segunda-feira, 6 de março de 2017

Nada vai melhorar, a não ser você mesmo.

Olá amigos, baseado no último post do VDC pensei em escrever aqui sobre questões que estou passando aqui em Portugal. Minha vida sempre foi difícil assim como a de quase todo mundo. A vida é difícil pra maioria pois a maioria tem pouco conhecimento, dinheiro e um ambiente desestruturado para crescer, então o post não será focado em choramingas. Quem não choraminga de vez em quando? Não conheço, mas temos que ter horror a este hábito. Choramingar só te põe fora dos trilhos e distancia da solução dos problemas, mas tenho que explicar algumas coisas antes de seguir em frente.
 
Quando finalmente surgiu a oportunidade de sair do Brasil, as contas públicas já haviam sido destruídas pela roubalheira da quadrilha de esquerda do PT e do Foro de São Paulo e isso me afetou muito, pois meu plano contemplava um câmbio de até R$ 3,00 por Euro e de repente chegou em R$ 4,70. Pois é. Imigrar não é "0 ou 1". Assim como abrir uma empresa. Nada é. Existem nuances que você só vai sentir quando pular.
 
Tive que me atirar no redemoinho ou meu sonho de vida poderia jamais se concretizar. A prima italiana de minha esposa estava para ir embora da Itália e isso prejudicaria muito e encareceria a questão da finalização do processo de cidadania, além de que tínhamos chegado a um ponto nos empregos que apontavam que esta era a hora de deixa.los antes de "estabilizar" na vida (comprar um apartamento, ter filhos, sei lá o que pode ocorrer). Somado à tudo o ônibus que minha esposa tomava para o trabalho na região metropolitana levou uma rajada de metralhadora durante aquela greve da PM (e já havia sido assaltado). Eu mesmo precisava acompanhar ela até a parada portando minha faca e este ambiente absurdo de insegurança foi a gota que faltava (nesta última semana assassinaram um conhecido com um tiro na cabeça em um assalto ai no Brasil).
 
Outro golpe duro foi, chegando aqui, ter ficado impossibilitado de trabalhar legalmente por muitos meses, e aqui ninguém parece dar emprego informal não só pelo medo de multas, mas pela mão de obra ser extremamente barata. Pense nisso! Se você não é médico, engenheiro ou tem a capacidade de se sustentar trabalhando pela internet, sinto muito, vai ser mais fácil contratarem um macaco treinado no próprio país que você.
 
Está ficando cada vez mais difícil trabalhar, pois os países desenvolvidos vão colocar robôs nos trabalhos que antes eram ocupados por imigrantes. Se trabalhar já é ruim o suficiente, imagine nem isso ser possível. Se não acredita espere mais 10 anos. Já tem até robô advogado, robô motorista e robô vendedor.
 
 
 

Até tive pena de um casal brasileiro que apareceu sábado aqui na loja cheio de sonhos de viver em um lugar melhor, pois eles estão com a ilusão de arrumar um contrato de trabalho e legalizar a estadia aqui, e isso será muito difícil sem ter bons amigos. A cultura aqui é burocrática ao extremo e bastante diferente dos países anglófonos. As pessoas parecem nem considerar fazer algo se não tiver uma lei pregada no poste por algum "comissário".
 
Não me entenda errado, eu acredito que o fator principal para quem tem o projeto de sair do Brasil é ser IMPLACÁVEL e ficar no novo país de qualquer jeito, até que sua estadia seja permitida. O "de qualquer jeito" significa enfrentar solidão, preconceito, fome, frio, necessidades por falta de ferramentas como um simples ventilador, desemprego, ameaça de deportação, sei lá. Considere tudo. Apenas advirto que, sem um monte de grana pra te sustentar, isso tudo vai ser muito mais difícil em um país não-anglófono.
 
Meu avô teria vergonha de ouvir o que eu poderia contar sobre seus ancestrais militares-mascates-navegadores que ele tanto louvava se estivesse vivo. Certamente ia achar os portugueses se tornaram um povo sem ambição, o maior dos pecados segundo ele e eu concordo. Ambição na vida é absolutamente tudo. Fato confirmado por conversas com nativos que tive. Eles mesmo admitem.
 
 
Padrão dos Descobrimentos - Lisboa
ao fundo Ponte Salazar (nome original).
 
 
Apenas um parêntese: para mim isso tudo é culpa da esquerda que dominou a educação e a mídia de modo devastador. Fazem de tudo pra fazer o povo se envergonhar de ter colonizado outros países, escondendo o fato que isso foi um fator primordial para a evolução da globalização e do capitalismo. Não só aqui, mas no geral existe uma forte campanha para fazer as pessoas se envergonharem do passado.
 
Voltando à questão do emprego, minha esposa e eu decidimos executar um sonho antigo de abrir nossa própria empresa. Praticamente tudo deu errado. Dificuldade em achar um local, reforma-lo (a mão de obra aqui é extremamente lenta - digo sem medo que eles são bem menos eficientes que no Brasil para vender qualquer produto ou serviço, acredite se quiser). Fornecedores ruins, contabilista vadio e mais um monte de coisas. Tudo bem, estamos vivos e aumentando as vendas, mas se analisarmos de modo frio, abrir a empresa foi um erro. Como disse o blog do Seu Madruga certa vez, ser empregado é mais fácil (não me entenda mal, não quero voltar a ser empregado nunca mais).
 
Porém uma pessoa aqui com um salário de cerca de 700, 800 Euros já sustenta o casal com uma qualidade de vida melhor que a que tínhamos no Brasil com cerca de 5 ou 6k juntos (sem contar que vivíamos frugalmente com 2,5k para aportar o excedente).
 
 
O Plano
 
Já contei a vocês, meu plano é tentar ao máximo por um ano e meio ou dois na loja. Caso não consiga pagar todas as contas (da loja e as pessoais) com as vendas da loja após este período, vou contabilizar e voltar a fritar hambúrguer. Felizmente o rendimento de meus investimentos no Brasil cobrem os gastos deste período em cerca de dois anos. Não valerá a pena manter este ritmo por muito mais tempo, sem grana nem tempo pra curtir a vida.
 
Além disso falei para minha esposa em um momento de descontrole que este é meu último grande projeto na vida e expliquei o porque. Porque eu estou perto de conquistar os maiores objetivos da vida. Um foi finalmente sair do Brasil, e agora com minha permissão de residência em mãos, somente uma guerra ou a morte me tiram daqui. Outro foi alcançar a IF. Sei que o conceito é discutível mas para mim, ter as contas pagas com certa folga é a IF, o resto é lucro. Perdi este objetivo quando abri a empresa e passei a depender de transferir dinheiro do Brasil para ajudar nas contas, e mesmo isso que deveria ser simples é uma dor de cabeça e está se tornando um problema com limites, imposto de renda e câmbio.
 
Como diz o Gene Simmons, existem pessoas em situações desesperadoras de guerra, fome, doença e todo tipo de problema bem mais sério que o meu, portanto se eu acordei em cima da terra com relativa saúde e liberdade, já venci. O resto depende de mim.
 
Acredito que devemos ter metas bem estabelecidas para conseguir viabilizar objetivos que começam vagos, e por isso afirmei que, caso a empresa não vingue após dois anos vou fechá-la, para não dilapidar meu patrimônio já conquistado, que afinal será uma singela aposentadoria.
 
No post do VDC ele pergunta o que estamos fazendo para melhorar dia após dia e eu respondo tentando me tornar um melhor vendedor e administrador. Melhor em casa, mais organizado e respeitoso com as pessoas. Mais ponderado. Acabei desdenhando do físico e alimentação, mas pretendo voltar a me exercitar. Ir e voltar para a empresa a pé faz parte deste objetivo - neste trajeto ouço música ou algum livro, e assim não perco tempo fazendo isso em casa.
 
A todos que queriam saber um pouco mais da odisseia do CF, aí está. Tenho tomado cuidado com o blog, não por medo de descobrirem minha identidade, mas porque quanto mais escrevemos mais somos julgados pelos haters fracassados.
 
Ao fim do post convido a assistirem essa palestra do Bastter que deu nome ao meu post.
 
 
 
 

41 comentários:

  1. Esse fundo verde forte força a vista pra ler. Quando tiramos o olho do computador ficam aquelas listras na visão.

    Pq não tenta um verde mais fraco? Ou um branco. O blog do mestre centavos tem um cinza claro por exemplo, agradável de ler.

    Mas um verde fraco resolve o problema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu gosto do verde

      Excluir
    2. Faça um teste com letra preta então.

      Talvez seja isso o problema, cor clara com fundo escuro dá muito contraste.

      Excluir
    3. Concordo com o anon. Esse verde é um lixo. Coloque branco msm e não invente.

      Excluir
    4. Não estou com tempo pra ficar testando, de todo modo que mudo fica pior. Deixa assim que o blog já tem uma identidade visual.
      É como o nome de bandas de thrash metal, é pra chamar atenção e incomodar mesmo.

      Excluir
    5. É a cor do dinheiro, senhores, até parece que não gostam rs...

      Excluir
    6. Não é questão de ser lixo ou incomodar, mas sim de prejudicar a leitura.

      Letra clara com fundo escuro dá contraste na vista, se quiser deixar esse fundo verdão forte deixa, mas com a letra preta!

      Leia 1 ou 2 minutos sem parar o seu blog e tire a vista do computador, vai enxergar um monte de listras. Muito desagradável.

      Excluir
  2. e os bitcoins hahahah?

    ResponderExcluir
  3. CF,

    Pense em fazer suas emissões de dinheiro através de Bitcoin! Sei que vc já conhece sobre o assunto, então encare essa possibilidade, é a melhor opção pra se livrar do IOF do capeta e do câmbio dessa nossa moeda ridícula.

    Compre Bitcoins com Real, e ache uma corretora aí para retira-los em Euro. Se possível aproveite para enviar todo o patrimônio líquido que você tenha.

    Dou a dica de um site: biscoint.io, lá vc acompanha em tempo real as cotações e taxas que as principais corretoras de btc brasileiras, para ver onde que abrir uma conta a transferir a grana é mais custo-benefício.

    Excelente postagem! Lhe desejo sorte, e siga em frente, choramingar é pros fracos!

    - Mark

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou pensar sobre o assunto.
      Por sorte não preciso de mais muitas remeças. Este mês pago um fornecedor e posso seguir mais tranquilo.

      Obrigado!

      Excluir
    2. CF,

      Ate eu que nao dou bola pra bitcoin achei muito boa esta ideia.

      Eu usaria bitcoin pra transferir pequenas remessas mensais.

      Abraço

      Excluir
    3. Vou pensar nisso se precisar mais remeças. Também parei de dar bola pro btc...

      Excluir
  4. CF,

    Bacana, só o fato de você ter tido coragem de dar a cara a tapa e estar aí em Portugal já é digno de aplausos.

    Meus parabéns!

    Espero que a sua empresa prospere muito aí, você venda bastante e consiga imigrar para o melhor país do mundo, aka EUA, rs.

    Abraços e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado grande IL, ainda espero um dia viver nos USA e criar minha família lá
      Abraço!

      Excluir
  5. Excelente post, CF!
    Considero seu blog um dos melhores da blogosfera por não ficar preso ao mimimi... Grande parte do que vemos na blogosfera é uma autocomiseração baseada em determinismos toscos do tipo, "sou beta e pobre, logo tou fudido e não há solução".
    Valeu por nos estimular a caminhar sempre, ainda que "against all odds"!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ow, obrigado pelo elogio.
      Já tentei me vitimizar também e não adiantou. Na verdade descobri que assumindo a responsabilidade ao máximo funciona melhor.
      Grande abraço!

      Excluir
  6. Eu já tinha visto esse vídeo do Bastter e ele tem toda a razão, assim como você ao dizer que "ambição na vida é tudo". Infelizemente, vivemos numa cultura em que ter ambição é visto por muitos como uma coisa ruim, coisa de gente má. Uma pena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, temos este problema na cultura, culpa da esquerda e suas baboseiras de oprimido.
      Sem ambição a vida simplesmente não vale a pena.

      Excluir
  7. CF, eu li o post do VdC e comentei. Esto vendo o vídeo do Bastter que comentou, bem a realidade mesmo, não podemos nos iludir. Já a alguns anos que tive consciência que o governo não tá nem aí, e que só nós mesmos devemos lutar por nossa melhoria. Sobre sua vida aí, sei que deve ser difícil, pois abri uma pequena lojinha em novembro 2016 e até agora não tive lucro, estou sem renda e minha reserva acabou agora, bom que moro com os pais, mais tenho algumas contas que restaram, o que vai me salvar é o FGTS que tenho pra receber agora, e vou procurar emprego novamente pra ter renda, e deixar a loja com funcionário, o que já era a meta.
    Ressalto que o vídeo que deu idéia ao seu post é essencial!!!
    boa sorte e força aí! O primeiro passo para melhorarmos é sabermos que temos e precisamos melhorar, procurar novas possibilidades, aprender sempre e se adaptar ás mudanças

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado pelo comentário. Boa sorte para você também e parabéns por ter aberto a loja.

      Excluir
  8. Olá CF,
    Parabéns pela a abertura da empresa. Tomara que dê tudo certo.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai dar Cowboy... E se não der, sigo a vida tranquilo.
      Por isso é importante ter um ponto de saída nos objetivos.

      Excluir
  9. Pobre não tem direito a ter família, pobre não tem direito a ter filhos.

    Não delire, sem dinheiro, sem crianças.

    O investidor deve pensar em juntar vários milhões.

    ResponderExcluir
  10. Fala Conhecimento financeiro.

    Sobre sua ida para Portugal: Embora seja melhor que o Brasil é fraco no cenário econômico europeu e mundial.

    Tanto é que boa parte de seus investimento continuam por terras tupiniquins, acredito que ainda não seja hora de jogar a toalha, só tomaria cuido para não investir muito sem ter retorno algum, lembre-se que empreender é bom! porem ter dinheiro para quebrar duas ou mais vezes sendo pequeno é inadmissível.

    A capacidade de renda de um pequeno investidor é muito limitada, logo boa parte da margem de erro deste tende ser muito menor, caso contrario vai alimentar sistema com IR , Funcionários, fornecedores etc.

    Este é lado que ninguém conta neste cursos de empreendedorismo de palco.


    Ainda sobre Portugal >> Semi socialista
    França >> Socialistão puro de longe o pior país para se empreender, vide que teve até fuga de capital nos últimos anos.

    Inglaterra: Semi socialista, melhor que França obviamente.
    Alemanha: Semi socialista atualmente melhor que Inglaterra e França.

    Suíça: Bom só para quem tem muito dinheiro, custo de vida elevado o que inviabiliza entrada de imigrantes com pouco dinheiro.

    EUA: Semi socialista também, porem melhor que países europeus, falta muito para chegar ao que já foi em décadas passadas " Merdocratas&republisocialistes vem cagando no mercado americano faz tempo" , porem ainda é o melhor pais do mundo para quem busca empreender, merdocratas&repúbrisocialistes sabem disso, afinal não podem matar galinhas de ovos ouro norte americanas.

    Sobre insegurança do Brasil: Não sei qual capital tu mora, mas tirando pela média "tudo é uma merda de norte a sul", rio de janeiro, BH, SP, Salvador, Porto alegre possuem índices de criminalidade por m2 elevadíssimos = Semi guerrilha urbana.

    Tenho evitado sair de casa e minha esposa já foi assaltada duas vezes por estes tempos.

    O que posso lhe falar é que existe formas de diminuir bastante incidência de assaltos no Brasil se mudando para uma cidade com menos mortes por m2, Hell de janeiro com certeza é a pior capital disparada.

    A verdade é que Europa para mim apenas para turismo! Esta visão de estado provedor foi importada da Europa, converse com qualquer socialistinha caviar e tu vera que os argumentos são de social democracia.

    O escapismo da social democracia esta no modelo nórdico e como tudo no socialismo dura até o dinheiro acabar, ademais é fácil fazer socialismo com 5 milhões de pessoas + Poupança acumulada em décadas anteriores + espoliação da poupança de outros países via fundos soberanos, + menos regulações para empreender compensando alta carga tributaria geral , mesmo assim boa parte da carga de PJ nestes países é menor do que a média brasileira ou seja lá se tributa menos pessoa jurídica do que no Brasil. " Da bug no cérebro esquerdista" Quando tu prova com dados que social democracia só dura até dinheiro acabar.
    Social democrata é um ser tão pilantra que até dinheiro do fundo soberano em vários países é investido aqui no Brasil ou seja gente anda pagando para europa fazer socialismo com nosso dinheiro .

    Vide caso de França e paris que esta virando um RIO de janeiro europeu.

    Outra dica que lhe daria é fazer igual Buffet + Lírio Parisotto usando da receita de seu negócio para alavancar dinheiro em ações.

    Foi assim que estas lendas ficaram bilionários, direcionando lucro dos negócios próprios para mercado acionário,Buffet com seguros e lírio empreendendo no setor industrial ou tu acha que estes caras ficaram ricos investindo um pouco todo mês.

    Que nada estes caras são maquinas de fazer dinheiro ao alavancar dinheiro de uma empresa real para mercado acionários, eis a formula da riqueza.

    Imagina tu jogando 20 mil para + a.m como PJ na bolsa, aonde isso não vai parar, observe empírica comprovada na prática, maiores patrimônios da blogosfera são de PJ que alavancam dinheiro da empresa para jogar na bolsa.

    Boa sorte em seus investimentos.
















    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fica dificil ler seus posts assim MD,.sempre uma verdadeira AULA.

      Deu vontade de alavancar pesado em açoes kkk.

      Abraço

      Excluir
    2. CF,

      Muito bom.

      Voce e o Viver de Dividendos foram os unicos que nao ficaram de mimimi e foram mesmo para o exterior, isto e digno de nota,.em breve o Investidor Livre deve ir tambem pros EUA hehe sem chororo.

      Cara, vc ja fez 50% do sonho,.esta ai fora desta terra perigosa chamada brasil.

      Agora e a hora de mostrar mais força, pensar, agir de forma diferente para lucrar.

      Olhe a questao do bitcoin pra transferir recursos, e algo que vc mesmo pode gerenciar pagando taxas menos extorsivas do que do governo brasileiro.

      Inclusive e algo a se pensar: Fazer a IF aqui no brasil, ir morar fora e transferir via bitcoin.

      Abraço e sucesso ai meu amigo

      Excluir
    3. Mestre dos Dividendos, um comentário com muito valor, vou ponderar sobre o que você escreveu. Acredito que a Inglaterra seja melhor que os outros países europeus para micro empreendedores.
      Triste ler que você evita sair de casa. Eu também estava evitando, tanto por segurança quanto para poupar em razão da explosão do custo de vida que ocorreu em 2014/2015.
      Quando começar a sobrar dinheiro ele vai sim todo para a bolsa de valores.
      Obrigado.

      Excluir
    4. VDC pois é foi legal o comentário do BTC. Vou considerar usar se precisar fazer mais remessas.
      Caso a empresa não vingue em 2 anos vou fechar, reagrupar, e daqui a uns 5 abro outra. Acho que 2 anos é um bom teste.
      Obrigado, um abraço!

      Excluir
    5. Mestre,

      Gosto muito dos seus comentário, mas dessa vez você pisou na bola.

      EUA semi socialista aonde?!

      Se a maior economia do mundo, o país do desenvolvimento, da inovação, da produtividade, e de tantas outras coisas maravilhosas é socialista para você, a Banânia é o que?

      Concordo com você a respeito dos países europeus, principalmente a França. Mas essa da América não dá para aceitar, rs.

      Abraços!

      Excluir
    6. Também não considero sequer semi-socialista, apesar de nos últimos anos a dívida ter explodido e o Obama ter implementado um monte de porcarias, lá não se torna socialista fácil.

      Excluir
    7. CF,

      O Bostama foi um dos piores presidentes da história dos EUA! Ele é simplesmente uma versão americana do sapo barbudo... Como você bem citou, a dívida americana explodiu, e os americanos responderam a isso e muito mais elegendo o Trump.

      Abraços!

      Excluir
    8. O EUA funciona em cima do federalismo:
      Existem estados mais ou menos socialista.

      Vocês precisam tirar o conceito de esquerda e direita como palavras abstratas e usar conceito do que cada grupo defende.

      Para cada ponto que um grupo coletivista defende, mais próximo do socialismo este país se aproxima .

      EX:
      Tributação qual é a taxa de tributação de grandes fortunas e dividendos no EUA?
      O que esta fazendo com que empresas estejam direcionando atividade para fora do país obrigando senhor trump a querer fazer uso de políticas protecionista? que diga-se de passagem vão dar errado como sempre deram outras ocasiões.

      Qual foi avanço da agenda desarmamentista? nos últimos anos nos EUA.

      Sabia que existe estados que se quer você pode ter porte de arma?

      Em qual estatística observamos diminuição do estado nas ultimas duas décadas?

      O estado americano é mínimo? ou ele já esta crescendo para além do que o pib comporta.

      Obama care foi um sistema muito similar ao SUS brasileiro.

      A mídia americana " New york times, Washington post etc defendem abertamente ideias progressistas.

      Qualquer estatística que você pegue atualmente vera que sim a agenda progressista esta muito avançada nos EUA e que não o estado não vai diminuir com eleição de republicanos isso é uma mentira deslavada, bastaria pegar estatísticas oficiais do BC americano em anos com presidente republicanos.

      Entre Socialismo pleno e o light existe estágios ou gradualismo, uma nação não vira Venezuela do dia para noite.

      O inimigo agora é a social democracia ou terceira via para socialismo.

      Aumento de tributação progressivamente fazendo pequenos empresários quebrarem.

      Uso intensivo da guerra cultural para promoção de ideias progressista.

      Doutrinar novas gerações como ideias pré concebidos por pseudos intelectuais.

      Uso intensivo da muleta direita vs esquerda no debate acadêmico , quando na verdade se quer existe uma direita efetiva no conceito abstrato de direita.

      Duelo da tesouras:
      A "Estratégia da Tesoura", portanto, consiste num diversionismo, onde a briga (pseudo-brigas e falsas discórdias) entre dois partidos de esquerda polariza o eleitorado, fazendo com que saiam de cena, empurrados pelos holofotes tão somente na esquerda, os verdadeiros partidos de oposição liberais ou conservadores, reduzido-os a meros espectadores, quando não a uma existência vegetativa. Essa ilusão engana sem resistência o eleitorado que pensa estar havendo uma real disputa política e de que realmente possui opções distintas de escolha para as urnas.

      O estado não diminuiu, imposto não diminuíram e dívida pública bate recordes ano após ano.

      Aonde esta o estado mínimo americano?

      Acontece que você defini socialismo como Venezuela quando na verdade este é o estagio final destas políticas, entre Venezuela e EUA existe N graduações de socialismo.

      Já ouviu falar em guerra cultural? Aonde conservadores, liberais,libertários e monetaristas estão longe de atingir qualquer avanço significativo.
      Apenas delírios ou flash nacionalista de diminuição do estado na vida pública.

      O que estou querendo lhe mostrar é que sim eua não é liberal como você pensa ser em termos economicos ou conservado em termos morais.
      E dois liberalismo nos EUA é estatismo ou semi socialismo.

      Definição de socialismo mudou com o tempo:

      Quando o escrevi, socialismo significava, inequivocamente, a estatização dos meios de produção e o planejamento econômico central que ela tornava possível e necessário. Nesse sentido, por exemplo, a Suécia está hoje muito mais distante do socialismo em matéria da organização que a Grã-Bretanha e a Áustria, embora a Suécia seja tida em geral como bem mais socializada. Isto se deve ao fato de que socialismo passou a significar sobretudo a redistribuição extensiva da renda por meio da tributação e das instituições do estado previdenciário (welfare state).












      Excluir
    9. mestre dos dividendos.

      cara, que comentário bacana. Aula para todos nós!

      Excluir
    10. CF

      Rapaz, tenha fé que logo sua empresa vai bombar!

      rsrsrsrs

      Mas tenho medo do que a Europa vai virar, após essa onda de imigrantes.

      Portugal está tendo problemas com isso?

      Excluir
    11. Eu compreendo tudo o que você escreveu e a agenda progressista avançou muito lá, sobretudo na última década, mas não concordo que os Estados Unidos sejam um país semi-socialista se esta definição for, digamos, 50% socialista por alguma escala de graduação. Os USA continuam uma das economias mais livre do mundo e, ainda bem, tem oposição e freios aos delírios da esquerda.
      De qualquer modo pra socialista não serve nem de longe.

      Excluir
    12. No caso pode-se pegar qualquer país da terra e afirmar que é semi-socialista se alguns tópicos específicos forem escolhidos e a partir deles generalizar.

      Excluir
    13. Estou acreditando muito nela Vidinho, obrigado!

      Não sei muito a respeito pra afirmar, até porque tem muito imigrante aqui a bastante tempo.

      Acho que os perigosos não estão vindo pra cá, eles preferem os países ricos que dão mais esmola e os políticos preferem ignorar seus crimes, como a Alemanha e a Suécia.

      Excluir
  11. Aguarde mais alguns anos e vera confirmação de tudo que estou afirmar.

    O estado americano não diminuiu em nenhum ano, hoje você tem menos liberdade do que teve na década passada e adiante terá menos liberdade do que tem hoje.

    Acontece que por estarmos num país em um estagio avançado de estatização temos a visão que EUA ainda é liberal quando na verdade anda muito longe disso.

    Veja definição de liberal norte americano que difere em muito da visão clássica.

    O liberalismo norte americano hoje é um estatismo velado onde muitas das bandeiras convergem para o progressismo.

    O gradualismo é fato consumado, não há que se discutir sobre esta estratégia de ocupação de espaços na vida pública e no pensamento intelectual.

    O que você esta empregando para analise se trata de uma generalização,o que estou pregando como analise é ler conjunto da obra e para onde ela esta apontando.

    EX: Separe diversos campos de estudo entre conceitos e vá pontuando cada um sendo a favor do indivíduo ou do coletivismo.

    A partir desta quesito você chegara um veredito se o país esta em um estagio de semi socialismo ou não.

    Tanto esta que a um tempo atrás seria inconcebível bernie sanders se candidatar abertamente como socialista e vários corporativistas pedido para aumentar carga tributaria de PJ , jovens americanos pedido por leis coletivas.

    Triste mas esta é a pura realidade, mundo inteiro esta perdendo guerra cultura há anos, estamos tão imersos nestas ideias que qualquer aspiração para liberdade do indivíduo se torna utopia tamanha revolução cultural das massas.

    Sim EUA hoje embora ainda mais livre que imensa maioria dos países em termos economicos e sociais já pode ser considerado semi socialista em vista do que foi em décadas anteriores.

    Tanto que se você prega-se abertamente ideias que hoje são discutidas abertamente como programas de distribuição de renda, cotas et toda mira de coitadismo estatal seria chamado de comunista e até preso.


    O EUA vem caindo ano após anos em todos os rankings de liberdade econômica.

    Não há como negar este sentimento americano esta se dissipando , obviamente que ainda demoraria uma geração para degenerar o pais.

    Porem lembre-se que os que são contrários aos abusos estatistas em pró da pseudo liberdade do indivíduo atualmente são da geração passada, estes são a resistência norte americana.

    A próxima geração já foi moldada pelas instituição em pró do coletivismo.

    Este caso de pegar qualquer país em uma escala de graduação aonde você da notas em cima de vários pontos e pegar apontar como socialista se trata de uma balela.

    Tem de consultar conjunto da obra desde o pensamento, economia e valores morais para se chegar a este veredito.

    Faça o teste para ver como nova geração pensa, tu vera que crescimento do sentimento coletivista tem crescido absurdamente.

    Então sim podemos classificar EUA atual como um pais semi socialista no que tange a diversos pontos de convergência .

    Econômico, pensamento,judiciário e moral.










    ResponderExcluir
  12. Parabéns CF, vamos buscar melhorar sempre!!

    ResponderExcluir