domingo, 9 de junho de 2019

Perguntas de um leitor e COE nunca mais

Olá, tudo bem? Faz tempo que não posto nada. Como já comentei por aí perdi o interesse nos blogs de finanças pois acredito que o assunto se esgota quando os blogueiros não ficam tratando do assunto com aquele leve mistério de ter descoberto ou estar testando algo novo. Além disso o alcance dos velhos blogs é muito limitado e hoje existem melhores plataformas pra discutir e buscar informação. 

Finanças pessoais é simples! Gaste menos que ganha, faça mais dinheiro e invista em coisas com valor, como empresas e imóveis. Quais ativos selecionar você não vai achar em blog nenhum. Depende de si mesmo estudar e fazer suas próprias escolhas. 

Um leitor pediu:
Num post que vc fez, li dois comentários seus que continham uns trechos que que achei bem interessantes.

O primeiro é que: Pra gente esperta o suficiente o Brasil é uma mina de ouro.

E o outro: Meu avô costumava comprar moedas de ouro. Qualquer dia falo disso.

Vc poderia publicar um post a respeito do primeiro trecho e comentar em alguma oportunidade sobre esse as moedas do seu avô. Acredito que seria muito útil e iria agregar muito valor a quem irá ler, assim como seus outros artigos.

Bem, não lembro o contexto em que fiz a afirmação mas considero o Brasil uma mina de ouro, lembrando que uma mina é algo extremamente difícil de entrar. Não é qualquer um que tem os direitos de exploração e é bem difícil sair vivo dela no longo prazo. De qualquer modo o país tem um número enorme de consumidores que compram qualquer porcaria e sabem usar a internet pra isso, mas principalmente porque vejo muita oportunidade com imóveis, bolsa (a pouco tempo bateu os 35k com varias empresas boas listadas) e acho que até um imbecil com um bom salário fica rico no país com títulos publicos. Nem preciso dizer que não recomendo investimento nenhum e que sei das dificuldades que os empreendedores passam, mas algo que me vem é que no Brasil EU poderia abrir uma empresa na garagem de um familiar e não pagar aluguel, pra sobreviver nos primeiros tempos de teste de uma empresa qualquer (não tenho essa oportunidade aqui fora). Por aí vai e podemos falar mais disso. 

Sobre as moedas de ouro do meu avô, sei que ele trabalhou dos 9 aos 89 anos e barganhou com um investidor para lotear uns terrenos em sociedade quando ainda era jovem. O património dele foi um saquinho de moedas de ouro que o velho pesou com a própria mão, sem ao menos abrir a algibeira. Era um mato com eucaliptos que não valia muito pois tinha que cortar as árvores. Meu avô vendeu a madeira para lenheiros e fez uma vila. Repetiu mais ou menos essa fórmula durante a vida. 

Durante a vida sei que ele comprou e vendeu moedas de ouro e acredito que foi porque os dinheiros do Brasil serem todos um lixo. Ele sempre diversificou em várias coisas e manteve uma base em terrenos e sociedades em empresas. Hoje em dia quando alguém fala de algum ativo aparecem sabichões com gráficos dizendo que nada vale a pena, ignorando ciclos económicos (espere o próximo post). E aíaa lei de ouro é que quem tem ouro faz a lei. 

----------
 Nunca mais compro COE. Nada especial, mas não gosto de ver meu dinheiro parado. "apostei" 30k nisso e estou achando que vou receber os 30k de volta sem juros. Porcaria isso. 





22 comentários:

  1. Saia desse COE. Isso é um instrumento financeiro que gerou multas milionarias nos EUA e foi banido de la.
    E BC aceitou os bancos a utilizarem aqui.
    Na pratica nem é exagero falar que COE e titulo de capitalizacao dao na mesma.
    Saia!
    Abraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem sei se posso vender. De qualquer modo vencem este ano.
      Achei um lixo. Picaretagem. Fui idiota.

      Excluir
  2. Bom te-lo de volta por aki .
    Eu tento seguir um pouco os antigos também acrescentando algumas novidades e facilidades dos dias atuais.

    ResponderExcluir
  3. Simm..
    Pior ainda...
    Vx nao pode ate o vencimento. Perde varias oportunidades e o banco trabalha com esse dinheiro seu para ele...
    Nem vou recomendar algum material ou vídeo sobre o assunto pq se vc se arrependeu é pq ja deve ter estudado sobre o assunto, ainda que tenha investido antes.
    Abraço
    (Anon aí de cima)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comprei 4. 3 pra mim (recebi um com um lucrinho) e 1 pra minha mãe. É provável que eu dê juros do meu bolso pra ela ainda.

      Excluir
  4. Legal ver vc postando amigo.
    Se receber os 30k fique feliz viu?
    Um grupo de amigos proximos perdeu aproximadamente 1,5 milhao (uns 300-400k) cada um nessa conversa de COE pra um assessor da XP.

    Eu perguntei a um deles, que perdeu 400k, se ele sabia o que era COE e como funcionava. Ele disse que não.

    Bem, o cara se estoura de trabalhar, se arrebenta todo, junta 400k e coloca num produto financeiro que ele não sabe o que é e não entende como funciona.

    O brasileiro precisa ser estudado pela NASA.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ta maluco perder uma grana assim. Um amigo meu perdeu uma boa grana ouvindo um assessor de uma corretora que fazia ele girar patrimônio e investir em commodities.

      Excluir
  5. O que seria esse "COE"?

    ResponderExcluir
  6. COE tem uma fama tão ruim que nem vale a pena pesquisar pra saber como funciona. Bom poder ler seu blog mais uma vez CF (blog ainda é uma ferramenta interessante para garimpar boas infos).

    ResponderExcluir
  7. Bem vindo de volta C.F. achei que você ainda seguia o Bastter ele sempre vive sacaneando COE, não sei como tu caiu nessa.

    E em Portugal como está?

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na época que apliquei sobrou uma grana e eu estava querendo diversificar em algo arriscado. Sabe aquela vontade de agir como idiota?

      Tudo bem aqui amigo. Vida mansa, de aposentado médio-pobre brasileiro.

      Excluir
  8. Você acha que o homem deve focar em seu desenvolvimento pessoal e financeiro antes de arrumar uma namorada?

    ResponderExcluir
  9. Fui que fez o pedido, obrigado por ter feito o post!

    Lendo seu post tenho mais certeza que o Brasil tem grandes oportunidades para quem tem uma grana guardada e sabe pesquisar. Eu ganho pouco, mas estou sempre procurando oportunidades, mesmo que não tenha capital para algumas no momento, é mais para me dar ânimo de conseguir mais patrimônio e assim conseguir investir nelas.

    Na bolsa não pretendo entrar ainda pois acredito que uma grande crise mundial vai chegar em breve, e somente irei entrar em ações quando essa crise chegar e estiver tudo despencando, irei comprar aos poucos ações de boas empresas. Imóveis e terrenos não tenho capital pra isso infelizmente, mas no futuro irei investir, com certeza.

    Seu avô é muito esperto, viu algo que dá dinheiro, estudou e não mexeu na fórmula pois viu que estava dando certo. Duvido que ele iria perder 400k como o amigo do Frugal Simples perdeu investindo em algo que não conhece. Eu tenho umas poucas moedas da família do real de colecionador que comprei aos pares, mas moedas de ouro são uma nota preta rsrs

    Lembro que vc tem Bitcoin mas não acredita no Bitcoin, nas outras criptomoedas ou no próprio mercado. Eu acredito que esse mercado e seus criptoativos tem muito potencial de crescimento no médio e longo prazo, dá uma lida nesses artigos, talvez te faça olhar com outros olhos para esse mercado:

    https://www.theblockcrypto.com/tiny/nasdaq-ceo-believes-crypto-has-a-bright-future/
    https://www.cnbc.com/2018/11/28/bitcoin-and-digital-assets-are-here-to-stay-says-nyse-chairman.html
    https://medium.com/@FidelityDigitalAssets/new-research-institutional-investments-likely-to-increase-over-next-5-years-729fb1ca3c52
    *Fidelity é a 2º maior gestora de ativos do mundo
    https://edition.cnn.com/2019/05/23/perspectives/bitcoin-foreign-aid/index.html
    https://www.forbes.com/sites/michaeldelcastillo/2019/05/13/starbucks-nordstrom-and-whole-foods-now-accept-bitcoin-just-dont-ask-them/?ss=crypto-blockchain#7c0acf702252
    https://coincenter.org/entry/decentralizing-bitcoin-s-last-mile-with-mobile-mesh-networks

    Novamente, obrigado pelo post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Denada sangue. Vou ler os artigos sim.
      Nao é que eu não acredite em criptoativos, é que conheço o estado e ninguém ganha dele na minha opinião. Logo eles inventam uma criptomoeda e obrigam todo mundo a usar. Vai ficar até mais fácil deles rastrearem tudo que o povão fizer. E as moedas criadas por pessoas e empresas vão sumir... Imagine passarem uma lei que diga que não usar a moeda estatal é sonegação, e a pena pra sonegadores é perder o patrimônio real.

      Excluir
  10. Olá, CF! Bom tê-lo de volta, até achei achei que ia encerrar o blog. Te acompanho como anônimo há um bom tempo.
    Certa vez vc me disse num comentário que é mais fácil atingir a IF no Brasil do que em Portugal. Disse que aqui tbm é bom de ganhar dinheiro empreendendo. Até estava (ainda estou, só adiei) estudando uma possibilidade de empreender em Portugal. Suas Colocações naquele post foram muito interessantes, mas ao mesmo tempo me fazem refletir sobre isso de fato é exequível por essas bandas tupiniquins, dado o constante cenário de incerteza da economia do país (Mesmo com Bolzo, a coisa vai demorar pra destravar e se destravar) e as históricas dificuldades que o pequeno empreendedor enfrenta neste país.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola,
      Eu vislumbro um bom futuro pro Brasil sob a gangue do Bolsonaro.
      Aqui em Portugal é meio socialista cara, se você ganha mais de mil euros já começam a engolir seu salário, ainda que pra empreender e ser escravo de seu próprio negócio seja fácil. Eu fiz isso e fechei em 6 meses pois mal pagava as contas e preferi recuperar a grana com tesouro direto. O pior aqui são os fornecedores VAGABUNDOS que não tem interesse em vender. Isso é uma dificuldade também pros portugueses, acho que é cultural.
      O Brasil é o lixo que é mas ainda tem um ambiente mais capitalista e não precisa dar nota de tudo. Aqui até pra uma bala pedem nota fiscal.
      O que eu digo é meio generalista. Se você puder empreender e manter a exposição financeira baixa (por exemplo não precisar pagar um aluguel caro) fazer dinheiro no Brasil é mais fácil. Tem um monte de ativos bons ai. Bolsa, imóveis de leilão e até tesouro. Fora o mercado consumidor.
      Aqui não tem nada disso e nem querem ter. Só um bando de esquerdistas desindustrializados escravos da União Europeia que vivem de turismo. Minha impressão.

      Excluir
  11. CF,

    Bom ver um novo post aqui. :)

    Seu avô é um bom exemplo a ser seguido: trabalho, dedicação e inteligência para saber que investir em ouro era bem melhor do que qualquer moeda do país.

    Em relação ao COE, sempre vi com uma certa desconfiança, mesmo sendo de empresas americanas sólidas.

    Boa semana!
    Simplicidade e Harmonia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Simplicidade,
      Vou postar mais em breve. Um abraço e obrigado

      Excluir