sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Afaste-se dos palpiteiros financeiros!

Já vi dois ou três sites de analistas financeiros que se dizem o maior e com mais filiados do Brasil e o que todos fazem é vender oportunidades de investimento incríveis e análises à preços imperdíveis. Hoje em dia praticamente todo o ensino teórico migrou pra internet pois elimina custos, e se você achar um filão pode ficar rico.

"Nasce um otário a cada minuto".

Se esses analistas acertassem seus palpites do modo como fazem publicidade, multiplicariam seu patrimônio a uma velocidade brutal e o sistema simplesmente não aguentaria a riqueza deles. A verdade é que eles falam o que todo mundo que estuda bastante sobre o assunto sabe, adicionando uma dose enorme de teatro. Qualquer coisa fora isso só poderia ser informação privilegiada, coisa que eles certamente não tem/mostrariam pra qualquer um.

A alguns meses pipocava notícias de cidades promissoras pra investir em imóveis, agora surgem as dizendo que o mercado esfriou e é hora da renda fixa... Gênios!!!

Você foi sorteado pra ficar rico!


Assinaturas de R$20,00 por mês? Excelente negócio já que vai se vender relatórios do que sai na Exame, Veja, The Economist, NYT, e o que pipoca pela internet sobre economia. Produzir conteúdo é fácil, é como os correspondentes internacionais de grandes veículos que só noticiam aqui o que já virou notícia lá fora, sem esforço algum, fazem.

O negócio é tirar uma graninha da manada, como o governo faz com impostos. Por mês o lucro desses caras é enorme, lhe dizendo o que fazer com seu próprio dinheiro porque você é preguiçoso demais pra pensar por si mesmo e estudar. Se conseguirem vender 5 mil assinaturas de um ano, já são 100k por mês. 

Ninguém tem comprometimento com seu dinheiro além de você mesmo.

Mas a verdade é que eles não tem um método diferenciado, e sempre vão te dizer que o risco é seu, claro, porém, que tem x% de acerto nas suas previsões (uma porcentagem alta) quando isso não importa em nada, porque não adianta ganhar 10x 1 real e perder 1x 20 reais. O lucro deles não vêm do método, mas de vender. É um negócio, não um clube!


Siga conselhos de analistas e fique pobre.


Não é necessário nem mesmo recomendar uma carteira. É só publicar análises e relatórios mostrando como o investimento X pode lhe trazer ganhos com o atual cenário (ou possibilidades futuras). O papo dos caras é sempre o mesmo. Apresentam o apocalipse e a possibilidade que ele trás. O medo é um dos argumentos emotivos mais fortes usados na publicidade. E todo mundo tem medo de perder dinheiro.

Acho que o melhor que se pode fazer é afastar-se de notícias e análises, montar uma planilha e diversificar seu patrimônio você mesmo.


16 comentários:

  1. Olá CF,
    Concordo plenamente com sua opinião.
    Por isso até que eu procuro divulgar o que me é oferecido para que as pessoas tenham alguma informação sem interesse de quem está divulgando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sempre bom pegar as opiniões de quem investe seu próprio dinheiro ao invés de quem investe o dinheiro dos outros. Aprendo muito na blogsfera.

      Excluir
  2. É foda, toda vez que abro o youtube está aparecendo propaganda do tipo "veja como é fácil comprar ações e ganhar dinheiro". Imagino a quantidade de gente que está caindo no conto da carochinha...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Instalei um AdBlocker no navegador. Estava insuportável ver comerciais da Toro Radar a cada 5 minutos.

      Excluir
  3. Tem uma tal de Empiric... que tem propaganda em todo site de economia, prometendo as melhores dicas. Se voce filtrar acoes de empresas com lucro constante nos ultimos anos e selecionar aleatoriamente algumas para ser socio, em um ano voce teria mais de 80% de chances de escolher melhor que analistas. Na minha corretora tem alguns fundos que eles administram, o menos ruim tem quase 4% de perda em 2015, ou seja, veja a recomendacao dos analistas, e faca o contrario rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa aí é um verdadeiro "boiler room". As vezes leio uns comentários em postagens deles e é muita gente dizendo que ficou mais pobre com as recomendações.

      Excluir
    2. Haha e verdade. Penso sempre na estrategia do blogueiro viver de renda, que disse que uma carteira com 20 acoes do indice administradas de forma passiva tem 99% de chances de bater a carteira dos analistas, que movimentam o patrimonio a toda hora.

      Excluir
    3. Não tinha pensado nisso mas tenho certeza que sim.

      Excluir
  4. Cara sensacional!!!!
    Escreveu tudo que eu gostaria de falar....
    Sabe oq pretendo fazer de post? Monitorar as notícias de um determinado site que "le o mercado" e no final mostrar o quanto de mentiras falam.
    Ainda vou fazer isso....
    Abraco

    ResponderExcluir
  5. Pegando seu exemplo dos imóveis. Falaram pra comprar enquanto a taxa de juros estava baixa e os preços dos imóveis estavam nas alturas. Hoje falam pra vender o imóvel. Só que hoje a taxa de juros subiu e os preços dos imóveis cairam, além do que ninguém está comprando imóveis como anteriormente. A procura está baixissima. E ainda postam artigo falando que imóvel é investimento de "perda fixa".
    O site que mais me deixa puto nem é o da empi..... Mas sim o info.....
    Abraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Odeio o infolixo. O outro eu dou risada do nível de drama que os caras fazem ehhehehe.

      Excluir
  6. Esse post me lembrou o filme a procura da felicidade...

    ResponderExcluir
  7. Assistam "o lobo de wall street"
    e vocês vão ver como as coisas realmente funcionam...

    ResponderExcluir