quarta-feira, 22 de março de 2017

Os problemas de comprar um imóvel em Portugal

Bom dia amigos, hoje lhes trago mais um post sobre minhas percepções a respeito deste país que escolhi para viver. Espero que gostem, notem que em tudo existe exceção, e que essas são apenas minhas opiniões. Tudo é a título de curiosidade e não deve ser lido com tom de indignação.
 
Portugal... Um lindo país com muita história e beleza. Segurança, transporte e custo de vida baixo. Alguns desastres naturais de vez em quando, mas aparentemente tudo bem. O lugar perfeito para viver, não?
 
Poderia ser, mas não é. Nenhum é, como sabemos, mas para não ser considerado apenas uma "colônia de férias", respeito à propriedade privada é vital, coisa que não parece existir aqui quando o assunto são imóveis.
 
Já pensei em comprar um imóvel aqui no futuro, daqueles muitos numa pequena cidade perto da praia pra que "a mulher plante flores para alegrar o coração" (Homem Mais Rico da Babilônia), mas enquanto a situação não mudar de maneira drástica, não irei.
 
Vou falar de duas questões relativas a este que considero o melhor ativo real de todos, junto à empresas lucrativas. Comprar pra morar, e comprar para alugar.
 
Comprar pra morar automaticamente torna o imóvel um passivo, pois o dinheiro investido deixa de por rendimento no seu bolso. Pode ter todos os benefícios do mundo, mas em essência continua um passivo. Pode ser um passivo menor que pagar aluguel, uma vez que ele for seu, mas continua um passivo.
 
Eu quero ter uma casa como propriedade da minha família um dia, mas em primeiro lugar, não vale a pena adquirir um imóvel de aluguel aqui. A renda paga é muito baixa, e não é este o problema principal, e sim não poder corrigir esse valor de maneira suficiente ao correr dos anos, se ele estiver arrendado nos termos antigos. Tem gente que paga 200 Euros ou menos ou menos por locais comerciais onde a renda poderia ser tranquilamente 2 mil Euros. Isso mesmo, o valor não muda nunca, e muita gente vai se aproveitar disso pro resto da vida.
 
Quanto aos novos contratos, até podem ser denunciados e tem prazos menores, mas também em geral não vale a pena pois tem muito imóvel vazio (economia ruim) então o senhorio quase nunca vai tentar renegociar, ou o arrendatário vai embora, e ai fica à mercê da correção que o índice do governo sugere, mas ele nunca é aplicado pois é tão baixo que não vale o trabalho de se mudar o contrato.
 
Muitos imóveis são herdados, e geração após geração da família vive nele (verdadeiras fortalezas de pedra) e por isso seus donos os alugam para outras famílias e as caves para pequenos negócios - geralmente administrados por quem já é reformado e não depende da empresa para viver.
 
Porém observo que esta opção de investimento é, na verdade, a falta de opção por algo melhor. Já que você tem o imóvel vazio, o aluga. Mas e quem recebe um imóvel em ruínas, como é o caso de centenas de milhares espalhados pelo país? Faz o que? Gasta milhares de Euros para renovar e alugar por uma merreca? Por isso as cidades portuguesas tem essa aparência decrépita e miserável, ainda que conserve a imponência de outras épocas principalmente nos prédios públicos e de famílias importantes (geralmente empresários).
 
Os prédios modernos todos tem a arquitetura comunista de Brasília, tornando a área extremamente feia pelo contraste do moderno-comunista com o antigo-ruína.
 
É bem verdade que o setor de construção civil é o último a ruir e Portugal está eternamente em restauro, mas muitos imóveis destruídos em áreas excelentes e super valorizadas nunca vão ser renovados, pois o custo não compensa. Imagine lá você, que faz seus 1000 Euros ao mês, herda junto aos 3 irmãos um prédio que precisa de 200 mil Euros para reformar. Um dos seus irmãos mora na França a 20 anos. Outro tem bastante dinheiro portanto não se importa em flipar este negócio. Sua irmã não tem um centavo pois também tem 4 filhos e é dona de casa. Fazer o que com o prédio? Deixa lá todo ferrado... Uma lástima.
 
Ai você pensa que vale a pena sim, reformar para vender. Bem, no site desta empresa de investimentos imobiliários explicam um pouco a respeito das taxas e impostos. 25% da renda, 25% da "mais valia"... Pro governo que não fez nada.
 
Uma dessas consultorias de investimentos faz até artigos sobre alugar o apto. no Airbnb como alternativa pra lucrar um pouco a mais. Que desespero! Conheci um cara que aluga dois apartamentos para turistas pelo serviço e lucra bem. Segundo ele, tira € 900,00 mensal em um apartamento que renderia € 400,00 normalmente. Mas quem vai comprar um apartamento para alugar através do Air-bnb, o qual já está sendo vítima de discussão por, apesar do dono poder alugar como quiser seu imóvel, os vizinhos reclamam por chegar gente estranha no prédio de madrugada, fazer barulhos com malas e tudo mais. Pra quem for fazer isso sugiro estudar bastante o ambiente jurídico.
 
Ok, e comprar pra viver?
 
Uma coisa que me incomoda muito aqui são as casas e prédios serem colados uns nos outros. Comprar algo caro como uma casa tem que ter como principal atributo lhe dar paz, ou você estará preso em algo de baixa liquidez e totalmente ferrado. Se seus vizinhos forem ruins? E se o prédio deles colado ao seu estiver podre e cheio de infiltrações?
 
Outra coisa é que não tem garagem, portanto os carros ficam amontoados nas calçadas e até estacionados no meio da rua e nas esquinas. Para mim isso é chato pois tenho que desviar dos carros na calçada e pisar nas bostas de cachorro (parece ser costume aqui levar o cachorro pra cagar e não catar os dejetos).
 
 
 
 
Mas vai além. Aqui imóvel não é seu, e sim do estado. Vejam estes impostos. Idade e localização (não que IPTU não seja variável no Brasil também, ou seja, ao invés de deixar as pessoas escolherem onde é melhor morar, o estado te cobra mais por onde ele escolhe ser melhor. Como as pessoas foram coniventes com isso por décadas, finalmente se chegou ao extremo e cobrar mais de onde o burocrata disser que pega mais sol. Isso mesmo, Portugal privatizou o sol e agora paga mais aquele em que a casa receber mais raios solares.
 
Apesar de eu rir disso, vi um senhor meses atrás chorando na televisão por este absurdo.
 
Como encontramos uma casa espaçosa, desafogada (sem nada atrás nem na frente, pega mais sol e vento), renovada, perto de tudo e barata, vamos ficar anos lá.
 
A verdade é que quanto menos capitalismo mais se formam castas na sociedade. Observem que essas regras estimulam três tipos de pessoas: Os ricos ligados ao estado, as famílias herdeiras, e o proletário que não consegue subir na vida nunca. Impostos, impostos, impostos. Foi assim que Marx disse que ia acabar com a propriedade privada.
 
Depois desta análise passo a concordar com o que o Mestre dos Dividendos comentou em um dos meus últimos posts: "A verdade é que Europa para mim apenas para turismo!". Pra mim também. Onde eu não tenho como fixar uma casa, estou de "férias". E como o Brasil é perigoso demais, sigo flutuando por ai.
 
Abraço!
 

15 comentários:

  1. Resumindo procure alugar imoveis em portugal e não comprar imoveis esperando alugar... CF vc comprou uma casa para morar ai?

    ResponderExcluir
  2. E o mercado de fii's em Portugal?

    Rpz, eu tenho dois pequenos pontos comerciais alugados e minha esposa tem um apartamento, dado pela mãe, mas que fica longe de nossos trabalhos.
    Moramos de aluguel e estamos super satisfeitos. Ficamos mais ainda quando simulamos financiamentos e quanto pagaríamos de juros.
    O apartamento que eu moro, de 2/4, num bairro de classe média alta, é avaliado em mais de 350k.
    O prédio é antigo, mas a localização é muito boa. Pagamos 1,7k já incluso condomínio. O contrato venceu em novembro, quando fomos renovar falei com a proprietária das unidades vazias no prédio. Como pagamos em dia, ela aceitou renovar sem reajuste.
    Os preços dos aluguéis estão caindo e pela sobre oferta deve levar anos para voltarem a subir.
    A proprietária me perguntou se não tínhamos interesse em comprar e eu fui curto: nenhum.
    Se quer comprar um imóvel no futuro, compre em países de cultura mais pró mercado. Quem sabe em algum país do Reino Unido, na Bélgica ou nos países baixos.
    Eu comprei bem esses pontos que eu tenho, são bem localizados, na avenida principal de um bairro da periferia.
    Eu tenho estado muito pessimista em relação ao Brasil, já pensei em vender e aplicar em fundos imobiliários de outros países, o que demandaria um bom tempo de estudo.

    ResponderExcluir
  3. Não conheço o mercado de FIIs, mas duas coisas devem ser levadas em consideração no mercado de imóveis: níveis de emprego e as condições da economia. Portugal não me parece ter as condições pra abrigar as melhores opções de investimento nisso. Claro que tem exceções e areas super valorizadas e produtivas aqui, mas muito provavelmente não dá ao investidor as benesses fiscais que outros países oferecem.

    Diversificar em vários países tudo bem, mas vender tudo num lugar pra comprar em outro pode não ser a melhor ideia na minha opinião.

    O Brasil premia quem estuda e sabe esperar.

    ResponderExcluir
  4. CF,

    Interessante sua análise. Mas jogando tudo numa balança, crê que sua mudança foi positiva?

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo,
      Com certeza, tenho uma qualidade de vida aqui que jamais teria no Brasil, além da segurança pra viver tranquilo. Eu praticamente levo a vida de um "aposentado que trabalha" classe média brasileiro.

      Não consigo me imaginar voltando pro Brasil onde tudo é de má qualidade ou caro demais. Aqui resolvo qualquer problema com 10 euros. Experimente ir ao supermercado pra buscar algo que precisa ou em uma loja de construção pra trocar um cano no Brasil, vai deixar o salário. Não consigo mais viver assim.

      Por outro lado não me sinto nada confortável com a falta de ambição e a confiança no estado que tem os europeus e vou continuar falando disso aqui.

      Um abraço.

      Excluir
    2. Sei... problemas bem menores que os daqui, mas ainda problemas, rs.

      Acho que a tranquilidade de viver sem o medo constante de ser assaltado deve valer muito a pena. O que não quer dizer que portugueses sejam dps mais civilizados e serenos do mundo, aliás, já ouvi de portugueses que o trânsito aí é como a selva, não raro sendo possível se deparar com motoristas indo às vias literalmente, rs.

      Excluir
    3. Realmente o trânsito é meio caótico e já até vi alguns acidentes. Fora os carros estacionados nas calçadas, meio da rua e até esquina. O trânsito aqui não evoluiu desde o tempo das carroças.

      Mas o que realmente me tira do sério é o costume de levar o cachorro pra cagar e não juntar. É simplesmente um fenômeno generalizado.

      Mas no geral são um povo educado e simpático, e principalmente sinceros. Sinceridade é a maior marca deles ao meu ver.

      Excluir
  5. CF, tudo bem? Descobri recentemente que meus trisavós eram italianos e vieram para o Brasil trabalhar nas lavouras e fazer a vida. Pesquisando descobri que tenho a possibilidade de ter cidadania italiana (depois de juntas todos os documentos e gastar uma grana preta em advogado e processos). Não é tão fácil porque tem que ser por via jurídica e não administrativa (explicando rápido: porque a linhagem passou por mulheres - minha vó e bisavó - e a cidadania italiana só passa por meio de homens, ou seja, meu trisavô é italiano, mas como meu bisavô não é, minha avó também não é). Mas gosto de morar no Brasil, ao mesmo tempo ter a cidadania italiana parece interessante. O que acha? vale a pena correr atrás? Conhece casos de pessoas assim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      para mim valeu a pena, ao que estou aqui em razão da cidadania italiana da minha esposa. Nosso caso foi especial, não gastamos nada pois ela ficou um tempo na casa de parentes na Itália e o processo familiar todo já havia sido feito anos antes pelo pai de um amigo meu e só faltava o dela.

      Acho que vale a pena correr atrás sim. Dá trabalho e tem custo, mas geralmente compensa pois você terá mais alternativas e mesmo que não lhe interesse agora, estará dando mais possibilidades aos seus filhos se um dia tiver.

      Com passaporte italiano as possibilidades são inúmeras... Até viver nos USA fica mais fácil.

      Excluir
    2. Obrigado, CF. De fato, essas possibilidades me atraem. Estou bem no Brasil, ganho bem etc. Por isso não penso em morar fora, mas vai que aqui fique terrível? Sem falar nos filhos também que serão italianos não é? As viagens também ficam mais fáceis. Enfim, só o custo que pode ser um pouco complicado, pois terei além de fazer tudo o que as pessoas fazem (certidões nascimento/casamento/óbito de todo mundo até chegar ao bisavô) terei que contratar um advogado na Itália.

      Excluir
    3. Existem pessoas na Itália que ajudam nesses processos e cobram por volta de 2 mil Euros até onde sei (agora deve estar mais), e nas certidões dá trabalho mas é relativamente pouca coisa se souber onde procurar.

      Quando eu sai do Brasil ano passado o processo recém tinha mudado, parece que ficou mais fácil fazer desde o Brasil.

      Excluir
  6. Opa CF, tudo bem? Que legal saber que vc mora em Portugal!
    Ultimamente vi alguns videos de brasileiros que moram por aí.
    Eu pretendo emigrar do Brasil nos próximos 5 anos dependendo do meu patrimonio e da minha recolocação profissional, estou entre EUA, Australia, Israel ou até mesmo Portugal. Sempre que vc puder postar sobre Portugal vou ler com muita atenção, nada melhor do que um brasileiro que aí mora pra contar os pormenores financeiros do país e da vida em si!

    Grande abraço!

    A propósito tenho uma pergunta: Com quantos euros mensais dá pra uma família viver aí em Portugal? Leia-se um casal com dois filhos. Pelo que vi uns 3 mil euros já dava pra tocar a vida, confere? Uma vida sem luxos e sem aquelas paparicagens toda que a classe média feudal brasileira tem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com 3 mil Euros em Portugal um casal com 2 filhos vai ter luxos e pararicagens aqui que a classe média brasileira nem sequer tem acesso.

      Nunca fui aos USA, Austrália ou Israel mas os três estão entre os melhores países do mundo na minha lista, e melhores que Portugal tirando a questão da língua. Israel deve ser complicado pra os gói que não saibam falar hebraico.

      Aliás pretendo conhecer Israel em breve.

      Excluir