quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Projeto imobiliário (2). A compra

O histórico do meu novo projeto imobiliário (antes tive terrenos) pode ser visto aqui e aqui. Nos últimos meses busquei com avidez oportunidades no setor, perguntando e fazendo pesquisas, até que tudo foi se delineando e resolvi então aproveitar essa enxurrada de imóveis retomados judicialmente para investir na compra de uma kitnet aqui em uma cidade ao lado. Isto significa, em primeiro lugar, que o foco será flipar um imóvel já pronto ao invés de construir do zero. Caso a situação econômica nos próximos meses seja simplesmente absurda, mesmo assim foi um bom investimento, pois volto a ter um imóvel na carteira (antes tive terrenos) para diversificar meu patrimônio, e dado o valor baixo que paguei até manter em aluguel valeria a pena.

Utilizei, na medida do possível, a fórmula do Robert Kiyosaki: Visite 100, escolha 10, para comprar 1 (se valer a pena).

Paguei o caução de 5% do valor de avaliação e em poucos dias pago o ITBI (pro meu sócio chamado governo), o restante à vista e o imóvel será meu. Como nem tudo é barbada, o próximo passo será enxotar um cidadão que está morando lá e reformar.

*Valores médios.

Creio que meu "inquilino" vai sair de boa vontade. Caso mude de ideia a lei tira ele, mas vou ter que pagar o condomínio a partir de agora. Ainda bem que o valor é baixo (pra termos atuais), cerca de 100 reais por mês.

Para a reforma já acionei dois amigos com experiência em reformas pra por a mão na massa e orçarei uma parede de gesso cartonado para dividir a kitnet e torná-la um apto. quarto e sala.

*Valores médios.

Vou ofertar o imóvel através de jornal, Facebook, OLX (pago), cartaz em um clube, mala-direta no e-mail de todos os meus conhecidos, e folhetos que eu mesmo farei pra distribuir nas caixas de correio dos condomínios dos arredores (muita gente quer sair do aluguel). Também vou oferecer uma comissão por indicação de venda.

Não calculei pagamento de imposto pois pretendo comprar outro quando vender para não pagar. Estou projetando um lucro líquido de 25 a 30% em 6 meses, o que caso se concretize, será um rendimento muito bom e é isso o que quero com este tipo de investimento.

CF

10 comentários:

  1. PERAI!!! eu li o livro pai rico pai pobre, essa lei de não pagar imposto quando vendemos um imovel pra pegar outro tb existe no Brasil??? qual o numero da lei???

    ResponderExcluir
  2. Sim, se usar todo o valor para compra de outro em até 180 dias após a venda fica isento. Senão paga 15% de imposto sobre o lucro.
    Até hoje só tinha vendido terrenos de menos de 35 mil reais e pretendo continuar sem dar dinheiro pro governo.

    http://economia.uol.com.br/imposto-de-renda/duvidas/vendi-um-apartamento-com-muito-lucro-vou-ter-de-pagar-muito-ir.htm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, não lembrava deste detalhe de isenção:
      2) se tiver vendido o único imóvel, de valor até R$ 440 mil, desde que não tenha vendido outro imóvel no prazo de cinco anos.

      Excluir
  3. Opa amigo, responder rapidinho que a bateria do.celular esta no fim. Eu cheguei a cogitar comprar imovel usado, reformar e vender, mas a mudanca do financiamento caixa que obriga pagar 50% do imovel me fez repensar e desistir da ideia. No seu caso este valor e mais baixo, entao reformando bem deve pintar comprador, mesmo que demore um pouco. Estes casos de leilao eu sempre interessei, mas a probabilidade de fazer algo errado como juntar uma turma da pesada e tirar o cara a forca sempre me vem a cabeca, nao da pra fazer isto ne rsrs. Abraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até dá pra fazer mas não é recomendável. Geralmente o cara sai, tem que falar com ele pra ver. Se ele não quiser sair uma tutela antecipada tira facilmente. É bom ver antes de comprar o imóvel se ele não tem uma ação contra quem retomou o imóvel, porque aí demora mais.
      Estou por fora das novas regras de financiamento. Espero que esta necessidade de ter 50% do valor não destrua o mercado haauah.

      Excluir
  4. Desculpa pela pergunta, mas existe algum site de confiança (só pra isso) que anuncie imoveis que são retomados judicialmente. Ou você entra nos sites de leilão mais conhecidos?
    abc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá ufrj, não se desculpe por fazer perguntas, isso te deixa pobre.
      Não posso recomendar nada como confiável, mas posso falar como eu fiz. Tem várias maneiras de se arrematar imóveis executados, e cada uma tem suas regras. Como estou de férias, amanhã mesmo posso fazer um post sobre o assunto.

      Excluir
    2. Show! Obrigado , vou esperar para ler então. É sempre bom tentar aprender sobre todos os tps de investimentos e quem sabe num futuro tentar algo por ai. Desde o livro pai rico pai pobre achei legal esse tp de invest, mas falta dinheiro ainda pra tal coisa.. mas o qt antes puder aprender sempre vai ajudar
      Abc

      Excluir
  5. Esse lucro de 20 a 30% é comum em imóveis?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende do mercado (quanto tempo demora pra vender), de como você compra (estado do imóvel, desembaraço, etc) e de como paga (se é à vista ou paga juros num financiamento).
      Eu acho que um lucro razoável é 1,5% por mês no caso de construir pra vender. Em leilão varia bastante por que são muitas variáveis... Tem gente com dinheiro que arremata vários sem se importar em lucrar pouco.
      Aluguel uma vez dava 1%... Hoje em dia não vale a pena comprar imóvel pra aluguel na maioria dos casos.

      Excluir