terça-feira, 5 de setembro de 2017

Carpintaria de tosco

Olá amigos,

Nos últimos dias enviei o currículo para algumas vagas em uma área da construção que lida com fundações e vigas da obra, a carpintaria de cofragem, ou de tosco. Trata-se principalmente de construir formas de madeira e fabricar vigas de concreto armado - a espinha dorsal das casas e dos prédios.


É uma área com várias vagas abertas, inclusive pra trabalhos em outros países como Bélgica, Alemanha e França, com viagem, alimentação e estadia pagos pela empresa (além de maior pagamento).

Carpinteiro bom arruma trabalho em qualquer lugar do mundo e isso é muito legal. O problema para os empregadores é justamente esse. Carpinteiro bom prefere trabalhar por empreitada, e não como empregado pregando tábuas na lama, dobrando ferro e batendo concreto.

Eu não tenho outra escolha. Preciso desse conhecimento e vivência. Não me adianta muito ficar de ajudante em carpintaria de limpos, onde um dia coloco um rodapé, em outro monto uns guarda-roupas, em outro coloco painéis, encaixo chão, em outro instalo fechaduras, etc, e aprendo pouco efetivamente pra minha visão. 

Busquei vagas de aprendiz ou ajudante (mesmo pra isso pedem alguma experiência) e vou jogar com a que adquiri até agora. Fui chamado pra me apresentar essa semana em um local que, dizia o anuncio, davam uma espécie de formação... Vamos ver o que me espera!

Cursos por enquanto esqueci. São longe demais de onde eu vivo e vou insistir na ideia de ser pago pra aprender, pelo menos até minha viagem ao Brasil em janeiro. Em relação à ela, quando estiver perto vou pedir que meu patrão simplesmente me desconte os dias de falta ou peço demissão.

Já estou com minhas próprias ferramentas, e como disse outro dia, você é visto de outra forma (e aprende mais). Se quiser trabalhar com construção, invista em ferramentas aos poucos. Se alguém tiver interesse podemos falar das ferramentas individuais que todo mundo tem que ter.

Também comprei estes dois livros pra papirar:



Se algum engenheiro civil conhecer material para comentar agradeço. Como esse material é caro! Não admira que a profissão seja blindada. Aqui em Portugal acho os livros ainda mais caros que no Brasil.

Ai no Brasil meus tios engenheiros terminaram de construir um pequeno prédio. Que inveja!

Comentei algumas vezes sobre como os naysayers agem quando eu falo de negócios na construção. Sempre surge alguém pra dizer: "roubaram até as janelas na obra do tio tal". Minha resposta hoje é: "porque ele não larga a construção pra trabalhar contigo?". A resposta é sempre uma risadinha sem graça.

Se as pessoas soubessem fazer dinheiro fariam, não falariam. Para se aprender a fazer dinheiro se deve observar, jamais ouvir seja quem for.

No lazer temos ido à Costa da Caparica. Praia ótima e com boa estrutura, água calma e transparente (dá pra ver seus pés com a água no pescoço) e diferente do Cascais, a única praia daqui que conhecia, a água não é gelada. Sinceramente achei bem parecida com algumas praias brasileiras.

Ah, o salário da vaga que me chamaram é muito bom.

Por enquanto é isso.

14 comentários:

  1. Muito bom CF, sucesso na empreitada.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Certo você de já ter todas as ferramentas.

    Não tem coisa pior que pagar pra um "profissional" fazer um serviço pra você e ver que ele não tem metade das ferramentas necessárias.

    Eu em casa tenho ferramenta pra um monte de coisa. Pequenos reparos hidráulicos, furar uma parede, consertar algum móvel de madeira, tudo isso eu mesmo faço em casa. Deveria até pensar em fazer uns bicos pra aproveitar melhor todas essas ferramentas que eu tenho aqui...

    Tomara que dê certo essa vaga que você está de olho!

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Iae IW, cara que não tem ferramentas nem merece ser ouvido. E os ajudantes tem que ir comprando as suas aos poucos, pra se tornar mais independentes e aprender maos rápido.

      Um abraço!

      Excluir
  3. Fala CF

    Com esta sua vontade de aprender - teoria e a prática - a pavimentação para o caminho do sucesso está sendo construída.

    Boa sorte nesta nova empreitada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Puts, tenho muita vontade de aprender esses negócios.

      Excluir
  4. Boa sorte CF, forca na empreitada.

    ResponderExcluir
  5. Cara, muito bom, cada vez mais você aprende e já investiu em ferramentas próprias, você em breve vai estar postando aqui que está cheio de "trampo" e ganhando muito $$$$

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Stifler, espero que sim!

      Meu, peça desculpas por ter azucrinado nosso amigo VdC.

      Excluir