sexta-feira, 8 de setembro de 2017

CF servente de pedreiro

Aquela vaga anunciada como carpinteiro de cofragem (o cara que faz formas para por concreto em vigas) se tornou servente de pedreiro.

Uma engenheira me ligou pra falar da vaga, e disse que não sabia da questão da cofragem, mas que precisavam de vários profissionais (menos carpinteiro - carpinteiros não gostam de ser empregados, preferem trabalhar por empreitada) e de ajudante só tinha para pedreiro. Como vocês sabem ainda não tenho nível pra abraçar empreitadas sozinho, pois na carpintaria cada dia é algo novo e meu arsenal é pequeno, então aceitei fazer um teste pra servente de pedreiro e ela disse que um empreiteiro ia me ligar.

No outro dia um cara me liga, fala que o trabalho é tranquilo e que eu só precisava levar uma colher de pedreiro. Beleza, tenho uma de um trabalho em que precisei. Além dela levei algumas ferramentas mais usadas para o caso de haver necessidade e também pra dar uma impressionada, pois ninguém gosta de chatucos pidões (apesar de ajudante não ter obrigação de ter ferramentas) o que deixou minha mochila pesada.

Acordei as 5 e pouco da manhã, comi e tudo mais e saí as 6h pra pegar o metro, porém lá vi que a estação só abria as 6:30. Retornei pra casa (moro perto da estação) pois odeio esperar na rua. Prefiro caminhar e ficar 15 min vegetando no sofá. Enfim peguei o metro até a última estação, depois o trem até uma cidade ao lado, onde as 7:45 o cara me buscou de carro e fomos à obra.

Chegando lá me mostrou como fazer argamassa com betonilha, uma espécie de cimento mais leve que usam aqui pra pavimentos, usando um balde e um misturador. Bem no-brainer...

O problema foi fazer isso por 11 horas, além de carregar 56, repito, 56 sacos de cimento da calçada pra dentro da casa (22 degraus). Hoje trabalhamos das 8 as 16h.

Segundo o empreiteiro, isso foi excepcional (tinhamos que terminar o pavimento pra ele secar e já pormos o chão segunda), e a julgar pelo modo e quantidade de vezes que falou, até acho que é. Ele disse, junto ao outro empregado, que geralmente trabalham uma hora extra a mais por dia (ou seja, das 8 às 18h com uma hora de almoço) e na sexta saímos sempre ao meio dia, pois eles são de uma cidade aqui perto. Pelo mesmo motivo, iniciamos mais tarde na segunda. Achei ótimo isso, principalmente por o salário ser bem decente. Basta ver se isso não é bullshit. 

Estou totalmente destroçado. O cara até comentou que trabalhamos demais. Tenho que cuidar as costas com esse tipo de trabalho, ou vou acabar me machucando. O serviço foi bem mais pesado que na carpintaria, apesar de com o carpinteiro trabalharmos em empreitadas de 11 horas direto... Sei lá, pelo menos madeira é seca. Cimento é molhado e imundo. Eu uso calças jeans e calçado de segurança, e uma camiseta limpa pra ir e voltar. A calça não troco e volto com ela imunda mesmo por enquanto, mas vejo que pedreiros veteranos sentem vergonha (com razão) de andarem com aspecto putrefato.

O bom de trabalhar com esse cara é que o ambiente é bom, e ele reforma casas e é generalista. Faz paredes de gesso cartonado (aqui tem muita demanda disso), pintura, chão, etc, então da pra aprender bastante. Se fosse trabalho pra construtora, em prédios, iria fazer a mesma coisa sempre.

Bom, vamos ver se vale a pena. Se pelo menos até eu ir pro Brasil em janeiro for tranquilo já está ótimo. Depois eu volto e faço um curso e volto pra carpintaria, depois troco, e vou indo nessa até ter noções que me faltam pra me tornar o faraó das casas populares. 



39 comentários:

  1. Vi sua treta com o Poney e vou além, a blogosfera está ruindo. Antes a IF como auge, agora vemos caras com IF trabalhando de peão de obra e outro feliz da vida dentro da CLT. Que coisa não!

    E por essas e outras que vou ficar com o Mad Fientist e MMM. Agregam muito mais, apesar da realidade americana ser diferente da tupiniquim.

    Ex - Blogueiro

    Quanto ao Seu Madruga Investimentos, o mesmo está escrevendo um e-book e em breve voltará com a novidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vá por favor! Eu imploro que siga lendo meu blog!!!

      Excluir
    2. Conhecimento Financeiro e Corey sempre segue a mesma regra,
      "Respeite e escute minha opinião mas eu não respeito e não estou nem aí para a sua."

      É impossível debater ou dar uma ideia a esses dois, eles sempre sabem de tudo.

      Excluir
    3. Eu respeito a opinião de todos, mas confesso sim que não estou nem ai pra quase nenhuma.

      Sou objetivista e sei que quem se importa com a opinião dos outros está ralado.

      Excluir
    4. Eis que surge uma lenda, o Conhecimento Financeiro, o cara que foi morar em Portugal para ser peão de obra e acredita firmemente que vive um sonho e sua vida é um sucesso, porque faz um trabalho braçal na "europa".

      Cuidado com a lombar! Cara você é abaixo da crítica, você é ridículo. PQP, mude o nome do blog imediatamente, você não honra esse título. Sugestão: Blog do PauMandado Peão e Feliz

      Fui...

      Zé Ninguém Debochado

      Excluir
  2. Cara, quer minha dica? Furacão agora destruiu o Texas e vai fazer um estrago na Flórida. Sugiro passar um tempo trabalhando em reparo de casas nos Estados Unidos. Conhece alguém por lá? Mercado americano é mais promissor que Portugal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Heavy, não posso ir pra lá agora, mas meu plano é ir no ano que vem, por coincidência pra Flórida.

      Excluir
  3. Eu pensei que tua construiu uma pirâmide, a julgar pela imagem do post. hahaha

    Podia fazer uma comparação do teu corpo de antes do trabalho braçal e depois do trabalho braçal.

    Abraços e sucesso financeiro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pobre, acho que meu corpo não vai mudar muito pois sou fortão. Depois dos anos de arte marcial e treinamento físico funcional minha musculatura "assentou".

      Claro que dá pra melhorar, mas acho que na construção só vou ficar mais forte, não sei se a estrutura vai mudar muito.

      Excluir
  4. Ola CF,

    Servente aqui no Brasil ganharia 40 a 60 reais a diaria para trabalhar de 07.00 as 17.00 com 1 hora de almoço.

    O serviço é pesado, mas é divertido o ambiente de obra.

    Muito cuidado com lesoes ao carregar coisas.

    Abraçao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Iae VdC, onde eu vivia ai o servente tirava 80 e o oficial 150. Não tem profissionais bons na cidade onde cresci.

      Excluir
  5. Você acha que seria útil uma ferramenta que sugasse entulhos? Tipo, como se fosse uma grande mangueira que sugasse pedaços de tijolos quebrados, cerâmicas quebradas e jogasse numa caixa de entulhos que estivesse por perto.

    Uma parte dessa mangueira suga e a outra deposita os entulhos na caixa.

    Acha que economizaria tempo do trabalhador? Em relação a limpeza de paredes quebradas, chãos quebrados...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que é mais barato mandar um arigó varrer e catar tudo com uma pá e por em sacos de estopa. Comprar essa máquina, carregar pra cima e pra baixo, ligar na luz... Tudo isso consome tempo também. Teria que medir isso.

      Excluir
  6. Legal CF!

    Só tome cuidado com a postura ao carregar pesos... Para se lesionar é fácil

    Legal que está curtindo, boa sorte aí!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu inglês, estou aprendendo coisas que serão úteis pra minha visão. Isso é motivante.

      Excluir
  7. Por que quando um brasileiro fala aqui na blogosfera que quer ser juiz, médigo e engenheiro em outro país aqui na blogosfera ele é desincentivado?
    Mas quando fala que quer ir lavar privada ou trabalhar de peão em um país desenvolvido ele é ovacionado!

    Eu sei que todo trabalho é digno, e que o Brasil é um país sem chances de melhoras, mas eu jamais sairia daqui para ter esses empregos no exterior.
    Tenho planos de fazer universidade no Reino Unido ou nos Estados Unidos, e depois trabalhar como engenheiro ou advogado do ramo financeiro/comercial, ou até mesmo juiz. São sonhos altos, mas como eu, uma pessoa que nasceu e cresceu na pobreza, eu tenho que ser alguém que sempre procure fazer e ser o melhor. A catapulta para o desenvolvimento de uma pessoa desfavorecida economicamente é o planejamento e a ambição.

    Eu, quando tiver uma família, vou fazer de tudo para que meus filhos crescam saudáveis, estudem, sejam poupadores e façam uma boa universidade. Depois que arranjem um bom emprego.

    Eles devem aproveitar a burrice que a maioria dos jovens de países desenvolvidos fazem: não tem objetivos. Acha que a vida é trabalhar em lanchonetes e fazer mochilões.

    Eu admiro muito os imigrantes indianos e asiáticos em geral, que quando emigram para os EUA ou a Austrália sempre se destacam, sendo programadores, empresários, neurologistas, a maioria é assim. Olhe que eles vem de países muito dificeis de se viver.
    O brasileiro, quando emigra, já é de classe média e se deslumbra, acha que só por que o país desenvolvido, acha que só a escola da conta, e então não incentiva mais ainda os filhos. Depois o futuro dos filhos é com empregos medianos e sem poder fazer algo melhor.
    Uma vez fiquei ridicularizado quando li em um artigo de uma brasileira casada com americano, que a filha sempre tirava notas abaixo do esperado na escola americana. Depois ela escreveu que a filha era excelente aluna no Brasil (colégio privado), mas que o colégio americano era muito mais legal e que o rendimento não era tão importante assim, e ela nem precisa ler em casa mais a filha por que a escola americana já faz isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez você seja um cara esperto com uma visão de mundo diferenciada, mas provavelmente é um jovem palerma que está apostando em uma fórmula que sempre vai funcionar para pra menos de 1% das pessoas, não que eu discorde que as carreiras que você citou sejam ótimas, e longe de mim ser contra grandes sonhos. Eu mesmo estou perseguindo o meu. A diferença é que estou a anos luz do conceito de vida boa que a maioria dos brasileiros tem.

      Engraçado que minha visão dos imigrantes indianos e asiáticos é diferente da sua, olhando aqui de perto.

      Para mim escola não serve pra nada.

      Excluir
    2. Imigrantes asiáticos e indianos são maravilhosos até você ter que trabalhar com um deles.

      Claro que estou generalizando aqui e jamais poderia dizer que todos são assim ou assado. Mas já trabalhei com vários e é bem difícil de lidar. Barreiras culturais e de comunicação dificultam bastante o trabalho....

      Excluir
    3. Não é fácil ser juiz, médico ou engenheiro neste país, quanto mais no dos outros. Comumente dá-se crédito ao pessoal que emigra e se sujeita a fazer esses "trabalhos menores", pois este é um movimento arriscado. Conseguir cidadania plena em outro país é uma tarefa relativamente complicada, mesmo se você for filho de um cidadão estrangeiro; e, além disso, os peões e lavadores de vaso sanitário de lá, - dependendo do país, é claro - vivem em condições melhores e completamente distintas de seus semelhantes aqui.

      Como você pretende fazer uma universidade no Reino Unido ou EUA? É claro, através do ENEM e alguns outros exames você pode conseguir uma bolsa em uma universidade estrangeira. Mas e aí? Pode ser até relativamente fácil conseguir uma bolsa de direito em Coimbra, por exemplo. Mas você, sendo pobre, como diz ser, como subsistiria em território estrangeiro sem dinheiro e sem conhecido algum por perto para te prover abrigo durante este período de 4-6 anos? Lavaria vaso e seria peão, presumo.

      Mesmo com diploma de lá, aos olhos deles você nunca será como um nativo. Países desenvolvidos possuem leis migratórias que impedem, em partes, o tratamento igual a estrangeiros durante seleções de empresas. Um dos poucos jeitos de se conseguir um emprego decente lá é já sair daqui com um: conseguindo uma transferência em uma multinacional.
      A maioria dos bons países lá fora não são tão displicentes como o Brasil com as questões migratórias: Aqui o servente de pedreiro Severino Simento tem de disputar sua vaga com Alejandro Arenas, um engenheiro civil e técnico em edificações venezuelano que aceita trabalhar por 1/3 do que seu colega atualmente ganha.

      Além disso, que ambição é essa de viver o resto da vida como um analista, juiz ou engenheiro? São profissões melhores porque ganham mais ou porque são mais úteis? No fim, o que você fez, além de trabalhar para enriquecer os outros? Você desenvolveu a cura para o câncer? Revolucionou algum método ou processo de produção? Não, muito provavelmente. Então o que te faz tão diferente de alguém que trabalha limpando vaso? 4 a 5 anos de estudo e $2.000 a mais na conta?

      Que países asiáticos possuem vida difícil? Coréia do Norte, Birmânia, Butão, Nepal ou Vietnã? A grande maioria desses imigrantes não vêm de nenhum desses lugares, mas de países com histórico sólido de crescimento nas ultimas décadas, como Singapura e Hong Kong.

      Excluir
    4. Eu respeito os sonhos dos outros e sou o primeiro a ficar feliz com quem luta por eles.

      Mas um mancebo que nem começou a faculdade ainda vir cagar regra é no mínimo engraçado.

      Quando ele falou de que "nunca vai sair do Brasil pra ter um trabalho desses" lembrei de quando as pessoas falavam pro schwarzenegger "não quero ser assim como você" e ele respondia: "don't worry. You never will".

      Excluir
    5. É por essas e outras que prefiro ficar pobre para sempre, apenas trabalhando para sobreviver e poder comer pizza e refrigerante no final de semana.
      Pelo menos eu não preciso ser detonado por pseudo-intelectuais de blogs e you tube.
      Eu nasci para ser fracassado, não vou jogar contra o destino. Os "sabidões de finanças" sabem o que é melhor para todos é que merecem ser ricos.
      Atentem que estragar sonhos dos outros é algo muito ruim, aposto que se fosse um dos blogueiros que tivesse esse sonho e plano estariam todos ovacionando.
      Este comentário não é uma piada ou ironia.

      Excluir
    6. Todo mundo nasce para ser pobre. A pobreza é a condição natural do ser humano, cabe a você gerar valor através do seu trabalho e chegar a um patamar bom.

      Acho que você não entendeu nada aqui. Pare de se importar com o que os outros pensam ou nunca será feliz.

      Excluir
    7. Sou o Anônimo 9 de setembro de 2017 12:55

      Entendo, CF, e também entendo o outro Anon. Tenho os meus sonhos e luto por eles. Assim como ele, tenho meus planos a médio prazo de sair do país, mas não compartilho da mesma visão romantizada. Creio que o melhor é dar um choque de consciência nele agora, para que ele pesquise mais afundo e pare com essa ideia de que estudar e viver o resto da vida como assalariado o fará galgar posições melhores. Ter diplominha na mão e trabalhar com camisinha por dentro da calça social não é nada demais. Tem muito semianalfabeto que vive assim e muito poucos deles realmente chegam a algum lugar. Quem realmente enriquece e vive excepcionalmente bem em qualquer lugar do mundo são jogadores que falam de si mesmos na 3° pessoa do singular ou filhos daqueles que enriqueceram por mérito próprio. Estudo e sucesso não são sinônimos. Você pode conseguir sucesso através do estudo, mas não é via de regra. Se assim o fosse milhões de pessoas no brasil teriam suas histórias de vitória para contar.

      Antes pedreiro no exterior do que como analista de qualquer coisa no Brasil. Dependendo do país vive-se bem melhor por menos, além de não ter que se preocupar com levar uma facada ou tiro na rua ou ser atingido por uma pedra jogada por alguns pivetes de escola pública no ônibus na hora da volta pra casa.

      Abraço.

      Excluir
    8. Olha amigo, eu não consigo mais viver no Brasil, seja na profissão que for. Claro vai vir um sabichão citando alguém que ganha 40 mil reais ou que Portugal não é os USA.

      Cada um tem seus gostos e vocação, mas a vida de quem é classe média no Brasil é uma bela merda e o país é cheio de bandidos, além da cultura esquerdista latina que faz esses caras pensarem que quem compra um diploma vale mais do que alguém de profissão braçal, mesmo que este faça mais dinheiro.

      Tirando as profissões que ele descreveu que são boas por serem bastante exclusivas, a fórmula de sucesso dele é o caminho mais certo pra ser um enpregado fodido, diferente da que eu sigo, modéstia à parte.

      É o tipo de discussão que nem me interessa mais. Enquanto os cães ladram a caravana passa.

      Excluir
    9. Anônimo 9 de setembro de 2017 13:34

      Eu sou o outro Anon. Não estou aqui pra dizer que você não é capaz de fazer algo ou alguma coisa e que você não deve correr atrás dos seus sonhos. Você me parece um cara jovem, como o próprio CF disse. Eu também estou nos meus "early twenties", tenho menos de 23 anos e vinte reais na carteira, não nasci em berço de ouro, nem ao menos me considero classe média, estou desempregado e faço um curso numa merda de universidade pública. Não sou nem de muito longe um cara de sucesso, mas achei que pudesse te acrescentar algo pela pouca vivencia que adquiri junto a pessoas com que conversei nos poucos trabalhos que tive, pessoas de todas as faixas etárias e das mais diferentes formações: Engenheiros, administradores, mecânicos, eletricistas, serventes, professores, médicos...

      Uns possuíam essa mesma ideia de sucesso, se graduaram e pós-graduaram, viajaram e até foram morar fora. Hoje são analistas ou gerentes, ganham seus milhares, mas a grande maioria odeia aquilo que faze e se sente completamente insatisfeito.

      Outros terminaram o fundamental, ou o médio, fizeram um profissionalizante ou técnico e hoje são peões. Vivem uma vida regrada devido a limitações salariais e a grande maioria odeia aquilo que faz e se sente completamente insatisfeito.

      Não há muito pra onde fugir.

      No caso de morar fora. Estou te dizendo como a coisa realmente é. Chegar lá já é um sufoco, se manter é ainda pior se você não tiver dinheiro ou a quem recorrer. Isso significa que você não vai conseguir? Não, você pode e espero que consiga.

      Eu posso ser um pseudointelectual de blog ou youtube, o CF e o Wannabe os "sabidões de finanças", mas estamos todos na merda, alguns menos atolados, outros até submersos nela. Mas você não viria até aqui comentar no blog de alguém se realmente não ligasse para aquilo que os pseudointelectuais e sabidões da internet tem a dizer. Se as pessoas não ligassem para o que as outras pensam, não se vestiriam bem para impressionar uma garota ou a tiazinha do recrutamento.

      Auf Wiedersehen.

      Excluir
    10. Sinceramente, meus parabéns! Vocês venceram!

      Eu sou um brasileiro, nasci pobre, não tenho uma ascendência portuguesa e mulher nenhuma descendente de português irá se casar comigo.
      Vou me conformar e trabalhar como qualquer um, de terno e gravata torrando em repartições sem ar-condicionado. Aí eu vou poder realizar os sonhos vergonhosos de poder assinar tv por assinatura e poder comer pizza e coca-cola (original, e não as imitações).
      Eu devo ter sido alguém muito ruim em outra vida (se isso de religião existir), para todo mundo rir e zombar do meu jeito e dos meus sonhos.
      Morrerei triste, pobre e virgem. E ainda escutando Pop, Rock e Country.

      Afinal, o que que é isso? Agora estão falando que estudar é ruim e não leva ninguém há nada? Querem o quê? Que eu seja bandido? Até minhas chances de crescer através de estudos e trabalho vocês querem me tirar e desincentivar?
      Quer saber? Se eu nasci no Brasil, e nem ascendência europeia, para que eu vou querer morar fora do Brasil? Ah, como eu sou idiota. Emigração é só para os descendentes de europeus, ricos e sabidos, ou então para aqueles que se casam com descendentes.
      Eu não sou de esquerda, mas tenho que me conformar em viver no Brasil. Se eu nasci aqui devo morrer aqui.
      Só os sabidões escolhidos podem realizar seus sonhos.
      Ilusão minha acreditar que posso ter uma pelo menos uma condição de vida melhor, e viver em outro país.

      Sério, vocês conseguiram me deixar triste. Muito triste.

      Excluir
    11. Amigo, não é só trabalho que da dinheiro, e sim trabalho qualificado, que gera valor. Portanto estude sim, mas estude para desenvolver habilidades com grande demanda e bem lucrativas.

      Estudar não quer dizer simplesmente ir pra faculdade e fazer o que todo mundo faz. Se fosse todo mundo seria rico. Mas observe por um momento que eu como ajudante estou aprendendo coisas que considero úteis para realizar minha visão, porém você veio aqui me chamar de boçal.

      O que você disse é idiota e óbvio. "não saia do Brasil para lavar privada, seja juiz, médico ou engenheiro na Inglaterra.

      Eu fiz um monte de coisas na vida e evito dar conselhos. Você não fez porra nenhuma e veio aqui dizer o que deve ser feito...

      Acredito que você tenha capacidade de realizar muito na vida e não tenho um pingo de pena de você. Esse papo de "minha vida vai ser ruim, não nasci com vantagens, sou feio" é o mantra dos perdedores que preferem ficar desempregados ou ganhar mal no que se formaram a buscar outra coisa (inclusive bater cimento, por vergonha). Se entupir de lixo pra aliviar a vida nojenta ao invés de fazer exercícios e cuidar do que põe na barriga.

      Todo mundo tem história uma história triste. Agora, como você foi de conselheiro do sucesso pra vítima social tão rápido?

      Excluir
    12. Não estou nem ai onde você vai morar, cara, nem te conheço. Por mim que você apodreça ai no buraco que mora.

      A questão é que você veio criticar os brasileiros que saem do país pra lavar prato, mas ainda é um Zé ninguém.

      Excluir
    13. Raramente entro neste embates, pois para mim qualquer opinião contraria a do idealizador da crítica é chover no molhado.

      Nos últimos 20 anos de vida trabalhei em diversas áreas e tive contatos com diferentes tipo de profissionais, do mais alto escalão ao mais baixo escalão.

      Fica a pergunta: O que realmente faz as pessoas serem bem sucedidas em suas profissões? Diplomas, certificações etc ? Definitivamente não!

      Para você ser bem sucedido em algum campo especifico tem de desenvolver habilidades únicas e se diferenciar da manada fazendo algo que seja demandado pelo público , empresas etc.
      Portanto não observo utilidade em possuir uma pilha de qualificações caso sua área de atuação fique saturada, também não adianta gastar 500 mil em formação para aumentar seu salário para parcos 1000 ou 2000 reais. ( Noções de matemática financiara básica), quando curva de retorno de um projeto é menor do que qualquer aplicação que exija menos qualificações e consequentemente menos dinheiro , não convém perder tempo demasia neste projetos.

      Esta discussão se resume em uma lei economia simples: Oferta e demanda.

      Você pode ser um especialista com currículo intocável, mas caso sua área de atuação não seja demanda pelas pessoas vai se encontrar em maus lençóis , além de não possuir diferenciar para competir com os demais profissionais no mercado pelas melhores vagas disponíveis no mercado, provavelmente você tende a perde muito dinheiro e se tornar um profissional frustrado.

      No meu caso especifico só consegui ganhar dinheiro de fato quando tirei da cabeça o pensamento de manada que não existe formula certa ou receita do bolo, porém nessa vida quem não agrega valor ou desenvolve habilidades únicas vai estar fadado a mediocridade.

      Albert Einstein: Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes.

      A pergunta certa é o que você esta fazendo para se diferenciar dos demais?


      Possui experiência real ? Aqui é onde realmente diferenciamos teóricos de profissionais gabaritados.

      Por ultimo você contabiliza quanto gastaria em formação e quanto isso retornaria em maiores salários ao final do período? Um grande percentual dos jovens fazem faculdade para encher linguiça, infelizmente no final do processo muitas destas faculdade não agregam nada em termos financeiros. Após o longo processo de formação este jovem pode terminar com uma dívida enorme e tendo que trabalhar para empreiteiros, empreendedores e outros com menor qualificação , porém que agregam mais valor aos clientes.

      A não ser que você faça uma área técnica onde sua habilidade pode ser medida por exames específicos: Físico , engenheiro químico, neuro cirurgião etc Nichos de mercado que podem lhe diferenciar de todo resto da manada.

      Mesmo nestas áreas citadas acima se a manada entrar no mercado, provavelmente o piso salarial , vagas etc vão sumir do mercado na velocidade da luz , não interessando quantos certificados você possua em determinada área.


      Este processo ocorreu ainda na década passado com curso de advocacia,engenharia etc
      Hoje vemos doutores ganhando menos que pião de obra raso, sendo que os mesmo precisam gastar duas vezes mais para se formar.


      Abraço














      Excluir
    14. O que significa estudar para um jovem atualmente? Diploma e teoria?

      Estudar = Conhecimento científico obtido por observação, teoria e prática.

      Quando você entra na engrenagens do sistema de ensino você apenas replica modelos criados por idealizadores do sistema com objetivos claro de obter certificados para poder exercer determinadas profissões.

      Estudar vai muito além do que é vendido nas faculdades: Você estuda quando esta fazendo observações e desenvolvendo hipóteses, replicando teorias na prática do dia a dia.

      Convenhamos decorar meia dúzia de regras em livros não faz de ninguém um bom profissional tão pouco estudioso.

      Muitas cientistas e empreendedores que revolucionaram a humanidade não tinham se quer reconhecimento da academia ( diplomas de doutores), mas fizeram fortunas ao se destacar em suas respectivas áreas de atuação.

      Grande parte das invenções realmente úteis foram desenvolvidas por pessoas que cagavam e andavam para o sistema de ensino formal.


      Albert Einstein trabalhava num escritório mofado com burocracia e carimbos, sendo que anteriormente passou dois anos desempregado logo após se formar.

      Nicola tesla foi demitido pelo Thomas Edson e passou dois anos cavando buracos antes de conseguir um investidor para suas pesquisas.
      Segundo costa sobre a biográfica de tesla.

      Algumas fontes referem que recebeu graus de bacharelato da Universidade ed Graz.No entanto, a universidade afirma que não recebeu nenhum grau e que não continuou os estudos após o primeiro semestre do terceiro ano, durante o qual deixou de assistir às aulas.


      A lista é longa! Criar valor, é isso que realmente importa para sociedade.

      Você pode ter centenas de diplomas e criar pouco valor para empregadores e para sociedade, consequentemente se tornar apenas mais um na engrenagem do sistema.


      Abraço





      Excluir
    15. Muito preciso, mestre.

      Tem cara achando que eu quero seguir a carreira de pedreiro ou estou pregando que meu modo de vida serve pros outros. Estou é aprendendo coisas que tem a ver com meu projeto e ainda sendo pago por isso.

      Esses caras acham que o único modo de ser ou aprender algo, e pior, de ganhar dinheiro é comprando um canudo. Olhe os comentários do cara resignado a trabalhar em um escritório e ganhar mal pro resto da vida... Enquanto isso fico rico.

      Excluir
    16. Meu pai é pedreiro e meu avô caseiro e eles nunca quiserem que eu fizesse trabalho braçal.
      Eles estão sempre sujos e cheios de dores (principalmente meu pai). Meu pai até falou que estava cansado, e se emocionou dizendo que se pudesse voltaria a estudar, pois depois de 25 anos trabalhando o desgaste é muito grande. E ele tem pressão alta e problemas de colesterol. Meu avô é mais cabeça dura, mas já teve um infarto enquanto trabalhando.
      E meu tio materno teve um AVC e ficou inválido aos 36 anos, ele também era pedreiro, estava fazendo um reparo na própria casa, em um domingo. Enfim, tanta experiência assim na minha família faz com que eles jamais queiram que a nossa geração trabalhe braçalmente.
      Se eu aparecer lá em casa dizendo que vou virar peão é capaz até de meu pai e meu avô me bater rs.
      Eles me falam que é para eu ser doutor. Detalhe: a gente nunca passou fome, mas nunca nem formos de classe média, no natal, comiamos arroz e ovo. Até algumas roupas eram usados do meu pai.

      Eu entendo o anom. 10:10, ele está parecendo um pouco irredutível, mas é aquela velha questão de cada um ter um sonho. Tem um primo meu disse que vai ser a nova estrela do pop. Faz curso de canto, inglês, é bem determinado. Ele pretende ir para Los Angeles em breve. Eu particulamente acho difícil. Mas se ele quer, o que eu vou fazer? Falar que ele é um pirralho sonhador? Deixá-lo triste? Embora ele precise saber sobre a realidade de empregos no exterior.
      Quando eu estava precisando de grana no começobda faculdade, eu trabalhei de garçom uma madrugada inteira e fiquei quebrado. Muito ruim. Para trabalhar apenas por um período com emprego braçal tudo bem, agora fazer disso uma carreira não passa na minha cabeça.

      Excluir
    17. O que falta para trabalhadores braçais é conhecimento de finanças e contabilidade,fisiologia e tecnologia.

      Trabalhei mais de 10 como pião e posso afirmar isso com propriedade, conheci profissionais que só em bicos tiravam em torno de 5 mil reais a.m + salário fixo de 3 mil. Em tempos áureos do boom da construção tirávamos quantias realmente grandes pegando trabalhando de terceiros.

      Alguns pedreiros que conheci chegavam a tirar 13 mil reais a.m, isso mesmo 13 mil reais a.m.


      Agora pergunto aonde era gasto todo este dinheiro? Bar , putaria, esposinha , filhos etc.

      O que ganhava dum lado perdia no outro! Outra este lance de trabalho pesado ( dor nas cotas) em grande parte é por trabalhar errado sem ferramentas adequadas.

      Lógico que todo mundo quer trabalhar com cérebro em vez de músculos , mas temos que ser sinceros quando o trabalho não gera valor para o empregador , sociedade etc você vai receber quantias diminutas pelo mesmo, neste aspecto convém trabalhar 10 anos no pesado para ficar rico e depois largar mão dessa vida em vez de fazer média com chefe tetinha de escritório para receber 1.500 a.m. líquido de ir ao final do mês.

      Enquanto novo e com vigor físico temos que ganhar dinheiro, depois com mais patrimônio podemos direcionar nosso conhecimento realmente para o que importa.


      Cito como exemplo meu caso , sou pianistas amador e tive que estudar mais de 6 horas por dia para adquirir técnica acurácia. Agora pergunta quanto ganha um profissional nessa área? ganha ninharia tocando em bares.

      Mesmo processo se deu com advocacia, engenharia, ADM.
      Sou prova viva do que estou falando: A maior parte dos meus colegas ostentado currículos e certificado com 30 anos não tem uma fração do que construi como pião e posteriormente maximizei no mercado financeiro pelos últimos 7 anos.

      Isso porque fui pelo caminho do anon sonhador dos 15 aos 25 , caso contrario hoje estaria milionário e poderia fazer tudo que me desse na telha.

      Perdi rios de dinheiro com cursos , certificados etc Embora isto tenha me ajudado em algum aspecto não me fez ganhar dinheiro no mercado.

      O que importa é ganhar dinheiro: Se você vai trabalhar num escritório para ganhar 3 vezes menos que um trabalhador braçal algo esta errado na sua área de atuação.

      CF se me permite uma crítica construtiva: Independente da área você deve ganhar dinheiro suficiente para que disponha de quantias suficientes para aportes posteriores no mercado de capitais, acredito que seja possível trabalhar e ganhar dinheiro suficiente para se ter aportes razoáveis.


      Abraço












      Excluir
  8. Interessante esse causo, CF!

    Conhecimento nunca é demais e esse tipo de trabalho sempre vai ser valorizado.

    Só tome cuidado ao carregar coisas pesadas. Tenho alguns conhecidos que começaram trabalhando em transportadoras aqui no BR e acabaram machucando coluna e joelhos. A recuperação é demorada e a maioria deles ficou gordo pra caramba por não poder fazer exercício e nunca mais voltou a ser como antes.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha não quero ficar assim.

      Habilidade na construção civil é sempre uma carta na manga como emprego, mas meu objetivo é virar mestre de obras mesmo, para as minhas próprias construções.

      Esses caras estão me enchendo o saco por estar aprendendo coisas novas, como se passar um tempo como peão fosse o fim da linha.

      Excluir
  9. E muitos acham que se trabalhou de peao teu joelho coluna bracos e seila mais o que estao condenados...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No meu caso, se eu ver que vou prejudicar minha saúde pulo fora.

      Excluir