terça-feira, 21 de abril de 2015

Imposto de Renda

Estou finalizando meu relatório de imposto de renda referente ao ano de 2014. É tão irritante preencher aquele programinha da receita que cheguei a ficar puto e fui dar uma volta. Tem até um programa específico e chato pra incluir dados de ganho de capital. Até agora nunca paguei, mas ano que vêm vou pagar pra um profissional me auxiliar.

Ao pesquisar no Google uma dúvida, achei um "brazilhão" de problemas que as pessoas enfrentam pra declarar seu patrimônio. Desde coisas tolas à problemas infernais, como questões de herança e imóveis que nunca foram averbados.

O que tenho raiva é o clima de pavor que este lixo instaura na sociedade que sustenta o governo. As multas são pesadas, o sistema está apertando mais nos gastos médicos e com dependentes, e se você não fizer tudo "certo" vai ser chamado a prestar esclarecimentos pra um cara que você sustenta.


Funcionários públicos adoram impostos.



Este ano ainda escapo de pagar, mas estou vendendo uns terrenos e a partir do ano que vêm pagarei a alíquota de 15% sobre o lucro de cada venda, o que me causa uma grande tristeza.


A má notícia este mês é até redundante. São as projeções cada vez mais altas de inflação pra este ano, o imposto que mais pune pobres. E o pior é que os dados são oficiais do governo e assim como é praxe na Argentina certamente são fraudados.

Socialismo deixa as pessoas preguiçosas.


A boa notícia é que fiz um investimento forte em LCI em um banco pequeno que se não quebrar vai me fazer gargalhar pesado. Aí está o segredo dos ricos: eles não pagam impostos. Quem paga imposto são os pobres, principalmente sob socialismo.


LCI e LCA não pagam imposto (ainda).


Agora estou estudando outros produtos pra diversificar (mesmo pobres devem diversificar buscando diluir riscos), com uma liquidez maior, pois vou precisar de grana no começo do próximo ano.

Não tenho nada em renda variável (só uns bitcoins), mas não tenho como objetivo criar uma carteira de longo prazo no Brasil.

Ainda que visando uma certa liquidez, surgiu uma oportunidade ótima que estou analisando de investimento no meio rural, se eu entrar revelo aqui em breve.
Meus parabéns pra quem conseguir boas restituições. Aporte!


5 comentários:

  1. O ganho de capital em imóveis, pelo que me recordo, é pago 60 dias após o negócio. Não é no ano que vem não, senão cai uma multa e juros e etc.

    ResponderExcluir
  2. Tomará que LCI e LCA continuem com a isenção do IR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tristemente temos que "rezar" pra que o estado decida não se meter nas relações entre as pessoas neste país asqueroso!

      Excluir