quarta-feira, 29 de março de 2017

Ter hobbies úteis que dão dinheiro

Já notaram como parecem existir estereótipos de povos mais trabalhadores que outros?
 
Não sei se isso é verdadeiro e nem me interessa discutir os motivos, mas uma coisa que observo em algumas culturas é que existe uma forte filosofia de trabalho em detrimento a outras, que valorizam mais a educação, outras ainda parecem dar mais valor à diversão e o lazer. Esses estereótipos estão presentes até regionalmente e entre estados de um mesmo país.
 
Hoje em dia existe a babaquice do politicamente correto, portanto essa é uma questão que deve ser abordada com cuidado. Mas é fato que as gerações passadas eram mais ossudas e trabalhadoras. Reclamavam menos e colocavam mais a mão na massa. Era "feio" ficar sem fazer nada, e mesmo no tempo livre as pessoas tentavam fazer algo útil, nem que fosse cortar a grama ou colar uma cadeira quebrada. Pessoalmente tenho pouca paciência com pessoas que não sabem fazer coisas básicas, como assar um simples churrasco ou limpar a casa, e ainda se orgulham disso.



 
Com a popularização do ensino superior, muitas profissões braçais ganharam estigma de profissão de pobre ou de dominadas por pessoas ignorantes, o que contribuiu para as novas gerações saturarem profissões mais intelectuais com profissionais inexperientes e de menor qualidade.
 
Durante a vida me afastei de profissões braçais, pois meus pais martelavam que profissões boas eram aquelas em que se sentava na frente de um computador, com roupa social, o resto era lixo. O resultado financeiro disso foi curiosamente inverso. Todos os empregos que tive pagavam mal, muito mal, e não me davam a possibilidade de compensar com mais horas de trabalho. Isso me deixou frustrado pois eu queria ser capaz de compensar meu salário baixo com o bom e velho trabalho duro.

Aqui deixo um parêntese. No Brasil temos o péssimo costume de sermos remunerados por mês ao invés de por hora de trabalho (recebendo no final da semana), enquanto se tem alguma ilusão de que as leis vão nos proteger e fazer pagar as horas extras. Aí o cara trabalha 10 horas por dia e ganha R$ 3500,00 e outro trabalha 8 e faz 3 mil. Qual ganha mais? O segundo ganha mais pois trabalha menos horas por mês, ou seja, isso é um desestimulo ao trabalho. Nem vou falar que o cara que trabalha 10 horas abre mão de sua correta remuneração para não perder o emprego ou ser visto como vadio, além de, por fazer mais dinheiro, pagar mais imposto. Temos isso na nossa cultura tupiniquim... Ou você se deixa explorar, ou é demitido ou visto como vagabundo.


Físico deprimente, stress, bolso roto, depressão.
 
 
Hoje em dia o sistema de ensino nos torna super especializados em uma única área de formação, pois vendem a ideia de que é através de mais e mais qualificação formal que se ganham melhores salários. Quando criança lembro que já ouvia "hoje a faculdade não chega, tem que ter uma pós...". Sorte minha que sai desse espiral e parei de sustentar o sistema de ensino antes da velhice. Meus pais não tiveram a mesma sorte. Se tivessem aportado em poupança o que investiram em estudo, e aprendessem um pouco de finanças pessoais, as próximas gerações estariam garantidas... Meu pai nunca alimentou o suficiente a previdência estatal (certo ele), mas também nunca aportou em ativos geradores de renda e por isso morrerá na miséria com seus diplomas. É amigos, seus diplomas não valem de nada no fim da vida se não tiver a IF ou filhos benevolentes.
 
Muitos discutem o que fazer depois da Independência Financeira, quando e se ela vier, pois isto pode se tornar um problema. Ficar o dia todo sem fazer nada é um dos caminhos mais rápidos para a loucura, e vendo um seriado chamado Counting Cars (Loucos por Carros - no Brasil) onde os caras restauram carros antigos para vender e se divertem muito como se fosse um hobbie vi que daqui a uns anos, quando e se a IF chegar para mim, não vou ter nenhuma atividade produtiva caso não comece a agir agora. Além da oficina, o protagonista e seus sócios também tem uma loja de tatuagens, um restaurante e uma banda de hard rock, e tem o tipo de vida que eu gostaria de levar. O cara não é "alfa" nem nasceu milionário. Pelo contrário - nasceu numa família operária e decidiu tornar seus hobbies rentáveis.
 
Decidi estudar coisas de áreas que gosto, construção e carpintaria. Nos últimos anos observei inúmeras vezes onde gente sem estudo formal algum fazia em uma empreitada de alguns dias mais dinheiro que eu em um mês inteiro (pergunte a quem compra imóveis ou carros de leilão).

Outro detalhe: Com seu curso universitário você pode arrumar emprego em qualquer lugar do mundo? Se você não for médico/dentista (que fale belga)/enfermeiro ou um puta cara de computação, sinto muito.

A ideia de que vou poder, além de ter minha loja, trabalhar em um ou outro projeto é bem satisfatória. Além disso minha profissão de formação é meio inútil quando a economia está ruim.

Se você achou minha opinião interessante e quer uma dica, comece a montar sua caixa de ferramentas que vai usar pro resto da vida e observe o tempo que gasta diariamente no Facebook e assistindo porcarias.
 
 

45 comentários:

  1. Parabéns ótimo artigo. No Brasil temos que saber fazer de tudo. Eu sou professor de Matemática, mas sei trabalhar de pedreiro, sei alguma coisa sobre eletricidade, encanamento, carpinteiro, serviços gerais. Eu já tenho minha independência financeira, casa quitada e eu mesmo corto a grama do meu quintal já meu vizinho ferrado paga para cortar a grama dele fazer o quê? Que cada um colha no futuro o que plantou no presente é simples assim. Nos dias de hoje não podemos nos dar ao luxo de não adquirir conhecimento em todas as áreas possíveis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Painel. Um prazer vê-lo aqui.
      Ser uma pessoa útil e de valor é importante não só no Brasil como no mundo inteiro.

      Excluir
  2. Caramba que texto incrível! É sempre uma grande prazer estar aqui.
    Atualmente estou na faculdade, e vejo os meus colegas desempregados, e sem estágio falarem sobre pós-graduação. COMO ASSIM!?
    Vão pagar 100k na faculdade, saírem desempregados e gastar mais 30k em uma pós?
    Tem que ser muito idiota mesmo. Pois já bastou entrar na faculdade pra saber que você foi feito de trouxa pelo sistema. A mídia é a grande culpada dos fracassos, ela te vende um mundo perfeito que não existe. A gente tem que confiar no nosso instinto!
    Grande abraço meu amigo. Continue postando!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Einstein.
      Sobre a pós, salvo em atividades muito específicas, elas não ensinam nada nem são valorizadas pelo mercado. É praticamente atirar dinheiro pela janela se não trouxer bons contatos (é difícil) em dois anos e não causam retorno financeiro segundo uma pesquisa que vi.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Excelente post.
    Eu faço muita coisa, raramente pago para alguém fazer.
    Esse seriado citado é muito bom. Os caras sabem muito.

    Minha idéia é igual a sua. Depois que atingir a IF vou colocar uns hobbies em prática.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. CF, seus textos são simplesmente sensacionais!

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Olá, CF. Gostei muito do post. Eu sou um desses que não sei fazer muitas coisas na vida! Apesar de ter graduação e pós. Pode dar mais ideias de áreas além de construção e carpintaria que são interessantes de aprender?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Tem muita coisa importante pra aprender, desde dirigir a usar um computador. Imagino que saiba formatar o seu, não? Quem não sabe tem que deixar R$ 70,00 (acho) na mão do técnico. Quem gosta de cozinhar um dia tornar esta sua atividade principal se surgir a oportunidade.

      Tente se tornar mais auto-suficiente a cada dia, e pense em algo que goste de fazer pra desenvolver como hobbie ao invés de simplesmente fazer algo inútil o tempo inteiro, como a maioria faz.

      É importante não só se tornar melhor na sua profissão mas também aprender suficientemente outras. Eu uso esses exemplos da área da construção pois muita gente não vê nenhuma saída do Brasil, mas quem domina essa área pode ir pra quase qualquer lugar e ter uma vida melhor que a da maioria com formação superior no Brasil.

      Excluir
    2. Formatar computador eu sei! Dirigir também...

      Excluir
    3. Agora aprenda a navegar pequenas embarcações, rapel, primeiros-socorros, atirar com armas de fogo e técnicas de fabricação de alguma coisa.

      Excluir
    4. Navegar pequenas embarcações, gostei da idéia, nunca havia pensado nisso e sou apaixonado pelo mar, não somente praia, mas o mar aberto. De certa forma você me deu uma excelente dica, agora como por isso em prática morando em MG que é o problema rs. Queria lhe fazer uma pergunta, so responda se sentir cofortável logicamente, vc disse q sua área é inútil na crise, qual é sua área?

      Excluir
    5. Qualquer dia eu conto em um post bem esmiuçado pra não gerar críticas infundadas.

      Excluir
    6. Sa F, vc é de MG, mas tem um voo BH <> Cabo Frio, com um marzão a sua disposição. Aliás, só tem mineiro em Cabo frio rs

      Excluir
    7. Aqui em Portugal os mineiros estão por todos os lados. Amigo meu que morou na Nova Zelândia disse a mesma coisa. Que povo que gosta de migrar, eim?

      Excluir
    8. Pois é, bom mineiro é apaixonado por praia e mar. É a questão de dar mais valor ao que não se tem, ou não se tem fácil rs. Não é somente mineiro que gosta de migrar não heim, deve ser apenas coincidência. Mas por falar em migrar, tem vaga de emprego ou serviço aí em Portugal pra me indicar rs. To precisando kkkkk

      Excluir
    9. Pra indicar não, mas se você for das áreas da construção civil, tem emprego em todo lado...

      Excluir
    10. E para áreas de TI e tecnologia, geralmente comentam que a Europa é em sua maioria carente destes profissionais, será que Portugal também está assim?

      Excluir
    11. Sinceramente não sei. Aqui tem algumas startups e até um encontro grande com gente dessa área bem famoso. Mas já vi gente reclamando que, por causa da UE é melhor trabalhar nessa área em outros lados.
      O que posso dizer é que vejo muita gente mexendo com isso em pequenos estabelecimentos, e sao em geral imigrantes.
      O problema dessa area é que, diferente da construção, não se acha trabalho sem contrato, e agora está bem difícil contratarem sem residência legal aqui.

      Recentemente um conhecido da minha mulher veio com a esposa dele pra Alemanha, transferido do Brasil, pra trabalhar com TI. o que vejo é que para casos de trabalho com contrato, a TI é o ramo que mais contrata estrangeiros. Não posso te ajudar mas estímulo que continue estudando maneiras e talvez mande uns currículos pra ver no que da.

      Excluir
    12. Entendi. Obrigado pelos comentários. Abraços!!!

      Excluir
  7. Muito boa a observação eu mesmo fico pensando sobre minha formação, não consigo atuar em lugar algum a não ser aqui. Me arrependo um pouco por isso.

    Já tive um hobby que foi rentável "lan house" eu era viciado e ganhava para jogar com amigos todos os dias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Explorar os vícios dos outros dá dinheiro. Falando nisso estão pra liberar jogatina no Brasil...

      Excluir
  8. Muito bom o post C.F., tocou principalmente no ponto que me dá mais raiva do pai. O mesmo enchia o saco pra fazer faculdade, "estuda meu filho pra ser alguém na vida". Estudei e aí?! Continuo na merda e até pior que os semianalfabetos em termos de renda mensal.

    Eu achei que tinha até parado com o blog, o meu deu pau, só descobri que estava na ativa por causa de outro blogueiro.
    Se puder atualiza no seu blogroll? pobresofredor.blogspot.com

    Abraços e sucesso financeiro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Atualizei. Ainda bem que continua com seu blog pois gosto muito dele.

      Os pais devem ter feito o melhor que puderam, mas a fórmula mudou, e a gente vai encontrar muita resistência que passou a vida tendo o cérebro lavado por esse sistema encaixotado que só leva as pessoas a perder dinheiro e ficarem frustradas com a vida.

      Excluir
  9. Costuma bloquear comentários? Se sim, porque?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hoje bloqueei dois que eram letras de música de anime. Geralmente bloqueio uns 3 por post, não por ser opinião contrária, mas por não ter nada a ver com o assunto, ou por ser propaganda pura do próprio blog na cara de pau.

      Agora me diga por que diabos isso é da sua conta.

      Excluir
    2. Não eram musicas de anime não! Fica falando essas coisas por ai pros outros sem saber.

      Não é possível que não tenha entendido.

      Excluir
  10. Tem um blogueiro ai que diz viver arrependido. Porque segundo o mesmo, quando ele chegar na IF, vai querer voltar ao passado com a IF, ou seja, se ele atingiu a IF ao 40,45 anos, vai querer voltar na época de quando tinha 20 anos com a grana que tem aos 40.

    Uma ideia louca, me parece desanimadora rs. O que acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se foi um momento feliz da vida dele acho interessante ele tentar emular. A escolha é de cada um.

      Excluir
    2. Ele não quer emular, quer voltar mesmo a ter 20 anos, isso que achei estranho.

      Deve tá assistindo muito de volta pro futuro.

      Excluir
  11. como faço pra assinar o feed do blog?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que eu tirei essa opção. Tem que vir aqui de vez em quando ver se tem algo novo.

      Excluir
  12. CF, vou te falar que eu já faço isso!

    Meu principal hobby me dá cerca de 100 a 250 quando exerço com remuneração.
    Resolvi a pouco que vou começar com Vídeo e Fotos! Ia até gastar 2k numa câmera pra fazer videos de qualidade agora, mas tive um imprevisto e vou ter que esperar. Mas a meta é gerar grana com a câmera.

    Passa no meu blog futuramente pra ver se vai rolar, e pra opinar também.

    Vlw

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, vou acompanhar seu blog sim.

      Legal seu hobbie, já fiz trabalhos com isso e pra quem investe em equipamento, técnica e contatos pode valer a pena.

      Nós reclamamos tanto da vida, mas da pra ficar bom nos hobbies e eventualmente viver do que gosta de fazer.

      Excluir
  13. Uns cursos que tenho vontade de fazer é na área de culinária.
    Aprender a cozinhar, fazer pizza, fazer bebidas, etc.
    Modéstia a parte, eu cozinho bem pra caralho, mas só sei fazer o básico. Minha namorada também cozinha bem e adora programa de culinária.
    Tenho pensado em fazer cursos profissionalizantes e estudando por conta própria, quem sabe não vira no futuro uma oportunidade de negócio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gosto desse ramo e me considero um bom cozinheiro. Claro que trabalhar em uma cozinha profissional pode ser bastante difícil, mas tem trabalho em tudo que é lugar, inclusive fora do Brasil e não é difícil conseguir.

      Tem vários modos de empreender ligados à alimentação, desde comida congelada da própria casa.

      Excluir
  14. CF, querem me pagar 50,60 reais pra fazer declaração de imposto de renda. Não é difícil de fazer, o que acha?

    É só saber o que é rendimento tributável, o que já ficou na fonte, o que se pode deduzir e cuidar pra não declarar valor de algum bem por valor de mercado e sim por custo de aquisição.

    Tem que ter os comprovantes de despesas com médicos, gasto com educação, dependentes, pra comprovar que se pode deduzir.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu faço a minha e a da minha esposa a alguns anos. Depois de um tempo fica relativamente fácil, e qualquer problema é só tirar dúvidas com algum profissional de confiança, na receita ou mesmo na internet.

      Se você se sente confiante, não vejo porque não fazer. Sugiro ter todos os comprovantes e documentos necessários antes de começar pra não ter que correr atrás das pessoas depois, e não mentir nem fazer nada ilegal.

      Quanto ao valor do seu serviço, não sei sugerir um valor adequado.

      Excluir