péssima compra no quesito qualidade.

Já havia morado por um período em outro país aqui da Europa que era bom em alguns aspectos e péssimo em outros (lá não era tão seguro e as pessoas eram mal educadas, além de ter menos produtos disponíveis por motivos culturais).

Em minha cruzada por enriquecimento, penso em maneiras de exportar para o Brasil ou até mesmo produzir aí alguns desses produtos ao comparar a qualidade. Aqui os mais baratos, que custam centavos, seriam considerados linha "premium" no BR.

Esta é uma estratégia comercial usada a séculos pelos próprios Europeus, trazer coisas de fora para seus países e adaptar às preferências do mercado. É assim desde a Grécia antiga que acumulou conhecimento de terras estrangeiras e mais tarde navegadores trouxeram tecnologia e produtos dos confins do mundo. Mesmo durante as cruzadas comerciantes eram respeitados em razão da escassez de produtos.


Quem desenvolve uma cidade não é o governo bonzinho e sim comerciantes malévolos.


Vou citar dois produtos interessantes que tenho a nítida impressão que mesmo uma micro indústria faria sucesso até ser comprada por uma mais poderosa monopolista: Waffers e gel para vaso sanitário.

As vezes compro uns waffers (como as bolachas waffer aí do BR) mas com muito chocolate e em pacotes enormes. É a marca mais barata e no Brasil seria artigo de luxo, não compreendi o motivo além da carga tributária pois seria muito consumido.

O gel para vaso sanitário é fantástico, e é um pouco difícil explicar. Trata-se de um líquido um pouco mais espesso que água, onde você pinga um pouco no vaso e se quiser espalha com a escovinha formando uma nítida camada protetora e cheirosa que rende muito... Uau! Talvez alguma marca comercialize isso no Brasil mas por eu ser pobre e sempre comprar coisas baratas sem qualidade nunca tenha notado. A questão é que uma fabriqueta consegue fabricar e distribuir isso a baixo custo, e o mercado certamente está sempre sedento de coisas assim.

Aquelas garrafas plásticas com detergente para louça são enormes e quase de graça, além de ter esponjas maiores e mais eficientes que eu corto ao meio (pensei em fabricar uma do tamanho que eu prefiro usar). Fico me questionando "WTF, isso venderia no Brasil". Se um dia eu voltar ao BR com o rabo entre as pernas certamente vou abrir uma indústria e oferecer uma alternativa copiada da Europa. Como o Arnold disse em seu livro (sim, vou sempre citá-lo) "americanos adoram tudo o que vem de fora" e isso é verdade para qualquer povo. Sempre vi as pessoas consumindo até produtos exatamente iguais aos brasileiros que são importados, e pagam mais caro por isso.

Vou encontrar mais produtos e comparar ao longo do tempo. Claro que muito nos impede de fazer igual ou melhor, como fatores geográficos (no Brasil uma lata de atum sempre vai ser mais cara em comparação às latas gigantes e baratas que vendem aqui) ou pela excessiva carga tributária e alguns fatores culturais. Mas não poderiam vender outro peixe enlatado aí mais barato tendo 8 mil km de costa? Eu creio que sim.

Jamais tome as comparações descritas aqui no Blog como "o Brasil é um lixo e aqui é maravilhoso". Para mim o mundo inteiro é igual e os estados (governo) e culturas atrasadas que atrapalham mais ou menos a vida dos indivíduos.

Tenho pensado muito nisso de copiar e melhorar algo pra oferecer ao mercado. Tenho amigos que abriram uma micro-cervejaria artesanal e após 3 anos trabalhando praticamente de graça, adaptando seu produto e divulgando, arrumaram um canal de distribuição destruidor (uma torneira em um bar badalado) e estão finalmente ganhando dinheiro. É assim que funciona.

Abraço!

15 comentários:

  1. Olá CF.

    É um mundo bem diferente mesmo, fica na cara que somos “de fora”, estrangeiros, tamanha a nossa empolgação e a forma de ver e checar as coisas.

    É muito bacana ir descobrindo as coisas, dá para ver o quanto estamos atrasados ou o quanto pagamos mais caro, tudo devido aos impostos e alto custo de produção no Brasil.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Costumo dizer que o brasileiro é amaldiçoado em certo sentido...
      Estou curtindo muito isso tudo.
      Grande abraço.

      Excluir
  2. Que inveja no bom sentido man! Eu quando vou no supermercado aqui no Brasil fico louco de raiva por não conseguir comprar o que preciso, até o básico. Lendo testemunhos como o seu penso que deve ser uma sensação indescritível comprar coisas com preços justos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ir ao mercado no Brasil era uma das coisas que me faziam me sentir mal. Quando eu era jovem era miserável e passava fome, e ultimamente, quando já tinha um emprego melhor e grana, a inflação e os preços tornaram proibitivo ter qualquer tipo de luxo. Essa sensação é uma espécie de libertação, me sinto feliz em entrar no mercado e entregar meu dinheiro, me sinto ganhando e não perdendo pela primeira vez hahaha

      Excluir
    2. Lute por isso e tenho a certeza absoluta que conseguirá.

      Excluir
  3. Eu percebo isso nos vídeos que eu vivo vendo de brasileiros no estrangeiro.

    Coisas de mercados de tudo precificado a 1 usd. Outros que não tem operadores de caixa. Outros que com 20 EUR faz toda a compra de mês.

    Eu fico abismado como o brasileiro é tão burro ao ponto de odiar os políticos e amar o estado, não fazendo a ligação de um com o outro. Achar que ser roubado em quase metade de tudo que compra ou produz é normal. E que se seu time ganhou no último jogo ele também ganhou alguma coisa.

    Vergonha!


    C.F.
    Sucesso financeiro nessa sua vida nova!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente todos os povos latino-americanos foram lobotomizados através de valores de segunda linha (parece que o Chile é o mais decente).
      Aqui você fica rico por não ser escravo das contas básicas, essa é a diferença. Fico imaginando, se cancelassem por 1 mês todos os serviços estatais o que ia mudar na vida do Brasileiro.

      Grande abraço PS

      Excluir
  4. CF,
    EXCELENTE POST!
    O que mais me incomoda, é ouvir que eu reclamo a toa, pois hoje em dia é bom demais, antigamente não se tinha nada nas gondolas.
    Qualquer um que já visitou um país estrangeiro da EU ou EUA, até mesmo o CHILE, sabe que nossos mercados possuem pouquissima variedade e altos preços.
    Sua ideia de abrir aqui é excelente, e acredito muito que daria certo! já pensei em fazer isso, se precisar de um sócio que ponha a mão na massa tamo aí!

    Bons ganhos e um grande abraçoo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comparado a quando eu era criança no interior do meu estado, mesmo a capital dele atualmente apresenta vários luxos, tudo em razão do aumento da concorrência. Se o BR com o potencial que tem desburocratizasse a máquina, o brasileiro comum ficaria rico em menos de uma década.
      Ao contrário do que o Anon abaixo pensa, investir no Brasil PODE ser ótimo. Brasileiro compra tudo.

      Excluir
  5. Você deveria pensar o contrario, veja aqui qualquer coisa o governo fode, mas veja, eu vi um exemplo do café brasileiro na superinteressante, que os alemães somente compram e re-vende, fazendo um semi processo industrializado, este exemplo é para exemplificar, o pessoal ai tem mais dinheiro, o mercado é maior, esquece a porra do brasil, até o mercado de ações ai é gigante, você pode investir em todo o planeta caso deseje (no brasil eles complicam pois sabe que ninguem investiria na bolsa se fosse facilitado investir lá fora), eu não vejo a hora de sair daqui mas conforme a banda toca minha vida ja ta na merda com estes FDP fudendo todo mundo, falando que vão criar mais impostos para unir e salvar o BRASIL SIL SIL.

    Conselho pense exatamente como quando você estava no brasil e via todas as oportunidades que o pessoal na gringa não vê, agora você ta dentro e tá pensando no Brasil, me dá raiva (e desculpe mas faz um favor não fode sua oportunidade) pensa nos mercados, pessoas com capital para comprar produtos e serviços ai, até vender comida é mais facil, vender açai, brigadeiro, pão de queijo, algo que é daqui e você pode vender ai, criar quiosque... sei lá, pensa diferente, saiu daqui e quer voltar para cá? Pensa na sua vida fora do Brasil pois aqui tamo fudido por uns 10 anos no minimo e o poder de compra só vai piorar nos proximos anos.
    Abraço e me desculpa
    Jota

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jota, não se preocupe, voltar a viver no Brasil nem me passa pela cabeça no momento. Conheço muito bem a situação do nosso país e acho que você não compreendeu meu post.
      Não vou por fora um dos meus dois sonhos de vida (o outro é ficar rico). Porém não vou deixar de pensar em maneiras de ganhar dinheiro seja no buraco que for, e se pra isso precisar abrir uma loja, fábrica ou carrinho de picolé vou fazer. Aqui ou aí.

      Excluir
    2. Tava na madrugada lendo o texto e tinha visto um video de brasileiros que estão nos EUA e voltam para o Brasil, acabei achando que você iria pelo mesmo caminho, mas totalmente valido sua opinião, acho que ando dando muita bola para os noticiarios. Me desculpa e sucesso ai e foco nestes 2 sonhos.
      Jota

      Excluir
  6. Sucesso CF, também sou muito observado e sempre é bom manter um plano B. Veja se não poderia levar alguma novidade para ai, nem que seja algo conhecido da comunidade brasileira mas ainda está em falra no continente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho pensado muito nisso para a loja que pretendo abrir. Estudando diferenciais para oferecer uma proposta de valor interessante.

      Excluir