quarta-feira, 23 de setembro de 2015

A importância da liquidez: a reserva de oportunidade.

Já tratei em dois posts a respeito da importância da diversificação, ela quem te trás ao mesmo tempo segurança contra quedas e chance de aproveitar oportunidades por estar posicionado em mais investimentos. Em termos claros, se não diversificar, você está ralado.  Agora o assunto é necessidade de possuir a liquidez necessária pra aproveitar oportunidades.

Reserva de Emergência x Reserva de Oportunidade

Não vamos confundir possuir reserva de emergência, que serve para reformar o telhado que caiu, pagar as contas se estiver desempregado ou pro funeral de um parente, simplesmente com ter dinheiro líquido disponível. Reserva de emergência deve ser líquida o suficiente pra ser usada a qualquer hora,  mas não para comprar ativos. Para aproveitar oportunidades, o ideal é compor um fundo só pra isso e batizá-lo de Reserva de Oportunidades.

Grandes oportunidades que surgem podem ser vistas nos diversos relatos dos blogueiros de finanças, como comprar um excelente imóvel na planta, adquirir produtos financeiros em desconto ou um bem com valor de uma pessoa endividada, como um carro ou jóias.


Cada chance é única.


Dependendo do tamanho de sua renda, coisas comuns do dia-a-dia como comprar produtos em promoção e até encher o tanque do carro quando passar em um posto mais barato podem ser vistos como grandes oportunidades, onde se você não tiver dinheiro disponível, serão oportunidades perdidas.

Um dos pontos chave para ficar rico é "comprar barato e vender caro". Se você não possui liquidez para aproveitar as pequenas oportunidades, imagine as grandes! É por isso que pessoas que recorrem a cheque especial e cartão de crédito para pagar contas do dia-a-dia dificilmente ficarão ricas.

Pessoas mais qualificadas e experientes, quando sabem o que estão fazendo, aproveitam bons negócios mesmo recorrendo a financiamentos, pois calculam os riscos e sabem que a recompensa é maior que os juros pagos pra alavancar seus projetos, mesmo assim, há juros.

Existem investidores que vendem seus ativos pra comprar outra coisa com maior potencial de ganho. Apesar de ser uma decisão racional muitas vezes, também não é o ideal, pois existem os custos de se girar o patrimônio.

Reserva Emergência; Investimentos; Reserva de Oportunidades.


Estas são situações comuns que podem ser atenuadas se criarmos o hábito de formar a Reserva de Oportunidade. Tanto precisará de um empréstimo menor para alavancar seus projetos quanto tenderá a girar menos seu patrimônio.

Claro que se deve investir todo o mês seguindo sua tabela, mas a ideia é poupar uma parte do que você aportar (por mais que isto soe estranho) para investir quando a soma for maior. Porque? Porque existem oportunidades que só são possíveis quando você tem uma quantia considerável.

Creio que o recomendável seja anexar à sua tabela de investimentos (FIIs, ações, renda fixa, imóveis, dollar), e à parte da reserva de emergência, uma porcentagem para a reserva de oportunidades. Defina a porcentagem de aporte que achar ideal para a RO que tenha liquidez diária, e vai se sentir mais confortável quando tiver que liquidar ela.

9 comentários:

  1. É a realidade, a gente nunca sabe quando vai precisar de um dinheiro numa emergência ou para comprar algo pra triplicar nosso dinheiro. Antigamente era a poupança, mas agora com o bom rendimento, liquidez e facilidade o tesouro selic é a bola da vez nesse sentido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pensei neste post por ver como nós amadores não temos liquidez. A solução é dividir entre as compras mensais e a reserva de oportunidades. Tesouro Selic é excelente pra este propósito.

      Excluir
  2. Interessante o post. Estou contando com uma reserva destas de 78K, aquela que deixei parada em uma conta específica poupança ... Um imóvel ou lote abaixo do preço, poderei usar este valor Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comprei o kitnet com a minha na última semana, de cerca de 30% do meu patrimônio. Agora vou repensar a porcentagem.

      Excluir
  3. Eu consegui ganhar dinheiro pela internet, pouco, pretendo não colocar no patrimônio, deixando numa poupança separada e após valores maiores em LFT.
    Eles depositaram na conta poupança que eu informei. Achei que talvez nunca ganhasse nada pela internet, mas estava errado. Não tem nada haver com venda de coisas minhas, mas sim de publicidade basicamente.
    Liquidez é sempre bom, ainda mais quando o dinheiro não sai dos aportes.
    Apesar de eu estar bem liquido, ganhar algo extra pra aumentar isso é sempre bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal LV, faça um post descrevendo seus ganhos na rede. Um abraço.

      Excluir
  4. Você sabe, ganhos na rede são muito variáveis. Eu até poderia também usar a grana extra para aumentar o aporte mensal, o que seria mais racional do que gastar com coisas que não se tem necessidade, só porque se ganhou uma grana extra.

    ResponderExcluir
  5. Excelente post. Sempre tive isso em mente, mesmo que você não ganhe com juros, é essencial guardar o máximo que puder, as oportunidades brotam para quem tem um bom caixa.

    ResponderExcluir